Jump to content
  • 0

Analisando Klabin!


Gabriel Machado Claudino

Pergunta

Boa tarde povo, meu primeiro post aqui...

Comecei a analisar ações pra formar minha carteira e fiquei com duas duvidas, gostaria de saber se o meu pensamento esta correto e qual a opinião de vcs sobre.

Primeiro entre KLBN3 e KLBN4: ao comparar elas notei a maioria dos indicadores bem similares como esperado, unico indicador que disparou foi o free float, no qual a KLBN4 é maior, mais que o dobro. Como ambas tem 100% de tag along esse maior numero de ações em free float é a algo positivo correto? conclui entao que a KLBN4 é mais interessante. 

Segundo Comparando com outras empresas do mesmo setor acabei chegando na Suzano: Suzano ganha em todos indicadores menos no DY, porem fiquei com a impressão dela ser mais exposta a commodity que a Klabin. esse pensamento é correto na opinião de vcs? 

Fora isso notei que ambas apartir de 2020 tiveram aumento significativo em lucre, receita e margens... seria pela alta da commodity? notei que indicadores como PL e PVP tbm cairam...

não achei onde consigo visualizar o preço e o historico de commodity vcs tem alguma dica?

Grato desde ja aos colegas! abraço!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Gabriel Machado Claudino disse:

Boa tarde povo, meu primeiro post aqui...

Comecei a analisar ações pra formar minha carteira e fiquei com duas duvidas, gostaria de saber se o meu pensamento esta correto e qual a opinião de vcs sobre.

Primeiro entre KLBN3 e KLBN4: ao comparar elas notei a maioria dos indicadores bem similares como esperado, unico indicador que disparou foi o free float, no qual a KLBN4 é maior, mais que o dobro. Como ambas tem 100% de tag along esse maior numero de ações em free float é a algo positivo correto? conclui entao que a KLBN4 é mais interessante. 

Segundo Comparando com outras empresas do mesmo setor acabei chegando na Suzano: Suzano ganha em todos indicadores menos no DY, porem fiquei com a impressão dela ser mais exposta a commodity que a Klabin. esse pensamento é correto na opinião de vcs? 

Fora isso notei que ambas apartir de 2020 tiveram aumento significativo em lucre, receita e margens... seria pela alta da commodity? notei que indicadores como PL e PVP tbm cairam...

não achei onde consigo visualizar o preço e o historico de commodity vcs tem alguma dica?

Grato desde ja aos colegas! abraço!

 

Boa tarde. Apesar do free float ser menor, no meu ponto de vista tanto a 3 como a 4 possuem liquidez ok. A da 3 que seria menor gira em torno de quase R$3mi por dia. 

No restante eu não estudei as empresas, mas acredito ser um setor que esta muito atrelado ao dolar. Se eu não me engano em 2020 o dolar deu um salto grande indo dos 4,00 para a faixa dos 5,00.

Contudo, não foi em 2020 que a klabin teve prejuizo? Precisaria entender um pouco mais o setor para ver como esta relação se estabelece.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Realmente em 2020 teve uma alta do dólar e a empresa teve prejuízo...

Pelo que encontrei embora a alta do dólar ajude em parte das vendas da Klabin ela tbm foi a responsável por esse prejuízo em 2020.

Na época cerca de 80% da dívida da empresa era em dólar, com a alta de 29% do dólar a divida acabou aumentando muito e ofuscou um bom ano em resultado operacional da Klabin.

Valeu Adriano pelo comentário!

 

Editado por Gabriel Machado Claudino
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Gabriel Machado Claudino disse:

Boa tarde povo, meu primeiro post aqui...

Comecei a analisar ações pra formar minha carteira e fiquei com duas duvidas, gostaria de saber se o meu pensamento esta correto e qual a opinião de vcs sobre.

Primeiro entre KLBN3 e KLBN4: ao comparar elas notei a maioria dos indicadores bem similares como esperado, unico indicador que disparou foi o free float, no qual a KLBN4 é maior, mais que o dobro. Como ambas tem 100% de tag along esse maior numero de ações em free float é a algo positivo correto? conclui entao que a KLBN4 é mais interessante. 

Segundo Comparando com outras empresas do mesmo setor acabei chegando na Suzano: Suzano ganha em todos indicadores menos no DY, porem fiquei com a impressão dela ser mais exposta a commodity que a Klabin. esse pensamento é correto na opinião de vcs? 

Fora isso notei que ambas apartir de 2020 tiveram aumento significativo em lucre, receita e margens... seria pela alta da commodity? notei que indicadores como PL e PVP tbm cairam...

não achei onde consigo visualizar o preço e o historico de commodity vcs tem alguma dica?

Grato desde ja aos colegas! abraço!

 

Boa tarde, Gabriel!

Antes de tudo, o Free Float é a porcentagem de ações que estão em circulação no mercado, fora das mãos dos controladores. Quando estamos falando de ações ON e PN de uma mesma empresa, é normal a PN  ter um Free Float maior, afinal, o controlador quer saber das ações ordinárias - não faz sentido usar isso como critério para definir qual delas é mais atrativa. 

O principal é Tag Along, preço e liquidez.klabin.png.dc9b4215c4c8bc51fbc267b3eedb64d2.png

Hoje a mais atrativa é a PN, pois todas possuem Tag Along de 100% mas KLBN4 está mais barata - maior Dividend Yield.

Há dois tipos de celulose negocaidas em bolsa, Fibra curta de Eucalipto (BEKP) e Fibra Longa (NBSK), basta procurar esse código para acompanhar o preço.

O prejuízo de 2020 da Klabin ocorreu princpalmente por causa do resultado financeiro. A empresa possui muita dívida por conta do projeto Puma II, sendo grande parte em dólar. Com a desvalorização da nossa moeda a dívida pegou forte no exercício de 2020.

2072847163_klabin2.png.f413b0338b42cf6496b9306fe8cd16d0.png

A operação estava com um lucro (EBIT) de R$3,2B, mas com o resultado financeiro de -R$7B não teve jeito, a empresa acabou reportando o prejuízo bilionário.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...