Jump to content
  • 0

Deixa eu ver se entendi..


Rafael Carlos

Pergunta

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Rafael Carlos disse:

Boa tarde nobres peixes!

 

 Vejam se podem me ajudar nessa linha de raciocínio de marcação de pré-fixado:

 

Investi há 2 meses o valor de R$29.621,60. Se fosse vender hoje lucraria R$967,58 ou 3,26% (1,63% mês), neste caso, mais do que a rentabilidade do título que é de 11,72% A.A(0,98% mês). Este é o raciocínio certo?

(Nãos vou vender, só a nível de compreensão mesmo)

1E2CA7AA-1303-43DF-8783-4CC63E016314.jpeg

É isso mesmo amigo.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Rafael Carlos disse:

Boa tarde nobres peixes!

 

 Vejam se podem me ajudar nessa linha de raciocínio de marcação de pré-fixado:

 

Investi há 2 meses o valor de R$29.621,60. Se fosse vender hoje lucraria R$967,58 ou 3,26% (1,63% mês), neste caso, mais do que a rentabilidade do título que é de 11,72% A.A(0,98% mês). Este é o raciocínio certo?

(Não vou vender, só a nível de compreensão mesmo)

1E2CA7AA-1303-43DF-8783-4CC63E016314.jpeg

@Rafael Carlos o raciocínio está correto. Você pode ver também de forma gráfica o preço teórico e o preço real clicando no ícone que fica a esquerda da linha do investimento. E também tem a informação anualizada da marcação a mercado, que no seu print é 30,90%, ou seja, quase 3x mais que a taxa contrata de 11,72%.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

uma dúvida em cima desta dúvida...

já que o lucro está em 1,63% e o esperado seria 0,98%, seria uma boa estratégia vender e aportar em outro investimento?

Supondo que, eu já saiba que há outra renda fixa com 1,20% de lucro (POR EXEMPLO).

seria isso a tal da marcação a mercado

tô nessa aula e tô tentando entender !!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
38 minutes ago, Raphael Henrique Simoso Do Nascimento Sobrinho disse:

uma dúvida em cima desta dúvida...

já que o lucro está em 1,63% e o esperado seria 0,98%, seria uma boa estratégia vender e aportar em outro investimento?

Supondo que, eu já saiba que há outra renda fixa com 1,20% de lucro (POR EXEMPLO).

seria isso a tal da marcação a mercado

tô nessa aula e tô tentando entender !!!

Sim, vc pode tomar essa conduta. Contudo, esse lucro de 1,63% "pode" aumentar ja que a taxa de juros ainda nem veio a cair. Vc pode entrar em uma aliquota menor de IR, ja que neste lucro de 1,63% ele esta pagando aliquota maxima de 22,5%.

Não existe uma regra, teria que avaliar varios fatores e tentar decidir.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Sim, vc pode tomar essa conduta. Contudo, esse lucro de 1,63% "pode" aumentar ja que a taxa de juros ainda nem veio a cair. Vc pode entrar em uma aliquota menor de IR, ja que neste lucro de 1,63% ele esta pagando aliquota maxima de 22,5%.

Não existe uma regra, teria que avaliar varios fatores e tentar decidir.

po irmão muito obrigado pela resposta... tá começando a clarear !!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Raphael Henrique Simoso Do Nascimento Sobrinho disse:

uma dúvida em cima desta dúvida...

já que o lucro está em 1,63% e o esperado seria 0,98%, seria uma boa estratégia vender e aportar em outro investimento?

Supondo que, eu já saiba que há outra renda fixa com 1,20% de lucro (POR EXEMPLO).

seria isso a tal da marcação a mercado

tô nessa aula e tô tentando entender !!!

@Raphael Henrique Simoso Do Nascimento Sobrinho se está rendendo 1,63% porque mudar para outro investimento que vai pagar 1,20% ?

