Jump to content
  • 0

Preço ação vs crescimento empresa


Carlos Bastos

Pergunta

Oi pessoal, ia tirar essa dúvida na live, mas caiu a conexão bem na minha hora.

minha dúvida é a seguinte: a idéia de comprar ações é escolher empresas com bons resultados, de setores perenes e relativamente baratas, teoricamente fazendo isto ficamos tranquilos quanto a flutuação dos preços das ações, mas até quando uma empresa está em risco quando uma ação cai forte, seja por um fato isolado ou uma queda generalizada do mercado? Os preços das ações movem o resultado da empresa, ou o contrário ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite. Na minha opinião, no longo prazo os resultados da empresa e as expectativas futuras frente a ela movem o preço da ação. Devido a isso que o mercado decide pagar 2, 3, 4x ou mais por uma empresa, porque ha expectativas futuras de crescimento e de aumento de lucro. 

Uma queda no valor da ação de uma empresa que não perdeu os fundamentos, no meu ponto de vista não interfere em nada em relação a mesma. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado @Adriano Luiz Odahara Umemura, mas vou além, já assistiu um doc na netflix sobre a Gamestop, sobre uma ação coordenada de várias pessoas comprarem pra simplesmente ver até onde o preço da ação iria. minha dúvida é, o que aconteceu com a empresa (não esta, pode ser qualquer uma) no momento que a ação estava muito cara? a empresa em si usufruiu de algo naquele momento, ou não? o valor da ação depois do IPO é um simples delirio de quem tá negociando?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Carlos Bastos disse:

Oi pessoal, ia tirar essa dúvida na live, mas caiu a conexão bem na minha hora.

minha dúvida é a seguinte: a idéia de comprar ações é escolher empresas com bons resultados, de setores perenes e relativamente baratas, teoricamente fazendo isto ficamos tranquilos quanto a flutuação dos preços das ações, mas até quando uma empresa está em risco quando uma ação cai forte, seja por um fato isolado ou uma queda generalizada do mercado? Os preços das ações movem o resultado da empresa, ou o contrário ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

Já vi o Raul explicando isso no YT com um exemplo prático:

Você tem um apartamento no prédio: ele vale 300mil.

Todo dia o "Senhor Mercado" bate na sua porta e pergunta se vc quer comprar ou vender apartamentos nesse prédio. Alguns dias ele vai falar que valem 50 mil, alguns dias ele vai falar que valem 650mil. O "Senhor Mercado" te oferecer mais ou menos dinheiro (preço) não mudo o valor do seu apartamento e você sabe disso.

O preço do mercado não influencia nada na empresa, no seu dia a dia, etc. Só muda alguma coisa em momentos de IPO e Folow on - quando o dinheiro entra dentro do caixa. A simples troca de mãos entre os acionistas não afeta nada, seja o preço que for.

Agora, os fatos relevantes da empresa influenciam os preços de mercado (até certo ponto: cai no fato cresce no boato e vice versa), mas isso é apenas uma das muitas variáveis.

 

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Perfeito @Marina Freitas De Almeida, muito obrigado, são muitas informações ao mesmo tempo, estou sendo bombardeado, acho que tenho que tirar o pé do acelerador. Vi essa aula com o exemplo do prédio na AUVP e não cheguei a essa conclusão. em paralelo estou lendo o livro do Graham que é muito denso. Tico e teco sobrecarrega.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Carlos Bastos disse:

Obrigado @Adriano Luiz Odahara Umemura, mas vou além, já assistiu um doc na netflix sobre a Gamestop, sobre uma ação coordenada de várias pessoas comprarem pra simplesmente ver até onde o preço da ação iria. minha dúvida é, o que aconteceu com a empresa (não esta, pode ser qualquer uma) no momento que a ação estava muito cara? a empresa em si usufruiu de algo naquele momento, ou não? o valor da ação depois do IPO é um simples delirio de quem tá negociando?

Usando seu exemplo da Gamestop...

Pra empresa nada mudou, era só um delírio do Mercado.

Quem tinha e era Hold, nada mudou no dia desse acontecimento em específico e continua com ela até hoje.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...