Jump to content

Energia solar vs Investimento


Recommended Posts

Bom dia colegas.

Sabemos do potencial da microgeração com energia solar como forma de economia, estou em fase de implantação em minha residência, mas queria pensar nela como investimento. Então fiz algumas simulações e queria expor, e se alguém se interessar dar sua opinião se meu pensamento é o correto. Seguem os cenários que simulei, tomando como base um tempo de 10 anos, meu consumo médio, o reajuste anual do valor do KWh (10%) e investimento da usina no valor de R$ 15.000,00:

#1 Não fazer a usina e seguir pagando à concessionária.

Resultado: -69,925,45

#2 Fazer a usina e acumular a economia.

Resultado: -26.652.77 (equip + instalação + tx minima energia), mas como se deixou de pagar 69,925,45, resulta numa economia e resultado de +43.272,00

#3 Não fazer a usina e investir o dinheiro em uma aplicação hipotética, que pague os custos de energia (-69.925) e faça sobrar os mesmos 43.272,00.

Resultado: para isto deveria se aplicar os R$ 15.000,00 e ao final de 10 anos ter o valor de 113.211,00, que abatido o valor da concessionário no perído, resultasse nos 43.272. Logo esta aplicação hipotética deveria render a pequena taxa de 22,6% a.a🙄

 

Minha pergunta: Posso considerar microgeração em energia solar um investimento? eu já respondo que sim, mas eu posso considerar a microgeração em energia solar um investimento que rende 22,6% a.a., como tentei explanar na comparação do cenário 2 com o cenário 3?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

17 minutes ago, Carlos Bastos disse:

Bom dia colegas.

Sabemos do potencial da microgeração com energia solar como forma de economia, estou em fase de implantação em minha residência, mas queria pensar nela como investimento. Então fiz algumas simulações e queria expor, e se alguém se interessar dar sua opinião se meu pensamento é o correto. Seguem os cenários que simulei, tomando como base um tempo de 10 anos, meu consumo médio, o reajuste anual do valor do KWh (10%) e investimento da usina no valor de R$ 15.000,00:

#1 Não fazer a usina e seguir pagando à concessionária.

Resultado: -69,925,45

#2 Fazer a usina e acumular a economia.

Resultado: -26.652.77 (equip + instalação + tx minima energia), mas como se deixou de pagar 69,925,45, resulta numa economia e resultado de +43.272,00

#3 Não fazer a usina e investir o dinheiro em uma aplicação hipotética, que pague os custos de energia (-69.925) e faça sobrar os mesmos 43.272,00.

Resultado: para isto deveria se aplicar os R$ 15.000,00 e ao final de 10 anos ter o valor de 113.211,00, que abatido o valor da concessionário no perído, resultasse nos 43.272. Logo esta aplicação hipotética deveria render a pequena taxa de 22,6% a.a🙄

 

Minha pergunta: Posso considerar microgeração em energia solar um investimento? eu já respondo que sim, mas eu posso considerar a microgeração em energia solar um investimento que rende 22,6% a.a., como tentei explanar na comparação do cenário 2 com o cenário 3?

Sim pode considerar um investimento, apenas "o rendimento" que você esta distorcendo um pouco.

Matematicamente ate faria sentido, com pequenos ajuste, custos extras de limpeza e manutenção.

Mas sua conta por mês é mais de 500 reais? E os Kw que esta gerando correspondem a esse valor atualmente? Apenas com 15,000 reais, foi uma boa negociação.

Nao esta sobrando 43k, na verdade você esta pagando 26k, entao os 15k nao estao gerando 43k, não é um rendimento, você esta apenas perdendo menos.

Para sobrar os 43k , voce teria que ter os 69k iniciais, entao seria 69k+15k=84k para render 113k, ou seja 34% em 10 anos, 0,3% ao mês.

Editado por Ricardo Ochoa
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu considerei os 10 anos, por teoricamente não ter custo de manutenção no periodo.

Se eu tenho que usar energia elétrica de qualquer forma, então eu tenho os 69k.

Minha conta é em média R$350 hoje, o sistema que estou comprando supri essa necessidade e contempla a geração do excedente (médio) para que possamos usar um pouco acima do patamar atual, realmente 15K já instalado e homologado está com um preço diferenciado. 

1 hour ago, Ricardo Ochoa disse:

Nao esta sobrando 43k, na verdade você esta pagando 26k, entao os 15k nao estao gerando 43k, não é um rendimento, você esta apenas perdendo menos.

Já eu acho que sim, os 15 estariam gerando os 43, pois se não fossem os 15 teria um débito de 69.

Acho uma interpretação ambigua, acho que o fato de eu estar perdendo menos pode ser considerado um rendimento mais garantido e seguro do que uma aplicação (genérica), pois está no meu poder fazer os aportes da economia gerada pelo sistema.

