Jonathan Dos Santos Postado 10 de Julho de 2023 Compartilhar Postado 10 de Julho de 2023 fala sardinhas, tranquilo?? É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Flavio Prado Postado 11 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 11 de Julho de 2023 18 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse: Complicado esquecer o 1k do vencimento, vou tentar te mostrar como a minha humilde mente tá processando. Tanto o prefixado quanto o IPCA+ precisam valer 1k no vencimento, independente da taxa somando e a do período, como IPCA+1% ou prefixado+1%, vamos focar no que importa, o dinheiro, no vencimento ambos precisam valer 1k correto até aqui??! Seguindo @Jonathan Dos Santos vamos tentar esclarecer as suas dúvidas com relação ao Tesouro Direto. O programa do Tesouro Direto foi criado pelo Governo em 2002 e tem como objetivo financiar o Governo com dinheiro privado. O Governo controla tudo. Quais títulos são colocados a venda, quais deixam de ser vendidos, se o mercado está aberto ou fechado para negociação. Além disso, o Governo é o único que pode comprar de volta os títulos do Tesouro Direto, ou seja, não tem como eu vender um título do Tesouro Selic para você. Se eu quiser vender, o Governo é quem vai comprar, e se você quiser comprar, é o Governo que vai vender para você. Como o Programa do Tesouro Direto financia pesadamente o Governo, o Governo tem interesse em manter a liquidez das negociações e portanto é isto que garante que podemos vender os títulos do Tesouro Direto e o Governo vai comprar de imediato. Se o Governo falhar na recompra, o mercado vai perder a confiança na liquidez. O Tesouro Direto tem basicamente 3 tipos de títulos, que seguem: 1) Tesouro Selic: paga 100% da Selic e normalmente tem dois vencimentos sendo negociados. Um mais curto e outro mais longo. O valor dele hoje é de pouco mais de R$13mil e ele tem este valor porquê são R$1mil corrigidos pela Selic lá no passado até hoje. 2) Tesouro IPCA+: paga o IPCA mais um percentual fixo. Este percentual fixo varia todos os dias conforme as expectativas do mercado. A parte fixa vai subindo ou descendo. O título do Tesouro IPCA tem vários vencimentos e cada um deles tem um valor, mas todos eles iniciaram com o valor de R$1mil lá no passado e são corrigidos pelo IPCA até hoje, por este motivo eles valem mais de R$1mil. Quando compramos um título do Tesouro IPCA vamos travar a parte fixa e se levarmos até o vencimento iremos receber o valor que pagamos no dia do aporte corrigido pelo IPCA do dia da compra até o vencimento mais a parte fixa contratada. 3) Tesouro Prefixado: este é o título mais simples de entender e de conseguir ver a marcação a mercado acontecer. Este título vai valer, obrigatoriamente no vencimento, o exato valor de R$1mil, independente de qual será o vencimento comprado. Como não há nenhum índice pós-fixado (Selic ou IPCA) neste título, obrigatoriamente quando formos comprar ele vai valer menos de R$1mil. Quando compramos um título desse tipo, travamos o percentual da rentabilidade, e se levarmos até o vencimento o valor recebido será R$1mil e ele terá necessariamente a rentabilidade que estava no dia da compra. Porém se do dia da compra até o vencimento a rentabilidade oferecida estiver menor que a rentabilidade que você travou na compra, o preço a mercado estará com uma rentabilidade maior que a rentabilidade que você contratou e se você quiser pode vender ganhando uma rentabilidade maior que a que você contratou. E o inverso também é verdadeiro, de depois da sua compra a rentabilidade ofertada subir, significa que o preço vai cair, e se você vender você vai receber um valor com a rentabilidade menor que a que você contratou no dia da compra. Na live de segunda (10/07/2023) o Raul explicou sobre a marcação a mercado usando uma gangorra, onde um lado tem o preço e do outro lado tem a taxa. Espero ter esclarecido. 