Jump to content
  • 0

Balanceamento de Metas ...


Marcelo R

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
22 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Na verdade minha duvida é mais no sentido do que acontece com uma carteira por exemplo 10-90 RV-RF e 90-10 RV-RF

Eu sei que cada um deve saber o que deseja, mas minha duvida é no sentido de como se comporta esse balanceamento

 

Não tenho certeza se entendi, seria como colocar e avaliar no diagrama para ele manter essa essa proporção?

Se é isso, também fiquei curiosa por essa resposta 🤔

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Eliane Amelia De Jesus disse:

Não tenho certeza se entendi, seria como colocar e avaliar no diagrama para ele manter essa essa proporção?

Se é isso, também fiquei curiosa por essa resposta 🤔

Não sei se entendi vcs.

Mas se vcs alterarem isso no diagrama, ele vai começar a mandar você aportar onde passa a ficar faltando. A longo do tempo, com novos aportes, sua carteira vai se balanceando para o que vc configurou.

Ou seja, se estava 10% para RV e 90% RF e a carteira já está balanceada assim, ao inverter para 90% RV e 10% RF, o que vc já fez, continua lá, mas todo aporte que for fazer daqui pra frente, o diagrama vai mandar 100% para RV até que seus aportes atinjam essa nova proporção de 90% RV e 10 RF.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Exemplo prático:

Carteira 10% RV e 90% RF.

Considerando que seus aportes totalizem R$ 10.000. O resultado será o seguinte:

  • RV: R$ 1.000
  • RF: R$ 9.000

 

Aí vc inverte no diagrama para 90% RV e 10% RF. Sua carteira não muda de imediato, claro, então o diagrama começa a considerar que ela está DESBALANCEADA tendo em vista o que vc quer agora.

Então o diagrama vai mandar vc aportar 100% do valor onde está desbalanceado, até balancear.

Vou dar um cenário desconsiderando os rendimentos e oscilações do mercado, apenas os valores aportados como se fosse em uma conta corrente sem rendimento.

Vamos supor que vc comece a fazer novos aportes de R$ 22.000 por mês.

No primeiro mês:

  • RV: R$ 23.000
  • RF: R$ 9.000

Alocou 100% do seu aporte na RV, sendo assim agora vc tem aproximadamente 72% de RV e 28% de RF. Ainda está desbalanceado porque vc quer 90% RV e 10% RF.

No segundo mês:

  • RV: R$ 45.000
  • RF: R$ 9.000

Alocou 100% do seu aporte na RV, sendo assim agora vc tem aproximadamente 83% de RV e 17% de RF. Ainda está desbalanceado porque vc quer 90% RV e 10% RF.

No terceiro mês:

  • RV: R$ 67.000
  • RF: R$ 9.000

Alocou do seu aporte, 96.37% (R$ 21.200) em RV e 3,63% (R$ 800) na RF, sendo assim agora vc atingiu 90% de RV e 10% de RF e passa a estar balanceado.

No quarto mês:

  • RV: R$ 88.200 (90%)
  • RF: R$ 9.800 (10%)

Daqui pra frente, seu aporte será sempre dividido corretamente para manter sua carteira em 90/10 conforme o balanceamento da carteira foi configurado.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Na verdade o que eu queria saber o Raul respondeu numa Live… 

A parte de renda fixa da carteira ajuda a diminuir a volatilidade dela (as porradas que da pra cima e pra baixo)

 

Isso mesmo. Salvo engano foi na Live de ontem mesmo. Vc acaba tendo menos oscilações.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Na verdade o que eu queria saber o Raul respondeu numa Live… 

A parte de renda fixa da carteira ajuda a diminuir a volatilidade dela (as porradas que da pra cima e pra baixo)

 

@Marcelo Ribeiro ainda sobre o comentario do Raul na live a respeito dos etfs que dão porrada do mesmo jeito por causa do dolar. Da uma olhada nas rentabilidades em real e dolarizadas

 

etf1.png

etf2.png

etf4.png

etf3.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

@Marcelo Ribeiro ainda sobre o comentario do Raul na live a respeito dos etfs que dão porrada do mesmo jeito por causa do dolar. Da uma olhada nas rentabilidades em real e dolarizadas

 

etf1.png

etf2.png

etf4.png

etf3.png

Vou te ensinar a tirar um print só. Você clica no olho que ele esconde o valor ou você pode selecionar para aparecer apenas o que você quiser.

Captura de Tela 2023-06-14 às 12.10.05.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/06/2023 at 12:33, Marcelo Ribeiro disse:

Na verdade o que eu queria saber o Raul respondeu numa Live… 

A parte de renda fixa da carteira ajuda a diminuir a volatilidade dela (as porradas que da pra cima e pra baixo)

 

Isso é fato @Marcelo Ribeiro como iniciei minha carteira com mais de 70% em RF e segui montando as posições em RV, notei que mesmo com os dias de quedas , a carteira parceria um navio lento , indo apenas pra frente!

inclusive é uma das sugestões que até já postamos na comunidade e o jeito foi fazer via gambiarra (no meu caso pra aportar em ações eh zerava todas as metas do diagrama e deixava 100 em ações nacionais ) fiz isso por uns meses e agora voltei a ajustar as metas e quero ver se consigo de fato respeitar os aportes sugeridos pelo diagrama ! Não recomendo pois acabou sendo uma gestão ativa (e vira uma baguncinha) mas senti falta do diagrama ter alguns flags ou parâmetros para carteiras com muitas diferença entre as metas e ou carteiras que precisam de um ajuste fino ( mas também entendo que não seria tão simples então por algum momento pode ser q um ou outro aluno passe por isso )

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Isso é fato @Marcelo Ribeiro como iniciei minha carteira com mais de 70% em RF e segui montando as posições em RV, notei que mesmo com os dias de quedas , a carteira parceria um navio lento , indo apenas pra frente!

inclusive é uma das sugestões que até já postamos na comunidade e o jeito foi fazer via gambiarra (no meu caso pra aportar em ações eh zerava todas as metas do diagrama e deixava 100 em ações nacionais ) fiz isso por uns meses e agora voltei a ajustar as metas e quero ver se consigo de fato respeitar os aportes sugeridos pelo diagrama ! Não recomendo pois acabou sendo uma gestão ativa (e vira uma baguncinha) mas senti falta do diagrama ter alguns flags ou parâmetros para carteiras com muitas diferença entre as metas e ou carteiras que precisam de um ajuste fino ( mas também entendo que não seria tão simples então por algum momento pode ser q um ou outro aluno passe por isso )

Em algum momento vou para isso também.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...