Jump to content

Qual conselho vocês dariam para um jovem de 22 anos? ​🤔​


Recommended Posts

Uma coisa que tenho reparado nesse pouco tempo de AUVP é que tem poucas pessoas da minha faixa etária. Acredito que isso seja por alguns fatores, mas pra mim os principais são:

  1. É difícil, principalmente no Brasil, alguém na minha idade já ganhar o suficiente pra conseguir investir
  2. A maioria tá fazendo m*rda com o dinheiro 🤣

Mas queria aproveitar esse espaço para perguntar pra vocês, pessoas mais experientes haha: Que conselho vocês dariam para um jovem de 22 anos? Vale sobre qualquer área da vida, não só sobre investimentos kkkkkk

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha amigo, tenho só 28, mas é o seguinte, primeira coisa: Não case cedo, não pensa nessas coisas tão cedo, curte namorar, namora 6, 7 anos que seja mas não casa tão cedo. Não faça dívidas que durem mais de 5 anos (se possível não faça dividas). Tenta não ter filho sem planejar (se já tem, ok). Cuida da tua saúde e tenta implantar bons hábitos na tua rotina que ainda dá tempo de fazer eles permanecerem contigo. Bebe muita água e se possível estuda e busca melhorar naquilo que tu gosta. Não seja sedentário... por agora é isso que eu lembro. Aprenda a assumir responsabilidades mas não assume uma tão grande ainda, monta tua vida ainda mais que tu estas começando a investir agora, monta teu patrimônio, monta tua segurança e novamente, não foca em mulheres (o que é natural de homens jovens) elas vão aparecer e serão boas pessoas

  • HAHAHAHA 4
Link para compartilhar
Share on other sites

39 minutes ago, Leonardo Barbosa disse:

Uma coisa que tenho reparado nesse pouco tempo de AUVP é que tem poucas pessoas da minha faixa etária. Acredito que isso seja por alguns fatores, mas pra mim os principais são:

  1. É difícil, principalmente no Brasil, alguém na minha idade já ganhar o suficiente pra conseguir investir
  2. A maioria tá fazendo m*rda com o dinheiro 🤣

Mas queria aproveitar esse espaço para perguntar pra vocês, pessoas mais experientes haha: Que conselho vocês dariam para um jovem de 22 anos? Vale sobre qualquer área da vida, não só sobre investimentos kkkkkk

1-Estude (melhor investimento em você)

2-Trabalhe (nem que for autônomo com alguns bicos)

3-Tenha metas e objetivos para definir aonde você pretende chegar

4-Näo procrastine

5-Equilibrio   

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Leonardo Barbosa disse:

Uma coisa que tenho reparado nesse pouco tempo de AUVP é que tem poucas pessoas da minha faixa etária. Acredito que isso seja por alguns fatores, mas pra mim os principais são:

  1. É difícil, principalmente no Brasil, alguém na minha idade já ganhar o suficiente pra conseguir investir
  2. A maioria tá fazendo m*rda com o dinheiro 🤣

Mas queria aproveitar esse espaço para perguntar pra vocês, pessoas mais experientes haha: Que conselho vocês dariam para um jovem de 22 anos? Vale sobre qualquer área da vida, não só sobre investimentos kkkkkk

Boa parte você já está na frente se comparado quando eu tinha sua idade.

Se tu tivesse estudado sobre educação financeira e investimentos estaria bem melhor hoje. Você já está fazendo. Parabéns!

Siga estudando, faça os aportes mensais mesmo que pouco (minino 25%) e aumente sua renda com o tempo seja por meio da sua carreira ou empreendendo.😄

  • Brabo 1
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Outra coisa que é legal mencionar..

Ande com pessoas com o objetivo parecido com o seu. Que falam de investimentos, enriquecer, não gastam com bobagem etc.

Se você tem muitos amigos que não ligam pra educação financeira e acham bobagem o que você está tentando alcançar você vai se frustrar.

Busque amizades que tem o propósito parecido de enriquecer investir etc, por exemplo fazendo amizades aqui na comunidade, indo em eventos, até mesmo no trabalho buscando conversar com as pessoas que também tem a mesma ideia.

Eu comecei a trabalhar com 15 anos como jovem aprendiz num departamento de engenharia e todos os colegas de trabalho me influenciaram a ter a carreira que tenho hoje. Não fui bem quanto a educação financeira pois não tinha ninguém me influenciando quanto a isso e também não estudei sobre na época, mas evolui bastante profissionalmente o que me ajudou a hoje ter um salário maior.

