Jump to content
  • 0

Rentabilidade

Lucas Oliveira

Pergunta

Fala meus amigooo, preciso de uma ajuda. Pra alguns pode ser bobo e fácil, porem estou com dificuldade para entende esse calculo de rentabilidade. Pesquisei muito e aprendi a calcular a rentabilidade de um titulo, bom, acho que sim kkkk porém não sei o que estou fazendo de errado, que não entendi o porque desses dois abaixo, dar rentabilidade diferente com a mesma taxa.

LCA - 94% CDI - 160 dias - Rentabilidade de 16,12%

LCA - 94% CDI - 210 dias - Rentabilidade de 15,21%

E outra coisa, vocês prezam por rentabilidade ao analisar um titulo?

image.png

Link para compartilhar

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde. Como são titulos pós fixados os percentuais derentabilidade são estimativas baseadas nas expectativas da taxa de juros.

Sim, a rentabilidade é um fator a ser considerado na escolha do investimento, juntamente analisando o contrafluxo, tempo para resgate, gestão de risco e aliquota do IR

a) As estimativas de rentabilidade dos títulos pós-fixados são calculadas com base nos preços de ajustes diários das taxas prefixadas (DI1), exceto se indexados à inflação conforme abaixo.
b) As estimativas de rentabilidade dos títulos indexados à inflação são calculadas com base na expectativa de inflação implícita para o IPCA e IGP-M, calculada conforme diferencial de taxas entre os ajustes diários das taxas prefixadas (DI1) e a taxas indicativas dos títulos públicos atrelados a inflação (NTN-B e NTN-C).
3 - Para efeitos de comparação entre os títulos, aqueles que são isentos de imposto de renda têm suas rentabilidades ajustadas como se fossem títulos que sofrem incidência de imposto de renda, considerando os respectivos prazos de vencimento. Também para efeito de comparação, o percentual de rentabilidade disponível é calculado considerando o período definido de 12 meses, independente do prazo de vencimento de cada título.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Lucas Oliveira disse:

Entendi Adriano, faz sentido, vou dar uma estudada a mais, muito obrigado.

O @Henrique Magalhães esta certo no comentario. 

3 - Para efeitos de comparação entre os títulos, aqueles que são isentos de imposto de renda têm suas rentabilidades ajustadas como se fossem títulos que sofrem incidência de imposto de renda, considerando os respectivos prazos de vencimento. Também para efeito de comparação, o percentual de rentabilidade disponível é calculado considerando o período definido de 12 meses, independente do prazo de vencimento de cada título.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
Just now, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

O @Henrique Magalhães esta certo no comentario. 

Entendi, esta certo mesmo, o Calculo é mais complexo que pensei 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Lucas Oliveira disse:

Entendi, esta certo mesmo, o Calculo é mais complexo que pensei 

O diabo mora nos detalhes , quem nunca passou por esta comparação ou não tem renda fixa ou pulou o cálculo … a renda fixa parece mais simples mas se ficar fazendo conta a gente fica doido achando pelo em ovo

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

O diabo mora nos detalhes , quem nunca passou por esta comparação ou não tem renda fixa ou pulou o cálculo … a renda fixa parece mais simples mas se ficar fazendo conta a gente fica doido achando pelo em ovo

Com certeza kkkk mais é importante saber o que esta acontecendo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

cara, pelo o que eu entendi, aquele "rendimento" é "quanto um CDB deveria render para te trazer a mesma rentabilidade".  Por isso que ele coloca o desconto do imposto de renda, mesmo ele não existindo. Isso é mais uma ferramenta pra gente usar pra quando tiver comparando os riscos entre CDB e LCs. 

Aí no caso dos CDBs, é a previsão mesmo. 

Pelo menos é assim que eu tenho usado a ferramenta 😅

Link para compartilhar

• Criar novo...