Jump to content
  • 0

FII cetipado. Alguém tem experiência?


Bruno Bento Rodrigues

Pergunta

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Bruno Bento Rodrigues disse:

Bom dia pessoal. XP está lançando um Fiagro Cetipado AZQA11 com promessa de DY 1,10-1,30% a.m. Alguém tem experiência com fundos assim? Só por ser o início de um fundo já fico com medo, ainda mais com promessas de DY tão altos. Mas conhecem outros fundos cetipados que sejam confiáveis?

Também tenho essa dúvida! Inclusive entrei na AUVP porque o pessoal da XP me ofereceu uma carteira de fundo cetipado para colocar o valor do imóvel que eu pretendia vender! ainda estou muito no início por aqui, mas acabei colocando o pé em um desses fundos com eles para ter uma experiência. 

Estou achando muito sem informações, não funciona como um FII ou ação que vc consegue acompanhar com clareza na tela, mas de fato não parece ter tanta oscilação quanto os FII. Enfim.... 

Não sei se te ajudou, mas pelo que li são como FII mas não são negociados em tela e parece ter menos oscilação tanto para cima quanto para baixo e prometem rendimento da mesma maneira como um FII. 

A minha sugestão é procurar o emissor e pesquisar um pouco. Por exemplo:  o cara da XP me passou um valor mínimo que daria para comprar 2 cotas, sendo que como eu queria uma experiência, poderia comprar uma única cota ai eu questionei a informação que achei e ele  disse que não sabia disso...... 

Mas Raul fala um pouco sobre isso, please!!! parece uma boa opção para quem procura menos perda possível com uma renda pingando todo mês. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Bruno Bento Rodrigues disse:

Bom dia pessoal. XP está lançando um Fiagro Cetipado AZQA11 com promessa de DY 1,10-1,30% a.m. Alguém tem experiência com fundos assim? Só por ser o início de um fundo já fico com medo, ainda mais com promessas de DY tão altos. Mas conhecem outros fundos cetipados que sejam confiáveis?

Oi, @Bruno Bento Rodrigues, eu ainda não investi em FIAGRO e ainda preciso aprender mais sobre antes de investir. Eu, como sou medrosa, só invisto em coisas que tem um tempo de vivência, sem muito risco. Lançamentos, eu particularmente passo longe e observo. 

 

Mas isso sou eu. Promessa, não necessariamente é dívida neste mundo dos investimentos. E se a promessa é boa, a dúvida piora. Eu acho que mais de 1% ao mês é uma promessa muito boa. Eu tenho medo. Desculpa ser o balde de água fria.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Cíntia Helena Santuzzi disse:

Também tenho essa dúvida! Inclusive entrei na AUVP porque o pessoal da XP me ofereceu uma carteira de fundo cetipado para colocar o valor do imóvel que eu pretendia vender! ainda estou muito no início por aqui, mas acabei colocando o pé em um desses fundos com eles para ter uma experiência. 

Estou achando muito sem informações, não funciona como um FII ou ação que vc consegue acompanhar com clareza na tela, mas de fato não parece ter tanta oscilação quanto os FII. Enfim.... 

Não sei se te ajudou, mas pelo que li são como FII mas não são negociados em tela e parece ter menos oscilação tanto para cima quanto para baixo e prometem rendimento da mesma maneira como um FII. 

A minha sugestão é procurar o emissor e pesquisar um pouco. Por exemplo:  o cara da XP me passou um valor mínimo que daria para comprar 2 cotas, sendo que como eu queria uma experiência, poderia comprar uma única cota ai eu questionei a informação que achei e ele  disse que não sabia disso...... 

Mas Raul fala um pouco sobre isso, please!!! parece uma boa opção para quem procura menos perda possível com uma renda pingando todo mês. 

Isso mesmo Raul!! Nos dê um HELP aí sobre esse assunto

Obrigado pela resposta Cintia

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Oi, @Bruno Bento Rodrigues, eu ainda não investi em FIAGRO e ainda preciso aprender mais sobre antes de investir. Eu, como sou medrosa, só invisto em coisas que tem um tempo de vivência, sem muito risco. Lançamentos, eu particularmente passo longe e observo. 

 

Mas isso sou eu. Promessa, não necessariamente é dívida neste mundo dos investimentos. E se a promessa é boa, a dúvida piora. Eu acho que mais de 1% ao mês é uma promessa muito boa. Eu tenho medo. Desculpa ser o balde de água fria.

Eu também sou medroso Michelle. Não confiei muito quando me mostraram. Tomara que alguém aqui tenha alguma experiência pra nos orientar... Obrigado pela resposta

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Não pesquisei ainda o que seria fundo cetipado ???

Agora sobre o DY tem um monte de FII sem ser cetipado que paga isso, 1,1 - 1,3%

Só por curiosidade vou ver os que tenho na carteira que estão pagando nesta faixa (não que sejam bons!!!)