Somente faria sentido se na sua expectativa dos juros estivessem na mão de aumentar e portanto a rentabilidade de 1,63% começaria a diminuir.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Flavio Prado certo... acho que entendi....

 

então SUPONDO que está rendendo 1,63%... e algum movimento no mercado indique que o juros vai aumentar e que chegaremos rapidamente naquele 0,98% pré fixado... daí surge este cenário de um investimento que pagaria 1,20%... essa venda/compra seria a MARCAÇÃO A MERCADO correta? 

 

 

 

Editado por Raphael Henrique Simoso Do Nascimento Sobrinho
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
27 minutes ago, Raphael Henrique Simoso Do Nascimento Sobrinho disse:

@Flavio Prado certo... acho que entendi....

 

então SUPONDO que está rendendo 1,63%... e algum movimento no mercado indique que o juros vai aumentar e que chegaremos rapidamente naquele 0,98% pré fixado... daí surge este cenário de um investimento que pagaria 1,20%... essa venda/compra seria a MARCAÇÃO A MERCADO correta? 

 

 

 

@Raphael Henrique Simoso Do Nascimento Sobrinho se você vender, você estará "fazendo" a marcação a mercado, que pode ser positiva (rentabilidade acima da contratada) ou negativa (abaixo da rentabilidade contratada). 

A marcação a mercado não é vender e comprar. É somente o ato da venda. Uma compra posterior seria reinvestir e pode ser no mesmo tipo de ativo ou em ativo diferente.

Hoje está dando estes 1,63% e se você entende que no curto prazo os juros vão subir, então você pode vender e receber uma rentabilidade acima da contratada, mas se você acha que os juros vão cair mais, seu ganho será maior se esperar mais tempo.

Vale lembrar que conforme o vencimento vai se aproximando, a diferença entre a taxa contratada e a taxa de mercado vai convergindo, ou seja, a taxa de mercado vai ficando igual a taxa contratada e no vencimento elas são iguais.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
51 minutes ago, Raphael Henrique Simoso Do Nascimento Sobrinho disse:

@Flavio Prado certo... acho que entendi....

 

então SUPONDO que está rendendo 1,63%... e algum movimento no mercado indique que o juros vai aumentar e que chegaremos rapidamente naquele 0,98% pré fixado... daí surge este cenário de um investimento que pagaria 1,20%... essa venda/compra seria a MARCAÇÃO A MERCADO correta? 

 

 

 

Uma outra coisa. Os juros não precisam necessariamente aumentar para que os juros voltem aos 0,98% pq esta é a taxa contratada se vc levar ate o vencimento independente do que aconteça. No tesouro direto vc tem a disposição o grafico da rentabilidade real e da contratada. A medida que vai chegando a data do vencimento as 2 curva vão convergindo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Raphael Henrique Simoso Do Nascimento Sobrinho se você vender, você estará "fazendo" a marcação a mercado, que pode ser positiva (rentabilidade acima da contratada) ou negativa (abaixo da rentabilidade contratada). 

A marcação a mercado não é vender e comprar. É somente o ato da venda. Uma compra posterior seria reinvestir e pode ser no mesmo tipo de ativo ou em ativo diferente.

Hoje está dando estes 1,63% e se você entende que no curto prazo os juros vão subir, então você pode vender e receber uma rentabilidade acima da contratada, mas se você acha que os juros vão cair mais, seu ganho será maior se esperar mais tempo.

Vale lembrar que conforme o vencimento vai se aproximando, a diferença entre a taxa contratada e a taxa de mercado vai convergindo, ou seja, a taxa de mercado vai ficando igual a taxa contratada e no vencimento elas são iguais.

Bom dia!

Qual a estratégia para definir o melhor momento para fazer a marcação a mercado? Se entendi corretamente, nesse exemplo a taxa está superior a contratada, porém mesmo que a taxa de juros caia nos próximos meses, ele corre o risco de ver essa rentabilidade cair (para a contratada), pois vai chegando próximo ao vencimento e as taxas vão convergindo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Adão José Spíndola Filho disse:

Bom dia!

