Jump to content
  • 0

Nota maior que o esperado no Diagrama do Cerrado


Marlon De Sena

Pergunta

Me surpreendi com B3 tendo a maior nota da minha carteira de acordo com o diagrama do cerrado. \

Utilizo as perguntas padrão.

Faz sentido mesmo ela ter nota maior que a Itaúsa ou Engie(talvez por causa da divida)? Eu via a B3 mais como uma empresa do meio da carteira e não da base, mas acabei que respondendo sim para todas as perguntas sobre ela.

Qual opinião de vocês. Algum ponto talvez que nao observei corretamente?

**a ideia não é exatamente focar na B3 mas talvez qualquer outra empresa que vocês acharam que seria uma nota inferior e foi muito superior.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Marlon De Sena disse:

Obrigado professor! 🐟

Por coincidencia quando aprendi o metodo do diagrarma do cerrado, notei que eu ja dava as notas de uma forma bem similar. A sua formula do diagrama do cerrado é mais simples do que eu fazia, o que acabou facilitando minha análise e pegando algumas diferenças como do exemplo da B3.

Mas em geral as perguntas padrão fazem bastante sentido pra mim. Após sua resposta refleti e fiz uma pequena alteração para ficar mais na minha personalidade.

Também exclui duas das perguntas padrão que considero excludente pois nem incluiria na carteira se for estatal ou tiver cliente unico e governança ruim.

Ficou assim:

  1. A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses(Fundamentus)
  2. ROE historicamente constante e maior que 5%? (Considere anos anteriores).
  3. Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos?
  4. A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 5?
  5. A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos?
  6. É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)
  7. A empresa teve lucro operacional no último exercício?
  8. Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)
  9. A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? 
  10. A empresa é uma BLUE CHIP? (cap +$10bi)
  11. O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?
  12. Div. Líquida/EBITDA é menor que 1.5 nos últimos 5 anos (até 3.0 para empresas em investimento)?
  13. O setor é considerado essencial (ex. o boleto vai chegar independente da crise)?
  14. O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 30?
 

 

Vocês consideram revisar as respostas a cada quanto tempo? 

Bom dia!

Parece bem coerente as perguntas. Muito legal seu diagrama!

 

Quanto a revisão, eu particularmente optei por fazer inicialmente a cada trimestre.

Isso porque eu quero acompanhar mais de perto relatório, números das empresas que normalmente divulgam trimestralmente e também refinar mais meu diagrama.

Até o momento estou bem satisfeito com meu diagrama mas creio que já seja passível de aprender alguma coisa mais e deixá-lo mais eficiente com relação as perguntas.

A partir deste ponto, a cada semestre pretendo dar uma revisada apenas nas notas.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Marlon De Sena disse:

Obrigado professor! 🐟

Por coincidencia quando aprendi o metodo do diagrarma do cerrado, notei que eu ja dava as notas de uma forma bem similar. A sua formula do diagrama do cerrado é mais simples do que eu fazia, o que acabou facilitando minha análise e pegando algumas diferenças como do exemplo da B3.

Mas em geral as perguntas padrão fazem bastante sentido pra mim. Após sua resposta refleti e fiz uma pequena alteração para ficar mais na minha personalidade.

Também exclui duas das perguntas padrão que considero excludente pois nem incluiria na carteira se for estatal ou tiver cliente unico e governança ruim.

Ficou assim:

  1. A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses(Fundamentus)
  2. ROE historicamente constante e maior que 5%? (Considere anos anteriores).
  3. Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos?
  4. A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 5?
  5. A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos?
  6. É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)
  7. A empresa teve lucro operacional no último exercício?
  8. Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)
  9. A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? 
  10. A empresa é uma BLUE CHIP? (cap +$10bi)
  11. O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?
  12. Div. Líquida/EBITDA é menor que 1.5 nos últimos 5 anos (até 3.0 para empresas em investimento)?
  13. O setor é considerado essencial (ex. o boleto vai chegar independente da crise)?
  14. O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 30?
 

 

Vocês consideram revisar as respostas a cada quanto tempo? 

Na minha opinião as perguntas estão muito boas. Em relação ao periodo de revisão das respostas, vc pode ver que a maioria podera ter alterações anualmente, com excessão das perguntas relacionadas ao preço (P/L e P/VP). Contudo trimestralmente eu gosto de dar uma olhada nos relatorios.

Em fiis eu gosto de ler os relatorios mensais, e geralmente procuro revisar as perguntas mensalmente.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Raul Sena disse:

O grande segredo é lembrar que estamos buscando RENDA PASSIVA, se é assim, não devemos ter muito trabalho, a cada quanto tempo revisitar as perguntas?

No começo é tipo adolescente, a frequência é grande a qualidade por outro lado já é horrorosa, então pode revisitar a cada 3 meses, com o passar dos anos, naturalmente você vai perder o saco para isso, aí vai se tornar algo semestral, anual...

Pouquíssima coisa muda em um trimestre, acredite...

#EmBuscaDoTedio

As respostas e analogias aqui são as melhores  😂😂😂

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...