2 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Cristian Roberto Pastro Postado 12 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 12 de Julho de 2023 Esse link pode te ajudar Não que eu queria terceirizar a minha participação na discussão, mas eles mostram exatamente como o valor do título é calculado. Mas basicamente, seu título IPCA+ vale R$1.000 corrigidos pela inflação desde 15/07/2000. Prefixado não tem data base. É R$1.000 e fim de papo. O tesouro Selic é calculado desde 01/07/2000. Dê uma olhada como para o Tesouro Selic (que praticamente não sofre marcação a mercado), a conta fecha: E "voilá": Tem uma quirerinha de diferença, pois Tesouro Selic ainda varia um pouquinho com marcação a mercado. Mas bem poquinho. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jonathan Dos Santos Postado 14 de Julho de 2023 Author Compartilhar Postado 14 de Julho de 2023 On 11/07/2023 at 17:47, Flavio Prado disse: Quando compramos um título do Tesouro IPCA vamos travar a parte fixa e se levarmos até o vencimento iremos receber o valor que pagamos no dia do aporte corrigido pelo IPCA do dia da compra até o vencimento mais a parte fixa contratada. Se comprar um título inteiro, vamos supor que seja 1500, no vencimento eu não vou ter 1000?! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jonathan Dos Santos Postado 14 de Julho de 2023 Author Compartilhar Postado 14 de Julho de 2023 On 11/07/2023 at 17:47, Flavio Prado disse: Na live de segunda (10/07/2023) o Raul explicou sobre a marcação a mercado usando uma gangorra, onde um lado tem o preço e do outro lado tem a taxa. Espero ter esclarecido. Eu vi essa parte, o Selic e o prefixado eu entendi, o que tá pegando ainda é o IPCA, comprar no valor acima de 1000, pra que no vencimento tenha o poder de 1000, mesmo sendo corrigido pela inflação, acredito que seria interessante comprar ele no valor abaixo de 1k pra quando fosse vender, estivesse 1k como o prefixado. Não consigo entender pk o IPCA eu tenho o poder de compra de 1500, compro um título inteiro, e no vencimento vou ter 1000, em tese -500, estou pagando pra ter mais poder de compra no futuro... Tô vendo assim :( 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jonathan Dos Santos Postado 14 de Julho de 2023 Author Compartilhar Postado 14 de Julho de 2023 On 12/07/2023 at 19:58, Cristian Roberto Pastro disse: Esse link pode te ajudar Amanhã eu vejo com calma no Pc, mas obg pela dica 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 23 de Julho de 2023 Compartilhar Postado 23 de Julho de 2023 On 13/07/2023 at 23:22, Jonathan Dos Santos disse: Se comprar um título inteiro, vamos supor que seja 1500, no vencimento eu não vou ter 1000?! @Jonathan Dos Santos somente o Tesouro Prefixado valerá exatos R$1mill no vencimento, pois você terá comprado por um valor inferior a R$1mil. Para o Tesouro Selic e Tesouro IPCA, o valor do título já está sendo corrigido pela Selic e pelo IPCA, por este motivo eles hoje valem mais que R$1mil. Então se você compra hoje 1 título inteiro do IPCA pelo valor de R$1.500 significa que até a data da compra o título já tem a correção do IPCA e você vai contratar o IPCA+ uma taxa prefixada, e se você levar até o vencimento você terá exatamente IPCA+ a taxa do dia da compra, que certamente será um valor superior os R$1.500 pagos no dia do aporte. Espero ter ajudado. