Jump to content
  • 0

Marcação a mercado: É isso mesmo?

Alex Rodrigues Plaça

Pergunta

Oi, pessoal! Finalizei o Módulo 3 e queria checar se estou entendendo direito a marcação a mercado. Algum sardinha para ajudar?

DÚVIDA 1: COMO SABER QUAL É O MOMENTO DE VENDER ANTECIPADO? 

Eu preciso que a taxa de mercado ("rentabilidade" do título no mercado) esteja baixa vs a taxa de compra ("rentabilidade" do título no ato da compra), certo? Logo:  

SE A INFLAÇÃO TA LA EMBAIXO e tem um IPCA+ de 20% + IPCA, então eu pego ele quando a inflaçao for começar a subir pq esse título vai ser super valorizado no longo prazo.  

SE A SELIC TA LA EM CIMA e tem um pré-fixado de 13% eu compro ele quando parecer que vai começar a cair a SELIC pq esse título vai ser super valorizado quando a selic estiver baixa.  

Seria isso? 

DÚVIDA 2: se quando o tesouro pré-fixado do ano 2XXX é oferecido na taxa de 7%, sendo que eu contratei 6 meses atrás por 7,6%, a recomendação de vender já está liberada? Pode até ser que se deixar mais tempo vou lucrar mais, mas se já está com a rentabilidade menor então é sinal verde?

Abraços

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
1 minute ago, Alex Rodrigues Plaça disse:

Oi, pessoal! Finalizei o Módulo 3 e queria checar se estou entendendo direito a marcação a mercado. Algum sardinha para ajudar?

Eu preciso que a taxa de mercado ("rentabilidade" do título no mercado) esteja baixa vs a taxa de compra ("rentabilidade" do título no ato da compra), certo? Logo:  

SE A INFLAÇÃO TA LA EMBAIXO e tem um IPCA+ de 20% + IPCA, então eu pego ele quando a inflaçao for começar a subir pq esse título vai ser super valorizado no longo prazo.  

SE A SELIC TA LA EM CIMA e tem um pré-fixado de 13% eu compro ele quando parecer que vai começar a cair a SELIC pq esse título vai ser super valorizado quando a selic estiver baixa.  

Seria isso? 

DÚVIDA 2: se quando o tesouro pré-fixado do ano 2XXX é oferecido na taxa de 7%, sendo que eu contratei 6 meses atrás por 7,6%, a recomendação de vender já está liberada? Pode até ser que se deixar mais tempo vou lucrar mais, mas se já está com a rentabilidade menor então é sinal verde?

Abraços

Boa noite, Alex!

Dúvida 1: Já fiz um tópico completo explicando como funciona a marcação a mercado e como saber se vale a pena vender, tenho certeza que vai esclarecer suas dúvidas.

Dúvida 2: Vou fazer a conta considerando um investimento com vencimento em 2029 sem pagamento de cupom, com aplicação dia 01/01/2023 e resgate dia 01/07/2023 (6 meses depois).

Para calcular seu ganho nós utlizamos a Duration modificada, que indica a sensibilidade do preço de um título às alterações nas taxas de juros.

Dm = Duration/(1+i)^t

Dm = 6/1,006^6

Dm = 5,788

Agora, o que significa a Duration modificada? Para cada 1 ponto percentual que a taxa de juros variar, o título sofrerá uma varição de 5,788% na direção oposta. Como a taxa de juros caiu 0,60 p.p., o título apresentará uma valorização de 3,47%. Será que vale a pena trocar a sua rentabilidade de IPCA+7,6% por IPCA+7% por causa de um ganho de 3,47% em 6 meses? Eu acho que não, inclusive, por isso o ideal é escolher títulos mais longos para marcação a mercado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Alex Rodrigues Plaça disse:

Seria isso? 

Abraços

Fala, meu querido! tudo bem?

sobre a dúvida 1, a segunda parte, a da SELIC, tá certinha.
vc faz um préfixado quando a taxa tá alta pra travar essa rentabilidade. Ao longo do tempo, a EXPECTATIVA é que a selic caia, afetando a taxa em cima do seu título.
Se a taxa diminui, o preço do seu título tem que subir, pra que no fim, aplicando anualmente a nova taxa (que está menor)  dê 1k.

na primeira parte, a do IPCA, o que vc tá falando aí na real seria o contrafluxo. nesse caso vc mantém o título a longo prazo pq a rentabilidade tende a ficar mto alta.

entao no exemplo que vc mandou, vamos supor que o IPCA tá 3%. nesse caso vc pegou uma rentabilidade de 23% (20 + 3) a longo prazo.
a tendencia é que esse IPCA suba, certo? entao vai chegar um momento que o IPCA vai chegar, por exemplo a 10%. daí vc vai estar rentabilizando 30% (20 + 10).
isso aí é o contrafluxo e não marcação a mercado.

sobre a dúvida 2, lembra que o título sempre vale 1k no final.
daí vc pegou um título pra uns 4 anos.
se um belo dia vc entrar lá antes disso e ver que o título já está próximo do valor final (1k), daí vc pode fazer o resgate.
ele pode chegar próximo em pouco tempo. depende da taxa.
só lembra que vc paga IR, entao vc tem que calcular quando vc pagaria pra ver se vale a pena. quanto mais cedo vc tira, mais taxa vc paga. 

image.png.4144ecfc1252673b3caebb196010094a.png

• Brabo 3
Link para compartilhar

Convidado
This topic is now closed to further replies.
  • Criar novo...