Jump to content
  • 1

XPML11 e outros FII de shopping com alta alavancagem


Lucas Afonso Kremer

Pergunta

Boa tarde pessoal,

Contexto:

Estive analisando FII de shopping nos últimos dias e gostei bastante do VISC11 e XPML11. O único ponto em ambos é a taxa de alavancagem que hoje se encontra em 22% e 27% respectivamente. Para ambos os casos o rendimento e as cotas continuam evoluindo.

Analisando outros FII de shopping, como o HSML11 possui 38% de alavancagem (bem além do meu limite máximo).

Perguntas:

1° - Neste segmento é normal tanta alavancagem? Vi que desde antes da pandemia isso já rolava...
2° - Um sinal de alerta então seria caso esta alavancagem comece a subtrair o rendimento dos cotistas? Qual tolerância vocês tem utilizado?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Lucas Afonso Kremer disse:

Boa tarde pessoal,

Contexto:

Estive analisando FII de shopping nos últimos dias e gostei bastante do VISC11 e XPML11. O único ponto em ambos é a taxa de alavancagem que hoje se encontra em 22% e 27% respectivamente. Para ambos os casos o rendimento e as cotas continuam evoluindo.

Analisando outros FII de shopping, como o HSML11 possui 38% de alavancagem (bem além do meu limite máximo).

Perguntas:

1° - Neste segmento é normal tanta alavancagem? Vi que desde antes da pandemia isso já rolava...
2° - Um sinal de alerta então seria caso esta alavancagem comece a subtrair o rendimento dos cotistas? Qual tolerância vocês tem utilizado?

Não sei te garantir, o ideal é comparar com as maiores/melhores do setor. Eu particularmente gosto tanto de VISC11 como XPML11.  XPML11 não tenho em carteira, se eu fosse colocar mais um FIIs de Shoppings em carteira, provavelmente seria ele. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Lucas Afonso Kremer disse:

Boa tarde pessoal,

Contexto:

Estive analisando FII de shopping nos últimos dias e gostei bastante do VISC11 e XPML11. O único ponto em ambos é a taxa de alavancagem que hoje se encontra em 22% e 27% respectivamente. Para ambos os casos o rendimento e as cotas continuam evoluindo.

Analisando outros FII de shopping, como o HSML11 possui 38% de alavancagem (bem além do meu limite máximo).

Perguntas:

1° - Neste segmento é normal tanta alavancagem? Vi que desde antes da pandemia isso já rolava...
2° - Um sinal de alerta então seria caso esta alavancagem comece a subtrair o rendimento dos cotistas? Qual tolerância vocês tem utilizado?

tem fato relevante hoje do XPML11

https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=486283&cvm=true fator de proporção para subscrição de Novas Cotas equivalente a 0,18170292282

novas emissões

 

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

em relação a alavancagem:

No caso de fundos imobiliários, a alavancagem é feita por meio de uma operação de securitização. Uma instituição desse tipo é envolvida na transação para “empacotar” os recebimentos que só se dariam no futuro.

Assim, o fundo antecipa esses recebimentos e passa a operar com esse capital, colocando o patrimônio do FII em garantia para o caso de algo não sair conforme o planejado.

Afinal de contas, é o aluguel a ser recebido que está sendo adiantado. Se ele não for pago ou se os inquilinos forem embora, haverá problemas de liquidez.

Tudo isso é feito por meio de um instrumento conhecido como CRI, o certificado de recebível imobiliário.

Naturalmente, é preciso avaliar os riscos presentes na operação de alavancagem de um fundo imobiliário. Não é recomendável aplicar recursos em um FII dessa categoria sem um bom estudo prévio.

Dessa forma, deve-se iniciar conhecendo os ativos que o fundo possui. Para ter a mínima garantia de continuidade do pagamento dos aluguéis futuros, é preciso saber se o fundo tem bons ativos em carteira.

Também é igualmente importante verificar a qualidade dos inquilinos e tempo de contrato. Afinal de contas, serão eles que bancarão o fluxo de recebíveis comprometidos com a emissão do CRI.

Tudo isso engloba o que chamamos de risco do emissor. Essas variáveis dirão se o fundo em questão e o certificado emitido são de confiança.

Essa análise é extremamente necessária, visto que se trata de uma operação de médio e longo prazo. Normalmente os prazos de locação dos imóveis de um FII são de décadas e os CRIs tem vencimento entre 2 e 5 anos.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite pessoal,

Agradeço as respostas, mas minha dúvida ainda está unicamente na alavancagem, já que este FII passou em todas as minhas análises como:

Quantidade de imóveis
Multi inquilino
Renda recorrente nos últimos anos
Taxas de administração e performance
Prazo do fundo
IPO
% de ativos em imóveis
% de renda de um inquilino
Gestora
Tipo de gestão
Quantidade de administradoras
Vacância física e financeira
DIY
PVP
Liquidez
Tipo de contrato
Número de cotista
Performace se comparada com algum índice por exemplo IFIX
Alavancagem

Com base em todas estas análises e sendo positivas, o FII entra no meu diagrama do cerrado, mas ainda fiquei na dúvida:

1° - Neste segmento (shopping) é normal tanta alavancagem? Vi que desde antes da pandemia isso já rolava...
2° - Um sinal de alerta então seria caso esta alavancagem comece a subtrair o rendimento dos cotistas? Qual tolerância vocês tem utilizado?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Lucas

Atualmente todos os fundos de Shooping estão com alavancagem, o HGBS11 que era o único fundo sem alavancagem, adquiriu um novo prédio e emitiu CRI pra fazer essa aquisição, pois o cenário nos últimos anos foi desfavorável para o setor... sendo assim dificilmente conseguiria fazer uma nova emissão de cotas para comprar esse ativo...

Na minha visão, se o ativo der mais retorno que o pagamento da divida, é uma boa, se começar a comer os rendimentos... é furada...

eu particularmente não gosto de alavancagem em fundo de tijolo... pq se eu quisesse papel, comprava um fundo de papel
e no final o valor patrimonial real, é necessário deduzir do VP a dividas...

 

PS: quando falo "todos" e "único" falo de uma maneira geral... de maneira figurativa

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia!
Gostaria de pegar o gancho do Lucas nesse assunto porque a alavancagem neste tipo de fundos é algo que me preocupa também e está me prendendo de investir neles por enquanto.

Parece que na comunidade tanto XPML11 como VISC11 gostam bastante. Ambos estão bem alavancados, porém não chega no 30% do Valor Patrimonial o que entendi de alguns analistas que é o aceitável (alavancagem < 30% é o aceitável)

Mas me preocupa um assunto específico do XPML11 que não consigo interpretar.
É um fundo que históricamente vem aumentando os dividendos desde 0,50 até o R$0,9 - R$1 atual de hoje.

Porém, no último relatório gerencial que tenho olhado, percebi que as obrigações irão aumentando nos próximos anos de forma importante (deixo gráfica aqui)

1506148844_Capturadepantalla2024-01-30alas10_56_38.png.1fc65f4fff2981dbfbb47e548b5a1866.png

O que eu não consigo entender nem ver no relatório é como o fundo vai poder "garantir" dividendos pelo menos no nível atual quando a dívida so vai ir aumentando cada vez mais. Sei que a dívida é por adquisição de novos ativos que teóricamente vão gerar novas rendas mas é justamente esse match que eu não consigo ver no relatório.


Se alguém mais experiente pudesse dar alguma orientação sobre isso eu ficaria súper agradecido!!!

 

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...