Jump to content
  • 0

É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?


Mesaque Silva

Pergunta

Como saber se a empresa é concentrada? podem me ensinar qual o site e como observar se as ações estão concentras? podem me dar exemplos de empresas na B3 concentradas e não concentradas?

Na prática eu quero saber a regra: se tiver assim ou assim é concentrada 

Editado por mesaque soares da silva
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
21 minutes ago, mesaque soares da silva disse:

Como saber se a empresa é concentrada? podem me ensinar qual o site e como observar se as ações estão concentras? podem me dar exemplos de empresas na B3 concentradas e não concentradas?

Na prática eu quero saber a regra: se tiver assim ou assim é concentrada 

Boa noite, Mesaque!

A Lupatech (LUPA3) atua no setor de petróleo e gás, fornecendo uma ampla gama de soluções e serviços para a indústria. Seu foco principal está na fabricação e comercialização de equipamentos e componentes utilizados em diversas etapas da cadeia de produção de petróleo e gás.

A empresa é um exemplo de concentração em um único cliente - 48% da sua receita do 1T23 veio da Petrobras. Se a estatal decidir trocar seu fornecedor, a Lupatech encontrará sérios problemas pela frente.

Apesar de não haver um critério objetivo, considero que acima de 10% é uma concentração excessiva.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, mesaque soares da silva disse:

Como saber se a empresa é concentrada? podem me ensinar qual o site e como observar se as ações estão concentras? podem me dar exemplos de empresas na B3 concentradas e não concentradas?

Na prática eu quero saber a regra: se tiver assim ou assim é concentrada 

@mesaque soares da silva complementando a resposta do @Matheus Malheiros Pinto, no RI das empresas você encontra informações sobre clientes, concentrações etc.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
33 minutes ago, mesaque soares da silva disse:

@Flavio Prado, @Matheus Malheiros Pinto os sites como investidor10 ou fundamentus informan isso? tem algum lugar que eu posso capturar essa informação sem ser sendo lendo o RI?

Até pode achar algumas páginas com essa informação.

Mas a fotne das informações é a RI, os sites devem indicar de onde tiraram as informações.

O RI não é necessariamente entrar em contato, o site das empresas costuma ter o setor RI, informação para investidores o algo do tipo,.de fácil acesso.

Já achei informações divergentes em sites, ou que não estavam no RI.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, mesaque soares da silva disse:

@Flavio Prado, @Matheus Malheiros Pinto os sites como investidor10 ou fundamentus informan isso? tem algum lugar que eu posso capturar essa informação sem ser sendo lendo o RI?

Difícil achar, essa é uma informação muito específica que não pode ser automaticamente puxada do sistema da CVM. O ideal é sempre passar no RI da empresa. Inclusive, toda minha análise eu faço apenas pelo RI, prefiro calcular os múltiplos e olhar o balanço com bastante atenção, muitas vezes há divergências entre o RI e os sites.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, mesaque soares da silva disse:

Eu percebi que vcs responderam na concentração de clientes mas a pargunta foi a concentração "de ações" é quando algum holder tem a maioria delas não? essa pergunta é ensinada pelo Raul no curso na hora de avaliar uma empresa

O título do tópico é "É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?", uma pergunta padrão do diagrama do Cerrado. Se você quer saber da composição acionária da empresa basta procurar essa informação no RI da empresa ou consultar no StatusInvest.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/06/2023 at 23:05, mesaque soares da silva disse:

Eu percebi que vcs responderam na concentração de clientes mas a pargunta foi a concentração "de ações" é quando algum holder tem a maioria delas não? essa pergunta é ensinada pelo Raul no curso na hora de avaliar uma empresa

Creio que teve um probleminha de interpretação... livre de controle do estado fica claro: qual é a interferencia do governo e, livre de concentração única de cliente - o cliente é quem compra os produtos ou serviços da empresa -, então ela não deve ter um único ou poucos clientes, até mesmo um nicho muito específivo de publico alvo é ruim. Como disseram acima, se o lucro da empresa depende 50% de um único cliente por exemplo, e esse cliente cancela as compras, essa empresa vai ladeira abaixo, e nós devemos evitar afundar juntos. O tal do "não contar com o ovo no c* da galinha", nesse caso, de uma única galinha!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...