Jump to content
  • 0

Taxas iguais Vencimentos diferentes

Marlon De Sena

Pergunta

Olá Sardinhas 🐟 

Tenho uma dúvida ao escolher titulos de RF no momento.

Um exemplo, ao encontrar duas LCIs ou LCAs do mesmo banco a 10% pre fixado porém uma pra julho de 2024 e outra pra junho 2027.

Seria mais interessante pegar a mais longa visto que pra 2024 ainda há chance de selic estar alta ou a mais curta pela risco menor pra mesma taxa?

Lembro do Raul ter falado em uma aula pra optar sempre pela mais curta se for a mesma taxa porém pro meio de 2024 não vejo vantagem e pegar uma taxa que fica muito próximo a selic (supondo que em 2024 selic não deve despencar).

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
2 horas atrás, Marlon De Sena disse:

Olá Sardinhas 🐟 

Tenho uma dúvida ao escolher titulos de RF no momento.

Um exemplo, ao encontrar duas LCIs ou LCAs do mesmo banco a 10% pre fixado porém uma pra julho de 2024 e outra pra junho 2027.

Seria mais interessante pegar a mais longa visto que pra 2024 ainda há chance de selic estar alta ou a mais curta pela risco menor pra mesma taxa?

Lembro do Raul ter falado em uma aula pra optar sempre pela mais curta se for a mesma taxa porém pro meio de 2024 não vejo vantagem e pegar uma taxa que fica muito próximo a selic (supondo que em 2024 selic não deve despencar).

Bom dia. Se fosse um título do tesouro, eu optaria pelo de prazo maior, pela facilidade e liquidez para eu me desfazer antecipadamente realizando a marcação a mercado. Como é uma LCI, que apesar de sofrer tbem de marcação vai depender da liquidez para eu resgatar antes do vencimento, eu me sentiria mais confortável no título mais curto. Na minha visão, que pode estar equivocada, eu vejo a função das LCIs exatamente esta, trabalhar em prazos menores devido a ausência de IR.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Bom dia!

Vejo duas situações distintas a depender do seu objetivo:

Caso você considere esta taxa boa, esteja dentro do limite do FGC e, mesmo assim, o banco emissor esteja com bons indicadores, não vejo problema em pegar a taxa mais longa e "travar" um investimento para um prazo maior. Inclusive fiz isso em algumas oportunidades em RF, vejo uma boa maneira de estender um bom rendimento escolhendo um prazo maior.

Caso você acredite que essa taxa não seja assim tão interessante, que possam surgir outras oportunidades melhores num horizonte de prazo menor a depender das suas expectativas, inclusive aproveitando a isenção de IR, ou a instituição esteja num grau de risco um pouco maior mesmo estando coberto pelo FGC, pode ser melhor escolher o prazo menor.

Eu considero esses pontos na escolha do título x taxa x prazo.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...