Jump to content
  • 0

Escolhas de Títulos - Curto ou Longo Prazo?


Rafael Do Nascimento

Pergunta

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

A live de hoje me respondeu algumas dúvidas e gerou algumas outras com relação à escolha de títulos.
Como iniciei em Renda Fixa há pouco tempo, tenho pouca experiência e pouca clareza do que é uma boa taxa pra travar a longo prazo ou não.

Imagino que nesse momento as taxas já estão precificando a tendência de queda, então talvez não faça sentido travar a longo prazo (5+ anos).

Essa afirmativa é correta?
Tenho entrado frequentemente nas plataformas pra analisar os preços todos os dias e tentar chegar a essa resposta do que é algo que vale a pena ou não.

Qual a opinião de vocês?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

20 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite. Como o tesouro direto eu considero o melhor lugar para fazer marcação a mercado, eu procuro dar preferencia para os titulos mais longos em um cenario de queda na taxa de juros, ja que teria mais margem para exercer a mesma. Em titulos bancarios, considerando o mesmo cenario de queda da taxa de juros, eu procuro de vencimento mais curto, avaliando a aliquota do IR

Em um cenario de aumento da taxa de juros eu procuro os de vencimento mais curtos caso sejam indexados ao ipca ou de vencimento mais longo caso sejam indexados a selic ou cdi

opa adriano! obrigado pela resposta!

a estratégia eu entendo, mas o que é uma rentabilidade boa em renda fixa.
tipo agora eu sei que da pra pegar pré fixado a uns 10-11%. isso é bom? vale a pena pegar? por quanto tempo? longo prazo ainda da ou perdi o timing e é melhor pegar longo em pré fixado quando a selic voltar a subir?

mesma coisa no IPCA+.. o que é bom e o que é ruim? outro dia peguei um IPCA + 7,85% e achei bom, mas o problema é que não tenho muito parâmetro ainda.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

opa adriano! obrigado pela resposta!

a estratégia eu entendo, mas o que é uma rentabilidade boa em renda fixa.
tipo agora eu sei que da pra pegar pré fixado a uns 10-11%. isso é bom? vale a pena pegar? por quanto tempo? longo prazo ainda da ou perdi o timing e é melhor pegar longo em pré fixado quando a selic voltar a subir?

mesma coisa no IPCA+.. o que é bom e o que é ruim? outro dia peguei um IPCA + 7,85% e achei bom, mas o problema é que não tenho muito parâmetro ainda.

Assim como vc, eu não tenho muitos parâmetros.

Estou vendo CDBs IPCA+ 9,31% nos "banquinhos". Fora isso, tem alguns na faixa de 8%. Entendo então que pelo tesouro um IPCA+ 7,85% não é tão ruim, considerando que o mercado já está projetando a queda na taxa de juros.

Falando de rentabilidade, IPCA esse ano deve fechar em 6% pelo menos (será?)... Se for isso, seria no final 13,85%.

Mas aí se os juros derem uma quedinha mesmo, esses IPCA+ devem cair ali pra faixa de 6%.

Reforço que não tenho experiência com isso, estou seguindo meu instinto.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

opa adriano! obrigado pela resposta!

a estratégia eu entendo, mas o que é uma rentabilidade boa em renda fixa.
tipo agora eu sei que da pra pegar pré fixado a uns 10-11%. isso é bom? vale a pena pegar? por quanto tempo? longo prazo ainda da ou perdi o timing e é melhor pegar longo em pré fixado quando a selic voltar a subir?

mesma coisa no IPCA+.. o que é bom e o que é ruim? outro dia peguei um IPCA + 7,85% e achei bom, mas o problema é que não tenho muito parâmetro ainda.

Na minha opinião, rentabilidade boa é a melhor conseguida no dia do seu aporte 😂

A escolha mais criteriosa seria no tipo de aplicação, prefixado ou indexados, e vai depender do que vc vislumbra em relação a taxa de juros e inflação.

Acho que o que temos q ter em mente são os cenários. Em queda da taxa de juros vc escolhe os prefixados ou indexados ao IPCA para travar uma possível rentabilidade superior a oferecida no futuro e para possibilitar marcação a mercado.