Mas @Ricardo Ochoa, lê direitinho minha hipótese 3.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutes ago, Carlos Bastos disse:

Eu considerei os 10 anos, por teoricamente não ter custo de manutenção no periodo.

Se eu tenho que usar energia elétrica de qualquer forma, então eu tenho os 69k.

Minha conta é em média R$350 hoje, o sistema que estou comprando supri essa necessidade e contempla a geração do excedente (médio) para que possamos usar um pouco acima do patamar atual, realmente 15K já instalado e homologado está com um preço diferenciado. 

Já eu acho que sim, os 15 estariam gerando os 43, pois se não fossem os 15 teria um débito de 69.

Acho uma interpretação ambigua, acho que o fato de eu estar perdendo menos pode ser considerado um rendimento mais garantido e seguro do que uma aplicação (genérica), pois está no meu poder fazer os aportes da economia gerada pelo sistema.

Mas @Ricardo Ochoa, lê direitinho minha hipótese 3.

Justamente, vc quer que pague 69 e ainda deixe 43, sendo que os 43 era inicialmente abatido dos 69 para ficar devendo apenas 26

você está contando cómo se a energia solar pagasse os 69 da conta e deixasse 43 no seu bolso = 113

Editado por Ricardo Ochoa
Link para compartilhar
Share on other sites

@Carlos Bastos parabéns pela comparação e bacana ver que esta avaliando alternativas para energia …

nos termos de sua análise e acho que entendi seu racional (so não entendi os 15 mil usados como investimentos para fazer o comparativo) , mas entendi a ideia em si …

de fato você vai estar fazendo um investimento que vai ajudar a diminuir a quantidade de passivos (qtde de dinheiro que você vai gastar com energia em seu custo fixo ) mas acho que a comparação em querer dizer que é um investimento de 22% a a fica meio irreal e até sem sentido …  o projeto em si da usina é bom ? Sim ,ponto acho q deve focar nisso !

é quase que querer investir em renda fixa e comparar com índice Ibov 

o post que o @Ricardo Ochoa indicou acima tem ótimos relatos sobre o tema …

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

quase que querer investir em renda fixa e comparar com índice Ibov 

Rsrsrs, sim, por aí, tem que comparar lé com cré.

 

Deixa eu explicar minha viagem. O cenário 3 é uma hipótese. Digamos que eu tivesse um investimento tão bom que me fizesse balançar entre investir esses 15k nesta aplicação hipotética ou na energia solar. Mas eu dependo da energia e vou paga-la de qualquer forma para a concessionária enquanto invisto meus 15k nesta pirâmide, ops, aplicação, que me renderá 22aa. O resultado obtido ao final dos 10 anos seria 113k, que abatido dos 70k que eu pagaria a concessionária do mesmo jeito sobraria 43k.

 

Então me raciocinio é o seguinte, se você dispor de grana e telhado pra montar sua usina, faça, pois vc vai estar ganhando dinheiro, se você dispoe da grana e de telhado e não quer fazer sua usina, então pra ter o mesmo resultado teria que investir seu dinheiro numa mega aplicação.

 

É viagem? é, é abstração? Com certeza. Mas foi uma boa forma de me mostrar que vale a pena.

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Bastos disse:

Não, tu entendeu errado, estou dizendo que pra eu ter o mesmo resultado da hipótese 2 (economia), sem contratar energia solar e continuando a usufruir de energia elétrica, teria que investir os 15k em uma aplicação que pagasse 22% aa.

 

  • #1 Não fazer a usina e seguir pagando à concessionária. Resultado: -69,925,45
  • #2 Fazer a usina e acumular a economia. Resultado: -26.652.77 (equip + instalação + tx minima energia), mas como se deixou de pagar 69,925,45, resulta numa economia e resultado de +43.272,00
  • #3 Não fazer a usina e investir o dinheiro em uma aplicação hipotética, que pague os custos de energia (-69.925) e faça sobrar os mesmos 43.272,00. Mas o seu investimento de 15k nunca pagou os 69k, pagou apenas 43k, agora voce quer que pague tudo (43+26) e ainda sobre 43k, ou seja que gere 43k duas vezes e pague os 26k que faltou no item 1. 43+43+26=112.

 

image.png.aa17e0f859551665a506dafd58fc03ad.png

Link para compartilhar
Share on other sites

Pronto meu amigo @Ricardo Ochoa, concordo com você que estou errado.

No cenário hipotético considerei que os 70K da energia consumida e seria paga à concessionária à vista apenas no final dos 10 anos. Sendo ela paga mensalmente, meus 15 k aplicados mesmo que a 22% ao ano acabariam no mês 56 e no final eu teria um prejuízo de 44k. 

Ou seja, não tem ginástica mental certa. mas valeu ai o exercício e sua atenção.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...