Uma dica legal também que vai te ajudar a ganhar mais independente da sua profissão: estude inglês. Quem não fala inglês hoje em dia está no mundo das cavernas e não vai crescer o suficiente em qualquer mercado. Mesmo que na sua profissão não utilize o inglês diretamente utiliza indiretamente pois você sempre pode ler algum artigo ou fazer alguma pesquisa em inglês até tem muito mais conteúdo.

Tenho vários amigos que tive a chance de indicar pra trabalhar aqui na Holanda e são ótimos mas o não falar inglês travou eles por exemplo.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Leonardo Barbosa disse:

Uma coisa que tenho reparado nesse pouco tempo de AUVP é que tem poucas pessoas da minha faixa etária. Acredito que isso seja por alguns fatores, mas pra mim os principais são:

  1. É difícil, principalmente no Brasil, alguém na minha idade já ganhar o suficiente pra conseguir investir
  2. A maioria tá fazendo m*rda com o dinheiro 🤣

Mas queria aproveitar esse espaço para perguntar pra vocês, pessoas mais experientes haha: Que conselho vocês dariam para um jovem de 22 anos? Vale sobre qualquer área da vida, não só sobre investimentos kkkkkk

Tenho 21, mas tenho um conselho que meu professor me falou antes de finalizar o ensino médio, antes de entra em uma faculdade, busque mais informação na aérea, se de trabalhe nela, e veja se realmente é oque você quer, muitos dos meus amigos estão fazendo faculdade nesse momento, outros que são mais velhos reclama que só perderam dinheiro com a faculdade, pois não tem vaga na aérea dele.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho apenas 29 anos, estou longe de ser voz da experiência para qualquer pessoa, mas vamos a alguns pitacos que hoje tenho como minha verdade, mas que no próximo ano, capaz que já mude algo, estamos sempre aprendendo:

- Você tem 22 anos, já tem idade suficiente para não se guiar pela internet por dicas de vida de quem você nem conhece. Cuidado kkkk

- Não seja reclamão. Não ache que seus pais/irmãos/parente/amigo te devem algo. Não alimente esse sentimento dentro de si, isso levará a uma vida cheia de rancor. 

- Cuide de você, aprenda a gostar de você. Encontre algum exercício físico que você curta, qualquer que seja. Durma bem, não troque o dia pela noite, se possível. Coma decentemente. Por mais simples que pareça, são coisas difíceis de serem feitas diariamente. As pessoas menosprezam demais essa parte fisiológica do corpo humano. Com isso ajustado, as demais coisas vão ficando mais fáceis (estudar, trabalhar, se relacionar...) você se torna uma pessoa mais bonita, mais confiante, mais enérgica. Foi a forma que eu encontrei de aprender a gostar de mim mesmo.

- Entender que estudar é para o resto da vida. Isso não acaba quando você sai da faculdade. Procure estudar, não necessariamente sempre dentro da sua área, mas estude coisas que você possa colocar em prática, "seja um fazedor, o mundo está cheio de aprendedores".

- Trabalhe, trabalhe, não tenha medo de trabalhar (dispensa comentários, de onde virão seus aportes? kkkk)

- Cuide com zelo dos frutos do seu trabalho. Cuide do seu dinheiro (aqui dentro você saberá como).

- Nada contra quem odeia casamento kkkk, mas encontre alguém legal para compartilhar a vida (vejo essa como a decisão mais importante na vida de alguém. Quem você escolherá para dividir a sua vida).

 

- Cultive bons relacionamentos pessoais, isso influenciará muito o ambiente que você estará inserido. Influenciará todas as demais coisas que eu relatei acima. Deixarei uma pesquisa bem interessante que diz que o mais prediz felicidade na vida de alguém são os seus relacionamento pessoais. Vale a leitura. (deixei abaixo, pois caiu no bloqueio).
 

Editado por Raphael McLovin
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Andre Gomes disse:

Grande Leonardo,

Durante um tempo estive na categoria 2 aí.....

Mas posso te dizer que a principal vantagem vc já tem: está começando cedo e tem consciência disso. Está se informando e espera-se que não faça merda com dinheiro.

Então o que posso te dizer é que trace a sua estratégia e permaneça firme nela, reavalie de tempos em tempos pra entender se está feliz com os resultados.  Siga os conselhos que já foram dados aqui, invista 25% do que ganha, foque na sua carreira ou empreendimento, mas tenha qualidade vida.

Meu maior problema não foi ter começado a investir errado, foi ter começado tarde. O tempo é um grande aliado.  A maioria das pessoas aqui não tem a sua idade porque só percebem isso tarde demais, acreditam que têm muito tempo pra pensar no futuro, que a juventude garante que tudo vai dar certo.