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Evelyn Santos Postado 24 de Julho de 2023 Compartilhar Postado 24 de Julho de 2023 On 09/07/2023 at 23:55, Jonathan Dos Santos disse: fala sardinhas, tranquilo?? É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período? Oi, Jonathan O tesouro IPCA+ é um título pós-fixado indexado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador oficial de inflação no Brasil. A rentabilidade é composta por uma taxa de juros pré-fixada mais a variação do IPCA. Assim, o investidor fica protegido da inflação, pois o valor do título aumenta de acordo com a variação do índice. Isso na teoria, né? Porque sabemos que a inflação real é diferente desse índice que temos, o IPCA. (inclusive se você for ver como é que chegam ao índice, depende de vários fatores como o estilo de consumo, nível econômico e etc). Então a ideia desse título é tentar proteger o investidor, mas claro, não tem como ser perfeito, mas como não temos uma forma de advinhar o futuro, se quer tentar se proteger da desvalorização é com ele que você vai chegar mais perto sem grandes erros. Agora, sobre a questão que você mencionou "É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período?" Não, não é pelo valor final. (Não tem como relacionar o valor final a isso, especialmente no título que possui uma taxa a ser aplicada ainda, que não sabemos qual será, o segredo é esse). 1. Tesouro Selic: É um título pós-fixado cuja rentabilidade está atrelada à taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. O investidor que possui LFT recebe uma remuneração que acompanha a variação diária da Selic. Isso significa que a rentabilidade é próxima à taxa básica de juros, o que faz esse título ser considerado de baixo risco. 2.Tesouro Prefixado: Trata-se de um título pré-fixado, ou seja, a taxa de juros é definida no momento da compra. O investidor sabe exatamente quanto receberá ao final do prazo de vencimento. A LTN é indicada para quem acredita que as taxas de juros futuras serão menores do que a taxa definida no título no momento da compra. A sua rentabilidade não depende da variação da taxa Selic ou de outros índices econômicos. 3. Tesouro Prefixado com Juros Semestrais: Funciona como o título acima, mas com a diferença de que, além do pagamento dos juros no vencimento, há também pagamentos periódicos de juros a cada seis meses durante a vigência do título. 4. Tesouro IPCA+:É um título pós-fixado indexado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador oficial de inflação no Brasil. A rentabilidade é composta por uma taxa de juros pré-fixada mais a variação do IPCA. Assim, o investidor fica protegido da inflação, pois o valor do título aumenta de acordo com a variação do índice. 5. Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais: Funciona como o Tesouro IPCA+, mas também realiza pagamentos periódicos de juros a cada seis meses durante o prazo do título. Cada tipo de título possui suas características específicas, e a escolha entre eles depende dos objetivos e perfil do investidor, bem como das expectativas em relação às taxas de juros e à inflação. (aqui mora o segredo, mas quem tem bola de cristal? Tudo pode acontecer...). Se ficou com alguma dúvida ainda depois de todas as respostas dos colegas, do suporte, manda de novo aqui, ok? 2 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jonathan Dos Santos Postado 26 de Julho de 2023 Author Compartilhar Postado 26 de Julho de 2023 On 23/07/2023 at 21:45, Evelyn Santos disse: 4. Tesouro IPCA+:É um título pós-fixado indexado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador oficial de inflação no Brasil. A rentabilidade é composta por uma taxa de juros pré-fixada mais a variação do IPCA. Assim, o investidor fica protegido da inflação, pois o valor do título aumenta de acordo com a variação do índice. Eu entendi que o IPCA é o indicador da inflação e que se eu não me engano a média histórica foi 8% e hoje tá 3,16%, mas uma coisa que eu não entendi foi; 1. O que o valor do título inteiro tem a ver com o valor do aporte e com o valor do vencimento?!, Vou tentar explicar minha dúvida, mas vamos por partes, independente do valor do título inteiro, no vencimento vai valer 1000 R$ ele inteiro, certo?! Igual o prefixado, sempre vai valer 1k, ou tô errado?! 