Em um cenário de alta da taxa de juros, vc não escolhe os prefixados, pq provavelmente vc terá rentabilidade menor do que as oferecidas futuramente mas vc pode optar pelos indexados à Selic ou cdi 

Em relação ao tempo, foi o q citei acima. Queda da taxa de juros tesouro mais longo para marcação e bancários mais curtos avaliando o IR. Alta na taxa de juros períodos mais curtos nos indexados ao IPCA avaliando a alíquota do ir e mais longos aos indexados ao cdi ou Selic 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Rai Nunes disse:

Assim como vc, eu não tenho muitos parâmetros.

Estou vendo CDBs IPCA+ 9,31% nos "banquinhos". Fora isso, tem alguns na faixa de 8%. Entendo então que pelo tesouro um IPCA+ 7,85% não é tão ruim, considerando que o mercado já está projetando a queda na taxa de juros.

Falando de rentabilidade, IPCA esse ano deve fechar em 6% pelo menos (será?)... Se for isso, seria no final 13,85%.

Mas aí se os juros derem uma quedinha mesmo, esses IPCA+ devem cair ali pra faixa de 6%.

Reforço que não tenho experiência com isso, estou seguindo meu instinto.

O IPCA acumulado de 12 meses, fechados em maio foi pouco menos que 4%....

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, William Redig disse:

O IPCA acumulado de 12 meses, fechados em maio foi pouco menos que 4%....

Sim, mas tivemos meses negativos que estão saindo da conta e ainda uma possível queda da SELIC a caminho. Além do mais, o primeiro semestre já está beirando os 3%.

Vamos ver o que vai dar. Eu apostaria mais próximos dos 6%, se não passar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Rai Nunes disse:

Sim, mas tivemos meses negativos que estão saindo da conta e ainda uma possível queda da SELIC a caminho. Além do mais, o primeiro semestre já está beirando os 3%.

Vamos ver o que vai dar. Eu apostaria mais próximos dos 6%, se não passar.

O mercado está projetando na casa de 5 e caindo....  Veja o Boletim Focus de segunda-feira.

Pensando num prazo entre 1 e 3 anos, projetar com 4% é mais pé no chão....

image.png.91be01c715fe3286663df014f01a6736.png

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, William Redig disse:

O mercado está projetando na casa de 5 e caindo....  Veja o Boletim Focus de segunda-feira.

Pensando num prazo entre 1 e 3 anos, projetar com 4% é mais pé no chão....

image.png.91be01c715fe3286663df014f01a6736.png

Me restrinjo a esse ano, acho que ainda bate ali nos 6%. Mas torço para que esse boletim Focus (que se corrige toda semana) esteja correto.

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Rai Nunes disse:

Assim como vc, eu não tenho muitos parâmetros.

Estou vendo CDBs IPCA+ 9,31% nos "banquinhos". Fora isso, tem alguns na faixa de 8%. Entendo então que pelo tesouro um IPCA+ 7,85% não é tão ruim, considerando que o mercado já está projetando a queda na taxa de juros.

Falando de rentabilidade, IPCA esse ano deve fechar em 6% pelo menos (será?)... Se for isso, seria no final 13,85%.

Mas aí se os juros derem uma quedinha mesmo, esses IPCA+ devem cair ali pra faixa de 6%.

Reforço que não tenho experiência com isso, estou seguindo meu instinto.

mas nao foi IPCA no tesouro não. foi num CDB. esqueci de especificar.
 

enfim. tenho o mesmo "problema" que vc sobre conseguir identificar o que é bom ou não é.

por exemplo: hoje uma renda fixa venceu e resolvi distribuir.
ao procurar vi algumas coisas... alguns CDBs, uns LCI e LCA com boa rentabilidade porem curtíssimo prazo, e tb dei uma olhada no tesouro que, hoje em dia, não paga nem IPCA+ 6%. daí eu fico em dúvida se é melhor ficar pegando outros a curto prazo.

acabei optando por pegar um LCA do Banco ABC (banco que gosto mto). a isaex tava indicando quase 16% de rentabilidade, mas termina em 3 meses.
daí nao sei se isso é frequente, sabe? hahaha
nao sei se vc tá entedendo o que estou falando.

o ponto é: se o tesouro está cada vez mais pagando menos por conta da tendencia de queda, ou faço marcação a mercado (e parece que o timing disso já passou um pouco) ou fico pegando esses curto prazo que pagam bastante.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Na minha opinião, rentabilidade boa é a melhor conseguida no dia do seu aporte 😂

A escolha mais criteriosa seria no tipo de aplicação, prefixado ou indexados, e vai depender do que vc vislumbra em relação a taxa de juros e inflação.

