Jump to content
  • 0

Avaliando FII's de Tijolo


Edison Luis Paulini

Pergunta

Bom dia, Sardinhas!

 

Estou compartilhando com vocês meus critérios até o momento no meu diagrama de avaliação de FII's visando os de tijolo  😉

Está sujeito a alterações que eu possa vir a fazer com o tempo conforme eu for aprimorando mais análises de relatórios e considerar mais (ou menos) pontos

 

image.png.b989b1b58f509dc7eba1158b74106b8f.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Sardinhas!

 

Estou compartilhando com vocês meus critérios até o momento no meu diagrama de avaliação de FII's visando os de tijolo  😉

Está sujeito a alterações que eu possa vir a fazer com o tempo conforme eu for aprimorando mais análises de relatórios e considerar mais (ou menos) pontos

 

image.png.b989b1b58f509dc7eba1158b74106b8f.png

Parece coherente.

Parabéns 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Sardinhas!

 

Estou compartilhando com vocês meus critérios até o momento no meu diagrama de avaliação de FII's visando os de tijolo  😉

Está sujeito a alterações que eu possa vir a fazer com o tempo conforme eu for aprimorando mais análises de relatórios e considerar mais (ou menos) pontos

 

image.png.b989b1b58f509dc7eba1158b74106b8f.png

Vacância Física de até 20% não seria muito?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Vacância Física de até 20% não seria muito?

Bom dia. Depende da sua estratégia. Uma estratégia mais segura seria a busca de empreendimentos com vacância menor. Contudo, dependendo do motivo da vacância, pode representar uma possibilidade de aumento de rendimentos de um fundo. Um fundo com 0% de vacância física tem uma possibilidade de aumento dos rendimentos muito baixa. Segue um tópico discutindo sobre o assunto

 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia. Depende da sua estratégia. Uma estratégia mais segura seria a busca de empreendimentos com vacância menor. Contudo, dependendo do motivo da vacância, pode representar uma possibilidade de aumento de rendimentos de um fundo. Um fundo com 0% de vacância física tem uma possibilidade de aumento dos rendimentos muito baixa. Segue um tópico discutindo sobre o assunto

 

Ótimo. Obrigado. Mas nesse caso, o P/VP não teria que ser menor? Se o fundo está investindo em novas aquisições?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
44 minutes ago, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Vacância Física de até 20% não seria muito?

Em complemento ao que o Adriano citou, alguns casos de vacância elevada podem ser em momentos mais específicos como, por exemplo, a vacância de shoppings no estouro da pandemia. Pode ser inclusive uma oportunidade de aquisição com um P/VP mais interessante.

 

Em minha estratégia e observando os relatórios gerenciais é possível ter um panorama dessa vacância se a mesma gera algum impacto mais significativo nas distribuição de rendimentos.

Cheguei a conclusão que acaba sendo um percentual aceitável. Acima disso já não entra como ativo na minha carteira e se o ativo passar a ter essa vacância, na revisão do meu diagrama ele pode receber ponto negativo se gerar impacto negativo nos rendimentos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Ótimo. Obrigado. Mas nesse caso, o P/VP não teria que ser menor? Se o fundo está investindo em novas aquisições?

Na minha opinião, quando se opta por essa estrategia de compra de vacancia, na maioria dos casos o p/vp sera menor por uma penalização que geralmente o mercado impoe a fiis com estas caracteristicas de vacancia alta. Sendo assim, existe a possibilidade de ganho na valorizaçnao da cota e nos rendimentos quando essa vacancia for suprida.

Mas ressaltando que essa é uma estrategia especifica e que não pode ser avaliada somente com os numeros, mas tambem com a situaçnao em que o fii se encontra, qual está sendo a conduta do fundo para o preenchimento desta vacancia, se a vacancia é pontual ou se ja se desenrola a varios anos.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Lucas De Oliveira Mendonça disse:

Bom dia,

 

pergunta relacionada ao diagrama, quando voce insere algum fii que não seja tijolo, (laje, papel agro, fof...) como faz com suas perguntas? Vejo que elas são especificas pra tijolo... E se não responder, acabaria negativando ponto de outros tipos de fundos...

Boa tarde, Lucas!

 

Os FII's de papel eu adotei uma estratégia diferente. O que eu faço:

Tenho anotado a parte o que eu avalio em um FII de papel sendo uma mesma quantidade de perguntas que uso para tijolo mas com alguns critérios diferentes, claro.

Logo eu simplesmente uso no meu diagrama a métrica da pontuação para ver qual vai ser a nota de cada FII de papel.

Assim o diagrama acaba calculando o quanto ter em cada ativo de papel.

 

Espero que tenha ficado claro a explicação. Qualquer coisa se eu puder esclarecer algo mais é só dizer!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Lucas De Oliveira Mendonça disse:

Bom dia,

 

pergunta relacionada ao diagrama, quando voce insere algum fii que não seja tijolo, (laje, papel agro, fof...) como faz com suas perguntas? Vejo que elas são especificas pra tijolo... E se não responder, acabaria negativando ponto de outros tipos de fundos...

PS: mesmo que a quantidade de perguntas não se coincidissem, eu avaliaria alguns aspectos a parte e ainda assim daria uma nota de relevância que quero do ativo de papel na carteira avaliando seus riscos, etc.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...