Jump to content
  • 0

DÚVIDA SOBRE ANÁLISE FUNDAMENTALISTA DE FII'S


Erika Brito

Pergunta

Pessoal, boa noite. Já analisei minhas ações nacionais (comprei muitas no oba-oba, só analisei agr kkk) e já lancei e dei notas no diagrama!

AGORA, tô na vez dos FII's. A  aula de análise destes ativos está voltada apenas para os de tijolo, o que dificulta uma análise mais aprofundada de FOF e de PAPEL, que tenho na carteira e gosto. Assim como as ações, comprei sem analisar, estou analisando agora. Fiz, junto com a aula de Raul, a análise do KNRI11, um ativo q eu JÁ TINHA na carteira, assim como já tenho outros, que preciso analisar pra poder dar as notas no diagrama. Na aula, Raul usa o FIIS.COM.BR que na época TRAZIA informações massa na NOTA, mas ontem, ao fazer de forma simultânea com a aula vi q este site n apresenta mais esses dados tão importantes:

vacância física e financeira, tipos e "lastros" dos contratos (igp-m ou ipca), e prazos dos contratos. Considero estes dados muitos importantes.  Achei no RI do fundo sobre as vacâncias, propriedades, localizações... mas nada sobre os contratos e seus prazos.

image.png.23870224debebc155dc0322645e42a67.png

ALGUÉM PODE ME INORMAR ONDE ENCONTRAR? Investidor 10 e Funds explorer tbm n apresentam esses dados.

OUTRA COISA: até onde considerar aceitável a liquidez? Na aula, Raul fala que o KNRI11 tem ótima liquidez, pq apresenta 248.352 cotistas, e a negociação era de 19.043, liquidez diária:

image.png.7def83db4a5b7ed97d5c2be69eaa3165.png

mas o site tbm atualizou e mostra de outra forma, mostra como liquidez média diária,  os valores ficam a casa dos milhões:

image.png.97e78f47d2566d68ed086a14562afe97.png

Gostaria de saber até onde é considerado líquido um fundo, claro q depende do quanto de patrimônio tenho pra colocar ou tirar. 

 

REQUISITOSQUE ESTOU ANALISANDO: KNRI11 (AULA 17)

01.   MONOATIVO? - NÃO

02.   MONOINQUILINO? - NÃO

03.   MONOTUDO? - NÃO

04.   RENDA INCONSTANTE? NÃO (traça uma linha no histórico de dividendos, onde majoritariamente tem uma linha, e vê se se mantém na linha ou acima = constante) *

05.   TX ADM: 1,25 A.A

06.   TX PERFORMANCE: N TEM (RI do FII)

07.   DY: 7,36%

08.   P/VP: 0,93

09.   N. DE COTISTAS: 248.352 – Raul diz q é muito líquido

10.   PROPRIEDADES: 20, SENDO 12 COMERCIAIS E 8 CENTROS LOGÍSTICOS; (RI do FII)

11.   LOCALIZAÇÕES: SP, MG E RJ;

12.   VACÂNCIA FÍSICA: 2,99 (BAIXA? até onde?) (RI do Fii)

13.   VACÂNCIA FINANCEIRA: 8,81 (BAIXA? até onde?)  (RI do FII)

14.   TIPOS DE CONTRATOS DE LOCAÇÃO (típico, atípico, se pelo igp-m ou ipca, e os prazos de vencimentos ONDE ENCONTRAR???

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Eu fui analisar um fundo essa semana, acompanhando a aula e achei que mudou bastante mesmo os sites. Acabou que as informações dão mais trabalho pra achar. 
 

Mas no fundo que eu tava analisando tinha essas informações nos DOCs oficiais, RI, comunicados etc. Não tinha no seu? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Eu fui analisar um fundo essa semana, acompanhando a aula e achei que mudou bastante mesmo os sites. Acabou que as informações dão mais trabalho pra achar. 
 

Mas no fundo que eu tava analisando tinha essas informações nos DOCs oficiais, RI, comunicados etc. Não tinha no seu? 

Legal que n estava só kkk mais alguém sentiu as mudanças!!

Então, eu perguntei aqui e depois fui procurar, achei um relatório do MXRF11, por ex. Tem muita coisa legal lá!

Tbm achei no RI do KRNI11 as vacâncias. Só queria saber valores de referência. 

No Diagrama do Cerrado, tem uma pergunta que q fala sobre vacância física abaixo de 10%. Seria esse valor uma referência? E sobre a vacância financeira, qual a referência? Sei que n é taxativo, mas pra o iniciante, é bom ter um valor de referência. E a liquidez? Ainda n sei a a partir de quanto posso considerar líquido. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Erika Souza disse:

VOU ME RESPONDER: O SITE FUNDAMENTUS DISPONIBILIZA UM RELATÓRIO. TEM BASTANTE COISA LEGAL LÁ. 

