Jump to content
  • 0

Tesouro IPCA+ é prefixado?


Jonathan Dos Santos

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse:

fala sardinhas, tranquilo??

É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período?

Bom dia. O título IPCA + é um título híbrido, ele vai possuir uma taxa prefixada + o indexador que é o IPCA a qual é uma taxa variável.

O valor de 1000,00 no vencimento é também corrigido por essa variação do IPCA. Se vc olhar hoje os preços dos IPCA+ hoje o 2029 está custando 3082,16 devido a essa correção.

 

934273FD-AB87-4211-B154-FA97F3AD89B5.png

Editado por Adriano Luiz Odahara Umemura
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia. O título IPCA + é um título híbrido, ele vai possuir uma taxa prefixada + o indexador que é o IPCA a qual é uma taxa variável.

O valor de 1000,00 no vencimento é também corrigido por essa variação do IPCA. Se vc olhar hoje os preços dos IPCA+ hoje o 2029 está custando 3082,16 devido a essa correção.

 

Adriano, mas é correto afirmar que os títulos ipca+ tem que valer 1000 no final do período?!

 

Esses 3k será corrigido há 1k em 2029934273FD-AB87-4211-B154-FA97F3AD89B5.png

Adriano, mas é correto afirmar que os títulos ipca+ tem que valer 1000 no final do período?!

 

Esses 3k será corrigido há 1k em 2029

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Jonathan Dos Santos disse:

Adriano, mas é correto afirmar que os títulos ipca+ tem que valer 1000 no final do período?!

 

Esses 3k será corrigido há 1k em 2029

Os titulos IPCA terão o valor de 1000,00 no vencimento corrigidos pela inflação. Por isso que o titulo hoje ja esta valendo mais de 3.000,00, ou seja, o valor do vencimento ja é superior a estes 3.000,00.

Nos titulos prefixados fica facil de entender porque é só uma taxa fixa, mas como no IPCA existe esta taxa variavel da inflação, tem que realizar a correção do objetivo final tbem.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse:

Adriano, mas é correto afirmar que os títulos ipca+ tem que valer 1000 no final do período?!

 

Esses 3k será corrigido há 1k em 2029

@Jonathan Dos Santos complementando a resposta do @Adriano Luiz Odahara Umemura, o valor no vencimento do Tesouro IPCA+ terá o poder de compra equivalente a R$1mil de hoje.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Os titulos IPCA terão o valor de 1000,00 no vencimento corrigidos pela inflação. Por isso que o titulo hoje ja esta valendo mais de 3.000,00, ou seja, o valor do vencimento ja é superior a estes 3.000,00.

Nos titulos prefixados fica facil de entender porque é só uma taxa fixa, mas como no IPCA existe esta taxa variavel da inflação, tem que realizar a correção do objetivo final tbem.

Sobre o valor do vencimento ser maior que 3k sendo que na compra foi 3k, e no vencimento será 1k não entra na minha cabeça o seguinte:

O que eu entendi é que os 3k real e nominal hj serão os msm 1k do futuro tanto real e nominal, essa diferença de 2k a inflação vai fazer oq ela sempre fez, faz o dinheiro perder o poder, certo?! Logo eu estou pagando algo com valor maior que 3k hj, sabendo que no vencimento vai ter o poder de 1k, a porcentagem e a inflamação só está me confirmando que no vencimento, vou perder o poder de 2k nesse caso por exemplo.

 

Me ajudeeeeemmm, preciso sanar dessa dúvida. Até pk errei a questão achando q estava certo, e até agora não me conformei com a resposta, se eu sei o quanto vai valer no final, que no caso dos IPCA+ já sei que o valor vai ser sempre 1k independente do valor que eu vá pagar, pk eu errei :'(

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
22 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse:

fala sardinhas, tranquilo??

É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período?

Apenas o título prefixado vai valer exatos mil reais no vencimento.

O IPCA+ vale o equivalente a mil reais do seu lançamento, vem sendo corrigido pelo IPCA desde o lançamento

 

 

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
22 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse:

fala sardinhas, tranquilo??

