Jump to content
  • 0

Duvidas com moradia


Karina Karter

Pergunta

Boa tarde. Estou precisando de uma ajuda por favor. Minha renda liquida é R$ 3.000,00 e do meu marido é também na mesma faixa, porque embora ele seja concursado com salario de R$ 6.000,00 ele tem empréstimos bancários e cartão consignado, então a renda está bastante comprometida, ele também faz alguns bicos para ter uma renda extra, esse não sei estimar, mas acredito que deve estar em torno de 1.000,00. Recentemente o carro quebrou e ele resolveu vender. Estamos sem carro. Eu tenho uma moto, pois utilizo ela para trabalhar. Mas vamos precisar comprar um carro, pois temos um bebê de um ano e meio, então faz muita falta, principalmente porque de 15 em 15 dias precisamos dormir com minha mãe por 3 dias, pois ela tem síndrome do panico, então eu e minha irmã revezamos aos finais de semana. Atualmente moramos de aluguel, numa casa "confortável" e pagamos o valor de R$ 1.340,00. Sobre moradia, nosso contrato de aluguel na casa que estamos é de 3 anos. Irá completar em janeiro de 2024. Eu e minha irmã somos herdeiras de um lote avaliado em R$ 220.000,00. Eu tenho um CDB de 100.000,00. Agora estou com muita duvida, pois estamos querendo sair do aluguel, então estamos pensando em financiar com entrada, ou construir no lote ou construir em cima da casa da minha mãe. Meu pai já havia deixado tudo organizado para podermos construir em cima. Poderiam me ajudar?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde, Karina!

Não sei como é a relação com a sua família, então vou tentar apenas colocar os pontos relevantes.

Como apenas metade do lote é seu, ao construir uma casa nele você estaria dando dinheiro para sua irmã, em uma eventual briga e consequente vende do lote você sairia bem prejudicada, recebendo apenas metade do valor da casa. Mesmo que isso não seja um problema, podem acontecer diversos imprevistos durante a construção, como aumento excessivo dos custos.

Utilizar seu CDB também não faz muito sentido, como não citou nenhum outro investimento vou trabalhar como se fosse o único - caso ocorra alguma emergência você vai ficar sem dinheiro. Dessa forma, acredito que a melhor opção seria vender o lote e utilizar o valor para dar entrada em um financiamento imobiliário, investir o restante ou até mesmo comprar um carro visto que é uma necessidade para vocês.

Sim, metade do lote é meu e metade dela, porém fica numa região boa e o lote é grande, tem como a gente separar e cada uma constrói na sua parte, como teve que passar por inventário, está tudo regularizado, ou em breve. Sei que a construção no lote ficaria muito mais caro, seria algo a se pensar no futuro, talvez. Construir em cima da casa da minha mãe pode ficar mais barato do que financiar, porque conseguiremos aproveitar bastante coisa. Você acha que o financiamento seria melhor do que construir em cima da casa da minha mãe? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Karina Karter disse:

Sim, metade do lote é meu e metade dela, porém fica numa região boa e o lote é grande, tem como a gente separar e cada uma constrói na sua parte, como teve que passar por inventário, está tudo regularizado, ou em breve. Sei que a construção no lote ficaria muito mais caro, seria algo a se pensar no futuro, talvez. Construir em cima da casa da minha mãe pode ficar mais barato do que financiar, porque conseguiremos aproveitar bastante coisa. Você acha que o financiamento seria melhor do que construir em cima da casa da minha mãe? 

Construir em casa da sua mãe também entra no mesmo problema, que é construir no terreno dos outros. Pode não dar em nada, mas pode virar muita dor de cabeça no futuro. Se conseguir fazer um bom acordo e regularizar tudo com sua família não tem problema algum, mas isso precisa ser feito antes da construção.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Karina Karter disse:

Sim, metade do lote é meu e metade dela, porém fica numa região boa e o lote é grande, tem como a gente separar e cada uma constrói na sua parte, como teve que passar por inventário, está tudo regularizado, ou em breve. Sei que a construção no lote ficaria muito mais caro, seria algo a se pensar no futuro, talvez. Construir em cima da casa da minha mãe pode ficar mais barato do que financiar, porque conseguiremos aproveitar bastante coisa. Você acha que o financiamento seria melhor do que construir em cima da casa da minha mãe? 

oque eu posso dizer e que financiar esta um um valor alto....se pegar um financiamento com uma taxa boa pode ser interessante   

material de construção e pedreiro ou empreiteira também esta caro...se o gasto for pequeno na reforma também pode ser uma opção

o Carro pessoalmente começaria com IPVA baixo ,flex com seguro relativamente baixo, que consuma pouco combustível...