MAS AINDA NO AGUARDO SOBRE LIQUIDEZ E VACÂNCIAS. KKKKKKKKK

Vou dar uma olhada nesse relatório, acabei não vendo. Fiquei bem chateada com a mudança, pq no site fiis tinha um resumo muito bom das taxas, imóveis e sumiu. E no outro site aparecia até as fotinhas dos imóveis e sumiu tb. Agr dá mais trabalho, fazer o que né hahaha

12 horas atrás, Erika Souza disse:

Legal que n estava só kkk mais alguém sentiu as mudanças!!

Então, eu perguntei aqui e depois fui procurar, achei um relatório do MXRF11, por ex. Tem muita coisa legal lá!

Tbm achei no RI do KRNI11 as vacâncias. Só queria saber valores de referência. 

No Diagrama do Cerrado, tem uma pergunta que q fala sobre vacância física abaixo de 10%. Seria esse valor uma referência? E sobre a vacância financeira, qual a referência? Sei que n é taxativo, mas pra o iniciante, é bom ter um valor de referência. E a liquidez? Ainda n sei a a partir de quanto posso considerar líquido. 

Acho que sobre a vacância, os 10% poderia ser uma referência sim. Nas aulas o Raul fala que teria que ser o menor possível, mas não sei também sobre a financeira. Acho que teria que analisar se tem ao decorrer dos anos, se é algo pontual...

A liquidez acho que depende do patrimônio, pq pensa que se o KNRI tem 19 mil negociações diárias pelo valor da cota, seria quantidade de valor negociado, 2.869.000. Se vc tem umas cotas só é tranquilo né? kkkkk Mas não sei se tá certo esse pensamento tb. Uma vez vi ele falar que era baixa a liquidez de 20 mil, então pode ser um norte, em relação ao seu patrimônio.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/06/2023 at 11:03, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Vou dar uma olhada nesse relatório, acabei não vendo. Fiquei bem chateada com a mudança, pq no site fiis tinha um resumo muito bom das taxas, imóveis e sumiu. E no outro site aparecia até as fotinhas dos imóveis e sumiu tb. Agr dá mais trabalho, fazer o que né hahaha

Acho que sobre a vacância, os 10% poderia ser uma referência sim. Nas aulas o Raul fala que teria que ser o menor possível, mas não sei também sobre a financeira. Acho que teria que analisar se tem ao decorrer dos anos, se é algo pontual...

A liquidez acho que depende do patrimônio, pq pensa que se o KNRI tem 19 mil negociações diárias pelo valor da cota, seria quantidade de valor negociado, 2.869.000. Se vc tem umas cotas só é tranquilo né? kkkkk Mas não sei se tá certo esse pensamento tb. Uma vez vi ele falar que era baixa a liquidez de 20 mil, então pode ser um norte, em relação ao seu patrimônio.

Concordo com vc! Fiquei triste! As informações estavam tão boas...

Sobre a liquidez, entendo sim que realmente, tem q ter a ver com a quantidade de cotas q temos e queremos comprar, ou mesmo um dia vender. Mas é q eu como iniciante, fico sempre buscando um referencial numérico, assim como para a vacância. Porém, tenho certeza q hj todos os meus FIIs são líquidos para o meu patrimônio.  

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 01/06/2023 at 21:49, Erika Souza disse:

Legal que n estava só kkk mais alguém sentiu as mudanças!!

Então, eu perguntei aqui e depois fui procurar, achei um relatório do MXRF11, por ex. Tem muita coisa legal lá!

Tbm achei no RI do KRNI11 as vacâncias. Só queria saber valores de referência. 

No Diagrama do Cerrado, tem uma pergunta que q fala sobre vacância física abaixo de 10%. Seria esse valor uma referência? E sobre a vacância financeira, qual a referência? Sei que n é taxativo, mas pra o iniciante, é bom ter um valor de referência. E a liquidez? Ainda n sei a a partir de quanto posso considerar líquido. 

@Erika Souza como você disse, não existe uma regra ou número mágico de vacância física e vacância financeira. De maneira simplista, considerar 10%-15% neles não seria um problema. Outra opção, porém que demanda um pouco mais de pesquisa, seria buscar a média da vacância do setor do FII em análise, e aí você teria uma régua mais real.

Independente de uma maneira ou de outra, é sempre bom buscar pelo histórico das vacâncias para saber se ela está baixando, aumentando ou se mantendo.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Erika Souza como você disse, não existe uma regra ou número mágico de vacância física e vacância financeira. De maneira simplista, considerar 10%-15% neles não seria um problema. Outra opção, porém que demanda um pouco mais de pesquisa, seria buscar a média da vacância do setor do FII em análise, e aí você teria uma régua mais real.

Independente de uma maneira ou de outra, é sempre bom buscar pelo histórico das vacâncias para saber se ela está baixando, aumentando ou se mantendo.

Espero ter ajudado.

Vc sempre ajuda!!! A dica de buscar o histórico foi boa! VALEU!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...