2. Se o título inteiro tá 1500 e no vencimento vai valer 1k, vou "perder" nominal, mas vou ter "ganhado" 500 real por ter sido corrigido pela inflação, é isso?? Daí vou ver se consigo chegar numa conclusão, ou se vai gerar mais dúvidas, pk esse de fato não consegui entender a ponto de conseguir explicar, essa é minha ideologia, entender a ponto de conseguir ensinar por A a Z o tema... 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jonathan Dos Santos Postado 26 de Julho de 2023 Author Compartilhar Postado 26 de Julho de 2023 On 23/07/2023 at 21:45, Evelyn Santos disse: Oi, Jonathan E outra dúvida, o que é LFT e LTN?! E se existirem mais algumas abreviações correlacionadas a essas, se forem poucas, pode me informar tbm por favor?? obg. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Adriano Umemura Postado 26 de Julho de 2023 Compartilhar Postado 26 de Julho de 2023 5 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse: 1. O que o valor do título inteiro tem a ver com o valor do aporte e com o valor do vencimento?!, Vou tentar explicar minha dúvida, mas vamos por partes, independente do valor do título inteiro, no vencimento vai valer 1000 R$ ele inteiro, certo?! Igual o prefixado, sempre vai valer 1k, ou tô errado?! Bom dia @Jonathan Dos Santos. Esta errado. Ele vai valer R$1000,00 corrigido pela inflação. Suponhamos que este titulo foi lançado em 2000 e no fim do ano a inflação anual tenha dado 10%. O valor do vencimento sera reajustado para R$1100,00. E cada ano o processo de reajuste se repete. 5 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse: 2. Se o título inteiro tá 1500 e no vencimento vai valer 1k, vou "perder" nominal, mas vou ter "ganhado" 500 real por ter sido corrigido pela inflação, é isso?? Nenhum titulo do tesouro que voce leve ate o vencimento, voce tera um valor menor do que o aportado. Se voce comprar um titulo valendo R$1500,00 oferecendo taxa de IPCA+5% com vencimento em 1 ano e a inflação neste ano deu 5%, voce recebera o valor de R$1500,00 + R$150,00 = R$1650,00 sem o desconto do IR 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Adriano Umemura Postado 26 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 26 de Julho de 2023 5 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse: E outra dúvida, o que é LFT e LTN?! Eram os nomes usados antigamente para os titulos do tesouro LFT (Letra Financeira do Tesouro): Tesouro Selic LTN (Letra do Tesouro Nacional): Tesouro pré-fixado NTN-F (Notas do Tesouro Nacional – Série F): Tesouro pré-fixado com juros semestrais NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B): Tesouro IPCA com juros semestrais NTN-B Principal (Notas do Tesouro Nacional – Série B Principal): Tesouro IPCA+ 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Jonathan Dos Santos
fala sardinhas, tranquilo??
É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
12
9
6
3
DIAS POPULARES
11/Jul
16
10/Jul
5
14/Jul
4
26/Jul
4
Top Posters For This Question
Jonathan Dos Santos 12 posts
Adriano Umemura 9 posts
Ricardo O 6 posts
Flavio Prado 3 posts
DIAS POPULARES
11/Jul 2023
16 posts
10/Jul 2023
5 posts
14/Jul 2023
4 posts
26/Jul 2023
4 posts
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Jonathan Dos Santos vamos tentar esclarecer as suas dúvidas com relação ao Tesouro Direto. O programa do Tesouro Direto foi criado pelo Governo em 2002 e tem como objetivo financiar o Governo co
Cristian Roberto Pastro
Esse link pode te ajudar Não que eu queria terceirizar a minha participação na discussão, mas eles mostram exatamente como o valor do título é calculado. Mas basicamente, seu título I
Adriano Umemura
Eram os nomes usados antigamente para os titulos do tesouro LFT (Letra Financeira do Tesouro): Tesouro Selic LTN (Letra do Tesouro Nacional): Tesouro pré-fixado NTN-F (Notas do Tesouro
Posted Images
31 respostas para essa pergunta
Recommended Posts