Adquirir uma casa faz muito sentido contando que os números sejam interessante, vale uma pesquisa na taxas de financiamento e NAO faca um consorcio... 

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
44 minutes ago, Karina Karter disse:

Boa tarde. Estou precisando de uma ajuda por favor. Minha renda liquida é R$ 3.000,00 e do meu marido é também na mesma faixa, porque embora ele seja concursado com salario de R$ 6.000,00 ele tem empréstimos bancários e cartão consignado, então a renda está bastante comprometida, ele também faz alguns bicos para ter uma renda extra, esse não sei estimar, mas acredito que deve estar em torno de 1.000,00. Recentemente o carro quebrou e ele resolveu vender. Estamos sem carro. Eu tenho uma moto, pois utilizo ela para trabalhar. Mas vamos precisar comprar um carro, pois temos um bebê de um ano e meio, então faz muita falta, principalmente porque de 15 em 15 dias precisamos dormir com minha mãe por 3 dias, pois ela tem síndrome do panico, então eu e minha irmã revezamos aos finais de semana. Atualmente moramos de aluguel, numa casa "confortável" e pagamos o valor de R$ 1.340,00. Sobre moradia, nosso contrato de aluguel na casa que estamos é de 3 anos. Irá completar em janeiro de 2024. Eu e minha irmã somos herdeiras de um lote avaliado em R$ 220.000,00. Eu tenho um CDB de 100.000,00. Agora estou com muita duvida, pois estamos querendo sair do aluguel, então estamos pensando em financiar com entrada, ou construir no lote ou construir em cima da casa da minha mãe. Meu pai já havia deixado tudo organizado para podermos construir em cima. Poderiam me ajudar?

Bom você ainda deve estar nos primeiros módulos.

Você tem q organizar as suas despesas, pois começar uma moda dívida em cima das outras vai sair do controle.

Fez a planilha de orçamento, tem ja sua RE?

Eu estudaria quitar as dividas com o CDB, tem q comparar os juros co CDB e dos empréstimos,.consignado costuma ter juros mas baixos para "concursados"

Tem a fazer uma projeção de quando conseguiria sair das dividas.

Não vejo problema em continuar morando de aluguel, pode até procurar um mais barato ou mais próximo da sua mãe, em quanto não resolve as dividas.

Depois que tiver dinheiro "sobrando" todo mês, pode refazer a sua renda fixa com planos de compra/construção.

Vender o terreno seria uma opcao se vocês tivessem controle do orçamento, agora não, pois tem o risco de gastarem o dinheiro sem saber aonde foi e ficar sem terreno.

Realmente um carro da um conforto maior, flexibilidade e liberdade, mas o custo é alto, manutenção, IPVA, seguro, dependendo da sua cidade, pode ser mais barato andar de táxi de aplicativo.

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olha só, vou tentar opinar pois falar sobre todas as tuas questões sem ter um conhecimento maior sobre ti ou sobre o teu conhecimento em finanças talvez seja complicado, vamos lá.

Primeiro, tu estas na AUVP, até onde ti foi? Já começou? 

Enfim, ignorando a primeira pergunta, mas lembrando que ela faz muito sentido pois aqui tu vai aprender o que fazer com o teu dinheiro, é seguinte. Sobre comprar um carro, tu já considerou vender a moto e pegar o dinheiro e comprar um carro? Não sei como é a realidade de vocês e se é necessário ter 2 veículos, até porque se tens uma criança de 1 ano e meio faz total sentido ter um carro e nenhum sentido ter uma moto (falando em questão familiar).

Sobre financiar uma casa e etc, tu tens um exemplo dentro da tua casa de "comprar" uma dívida, portanto, pense bem antes de entrar em outra, coloca na ponta do lápis, vê como fariam, se os 2 vão pagar juntos, se um só vai assumir, afinal tu já tens um marido que está indivíduo justamente questões que envolvem crédito e não seria interessante seguir o mesmo caminho (ainda mais estando aqui na AUVP), e eu não estou julgando vocês nem apontando o dedo certo? Estou apenas tentando traçar uma linha de raciocínio para a tua decisão.

