Jump to content

Parece agiotagem, mas não é.


Recommended Posts

Estou com uma situação familiar e gostaria que me ajudassem.

Contexto: Meu irmão me pediu uma grana "emprestada". Ele disse que se enrolou com o cartão de crédito e tá precisando de um help. Mas tem algumas condições. Ele só vai conseguir me pagar depois que formar em medicina, ou seja, daqui 22 meses. Disse que me pagaria um juros mensal por isso até lá. 

Problema: Quanto cobrar?? Quero ajudar meu irmão, mas não sei quanto cobrar. Não quero ganhar em cima (juros abusivos), mas tbm nao quero perder grana (se aplicasse em algum investimento renderia mais). 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

19 minutes ago, Anne Higaki disse:

Estou com uma situação familiar e gostaria que me ajudassem.

Contexto: Meu irmão me pediu uma grana "emprestada". Ele disse que se enrolou com o cartão de crédito e tá precisando de um help. Mas tem algumas condições. Ele só vai conseguir me pagar depois que formar em medicina, ou seja, daqui 22 meses. Disse que me pagaria um juros mensal por isso até lá. 

Problema: Quanto cobrar?? Quero ajudar meu irmão, mas não sei quanto cobrar. Não quero ganhar em cima (juros abusivos), mas tbm nao quero perder grana (se aplicasse em algum investimento renderia mais). 

Não sabemos os valores envolvidos nem nada, então pode ser complicado simplesmente "doar" a grana...

Se deixar tudo bem claro para não dar briga nem nada depois, você pode fazer duas coisas, perguntar qual a sugestão dele, ou simplesmente cobrar o que estaria rendendo no tesouro selic sua grana. 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Marcelo Ribeiro disse:

Não sabemos os valores envolvidos nem nada, então pode ser complicado simplesmente "doar" a grana...

Se deixar tudo bem claro para não dar briga nem nada depois, você pode fazer duas coisas, perguntar qual a sugestão dele, ou simplesmente cobrar o que estaria rendendo no tesouro selic sua grana. 

 

Então Marcelo mas nem sabendo o valor , quando alguém da família pede quer ajudar , se quisesse empréstimo ia ao banco ../ este tema é sempre complicado … cobrar juros se torna ainda pior (pq acaba sendo uma agiotagem no final das contas independente do juros )

instituições financeiras emprestam a juros e são reguladas por isso, no particular isso é agiotagem , e com família devemos pensar que podemos nunca receber e ou até ter ajudar novamente …

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Putz eu sei que tem algumas coisas que aprendemos e que o Raul reforça nas aulas... MASSSSSS temos que tomar cuidado com essas generalizações !

Eu mesmo quando mais jovem, sempre peguei dinheiro emprestado com meu pai, ele cobrava juros de poupança, e nunca houve nenhum tipo de problema... sempre honrei meus compromissos, e ele ficava feliz de poder ajudar.

Então generalizar TUDO e sempre orientar as pessoas a doarem o dinheiro ao invés de simplesmente e somente ajudar conforme a pessoa esta pedindo, acho complicado.

Cada um sabe onde o calo aperta, duvido muito que ela não saiba se o irmão dela vai ou não pagar... e se ele esta estudando medicina já seria bom ele aprender sobre investimentos urgente pra não ser mais um medico de BMW por ai... e uma boa oportunidade dela ajudar ele a aprender sobre isso, é emprestar o dinheiro e receber de volta.

 

Eu já emprestei dinheiro pro meu finado pai, já emprestei pro meu irmão , E nunca recebi juros !

já fiquei mais de 1 ano inteiro sem falar direito com meu pai por conta disso (e graças a Deus depois deixa isso de lado senão hoje eu viveria um remorso)

eu nem acho que é questão do Raul falar ,  mas é meio óbvio , quando alguém da família pede pra irmão , pai, filho , dinheiro emprestado (é por que ele nem sabe de terá como pagar )

quando falamos doar é tipo você dar o dinheiro e saber que nunca mais pode receber e você não terá como cobrar, o que não dá é pra nós aqui com o conhecimentos que temos hoje , ter a inocência de achar q vamos compensar juros através de algo que nem pode ser chamado de empréstimo … empréstimo quem faz é banco , financeira etc …

parece algo bobo mas acontece todos os dias e isso é um tema que levam muitos familiares a se estranharem por anos e anos … pode fazer ? Pode ! Vai receber ? Não se sabe ! É tipo altíssimo risco e podendo chegar a retorno zero!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

@Barbara apenas para eu aprender... e entender melhor o feedback das minhas postagens... o que significa quando marcamos um post como bolha ??? Ruim ? bom ? duvidoso ? confesso que boiei !

image.png.ed914de134dd70525128cc6486714934.png

Não levem para o pessoal. Mas eu dou várias reações. Inclusive o q merda (q me seguro muito pq o povo é todo sentidinho).

A referida reação seria para o caso da pessoa indicar alguma bolha ou pirâmide. Mas como aqui acho q ninguém faria isso, eu sempre dou quando a pessoa fala alguma coisa q é só uma opinião dela, ou algo q eu não concordo e acho q seria forte dar um q merda. Usando seu comentário, vc disse q a menina poderia cobrar o valor com juros para o irmão, futuro médico, para ele já ir aprendendo sobre educação financeira. Discordo. O rapaz não teve controle com o cartão e só vai pagar daqui a anos! Ela vai é arrumar dor de cabeça.