Acho que o que temos q ter em mente são os cenários. Em queda da taxa de juros vc escolhe os prefixados ou indexados ao IPCA para travar uma possível rentabilidade superior a oferecida no futuro e para possibilitar marcação a mercado.

Em um cenário de alta da taxa de juros, vc não escolhe os prefixados, pq provavelmente vc terá rentabilidade menor do que as oferecidas futuramente mas vc pode optar pelos indexados à Selic ou cdi 

Em relação ao tempo, foi o q citei acima. Queda da taxa de juros tesouro mais longo para marcação e bancários mais curtos avaliando o IR. Alta na taxa de juros períodos mais curtos nos indexados ao IPCA avaliando a alíquota do ir e mais longos aos indexados ao cdi ou Selic 

saquei!

o negócio é que, pelo que vi até agora, os ativos mudam mto de um dia pro outro. até no mesmo dia.

Então fico pensando.. se chegar no dia do aporte e eu tiver que aumentar em reda fixa, mas nao tiver algo que considero bom. o que fazer? analisar mais uns 3 dias? nesse momento eu tenho a tendencia de segurar um pouco mais e ver o que acontece.

Entendo o esquema de marcação a mercado nesse momento, mas, como disse no post anterior, me parece que ainda da tempo mas o melhor timing pra isso já passou bastante pq o premio já está precificado em cima da tendencia de queda.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Rafael Do Nascimento,

Eu considero dois cenários quando aportando em RF. 

Primeiro, se eu estou na RF, eu prefiro correr menos riscos e assim sendo, eu divido a grana do aporte meio a meio entre o pre e pós fixados; prefiro ganhar a média do que o risco de ganhar mais ou menos.  Escolho a melhor taxa das duas modalidades e invisto.

Segundo, o prazo:  Eu já tenho 64 anos e não me agrada a ideia da minha grana presa por muito tempo.  Para mim, 3 anos já é uma eternidade.  O que eu aprendi que estou gostando é a escadinha da RF.  Funciona assim:  Suponha que temos 3 mil para investir no momento zero.  Eu invisto mil para 3 anos (procurando a melhor taxa e dividido entre pre e pós), mil para 2 anos e mil para 1 ano.  Daqui a um ano, os primeiros mil+rendimentos vão cair na conta e eu os reinvisto para 3 anos (normalmente com taxas melhores que para 1 ano) e assim sucessivamente.  Depois de 3 anos, o reinvestimento é sempre para 3 anos e a cada ano eu tenho uma graninha se tornando disponível.

Faço isso a cada vez que vou aportar em RF e com o tempo, acaba que a cada 2 ou 3 meses (ou até menos), vai ter sempre uma grana retornando para a conta, dando uma boa falsa impressão de que o dinheiro não está preso por muito tempo.

Pode ser (ainda não aconteceu comigo) que eu passe a alongar o prazo máximo para 4 anos, quando essa escadinha tiver prazos de resgate mais próximos uns dos outros e eu vá me sentir mais confortável, sem ter um volume grande preso por muito tempo.

Note que isso não é uma recomendação, apenas como eu faço.  Espero que isso lhe ajude a decidir o que é melhor para você!  Abraço!

