Jump to content
  • 0

Rentabilidade CDB


Jessica Cristina Mendes

Pergunta

Pessoal, eu estava dando uma olhada agora na minha conta da isaex, e me deparei com uma dúvida.

Por que um CDB de 365 dias a 109.50% do CDI, tem uma rentabilidade maior que um CDB de 725 dias a 120% do CDI? Já que o imposto de renda retido no primeiro é maior que no segundo.

Me surgiu essa dúvida, se alguém puder esclarecer. duvida.jpg.c4b6e2b2a250b973a79cb38d64fbb81c.jpg

Editado por Jéssica Mendes
ERRO PORTUGUES
Link para compartilhar
Share on other sites

19 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, Jéssica Mendes disse:

Pessoal, eu estava dando uma olhada agora na minha conta da isaex, e me deparei com uma dúvida.

Por que um CDB de 365 dias a 109.50% do CDI, tem uma rentabilidade maior que um CDB de 725 dias a 120% do CDI? Já que o imposto de renda retido no primeiro é maior que no segundo.

Me surgiu essa dúvida, se alguém puder esclarecer. duvida.jpg.c4b6e2b2a250b973a79cb38d64fbb81c.jpg

Esses valores não são valores reais, é uma simulação do que esperar, provavelmente tem a ver com a perspectiva de redução da Taxa Selic nesses 725 dias. Se eu não me engano, tem um lugar que diz como eles fazem essa simulação, os dados que foram utilizado para chegar nesse número.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Jéssica Mendes disse:

Pessoal, eu estava dando uma olhada agora na minha conta da isaex, e me deparei com uma dúvida.

Por que um CDB de 365 dias a 109.50% do CDI, tem uma rentabilidade maior que um CDB de 725 dias a 120% do CDI? Já que o imposto de renda retido no primeiro é maior que no segundo.

Me surgiu essa dúvida, se alguém puder esclarecer. duvida.jpg.c4b6e2b2a250b973a79cb38d64fbb81c.jpg

 

7 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite. Acredito que aquele valor é somente para se ter uma base, ja que sendo indexado ao cdi, trata-se de um investimento pós fixado a qual não sabemos exatamente a rentabilidade final.

 

3 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Esses valores não são valores reais, é uma simulação do que esperar, provavelmente tem a ver com a perspectiva de redução da Taxa Selic nesses 725 dias. Se eu não me engano, tem um lugar que diz como eles fazem essa simulação, os dados que foram utilizado para chegar nesse número.

Opa, tive a oportunidade de ver o @Flavio Prado falando em outro post sobre isso.

Basicamente, ele sempre considera 12 meses independente do vencimento do título. No site da ISA está esta explicação:
- Para efeitos de comparação entre os títulos, aqueles que são isentos de imposto de renda têm suas rentabilidades ajustadas como se fossem títulos que sofrem incidência de imposto de renda, considerando os respectivos prazos de vencimento. Também para efeito de comparação, o percentual de rentabilidade disponível é calculado considerando o período definido de 12 meses, independente do prazo de vencimento de cada título.

Mas vamos lá... Ainda assim não faz sentido, pois os títulos são iguais, sendo um com CDI maior que o outro. Em 12 meses daria o BS2 como rentabilidade maior. Olhando agora não achei outros casos desse.

Outra coisa, nos vídeos o Raul fala que a gente pode comparar direto por essa coluna para saber o que vale a pena. Deve haver uma explicação ou bug.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Rai Nunes disse:

 

 

Opa, tive a oportunidade de ver o @Flavio Prado falando em outro post sobre isso.

Basicamente, ele sempre considera 12 meses independente do vencimento do título. No site da ISA está esta explicação:
- Para efeitos de comparação entre os títulos, aqueles que são isentos de imposto de renda têm suas rentabilidades ajustadas como se fossem títulos que sofrem incidência de imposto de renda, considerando os respectivos prazos de vencimento. Também para efeito de comparação, o percentual de rentabilidade disponível é calculado considerando o período definido de 12 meses, independente do prazo de vencimento de cada título.

Mas vamos lá... Ainda assim não faz sentido, pois os títulos são iguais, sendo um com CDI maior que o outro. Em 12 meses daria o BS2 como rentabilidade maior. Olhando agora não achei outros casos desse.

Outra coisa, nos vídeos o Raul fala que a gente pode comparar direto por essa coluna para saber o que vale a pena. Deve haver uma explicação ou bug.