É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período?

Correto não, porque no prefixado você sabe a taxa que vai ser paga, como você não sabe, ele não é prefixado.

 

Numa interpretação livre, poderia se dizer que "corrigido pela inflação" o título deu uma rentabilidade real de x%* taxa que foi orefixada ao comprar o título, poderia, o que também poderia dizer que "tirando a parte pos-fixada, ele é um prefixado"

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
8 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse:

Sobre o valor do vencimento ser maior que 3k sendo que na compra foi 3k, e no vencimento será 1k não entra na minha cabeça o seguinte:

O que eu entendi é que os 3k real e nominal hj serão os msm 1k do futuro tanto real e nominal, essa diferença de 2k a inflação vai fazer oq ela sempre fez, faz o dinheiro perder o poder, certo?! Logo eu estou pagando algo com valor maior que 3k hj, sabendo que no vencimento vai ter o poder de 1k, a porcentagem e a inflamação só está me confirmando que no vencimento, vou perder o poder de 2k nesse caso por exemplo.

 

Me ajudeeeeemmm, preciso sanar dessa dúvida. Até pk errei a questão achando q estava certo, e até agora não me conformei com a resposta, se eu sei o quanto vai valer no final, que no caso dos IPCA+ já sei que o valor vai ser sempre 1k independente do valor que eu vá pagar, pk eu errei :'(

 

Em termos simples:

Ele valia 1000 en 2000

Hoje você compra a 3000

No vencimento daqui a dois anos ele vai valer 4000.

Em todas as etapas ele teria, teoricamente o mesmo poder de compra.

Você não perde poder de compra, você está protegido da inflamação, seja qual ela for, seja alta ou baixa, você vai ganhar da inflação.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Ricardo Ochoa disse:

Apenas o título prefixado vai valer exatos mil reais no vencimento.

O IPCA+ vale o equivalente a mil reais do seu lançamento, vem sendo corrigido pelo IPCA desde o lançamento

 

 

Aí Ricardo, tá me irritando essa parada do ipca, mas eu só vou parar dps que entender por A a Z a ponto de saber explicar... E como eu sei quando o título foi lançado?! Tem a ver com a aula de IPCA q o Raul fala sobre ser desde 2000 +/-, sendo que não sei de onde ele tirou que o título é desde tal época, esse título público que no vencimento vem 1000 que não tô entendendo. Os outros títulos sem ser os públicos que oferecem, exemplo:

 

CR'S, LC'S, CDB e etc (IPCA +1% a rentabilidade será X, logo não sei o quanto terei no vencimento, pk o IPCA vai variar ,certo?!)

Título público (IPCA +1% a rentabilidade será X, mas sei que no final, será 1000, certo?)

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Jonathan Dos Santos disse:

Sobre o valor do vencimento ser maior que 3k sendo que na compra foi 3k, e no vencimento será 1k não entra na minha cabeça o seguinte:

O que eu entendi é que os 3k real e nominal hj serão os msm 1k do futuro tanto real e nominal, essa diferença de 2k a inflação vai fazer oq ela sempre fez, faz o dinheiro perder o poder, certo?! Logo eu estou pagando algo com valor maior que 3k hj, sabendo que no vencimento vai ter o poder de 1k, a porcentagem e a inflamação só está me confirmando que no vencimento, vou perder o poder de 2k nesse caso por exemplo.

 

Me ajudeeeeemmm, preciso sanar dessa dúvida. Até pk errei a questão achando q estava certo, e até agora não me conformei com a resposta, se eu sei o quanto vai valer no final, que no caso dos IPCA+ já sei que o valor vai ser sempre 1k independente do valor que eu vá pagar, pk eu errei :'(

 

No começo pode ser um pouco complicado de entender mesmo. Vc esta fixado no valor de 1000,00 do vencimento. Esse valor de 1000,00 seria o correspondente de quando o titulo foi lançado, mas que deve ser atualizado juntamente com o valor atual do titulo. Sendo assim, se o titulo hoje esta sendo negociado no valor de 3k, no vencimento ele estara valendo um valor superior aos 3k que seria os 1000,00 corrigido pela inflação.

