Jump to content
  • 0

Investimento para Filhos: Renda Fixa vale a pena?

Kaue Franz Luchiani Rodrigues

Pergunta

Fala pessoal, tenho uma filha de 3 anos e venho investindo pra ela desde o nascimento (ela já chegou nos R$22k 🚀). Porém, a carteira dela é composta apenas por ações de empresas de médio porte com alto potencial de crescimento.

Gostaria de saber, na opinião de vocês, se vale a pena colocar um pouco de renda fixa na carteira dela?

Lembrando que esse dinheiro não será utilizado nos próximos 18 anos.

Valeu!

Editado por Kaue Franz Luchiani Rodrigues
  • Brabo 1
Link para compartilhar

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Kaue Franz Luchiani Rodrigues disse:

Fala pessoal, tenho uma filha de 3 anos e venho investindo pra ela desde o nascimento (ela já chegou nos R$22k 🚀). Porém, a carteira dela é composta apenas por ações de empresas de médio porte com alto potencial de crescimento.

Gostaria de saber, na opinião de vocês, se vale a pena colocar um pouco de renda fixa na carteira dela?

Valeu!

Acho que é importante como gestão de risco, pois as ações podem todas derreter e porque pode acontecer da bolsa ficar andando de lado e vc não ter um ganho. A bolsa do Japão anda de lado ha 20 anos.  

Salvo engano é esse o argumento. Mas também não invisto em RF. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Kaue Franz Luchiani Rodrigues disse:

Valeu!

Se "ela chegou" em 22k aportando 15k nesse três anos tudo bem.

Mas se foi aportando 30k, alguma revisão se faz compulsória.

De qualquer modo, você tem que analisar as empresas, se forem estáveis, lucro constante, vale a pena investir.

Se alguém tivesse colocado alguma grana na Apple há 10 ou 20 anos, não teria perdido, a longo prazo é uma "renda fixa"

Você ainda está no começo das aulas, termine e monte uma carteira equilibrada para você.

Não faça para menores, da ruim, se não achar os vídeos (tem mais de um) falando quão ruim pode ser, se com 18 experimentar drogas, vai ficar nisso, um impasse, e sem dinheiro não teria como continuar, agora com dinheiro vai sair de casa e torrar tudo, e não tem como você achar q pode esconder e não falar que tem

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Kaue Franz Luchiani Rodrigues disse:

Valeu!

A minha carteira eu hoje tenho objetivo de ter 30% FIIs, 30% ações BR (maioria boas pagadores de dividendos), 30% ações EUA e 10% Renda fixa. Quando eu for montar a carteira para meus filhos, irei focar principalmente em ações, tanto aqui como lá fora, irei colocar tanto ações como foco em dividendos como em foco valorização. Lá fora provavelmente vai ter os mesmos ETF que eu terei.

Como o fator tempo é o que mais pesa na balança e a ideia é montar uma carteira para meus filhos assim que eles nascerem, faz sentido ter um porcentagem maior focada em valorização, renda deixa para quando estiver com um carteira maior ou quando estiver vivendo de renda.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

7 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Eu considero a carteira que estou criando para mim, como patrimônio dela futuramente. Em paralelo crio investimentos relacionados a faculdade, um possível intercâmbio no exterior e vou dando bagagem para ela criar a sua própria carteira futuramente.

Aqui em casa decidimos não ter carteira de investimentos para os meninos (nem em nome deles, nem separada para eles no nosso nome), espero apenas poder dar segurança, educação e conforto enquanto são menores de idade e troço para que saiam de casa e passem por perrengues na juventude.

Tudo que vem de graça, sem esforço, perde o valor. 

Quer estudar, ajudamos! Quer viajar, ajudamos!

Mas é muito diferente receber uma bolada com 18 ou com 50 anos.

O que eu quero é ver meus filhos com vontade de ir além, de buscar conhecimento e dando valor ao dinheiro e ao TRABALHO.

Hoje são novos ainda (4 anos e 2 anos) mas o mais importante é educar com exemplo, principalmente a educação financeira.

Rezando para estarmos no caminho certo.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Marina Freitas De Almeida disse:

Aqui em casa decidimos não ter carteira de investimentos para os meninos (nem em nome deles, nem separada para eles no nosso nome), espero apenas poder dar segurança, educação e conforto enquanto são menores de idade e troço para que saiam de casa e passem por perrengues na juventude.

O que eu quero é ver meus filhos com vontade de ir além, de buscar conhecimento e dando valor ao dinheiro e ao TRABALHO.

Hoje são novos ainda (4 anos e 2 anos) mas o mais importante é educar com exemplo, principalmente a educação financeira.

Exatamente como fui criada. Com o detalhe q lá em casa não tínhamos dinheiro mesmo. Mas sempre ouvi q o bem mais precioso q eu poderia receber seria a educação. Meu pai morreu não deixou um centavo e quando minha mãe morrer também não deixará e eu me virei direitinho. Mas não sou mãe, não posso dar palpites na criação dos filhos de outras pessoas, apenas relato a minha experiência como filha.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Barbara disse:

Exatamente como fui criada. Com o detalhe q lá em casa não tínhamos dinheiro mesmo. Mas sempre ouvi q o bem mais precioso q eu poderia receber seria a educação. Meu pai morreu não deixou um centavo e quando minha mãe morrer também não deixará e eu me virei direitinho. Mas não sou mãe, não posso dar palpites na criação dos filhos de outras pessoas, apenas relato a minha experiência como filha.