Opa, obrigada. Agora eu entendi.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Jéssica Mendes disse:

Pessoal, eu estava dando uma olhada agora na minha conta da isaex, e me deparei com uma dúvida.

Por que um CDB de 365 dias a 109.50% do CDI, tem uma rentabilidade maior que um CDB de 725 dias a 120% do CDI? Já que o imposto de renda retido no primeiro é maior que no segundo.

Me surgiu essa dúvida, se alguém puder esclarecer. duvida.jpg.c4b6e2b2a250b973a79cb38d64fbb81c.jpg

@Jéssica Mendes nesta coluna aparece a rentabilidade anualizada considerando a expectativa futura do índice, portanto um título mais longo pode ter uma rentabilidade anualizada menor que um título mais curto.

No final da página tem a legenda explicando cada coluna.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Esses valores não são valores reais, é uma simulação do que esperar, provavelmente tem a ver com a perspectiva de redução da Taxa Selic nesses 725 dias. Se eu não me engano, tem um lugar que diz como eles fazem essa simulação, os dados que foram utilizado para chegar nesse número.

Show Danilo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/05/2023 at 12:25, Flavio Prado disse:

@Jéssica Mendes nesta coluna aparece a rentabilidade anualizada considerando a expectativa futura do índice, portanto um título mais longo pode ter uma rentabilidade anualizada menor que um título mais curto.

No final da página tem a legenda explicando cada coluna.

Espero ter ajudado.

Flavio, ajudou sim. Você sempre ajuda muito, rsrs..

 

Quero aproveitar o Topico, para fazer outra pergunta na visão de vocês.

Vou investir R$ 50.000,00 na renda fixa (esse é um dinheiro carimbado) vou precisar para daqui 5 anos, qual seria o melhor indexador para aplicar esse dinheiro hoje? Penso em dividi-lo em 2 CDBs, um indexado ao IPCA  o outro indexado ao CDI, acho que um pré fixado para 5 anos é muito tempo, tendo a perspectiva que o governo pode gastar muito e fazer com que a Inflação suba novamente. 

Amanha de manhã vou dar uma olhada nos titulos, porem acredito que os atrelados ao CDI vão pagar uma porcentagem de 123% do CDI. 

Qual seria a perspectiva de vocês nesse caso?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Jéssica Mendes disse:

Flavio, ajudou sim. Você sempre ajuda muito, rsrs..

 

Quero aproveitar o Topico, para fazer outra pergunta na visão de vocês.

Vou investir R$ 50.000,00 na renda fixa (esse é um dinheiro carimbado) vou precisar para daqui 5 anos, qual seria o melhor indexador para aplicar esse dinheiro hoje? Penso em dividi-lo em 2 CDBs, um indexado ao IPCA  o outro indexado ao CDI, acho que um pré fixado para 5 anos é muito tempo, tendo a perspectiva que o governo pode gastar muito e fazer com que a Inflação suba novamente. 

Amanha de manhã vou dar uma olhada nos titulos, porem acredito que os atrelados ao CDI vão pagar uma porcentagem de 123% do CDI. 

Qual seria a perspectiva de vocês nesse caso?

@Jéssica Mendes também estou interessada nessa resposta. Mas, porém, todavia… se esse cinquentão é tudo que você tem pra investir, eu penso que você deveria diversificar mais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Jéssica Mendes disse:

Flavio, ajudou sim. Você sempre ajuda muito, rsrs..

 

Quero aproveitar o Topico, para fazer outra pergunta na visão de vocês.

Vou investir R$ 50.000,00 na renda fixa (esse é um dinheiro carimbado) vou precisar para daqui 5 anos, qual seria o melhor indexador para aplicar esse dinheiro hoje? Penso em dividi-lo em 2 CDBs, um indexado ao IPCA  o outro indexado ao CDI, acho que um pré fixado para 5 anos é muito tempo, tendo a perspectiva que o governo pode gastar muito e fazer com que a Inflação suba novamente. 

Amanha de manhã vou dar uma olhada nos titulos, porem acredito que os atrelados ao CDI vão pagar uma porcentagem de 123% do CDI. 

Qual seria a perspectiva de vocês nesse caso?

Sendo um dinheiro com destino certo e com expectativas de redução da taxa de juros eu colocaria indexado ao ipca para proteger o seu capital da inflação e obter rentabilidade travada mesmo com queda da taxa de juros.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Juliana disse:

@Jéssica Mendes também estou interessada nessa resposta. Mas, porém, todavia… se esse cinquentão é tudo que você tem pra investir, eu penso que você deveria diversificar mais.