Meu conselho é começar logo, errar cedo e aprender logo. Errando cedo e aprendendo vc deixa de errar e coloca sua vida em um rumo que tenderá sempre para alcançar a sua meta.

Abs!!! aproveite a juventude pensando no futuro!

Valeu pelas palavras Andre!

Ainda estou começando minha vida de investidor, terminei minha reserva de emergência agora. Estou levando os aprendizados da AUVP muito a sério para conseguir montar minha carteira da melhor forma e garantir um futuro confortável não só para mim, mas também para os meus pais que não possuem conhecimento sobre investimentos. Estou aqui por mim e por eles.

Seguirei firme e forte! 💪

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

56 minutes ago, Barbara disse:

Falando sério aqui. Vc tá na época de fazer merda, então faça! Juro q é um conselho sério. Aproveita rapaz. Só tenha cabeça pra não fazer um filho sem planejamento, arrumar uma doença grave, ser preso ou acabar com a sua vida financeira. Estude, se esforce no trabalho, invista 25% no mínimo e torre o resto. Cuide da saúde pelo menos pra não morrer tão cedo. Não use seu réu primário. Não case cedo. E vá curtir a vida! Cada dia q passa é menos um dia! Lembre-se disso! 😘

Não use seu réu primário foi ótimo 😂😂😂

Obrigado Barbara! Hoje eu tento viver uma vida bem equilibrada, me dedicando muito aos estudos e ao trabalho durante a semana e aproveitando os fins de semana.

Não nasci em berço de ouro, então levo muito a sério cuidar da minha vida financeira e me dedicar aos estudos. Pra quem não nasceu herdeiro é sempre mais difícil hahaha

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Leonardo Barbosa disse:

Não use seu réu primário foi ótimo 😂😂😂

Obrigado Barbara! Hoje eu tento viver uma vida bem equilibrada, me dedicando muito aos estudos e ao trabalho durante a semana e aproveitando os fins de semana.

Não nasci em berço de ouro, então levo muito a sério cuidar da minha vida financeira e me dedicar aos estudos. Pra quem não nasceu herdeiro é sempre mais difícil hahaha

E tu acha q eu nasci??? 😂😂😂 já cansei de fazer consignado pra viajar. Não recomendo! Mas o tempo passa, foi só isso q quis dizer. Se dedique sim, mas tire um tempinho pra vc, seu eu do futuro agradecerá 😊

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

29 minutes ago, Marlon De Sena disse:

Outra coisa que é legal mencionar..

Ande com pessoas com o objetivo parecido com o seu. Que falam de investimentos, enriquecer, não gastam com bobagem etc.

Se você tem muitos amigos que não ligam pra educação financeira e acham bobagem o que você está tentando alcançar você vai se frustrar.

Busque amizades que tem o propósito parecido de enriquecer investir etc, por exemplo fazendo amizades aqui na comunidade, indo em eventos, até mesmo no trabalho buscando conversar com as pessoas que também tem a mesma ideia.

Eu comecei a trabalhar com 15 anos como jovem aprendiz num departamento de engenharia e todos os colegas de trabalho me influenciaram a ter a carreira que tenho hoje. Não fui bem quanto a educação financeira pois não tinha ninguém me influenciando quanto a isso e também não estudei sobre na época, mas evolui bastante profissionalmente o que me ajudou a hoje ter um salário maior.

Uma dica legal também que vai te ajudar a ganhar mais independente da sua profissão: estude inglês. Quem não fala inglês hoje em dia está no mundo das cavernas e não vai crescer o suficiente em qualquer mercado. Mesmo que na sua profissão não utilize o inglês diretamente utiliza indiretamente pois você sempre pode ler algum artigo ou fazer alguma pesquisa em inglês até tem muito mais conteúdo.

Tenho vários amigos que tive a chance de indicar pra trabalhar aqui na Holanda e são ótimos mas o não falar inglês travou eles por exemplo.

Po cara, esses seus conselhos são muito valiosos!

Eu sempre achei besteira esse negócio de ter que andar com as pessoas certas, que só quem não tem cabeça é influenciado, mas desde que comecei a fazer isso na prática eu passei a enxergar a p*ta diferença que isso faz.

Também comecei trabalhando como aprendiz, ganhava 400 reais, mas em 2021 eu consegui me formar na faculdade (fiz análise e desenvolvimento de sistemas) e logo em seguida arrumei um emprego na área como desenvolvedor 🙏.

Sobre o inglês, pra mim é importantíssimo. Estou tendo outras prioridades de estudos no momento, mas  pretendo me dedicar a ficar fluente, na minha área é importantíssimo. Inclusive, se você tiver alguma dica pra compartilhar em relação aos estudos do idioma, estou super aberto!

Muito obrigado pelas palavras!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...