Tem mais um detalhe, eles falam de "promessa de 1,1% a 1,3%" existem vários que mantem essa faixa ha mais de 1 ano (que tem histórico) 

Eu passaria a vez fácil ! ( Infelizmente ou felizmente não acredito mais que bancos ou corretoras ofereçam coisas boas pra gente )

image.png.bab01d05ef104b765d5a339fb7b61134.png

 

Fui olhar o que são esses fundos cetipados... não curti muito não rsrs

image.png.2271dd7d7adb24ea135c8969d1a66737.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Principais riscos envolvidos:

Risco de liquidez: a liquidez normalmente é bem menor do que a de ativos listados em bolsa. Isso significa que pode ser mais difícil encontrar compradores para as cotas do fundo, e isso pode tornar a venda mais demorada e difícil


Risco de contraparte: No mercado de balcão, as transações são realizadas diretamente entre as partes envolvidas, o que pode expor os fundos a riscos de contraparte. Isso significa que, se uma das partes não cumprir com suas obrigações, o fundo pode sofrer prejuízos financeiros;


Risco de regulação: Os fundos de mercado de balcão podem estar sujeitos a menos regulamentações e exigências de divulgação em comparação com os fundos listados em bolsa. Isso pode resultar em menor transparência para os investidores e aumentar o risco de práticas inadequadas ou fraudes;


Além desses riscos que mencionei, há mais um aspecto a considerar: não há transparência quanto ao preço de mercado das cotas do fundo. Em um fundo listado, você tem a vantagem de poder acompanhar as cotações o tempo todo no home broker. Isso não é factível em um fundo cetipado.

A única condição que tornaria um FII cetipado interessante, seria se o mercado estivesse extremamente aquecido, com os fundos listados negociando cotas muito acima do valor patrimonial, como aconteceu em 2019. Neste caso, conseguir comprar no valor patrimonial um fundo cetipado, talvez fosse uma oportunidade a considerar.

Entretanto, quando o mercado de renda variável reaquecer e os fundos estiverem acima do valor patrimonial, voltaremos a ter muitas emissões, exatamente como vimos em 2019. Com isso, as corretoras voltarão a ganhar dinheiro com as emissões e, muito provavelmente, não focarão esforços em oferecer fundos cetipados.

A meu ver, os fundos listados em bolsa representam atualmente oportunidades muito melhores. São fundos com melhores portfólios, mais antigos e consolidados, contam com excelentes gestoras, estão muito mais baratos do que os cetipados, pagam bons dividendos e possuem liquidez. Por tudo isso, não vejo neste momento nenhuma vantagem em investir em fundos do mercado de balcão.

Artigo da Forbes sobre fundos cetipados

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

@Bruno Bento Rodrigues e @Cíntia Helena Santuzzi, acabou de surgir uma aula sobre FIAGRO no Módulo 4. Vim avisar e vou correndo assistir agora. 

@William Redig, lembro que vc falou que queria ver sobre FIAGRO tb, salvo engano.

Oi @Michelle Ayres De Campos Silva, eu já estudei os Fiagros e achei que o risco não vale o retorno.  Optei for ficar de fora por enquanto, até que eles tenham mais histórico.  Preferi participar do agronegócio por intermédio das empresas que já tenho na minha carteira.  Pelo pouco que entendi, é mais risco do que retorno, já que a maioria são empréstimos para o agronegócio e assim sendo, eu só participaria dos riscos de inadimplência e sem 'correr o risco' de um super-retorno caso haja uma boa safra.  Meus amigos que aderiram porque eram "baratos", no sentido das cotas custarem pouco e pagarem bem, já estão começando a comentar que está caindo....

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 07/06/2023 at 07:44, Bruno Bento Rodrigues disse:

Bom dia pessoal. XP está lançando um Fiagro Cetipado AZQA11 com promessa de DY 1,10-1,30% a.m. Alguém tem experiência com fundos assim? Só por ser o início de um fundo já fico com medo, ainda mais com promessas de DY tão altos. Mas conhecem outros fundos cetipados que sejam confiáveis?

Oi @Bruno Bento Rodrigues,

Além dos riscos que você comentou, eu já estudei os fiagros no passado e escolhi não participar.  Como enxergo, os cotistas participam dos riscos do agronegócio, sem colher os frutos do retorno de uma eventual super-safra.  Vejo também empresas que não tem muita experiência em emprestar dinheiro se metendo num negócio onde que tem a experiência mesmo são os bancões.  Plagiando o Raul, se está tudo mundo oferecendo, é porque o negócio merece atenção redobrada.  Fico no agro com as empresas da minha carteira e indiretamente pelos bancos dos quais sou sócio.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Cíntia Helena Santuzzi disse:

Também tenho essa dúvida! Inclusive entrei na AUVP porque o pessoal da XP me ofereceu uma carteira de fundo cetipado para colocar o valor do imóvel que eu pretendia vender! ainda estou muito no início por aqui, mas acabei colocando o pé em um desses fundos com eles para ter uma experiência. 

Estou achando muito sem informações, não funciona como um FII ou ação que vc consegue acompanhar com clareza na tela, mas de fato não parece ter tanta oscilação quanto os FII. Enfim.... 

Não sei se te ajudou, mas pelo que li são como FII mas não são negociados em tela e parece ter menos oscilação tanto para cima quanto para baixo e prometem rendimento da mesma maneira como um FII. 

A minha sugestão é procurar o emissor e pesquisar um pouco. Por exemplo:  o cara da XP me passou um valor mínimo que daria para comprar 2 cotas, sendo que como eu queria uma experiência, poderia comprar uma única cota ai eu questionei a informação que achei e ele  disse que não sabia disso...... 

Mas Raul fala um pouco sobre isso, please!!! parece uma boa opção para quem procura menos perda possível com uma renda pingando todo mês. 

Oi @Cíntia Helena Santuzzi,

O seu primeiro parágrafo acendeu alertas pelas expressões "XP me ofereceu" e "carteira de fundo".  Não vejo muito risco em comprar uma cota (desde que ela não seja absurdamente cara) para acompanhar, mas colocar o valor de um imóvel nisso, acho que não vale o risco.  Os FIIs são consolidados, tem histórico e ainda tem muitos deles baratos, podendo te dar uma valorização patrimonial considerável, além de mesadinha pingando na conta todos os meses.  Essa é minha humilde opinião.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...