Oi Juliana, não é tudo não. Eu estou montando uma perspectiva de alocação na renda fixa com um dinheiro que tenho que é carimbado, ou seja, esse dinheiro não vai nem para o diagrama. É uma grana que tenho com data para gastar, depois vou postar aqui pra ver a opinião da galera, em uma live vi o Raul, dizendo que ele sempre pede revisão pra alguém quando ele aporta, só pra pessoa dar uma olhada e falar é isso mesmo. Então entendi que isso é importante pra ver a coerencia da alocação.

Enfim, são R$ 230.000,00 carimbados. Com objetivos de curto, médio e longo prazo.

 

Editado por Jéssica Mendes
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Sendo um dinheiro com destino certo e com expectativas de redução da taxa de juros eu colocaria indexado ao ipca para proteger o seu capital da inflação e obter rentabilidade travada mesmo com queda da taxa de juros.

Você tem uma expectativa que o governo vai baixar a taxa de juros de maneira inadequada e isso vai acarretar em um aumento da inflação, eu tambem acho isso, mas o que não esta bom pra mim é a rentabilidade travada.

Eu estou achando que os títulos estão pagando pouco na rentabilidade travada.

Eu ja vi titulos de IPCA +8 a pouco tempo atrás, hoje estão em 6.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Jéssica Mendes disse:

Você tem uma expectativa que o governo vai baixar a taxa de juros de maneira inadequada e isso vai acarretar em um aumento da inflação, eu tambem acho isso, mas o que não esta bom pra mim é a rentabilidade travada.

Eu estou achando que os títulos estão pagando pouco na rentabilidade travada.

Eu ja vi titulos de IPCA +8 a pouco tempo atrás, hoje estão em 6.

Sim, mas se acontecer a queda da taxa de juros a selic ira diminuir e consequentemente os atrelados a ela tbem. Lembrando que a selic ja chegou a 2% de agosto de 2020 a março de 2021, ou seja fazem apenas 3 anos. Um investimento rendendo 123% do CDI como vc citou com CDI a 2% rende 2,46%. Como o objetivo é certo, proteger o capital acho que seria o mais aconselhavel.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Mais um fator. Os titulos do tesouro indexados ao IPCA possibilitam de realizar marcação a mercado. Então se nesse prazo de 5 anos a taxa de juros cair muito e exista posibilidade de reversão, vc podera avaliar o contrafluxo para realizar um resgate antecipado e aportar em um titulo mais atraente no momento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Jéssica Mendes disse:

Flavio, ajudou sim. Você sempre ajuda muito, rsrs..

 

Quero aproveitar o Topico, para fazer outra pergunta na visão de vocês.

Vou investir R$ 50.000,00 na renda fixa (esse é um dinheiro carimbado) vou precisar para daqui 5 anos, qual seria o melhor indexador para aplicar esse dinheiro hoje? Penso em dividi-lo em 2 CDBs, um indexado ao IPCA  o outro indexado ao CDI, acho que um pré fixado para 5 anos é muito tempo, tendo a perspectiva que o governo pode gastar muito e fazer com que a Inflação suba novamente. 

Amanha de manhã vou dar uma olhada nos titulos, porem acredito que os atrelados ao CDI vão pagar uma porcentagem de 123% do CDI. 

Qual seria a perspectiva de vocês nesse caso?

  • Não e pq vc precisai daqui a 5 anos, q só pode entrar em RF de 5y, pode ser de 2 ou 3, e reaplicar depois, caso ache títulos mais atrativos em outros prazos
  • Prazos maiores, já seria risco de perder na marcação em 5y
  • Se seu maior medo é a inflação, seria o IPCA+ o mais indicado
  • Se teme os desatinos do governo, teria que investir fora do Brasil, RF la fora paga bem menos do que aqui, mas a valorização do dólar pode compensar
  • Pode diversificar, uma parte em IPCA+, uma.parte em dólar e outra onde achar que é uma boa oportunidade de baixo risco, já que o 💶💰 dinheiro é para fins especiais.

 

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Jéssica Mendes disse:

Pessoal, obrigada pelas respostas. Eu vou olhar amanhã os CDBs , hj durante o dia o tempo foi zero.

 

1 hour ago, Rai Nunes disse:

Sempre olhar pela manhã!

10 horas da manha horário de Brasilia melhor horário para começar a procurar, claro que pode acontecer de aparecer alguma coisa boa no período da tarde, mas geralmente os melhores você encontra até o meio dia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...