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Ricardo Ochoa disse:

Em termos simples:

Ele valia 1000 en 2003

Hoje você compra a 3000

No vencimento daqui a dois anos ele vai valer 4000.

Em todas as etapas ele teria, teoricamente o mesmo poder de compra.

Você não perde poder de compra, você está protegido da inflamação, seja qual ela for, seja alta ou baixa, você vai ganhar da inflação.

No caso eu estou pagando mais caro hj, mais que 1k, pra q no vencimento eu tenha o poder de compra de 1k??

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Jonathan Dos Santos disse:

Aí Ricardo, tá me irritando essa parada do ipca, mas eu só vou parar dps que entender por A a Z a ponto de saber explicar... E como eu sei quando o título foi lançado?! Tem a ver com a aula de IPCA q o Raul fala sobre ser desde 2000 +/-, sendo que não sei de onde ele tirou que o título é desde tal época, esse título público que no vencimento vem 1000 que não tô entendendo. Os outros títulos sem ser os públicos que oferecem, exemplo:

 

CR'S, LC'S, CDB e etc (IPCA +1% a rentabilidade será X, logo não sei o quanto terei no vencimento, pk o IPCA vai variar ,certo?!)

Título público (IPCA +1% a rentabilidade será X, mas sei que no final, será 1000, certo?)

 

 

O prefixado vale digamos 600 reais agora, com.a taxa e o te.po certo ele vai valer 1000 no vencimento.

 

O IPCA+ valia 1000 reais no ano 2000, e vem sendo corrigido mensalmente. Veja que não importa quando ou quanto vale hoje,.você vai comprar um título ou uma fração hoje pelo valor que tiver e ele vai ser corrigido pela inflação mais uma taxa extra.

 

 

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Jonathan Dos Santos disse:

Aí Ricardo, tá me irritando essa parada do ipca, mas eu só vou parar dps que entender por A a Z a ponto de saber explicar... E como eu sei quando o título foi lançado?! Tem a ver com a aula de IPCA q o Raul fala sobre ser desde 2000 +/-, sendo que não sei de onde ele tirou que o título é desde tal época, esse título público que no vencimento vem 1000 que não tô entendendo. Os outros títulos sem ser os públicos que oferecem, exemplo:

 

CR'S, LC'S, CDB e etc (IPCA +1% a rentabilidade será X, logo não sei o quanto terei no vencimento, pk o IPCA vai variar ,certo?!)

Título público (IPCA +1% a rentabilidade será X, mas sei que no final, será 1000, certo?)

 

Vc não sabera o valor exato do titulo no vencimento, vc só sabera que ele deve ser de 1000,00 corrigido pela inflaçnao desde o seu lançamento. Como a inflação é um indexador que sofre alterações com o tempo, vc não vai saber qual o valor do titulo no final

Tente esquecer os 1000,00 do vencimento e se concentre na informação que o valor que vc aportar hoje vc tera de rentabilidade o IPCA + a taxa prefixada oferecida.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/07/2023 at 22:41, Jonathan Dos Santos disse:

No caso eu estou pagando mais caro hj, mais que 1k, pra q no vencimento eu tenha o poder de compra de 1k??

O poder de compra de.mil reais do ano 2000

 

 

Vamos a um exemplo hipotetico mais prático.

Criei  no ano 2000 o título Heineken 

No ano 2000 uma Heineken custava dois reais, com mil reais você comprava 500 garrafas de cerveja.

Hoje custa 8 reais cada Heineken, para.voce conseguir comprar as 500 garrafas (manter seu "poder de compra" você precisa de 4000 reais certo?

Daqui a dois anos, cada Heineken vai custar 10 reais, aí você vai precisar de 5000 reais para manter seu poder de compra de 500 garrafas.