Mas repito. Não estamos aqui para brigar. Esta é uma comunidade para interação. Temos q estar abertos a opiniões diferentes. Eu aprendo todo dia com vcs. 🥰

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Marcelo Ribeiro disse:

@Barbara apenas para eu aprender... e entender melhor o feedback das minhas postagens... o que significa quando marcamos um post como bolha ??? Ruim ? bom ? duvidoso ? confesso que boiei !

image.png.ed914de134dd70525128cc6486714934.png

Eu uso essa reação principalmente quando não entendo o post. Ou quando quero dar um "esse post ficou uma merda" mas não quero que a pessoa leve para o pessoal ou perca pontos.

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Quando me pedem ajuda, eu só ajudo se o dinheiro não for me fazer falta.

Eu dou como perdido assim que empresto e não espero receber de volta.

Em questão aos juros, a pessoa normalmente já tem algo na cabeça, eu pergunto o que ela acha justo. Assim depois não tem como dizer que estou abusando, ela que decidiu os juros.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Anne Higaki disse:

Estou com uma situação familiar e gostaria que me ajudassem.

Contexto: Meu irmão me pediu uma grana "emprestada". Ele disse que se enrolou com o cartão de crédito e tá precisando de um help. Mas tem algumas condições. Ele só vai conseguir me pagar depois que formar em medicina, ou seja, daqui 22 meses. Disse que me pagaria um juros mensal por isso até lá. 

Problema: Quanto cobrar?? Quero ajudar meu irmão, mas não sei quanto cobrar. Não quero ganhar em cima (juros abusivos), mas tbm nao quero perder grana (se aplicasse em algum investimento renderia mais). 

Cara, se não quer ter dor de cabeça não empresta, vc vai acabar perdendo o dindin! Falo por experiência própria. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Barbara disse:

Poderia dizer muito mas só vou falar uma coisa. Pra família vc não empresta. Vc dá. Muito menos pensando em receber juros qlqr q seja. 

Já emprestei dinheiro pra minha irmã desde pra pagar o aluguel até pra viajar. Sempre dei como dinheiro perdido. Depois de anos ela me pagou mas nem pensei em juros. Se for levar isso a ferro e fogo vc pode perder o dinheiro e o irmão.

Neste ponto eu concordo com a @Barbara. Ano passado o carro do meu irmão quebrou e ele tava pagando um curso de vigilante que ele queria muito. A minha cunhada tava fazendo exames pq querem engravidar. Eu paguei 4,5 mil do conserto. Não é muito, mas meu coração ficou feliz de ver ele chorar de alívio. 

Sei lá, minha avó sempre dizia: "Sangue é mais grosso que água". Em 22 meses sua vida pode ter mudado e do seu irmão TB. Se o valor for alto e fizer diferença, eu não cobraria juros. Comigo nunca aconteceu de ser algo fora do meu alcance.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Putz eu sei que tem algumas coisas que aprendemos e que o Raul reforça nas aulas... MASSSSSS temos que tomar cuidado com essas generalizações !

Eu mesmo quando mais jovem, sempre peguei dinheiro emprestado com meu pai, ele cobrava juros de poupança, e nunca houve nenhum tipo de problema... sempre honrei meus compromissos, e ele ficava feliz de poder ajudar.

Então generalizar TUDO e sempre orientar as pessoas a doarem o dinheiro ao invés de simplesmente e somente ajudar conforme a pessoa esta pedindo, acho complicado.

Cada um sabe onde o calo aperta, duvido muito que ela não saiba se o irmão dela vai ou não pagar... e se ele esta estudando medicina já seria bom ele aprender sobre investimentos urgente pra não ser mais um medico de BMW por ai... e uma boa oportunidade dela ajudar ele a aprender sobre isso, é emprestar o dinheiro e receber de volta.

 

Você tem um ponto, @Marcelo Ribeiro. Acho que este deveria ser o correto, mas na minha família, infelizmente, quando alguém chega e diz: "Preciso de ajuda!" O mundo já tá acabando. 

Como eu disse, graças a Deus nunca fugiu das minhas possibilidades.

Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que você  tem que olhar para o histórico"outras situações parecidas", e entender todo o por que dele ter entrado nessa situação para ajudar, ou não; e fazer isso por que você quer fazer, e não por que é sua ""obrigação""...

Minha situação: tenho uma parte da minha família, que sempre dependeu dos meus pais, desde que eu me entendo por gente, meus pais deixavam de fazer as coisas para nós(nosso núcleo familiar, pai, mãe e filhos) pra ajudar esses parentes, na faixa de umas 10 pessoas,(quando digo fazer coisas, não é comprar coisas, é estar em familia, ambos trabalhavam em 2 empregos), o pessoal hoje continua exatamente na mesma, já tentaram a minha "ajuda", mas eu cheguei a conclusão, que se eles puderem tirar até a minha casa, eles tiram, acredite, eles tentaram quando minha mãe faleceu, mas é isso, meu caso é muito específico, mas, infelizmente acontece, e não é por que é parente, que temos que deixar de ver o por que da pessoa estar naquela situação, eu não deixo de ajudar se a pessoa está necessitando de algo essencial, mas com o histórico que tenho, analiso muito bem. 

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Então Marcelo mas nem sabendo o valor , quando alguém da família pede quer ajudar , se quisesse empréstimo ia ao banco ../ este tema é sempre complicado … cobrar juros se torna ainda pior (pq acaba sendo uma agiotagem no final das contas independente do juros )

instituições financeiras emprestam a juros e são reguladas por isso, no particular isso é agiotagem , e com família devemos pensar que podemos nunca receber e ou até ter ajudar novamente …

Na verdade empréstimo entre pessoas físicas não é proibido, o problema é se cobrar juros abusivos

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...