Jump to content

Investir para os Filhos - por onde começar


Recommended Posts

Estou no início dos Módulo 3, mas uma certeza que os módulos 1 e 2 me deram é que preciso começar a investir pelas minhas filhas (13 e 7 anos), para que tenham uma vida de liberdade no futuro e romper as amarras do nosso sistema financeiro. Consigo aporte de 300,00 pra cada uma, por mês. Já abri conta digital infantil para elas e já estou em processo de abertura de conta na corretora. Por onde começo?????

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde. Caso eu decidisse realizar investimentos para minha filha, eu faria da seguinte forma. Se for pensando em uma carteira previdenciaria investiria em ativos de renda variavel com potencial de valorização. Pq o que ela tem a seu favor é o tempo. 

Para investimentos com data marcada, como uma faculdade por exemplo, colocaria em renda fixa indexados ao ipca.

Contudo, não colocaria estes investimentos no nome dela, ja que a partir dos 18 ela teria acesso total e irrestrito a estes investimentos, voce querendo ou não. Sabemos que por melhor que eduquemos nossos filhos, a fase da adolescencia é uma fase complicada. Uma birra em querer sair de casa que poderia acabar com uma simples conversa e desistencia por falta de recursos pode mudar completamente o rumo para um adolescente que tenha em mãos alguns milhares de reais a disposição. Alem do fato de que faz parte do aprendizado eles construirem o proprio caminho e o proprio patrimonio.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

42 minutes ago, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

Estou no início dos Módulo 3, mas uma certeza que os módulos 1 e 2 me deram é que preciso começar a investir pelas minhas filhas (13 e 7 anos), para que tenham uma vida de liberdade no futuro e romper as amarras do nosso sistema financeiro. Consigo aporte de 300,00 pra cada uma, por mês. Já abri conta digital infantil para elas e já estou em processo de abertura de conta na corretora. Por onde começo?????

Você já tem conta na IsaEx? Na IsaEx tem uma opção de criar subcontas, ai você criaria um subconta para ambas, ou até pode fazer junto para facilitar. Investiria normalmente igual a sua carteira, podendo focar mais em ações focada em valor, já que eles vão ter mais tempo para estar vivendo de renda, mas para facilitar, pode até replicar os ativos da sua carteira. Ai lá na frente, se você quiser passar os ativos para ela, ou repassar a renda que essa carteira esta gerando para elas, fica critério seu. Como o @Adriano Luiz Odahara Umemura comentou, não acho uma boa ideia deixar um patrimônio interessante no nome deles, porque quando elas forem maior, vão poder fazer o que quiser com o dinheiro sem o seu consentimento. Eu espero dar uma boa criação para os meus filhos quando eu tiver, mas não vou deixar nenhum patrimônio no nome deles não!

Segue o link do video para ajudar.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Adriano e Danilo, sim, já tenho conta na ISAEx... vou ver como cria essas sbcontas. Pode ser interessante. Eu não acho que tenho que me preocupar com o que elas vão fazer quando maiores de idade. Preciso educá-las agora. Eu mesmo, aos 19 anos saí de casa para trabalhar e nunca mais voltei. A partir dalí, a vida passou a ser minha. Todos meus erros, arquei com as consequências. Mas se elas podem largar de um ponto de partida mais avançao, acho que vale a pena. E já vou ensinando a elas como investir. Sem falar que, quando da nossa falta, o Governo destrói nosso patrimônio com Impostos sobre herança. O que tiver no nome delas, não haverá cobrança. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

Adriano e Danilo, sim, já tenho conta na ISAEx... vou ver como cria essas sbcontas. Pode ser interessante. Eu não acho que tenho que me preocupar com o que elas vão fazer quando maiores de idade. Preciso educá-las agora. Eu mesmo, aos 19 anos saí de casa para trabalhar e nunca mais voltei. A partir dalí, a vida passou a ser minha. Todos meus erros, arquei com as consequências. Mas se elas podem largar de um ponto de partida mais avançao, acho que vale a pena. E já vou ensinando a elas como investir. Sem falar que, quando da nossa falta, o Governo destrói nosso patrimônio com Impostos sobre herança. O que tiver no nome delas, não haverá cobrança. 

Aham, mas sempre tem o risco, a gente sempre tem que torcer pelo melhor e esperar pelo pior. Eu ainda não sei como vai ser a criação dos meus filhos, espero fazer o melhor, mas a ideia de deixar esse patrimônio a disposição deles sem nenhum esforço, talvez não seja a melhor opção. 

O video segue bloqueado, se quiser procurar no YouTube pesquise por Como criar uma carteira de investimento para seu filho Investidor Sardinha.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

Adriano e Danilo, sim, já tenho conta na ISAEx... vou ver como cria essas sbcontas. Pode ser interessante. Eu não acho que tenho que me preocupar com o que elas vão fazer quando maiores de idade. Preciso educá-las agora. Eu mesmo, aos 19 anos saí de casa para trabalhar e nunca mais voltei. A partir dalí, a vida passou a ser minha. Todos meus erros, arquei com as consequências. Mas se elas podem largar de um ponto de partida mais avançao, acho que vale a pena. E já vou ensinando a elas como investir. Sem falar que, quando da nossa falta, o Governo destrói nosso patrimônio com Impostos sobre herança. O que tiver no nome delas, não haverá cobrança. 

Invista na educação financeira delas.

Não faça carteira no nome delas, adolescente faz merda, e o tamanho da merda é proporcional ao dinheiro que você tem. 

Se voce bater de carro,.se sair para beber, se consumir drogas, fugir de casa, a quantidade de vezes e o tempo fazendo isso vai de quanto você pode gastar.

Pensa além de você, seus parentes, irmãos, sobrinhos, o q teria acontecido na adolescência, nas vezes que aprontaram se tivessem mais grana para torrar?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...