Dessa forma, eu mantenho meu poder de compra (500 garrafas) corrigido pelo preço da Heineken 

@Jonathan Dos Santos

Editado por Ricardo Ochoa
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Vc não sabera o valor exato do titulo no vencimento, vc só sabera que ele deve ser de 1000,00 corrigido pela inflaçnao desde o seu lançamento. Como a inflação é um indexador que sofre alterações com o tempo, vc não vai saber qual o valor do titulo no final

Tente esquecer os 1000,00 do vencimento e se concentre na informação que o valor que vc aportar hoje vc tera de rentabilidade o IPCA + a taxa prefixada oferecida.

Complicado esquecer o 1k do vencimento, vou tentar te mostrar como a minha humilde mente tá processando. Tanto o prefixado quanto o IPCA+ precisam valer 1k no vencimento, independente da taxa somando e a do período, como IPCA+1% ou prefixado+1%, vamos focar no que importa, o dinheiro, no vencimento ambos precisam valer 1k correto até aqui??!

 

 

 

 

Seguindo

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Jonathan Dos Santos disse:

Complicado esquecer o 1k do vencimento, vou tentar te mostrar como a minha humilde mente tá processando. Tanto o prefixado quanto o IPCA+ precisam valer 1k no vencimento, independente da taxa somando e a do período, como IPCA+1% ou prefixado+1%, vamos focar no que importa, o dinheiro, no vencimento ambos precisam valer 1k correto até aqui??!

 

 

 

 

Seguindo

Então... aqui ja esta a falha. O IPCA+ vai valer 1k corrigido pelo IPCA. Se o IPCA anual no primeiro ano for de 10% o titulo depois de 1 ano ja vai valer 1100,00 no vencimento. E assim vai sendo corrigido ano apos ano

  • Triste demais irmão 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Jonathan Dos Santos disse:

Complicado esquecer o 1k do vencimento, vou tentar te mostrar como a minha humilde mente tá processando. Tanto o prefixado quanto o IPCA+ precisam valer 1k no vencimento, independente da taxa somando e a do período, como IPCA+1% ou prefixado+1%, vamos focar no que importa, o dinheiro, no vencimento ambos precisam valer 1k correto até aqui??!

 

 

 

 

Seguindo

Vamos focar nos prefixados, quanto mais distante pra baixo de 1k melhor, pois no vencimento eu sei que vai valer 1k certo?!

Exemplo, se eu comprar o prefixado, independente da rentabilidade, vamos fingir que nesse exemplo não existe o IR pra facilitar a conta e o contexto, se eu pegar 500 a cada 1 título inteiro, no vencimento vou ter 1k, logo quanto mais distante do 1k pra menor, melhor pra gente, pk no vencimento vou ter o 1k nominal, o dobro de quando comprei, estou certo nesse exemplo sem só o IR?!

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
1 minute ago, Jonathan Dos Santos disse:

Vamos focar nos prefixados, quanto mais distante pra baixo de 1k melhor, pois no vencimento eu sei que vai valer 1k certo?!

Exemplo, se eu comprar o prefixado, independente da rentabilidade, vamos fingir que nesse exemplo não existe o IR pra facilitar a conta e o contexto, se eu pegar 500 a cada 1 título inteiro, no vencimento vou ter 1k, logo quanto mais distante do 1k pra menor, melhor pra gente, pk no vencimento vou ter o 1k nominal, o dobro de quando comprei, estou certo nesse exemplo sem só o IR?!

Então, mas o valor do titulo é baseado na taxa oferecida. Por exemplo, o titulo prefixado 2026 esta oferecendo uma rentabilidade de 10,20% e o valor do titulo é de 785,62 com vencimento em 01.01.26. Isso siginifica que se vc colocar esse valor de 785,62 em uma calculadora de juros compostos com taxa anual de 10,20% no dia 01.01.26 vc tera o valor de 1000,00. Se a taxa oferecida fosse maior, por exemplo 12% o valor do titulo teria que ser menor para chegar no vencimento valendo os 1000,00

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...