Jump to content

Previdência privada: vale a pena sacar para investir?


Recommended Posts

Fala aí, comunidade!

Atualmente, tenho aproximadamente 650k num PGBL composto por um fundo multimercado em regime de tributação regressivo, no qual aporto 1.8k/mês e a empresa coloca mais 100% do que eu aporto, limitado a 10% do meu salário. Ou seja, o aporte total mensal é de 3.6k.

  • BRADESCO MULTI V40/15 (CNPJ 005.091.407/0001-95)

Rentabilidade:

12M: 14%

24M: 7,98%

36M: 23,62%

Vale a pena resgatar estes 650k para aplicar de outra forma?

Obrigado!

Editado por Daniel Bezerra
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

15 minutes ago, Daniel Bezerra disse:

Fala aí, comunidade!

Atualmente, tenho aproximadamente 650k num PGBL composto por um fundo multimercado em regime de tributação regressivo, no qual aporto 1.8k/mês e a empresa coloca 100% d que eu aporto, limitado a 10% do meu salário. Ou seja, o aporte total mensal é de 3.6k.

  • BRADESCO MULTI V40/15 (CNPJ 005.091.407/0001-95)

Rentabilidade:

12M: 14%

24M: 7,98%

36M: 23,62%

Vale a pena resgatar estes 650k para aplicar de outra forma?

Obrigado!

Bom dia, Daniel!

Se a empresa dobra o seu aporte faz bastante sentido continuar investindo, ainda mais no PGBL que pode abater até 12% da sua renda tributável no cálculo de IR.

Se vale a pena sacar depende muito da alíquota que você vai pagar, principalmente pois no PGBL o IR é cobrado sobre o valor total do resgate. Mas de qualquer forma, acredito que faz bastante sentido pedir uma portabilidade de fundo - seu atual perde para o CDI constantemente desde 2004.

fundo.png.b85a9b8c5ab7023bc2394cff4669684e.png

Uma boa alternativa é procurar um FIRF que investe majoritariamente em Títulos Públicos Federais, possuem taxas menores e pelo menos vão acompanhar o CDI com menos risco. E pode ficar tranquilo em relação ao IR, não é cobrado na portabilidade de fundo.

  • Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Sim, caso opte por não resgatar, certamente vou portar para um outro fundo que tenha um rendimento melhor.

A alíquota média para resgatar é 17%. Fiz algumas conta usando a calculadora de juros compostos, mas não consegui chegar a uma conclusão que me convença da resposta que eu "quero ter", que é resgatar mesmo e aplicar em algo com uma rentabilidade melhor! rsrs

Editado por Daniel Bezerra
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Daniel Bezerra disse:

Sim, caso opte por não resgatar, certamente vou portar para um outro fundo que tenha um rendimento melhor.

A alíquota média para resgatar é 17%. Fiz algumas conta usando a calculadora de juros compostos, mas não consegui chegar a uma conclusão que me convença da resposta que eu desejaria, que é resgatar mesmo e aplicar em algo com uma rentabilidade melhor! rsrs

A sua vantagem esta no aporte da empresa, mesmo o fundo não sendo muito bom, seu aporte esta rendendo mais de 100%, acima de qualquer índice que você possa usar como referencia para sus aportes.

por exemplo, para simplificar, você aporta 1000 reais

  • na Selic você teria 1130 reais depois de um ano
  • numa carteira muito boa de 20% ao ano, teria 1200 depois de um ano.
  • numa piramide no começo, pagando 60% a ano, teria 1600 depois de um ano
  • na sua previdência, com rendimento ruim (50% CDI (6% ao ano)) você teria R$ 2120 apos um ano.
  • se o dinheiro estivesse na poupança na pior época (2% ao ano) voce teria R$ 2040 apos um ano.

Essas são simulações extremas, para saber seu rendimento exato teria que avaliar quando entrou para saber em que parte do gráfico do @Matheus Malheiros Pinto iniciou ou pegar os relatórios do fundo.

Conclusão, resgatar para investir, não vai te dar mais retorno., o aporte da empresa é "o maior rendimento"

Qual seria a sua previsão de aposentar, faltam quantos anos?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Entendo, obrigado. Tenho este PGBL há 16 anos e pretendo me aposentar daqui há uns 10-15 anos (estou com 47 de idade).

O ponto chave é que, considerando os juros compostos, qto maior o aporte inicial, melhor o resutlado no longo prazo. Fico com a impressão de que o complemento de 100% feito pela empresa acaba sendo não tão relevante assim.

Vou fazer mais contas aqui pra ver se surge algum insight.

Obrigado!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Daniel Bezerra disse:

Entendo, obrigado. Tenho este PGBL há 16 anos e pretendo me aposentar daqui há uns 10-15 anos (estou com 47 de idade).

O ponto chave é que, considerando os juros compostos, qto maior o aporte inicial, melhor o resutlado no longo prazo. Fico com a impressão de que o complemento de 100% feito pela empresa acaba sendo não tão relevante assim.

Vou fazer mais contas aqui pra ver se surge algum insight.

Obrigado!

O complemento da empresa seria o mais relevante. Pq se a empresa contribui com a contraparte do aporte seria como se vc estivesse recebendo 100% de rentabilidade no aporte do mes

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Daniel Bezerra disse:

Entendo, obrigado. Tenho este PGBL há 16 anos e pretendo me aposentar daqui há uns 10-15 anos (estou com 47 de idade).

O ponto chave é que, considerando os juros compostos, qto maior o aporte inicial, melhor o resutlado no longo prazo. Fico com a impressão de que o complemento de 100% feito pela empresa acaba sendo não tão relevante assim.

Vou fazer mais contas aqui pra ver se surge algum insight.

Obrigado!

É exatamente o que os colegas falaram, se sua empresa dobra o seu aporte não faz sentido deixar de investir. O melhor a se fazer é manter o PGBL abatendo até 12% da sua renda tributável e solicitar portabilidade para um fundo melhor.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Daniel Bezerra disse:

Fala aí, comunidade!

Atualmente, tenho aproximadamente 650k num PGBL composto por um fundo multimercado em regime de tributação regressivo, no qual aporto 1.8k/mês e a empresa coloca mais 100% do que eu aporto, limitado a 10% do meu salário. Ou seja, o aporte total mensal é de 3.6k.

  • BRADESCO MULTI V40/15 (CNPJ 005.091.407/0001-95)

Rentabilidade:

12M: 14%

24M: 7,98%

36M: 23,62%

Vale a pena resgatar estes 650k para aplicar de outra forma?

Obrigado!

Como disseram os colegas acima, a empresa está te dando de cara 100% de rentabilidade no seu aporte e isso faz com que ela valha a pena. Eu ficaria sim com ela mas sem deixar de aportar por fora também.

Além disso, dentre todas as previdências que colocam aqui, essa está com uma rentabilidade "boa".

O que precisa ver é se existe alguma forma da sua empresa reaver o valor que ela aportou pra vc. Eu acredito que não, mas vi uma pessoa aqui na comunidade dizendo que a empresa ameaçava a fazer isso. Infelizmente a pessoa não respondeu mais e eu não achei nada que pudesse dizer que isso é legalmente possível.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho "direito" ao valor total aportado pela empresa qdo passados mais de 10 anos, que é o caso.
Resumindo, vale a pena deixar o que tenho lá, fazer a portabilidade e continuar aportando no PGBL. Fora isso, vou buscando outras opções de investimento em paralelo.

Obrigado!

Editado por Daniel Bezerra
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...