E você como filha se sente como? Grata ou injustiçada?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Marina Freitas De Almeida disse:

Também tenho esse pensamento! Cresci em meio a colegas de famílias ricas... muitos deles receberam carros aos 18... mesadas gordas... e montantes para "iniciar a vida"... poucos hoje têm algum resquício desse incentivo inicial...

Na minha família, por outro lado, meus pais vieram de família pobre.... conquistaram tudo na raça... e nos ensinaram a valorizar cada vitória... tudo que ganhei deles foram oportunidades: de estudar em boas escolas... de fazer intercâmbio nos EUA... de estudar fora de casa... mas nenhum dinheiro em mãos 

Não me sinto injustiçado em relação aos meus "amigos ricos"... pelo contrário... sinto-me grato pelas oportunidades que meus pais me deram....

Espero conseguir passar essa filosofia para as minhas filhas... vou juntar um dinheiro na minha carteira que contará como minhas metas de longo prazo... e vou usar para dar a elas oportunidades... como as que eu tive.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Bom, eu não tenho filhos ainda, mas eu ja penso sobre o dinheiro do meu(s) filho ou filhos e eu serei bem conservador e liberal ao mesmo tempo, conservador em relação ao tipo de ativo que eu irei "investir" no nome dele e liberal quanto ao que ele ou ela fará com o dinheiro.

Eu colocarei tudo em Renda Fixa e deixarei render, e ao longo do tempo vou repassar tudo que eu puder sobre investimentos, ações, controle financeiros e etc (ensinamentos que eu pouco tive em casa) e é isso, não vou converter a criança em se tornar um grande investidor aos 12 anos e nem fazer ela ouvir o Soco Matinal todos os dias quando fizer 5 anos, mas sim, é ensinarei os pros e contras de investir e se essa pessoa se interessar pelos investimentos, show, se não, que faça seu destino, quando fechar ou 18 ou quando achar que é o momento eu vou legar o montante acumulado que vai pertencer ao meu filho (a) e entregar, a partir desse momento se quiser comprar um carro com o dinheiro, se quiser estudar, se quiser investir... estará totalmente livre para decidir. Não farei uma carteira com ativos porque uma carteira é muito pessoal e ativos mais ainda, e como são ativos exigem uma administração ativa, e eu não farei isso por ele(a). Enfim, receberá o suporte que precisar em relação a dinheiro, será bem orientada mas não a tornarei rica antes dos 18 (e isso não é vingança por eu não ser) é simplesmente porque acho que a pessoa deve ser livre para aprender e manusear seu próprio dinheiro. Entregar uma carteira funcionando redondinha poderia ser incrível, mas tiraria a lição que é aportar e entender onde aporta, errar algum tipo de aporte e entender de onde vem o dinheiro para aportar e o porque de aportar...

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Marina Freitas De Almeida disse:

E você como filha se sente como? Grata ou injustiçada?

Eita o tópico virou sessão de terapia mesmo? 😅😅😅

Sem querer comparar, mas ja me comparando a outras pessoas a minha volta q tinham uma condição melhor ou mesmo os q não tinham, mas os pais não sabiam dizer não, acho q num todo eu sou grata pela minha criação. Poder olhar pra trás e ver q tudo (mesmo q seja pouco pra muitos) o q sou e conquistei foi fruto somente do meu esforço. Injustiçada jamais. Não nasci em família rica ué, fazer o q? Cada um tem a sua história. Não desmereco quem já tem um patrimônio, acho legal, com certeza essa pessoa, ou alguém, fez por onde. A questão aqui não é justiça. Nem acho q rico tem q criar os filhos de maneira pobre pra dar valor ao dinheiro não! Eu penso sobre essa questão do ser humano com 18 anos ter um valor ali disponível. Não sei se é o q eu faria com um filho. Eu me virei na vida, quero gastar meu dinheiro com o q quiser. Cada um q cuide e faça por si. Eu daria a melhor educação possível, isso sim. Maaaas pra finalizar... ai q tá. Não tenho filhos e não pretendo ter. É apenas o meu relato como filha. Então... só tô aqui de intrusa mesmo 😬

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Barbara disse:

É apenas o meu relato como filha. 

Obrigada por compartilhar.

Ajudou a formar a minha convicção.

15 horas atrás, Diogo Milioli Ferreira disse:

Não me sinto injustiçado em relação aos meus "amigos ricos"... pelo contrário... sinto-me grato pelas oportunidades que meus pais me deram....

Obrigada Diogo.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 14/06/2023 at 06:11, Kaue Franz Luchiani Rodrigues disse:

Valeu!

@Kaue Franz Luchiani Rodrigues ou dar minha 1 ação de OIBR3 de opinião, e de alguém que não tem filhos humanos.

Não vejo com bons olhos investir no CPF de filho (argumentos já dados). Criar uma carteira à parte para o filho, OK, mas acho que faz mais sentido focar na educação financeira e você focar na construção do seu patrimônio para poder suportar no futuro seu filho, ajudando no que for preciso, e no final do "filme da vida", vai ficar tudo para ele.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...