Num cenário de queda da Selic, é possível que eu consiga vender um título mais longo antecipadamente, fazendo marcação a mercado.

mto interessante a forma que vc faz. ainda estou mto cru em renda fixa e acho que aos poucos vou entendendo o que pegar.

gosto tb da sua estratégia e dividir entre pré e pós. estava pensando em fazer algo parecido.

e quanto à sensação do dinheiro não está preso por mto tempo, acho que do jeito que vc faz traz um fluxo de caixa mto legal!

vou pensar sobre isso e ir montando. mas acho que minha porcentagem de renda fixa já foi hehehe

como peguei um LCA de 3 meses, daqui a pouco tem mais.

e tem um resgate que tirem da AZ Quest (comentado na live de ontem) pra cair daqui uns 20 dias que pretendo redistribuir em RF tb.

obrigado pela resposta!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

se chegar no dia do aporte e eu tiver que aumentar em reda fixa, mas nao tiver algo que considero bom

Acho que aqui entra aquela crítica de querer "acertar o c* da mosca".

O Adriano está certo, a melhor rentabilidade é àquela disponível no momento do seu aporte. Vc não considera bom porque estava vendo melhores, daí espera e a situação só piora. Murphy sim é onipresente.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

saquei!

o negócio é que, pelo que vi até agora, os ativos mudam mto de um dia pro outro. até no mesmo dia.

Então fico pensando.. se chegar no dia do aporte e eu tiver que aumentar em reda fixa, mas nao tiver algo que considero bom. o que fazer? analisar mais uns 3 dias? nesse momento eu tenho a tendencia de segurar um pouco mais e ver o que acontece.

Entendo o esquema de marcação a mercado nesse momento, mas, como disse no post anterior, me parece que ainda da tempo mas o melhor timing pra isso já passou bastante pq o premio já está precificado em cima da tendencia de queda.

No meu ponto de vista se pegar titulo longo ainda tem uma margem muito boa para marcação. Segue abaixo o historico de preços do ipca 2035. OLha onde estamos

 

ipca.png

ipca1.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Rai Nunes disse:

Acho que aqui entra aquela crítica de querer "acertar o c* da mosca".

O Adriano está certo, a melhor rentabilidade é àquela disponível no momento do seu aporte. Vc não considera bom porque estava vendo melhores, daí espera e a situação só piora. Murphy sim é onipresente.

entendo isso tb, mas só comentei essa parada especificamente pq no mesmo dia aparecem coisas consideravelmente maior.
mas tb entendo que não da pra ficar contando com isso.

 

pegando esse exemplo mesmo.. de 10horas pra 11h apareceu o tal do LCA que peguei do Banco ABC. 16% de rentabilidade. bem mais do que o prefixado de 10%, por exemplo. nao sei se é comum ter esse tipo de rentabilidade a curto prazo, entao é difícil levar isso em consideração na hora da escolha.

Enfim acho que é tempo mesmo.

obrigadão!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Só dar um retorno pra vcs aqui, gente.
Reassisti algumas coisas do módulo de renda fixa e deu pra ter um pouco mais de ideia.

Me sinto confortável de aproveitar algumas rentabilidades altas que encontrei na isaex a curto prazo, mas tb estou de olho em algumas.

prefixados já estão precificados com uma queda, mas ainda têm boa rentabilidade de mais de 10%. da pra pegar e fazer marcação pq tem espaço pra isso, mas também não é horrível deixar vencer.

no mais, quando a selic cair mesmo, da pra pegar um contrafluxo lindão

Editado por Rafael Do Nascimento
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/06/2023 at 01:39, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

No meu ponto de vista se pegar titulo longo ainda tem uma margem muito boa para marcação. Segue abaixo o historico de preços do ipca 2035. OLha onde estamos

 

Cara, desculpa, eu não entendi. Se o preço tá na máxima histórica, isso não é um sinal ruim para fazer marcação? Ou o ponto é: como a tendência da taxa tá sendo cair, o título ainda vai valer mais?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Arthur Baquit Reis disse:

Cara, desculpa, eu não entendi. Se o preço tá na máxima histórica, isso não é um sinal ruim para fazer marcação? Ou o ponto é: como a tendência da taxa tá sendo cair, o título ainda vai valer mais?

Bom dia. No meu entendimento o aumento do preço do título precificado pelo mercado está no início. A subida está começando agora e vai se acentuar quando a taxa de juros começar a cair. Veja que no gráfico de taxa a queda tbem está no início.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...