Qual a estratégia para definir o melhor momento para fazer a marcação a mercado? Se entendi corretamente, nesse exemplo a taxa está superior a contratada, porém mesmo que a taxa de juros caia nos próximos meses, ele corre o risco de ver essa rentabilidade cair (para a contratada), pois vai chegando próximo ao vencimento e as taxas vão convergindo.

Entendo que vc faz a Marcação a Mercado não quando vc conseguiu uma taxa acima da esperada, mas sim quando o seu título já está te entregando um valor muito próximo do que vai ser entregue no vencimento.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adão José Spíndola Filho disse:

Bom dia!

Qual a estratégia para definir o melhor momento para fazer a marcação a mercado? Se entendi corretamente, nesse exemplo a taxa está superior a contratada, porém mesmo que a taxa de juros caia nos próximos meses, ele corre o risco de ver essa rentabilidade cair (para a contratada), pois vai chegando próximo ao vencimento e as taxas vão convergindo.

Não tem regra. Teria que avaliar o quanto está dando de tx anualizada, o acumulado, a alíquota de IR, o tempo para vencimento e a taxa de juros.

Visualmente vc pode comparar os gráficos do valor real x teórico disponibilizado pelo tesouro

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/06/2023 at 13:00, Rafael Carlos disse:

Boa tarde nobres peixes!

 

 Vejam se podem me ajudar nessa linha de raciocínio de marcação de pré-fixado:

 

Investi há 2 meses o valor de R$29.621,60. Se fosse vender hoje lucraria R$967,58 ou 3,26% (1,63% mês), neste caso, mais do que a rentabilidade do título que é de 11,72% A.A(0,98% mês). Este é o raciocínio certo?

(Não vou vender, só a nível de compreensão mesmo)

1E2CA7AA-1303-43DF-8783-4CC63E016314.jpeg

 

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/06/2023 at 11:56, Adão José Spíndola Filho disse:

Bom dia!

Qual a estratégia para definir o melhor momento para fazer a marcação a mercado? Se entendi corretamente, nesse exemplo a taxa está superior a contratada, porém mesmo que a taxa de juros caia nos próximos meses, ele corre o risco de ver essa rentabilidade cair (para a contratada), pois vai chegando próximo ao vencimento e as taxas vão convergindo.

A taxa selic alta, inflação baixando, melhor momento é esperar um pouco mais. Quando a selic cair, o valor do título vai subir, e aí sim esse pode ser o melhor momento para vender e lucrar mais.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Rafael Carlos disse:

A taxa selic alta, inflação baixando, melhor momento é esperar um pouco mais. Quando a selic cair, o valor do título vai subir, e aí sim esse pode ser o melhor momento para vender e lucrar mais.

A lógica é essa, mas para de repente realmente valer a pena, precisa mexer muito na taxa. Ou seja, demora mais.

É que recentemente tivemos uma loucura nos movimentos da SELIC e de repente ela foi para 2%. Isso aí deu uma baita marcação a mercado.

Até o final do ano, se a SELIC cair, deve cair pouco ainda. Porém trocando o presidente do BC, aí eu já esperaria uma boa marcação a mercado sim, porque acho que ele vai dar uma reduzida expressiva 😅

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/06/2023 at 21:22, Rai Nunes disse:

A lógica é essa, mas para de repente realmente valer a pena, precisa mexer muito na taxa. Ou seja, demora mais.

É que recentemente tivemos uma loucura nos movimentos da SELIC e de repente ela foi para 2%. Isso aí deu uma baita marcação a mercado.

Até o final do ano, se a SELIC cair, deve cair pouco ainda. Porém trocando o presidente do BC, aí eu já esperaria uma boa marcação a mercado sim, porque acho que ele vai dar uma reduzida expressiva 😅

É o que penso Rai…a corrupção vai comer. Mas enquanto uns choram, outros vendem lenços. Azar! 😂😂

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...