Sobre construir no terreno de vocês, poderia ser uma hipótese interessante com 2 observações, primeira, delimita a tua área privativa seja com uma cerca, um muro ou qualquer coisa é constua somente na tua parte, porque por mais que esteja tudo entre família e etc brigas acontecem e enfim, pessoas são pessoas. Segunda observação é como isso seria feito? Tu tens urgência de começar a morar na casa ou faria aos poucos, se tiver urgência pensa bem e põe na ponta do lápis, se não, vai trabalhando nisso aos poucos até levantar tudo.

Sobre construir em cima da casa da mãe, eu sinceramente acho uma péssima ideia e isso falando em âmbito familiar, eu ja morei dessa forma há alguns anos quando era casado e a família era excelente, nunca tivemos problemas de convivência mas o casal, família perde um pouco da sua autonomia sabe? A relação marido e mulher é afetada por morar junto com pais, pelo menos para mim foi, porque o casal começa a ter mais gente para conviver fora do seu meio. É como diz aquele ditado, quem casa, quer casa... e é justamente isso, casais devem morar juntos e em regra (se não for um caso que realmente o pai ou mãe PRECISE de alguém junto) a casa do casal é o casal e os filhos.

Por fim, se tu tensum dinheiro investido em um CDB e vamos considerar que tens somente isso investido, te aconselho a concluir a AUVP e depois começar a se organizar melhor na questão de dinheiro e investimentos, inclusive orientar teu marido e tentar sanar essas dívidas todas antes de vocês assumirem um financiamento tão importante e que vai imobilizar teu patrimônio por tanto tempo, eu há poucas semanas andei olhando uma casa e fiquei apaixonado, fui para casa, calculei e resolvi não comprar, pois eu estaria trocando meus investimentos por uma dívida, mas, se não houver outra saída, tentar simular com mais de um banco o financiamento e tenta usar a menor taxa que encontrar.

Por fim. JAMAIS faça um CONSÓRCIO.

Boa sorte 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite! 

Vou dar minha opinião aqui baseada em nada né, espero que algum ponto possa te ajudar. Às vezes pode chover no molhado, mas se várias pessoas tem uma mesma fala, pode ser que ela deva ser considerada..

Quote

Eu e minha irmã somos herdeiras de um lote avaliado em R$ 220.000,00.

Se vocês são herdeiras, eu suponho que você não tenha herdado ainda né? Então vc não tem nada. Não existe herança de pessoa viva. Já vi e ouvi vários casos de pessoas que "contaram com o ovo no c da galinha" e acabaram ficando sem nada ou bem menos do que esperavam. 

Quote

então estamos pensando em financiar com entrada, ou construir no lote ou construir em cima da casa da minha mãe.

Assim, você falou que seu marido já tem dívidas e que isso come uma parte considerável da renda dele, tanto que ele faz "bico" para ter renda extra. E vocês estão pensando em criar mais uma dívida...? Não sei, não me parece o melhor caminho. 

Quote

principalmente porque de 15 em 15 dias precisamos dormir com minha mãe por 3 dias

Desculpa, por que isso seria um motivador para comprar um carro? Com um uber/táxi já não resolveria? Acho que é importante por causa do bebê, talvez. Não sei como é a rotina.

Dada essas considerações pontuais, eu focaria em quitar as dívidas que estão tomando mais ou menos metade da renda do seu marido, então, um terço da renda da casa. Depois de quitar a dívida eu pensaria em, ou financiar uma casa, ou na construção do terreno (se e somente se) tivesse um adiantamento da herança e o lote tivesse no meu nome, já separado da minha irmã etc.

Também faria uma conta de quanto vocês se locomovem que realmente precisa do carro (levar o bebê pra alguma consulta, ir a família para a sua mãe, etc) e ver se realmente precisa de um carro agora ou se sairia mais em conta chamar carros por aplicativo. Se isso for uma dor muito grande, eu compraria um caso usado mais tranquilo.

Eu não mexeria no CDB para gastar, pq, como vocês estão com uma certa dívida, mesmo com seu marido concursado, eu adotaria esse CDB como reserva de emergência. Vocês tem um bebê e meu eu conservador acha importante ter um provisionamento extra nesses casos.

Mas é claro, isso é uma visão de quem tá de fora. Espero que alguma coisa tenha feito sentido para você e consiga te ajudar!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...