Jump to content

Aula 07 - Previdência Privada (Dúvida) - Módulo 2


Recommended Posts

Boa tarde galera, tudo bem com vocês?

Bom, não tenho previdência privada, mas gostaria de entender especificamente essa parte da aula. 

Quando o Raul fala sobre a PGBL, ele menciona ser mais interessante para quem faz a declaração completa do I.R, pois ele acaba sendo recolhido somente no final. Até entendo a ideia de Juros Compostos, mas não compreendi bem o como é aplicado para esse caso,  de forma que não compreendi o porquê, necessariamente, é mais interessante. 

Se alguém puder dar um auxílio aqui, agradeço.

Link para compartilhar
Share on other sites

17 minutes ago, Micael Neves Gabriel disse:

Boa tarde galera, tudo bem com vocês?

Bom, não tenho previdência privada, mas gostaria de entender especificamente essa parte da aula. 

Quando o Raul fala sobre a PGBL, ele menciona ser mais interessante para quem faz a declaração completa do I.R, pois ele acaba sendo recolhido somente no final. Até entendo a ideia de Juros Compostos, mas não compreendi bem o como é aplicado para esse caso,  de forma que não compreendi o porquê, necessariamente, é mais interessante. 

Se alguém puder dar um auxílio aqui, agradeço.

Boa tarde. A vantagem do PGBL seria do abatimento de 12% em cima do IR para quem faz a declaração completa. Em relaçnao aos juros compostos ele somente citou que investimentos que fazem o resgate do IR no final geram mais juros compostos.

Por exemplo, em uma renda fixa que paga juros semestralmente, a cada pagamento de juros é descontando o valor do IR. Sendo assim, esse valor descontado não esta fazendo parte do montante que poderia estar gerando os juros ate o final do vencimento.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Micael Neves Gabriel disse:

Boa tarde galera, tudo bem com vocês?

Bom, não tenho previdência privada, mas gostaria de entender especificamente essa parte da aula. 

Quando o Raul fala sobre a PGBL, ele menciona ser mais interessante para quem faz a declaração completa do I.R, pois ele acaba sendo recolhido somente no final. Até entendo a ideia de Juros Compostos, mas não compreendi bem o como é aplicado para esse caso,  de forma que não compreendi o porquê, necessariamente, é mais interessante. 

Se alguém puder dar um auxílio aqui, agradeço.

a vantagem estaria na dedução do imposto a pagar. vou colocar alguns exemplos, que fica mais fácil de entender porque teria vantagem.

 

Exemplo 1

Aplicando o limite de 12% do salario, você deixa de pagar a sua alíquota vezes os 12%. Se  a renda bruta anual for 200k, 12% deria 24k, sua aliquota seria 27,5%, entao vai "deixar de pagar" 0,275 x 24k = 6,6k de IR.

 

image.png.774300670e35fbb296f52ca1d0e2e6d2.png

seja qual for o detalhe da declaração, a vantagem vai ser 6600 reais, veja nesse exemplo considerando INSS, gastos com saúde, etc.

image.jpeg.400da9c8f75f36e1a9040343a50c8492.jpeg

 

se o salario for a metade, mantendo os 12% de aporte, o beneficio vai para 3300 reais

rendimento-anual.webp.7c63cf0a98e19837d118eb7c4a6f8466.webp

 

 

Exemplo 2, renda mensal de 10k:

20170412-previdencia-01.webp.78148e3436e50734eabcbc4ed8949492.webp   -> 0,275 x 1200 = 330

 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...

Beleza pessoal? Estava dando uma olhada aqui no tópico para entender melhor a respeito do assunto. E me pintou uma curiosidade.

Na opinião de vocês a partir de quanto (renda mensal) vocês acreditem que já valha a pena investir em uma previdência privada, com o único intuito de abater os 12% de IR?

Editado por Áleks Ryan Crisóstomo Machado
Erro ortográfico
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Áleks Ryan Crisóstomo Machado disse:

Beleza pessoal? Estava dando uma olhada aqui no tópico para entender melhor a respeito do assunto. E me pintou uma curiosidade.

Na opinião de vocês a partir de quanto (renda mensal) vocês acreditem que já valha a pena investir em uma previdência privada, com o único intuito de abater os 12% de IR?

Boa tarde @Áleks Ryan Crisóstomo Machado. NO topico de indicação de previdencias eu postei uma explicaçnao de como funciona o beneficio fiscal. Caso queira dar uma olhada

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/11/2023 at 15:54, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Áleks Ryan Crisóstomo Machado. NO topico de indicação de previdencias eu postei uma explicaçnao de como funciona o beneficio fiscal. Caso queira dar uma olhada

 

Muito obrigado @Adriano Umemura! Pelo que entendi a dedução dos 12% do IR é somente sobre o imposto pago em cima da previdência. Ou seja, agora com o curso da AUVP compensaria muito mais eu mesmo investir os recursos ao invés de aportar em uma previdência, não seria? Afinal, pra que eu investiria em uma previdência para abater o imposto se tenho a opção de não pagar imposto algum com outros investimentos, não é kkk - além da maior rentabilidade.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/11/2023 at 15:44, Áleks Ryan Crisóstomo Machado disse:

Beleza pessoal? Estava dando uma olhada aqui no tópico para entender melhor a respeito do assunto. E me pintou uma curiosidade.

Na opinião de vocês a partir de quanto (renda mensal) vocês acreditem que já valha a pena investir em uma previdência privada, com o único intuito de abater os 12% de IR?

Acredito que, a partir do momento em você tem renda tributável e faz a declaração completa, já vale a pena fazer aportes em previdência na modalidade PGBL. Reduzir em até 12% a sua renda tributável significa pagar menos imposto no momento presente, o que por consequência permite que você utilize o dinheiro do imposto para investir em outras modalidades (cujo rendimento pode até mesmo ser isento de IR). No final, é uma forma de maximizar os ganhos postergando o pagamento do imposto.

On 28/11/2023 at 22:14, Áleks Ryan Crisóstomo Machado disse:

Muito obrigado @Adriano Umemura! Pelo que entendi a dedução dos 12% do IR é somente sobre o imposto pago em cima da previdência. Ou seja, agora com o curso da AUVP compensaria muito mais eu mesmo investir os recursos ao invés de aportar em uma previdência, não seria? Afinal, pra que eu investiria em uma previdência para abater o imposto se tenho a opção de não pagar imposto algum com outros investimentos, não é kkk - além da maior rentabilidade.

Apenas corrigindo, a dedução dos 12% é sobre a renda tributável, e não "somente sobre o imposto pago em cima da previdência". Não sei se foi apenas um erro de escrita da sua parte, mas talvez seja interessante reler ou rever a aula pra entender bem os fundamentos. Um abraço!

Editado por Francisco S
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...