Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre compra e venda de tesouro direto


Guilherme Antônio Bohnert

Pergunta

Fala pessoal, tudo certo?

Estou estudando o módulo 3, e tenho alguns questionamentos referente aos valores dos tesouros, rentabilidade e cálculo do juros compostos.

No caso, vou colocar os exemplos que peguei do site do tesouro direto:

image.png.2d66b8038712628713b2f1e7f5bb0c8c.png

Como podemos ver e aprendemos em aula, o valor do tesouro sempre será de R$ 1.000,00 no vencimento. Acima temos exemplos de tesouro prefixado abaixo dos R$1.000,00. Porém nos tesouros SELIC e IPCA eles estão acima dos R$ 1.000,00. 

Suponhamos que comprei 1 tesouro prefixado 10.26% por R$ 786,08. Segurando esse único tesouro até o final, temos o seguinte resultado da simulação:

image.png.3f88dd490bb15e6da981d81c0b62c3bc.png

Ou seja, eu teria ganho R$ 179,22 (22.799%)

Minhas dúvidas referentes a essa operação são:

1) Considerando a marcação a mercado, suponhamos que após 2 meses, esse tesouro aumentou seu valor para 900,00 e a taxa caiu para 9%. Seria correto afirmar que na venda eu teria um rendimento/lucro de R$ 113,92 (14,492%)? Como calculo essa diferença?

2) Como são calculados os juros compostos no tesouro?

3) Nesse período, o valor que investi recebe algum acumulo de juros compostos ou apenas no vencimento? 

4) Seria correto afirmar que no vencimento, eu receberia o valor de R$ 1.000,00 acrescido da taxa com juros compostos?

5) Como eu posso calcular isso?
6) Qual a vantagem de segurar um tesouro até o vencimento?

Espero que eu tenha conseguido me expressar corretamente aqui e minhas dúvidas não sejam tão burras, obrigado desde já pela ajuda!

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Guilherme Antônio Bohnert disse:

1) Considerando a marcação a mercado, suponhamos que após 2 meses, esse tesouro aumentou seu valor para 900,00 e a taxa caiu para 9%. Seria correto afirmar que na venda eu teria um rendimento/lucro de R$ 113,92 (14,492%)? Como calculo essa diferença?

Boa tarde. No calculo em questão teria que ser descontado ainda o valor do IR da aliquota progressiva.

Não entendi qual calculo da diferença que vc quer fazer?

6 minutes ago, Guilherme Antônio Bohnert disse:

2) Como são calculados os juros compostos no tesouro?

Os juros compostos são calculados diariamente nos dias uteis para resultar na taxa anual oferecida. Vc pode utilizar a formula para determinar o valor da rentabilidade diaria, sendo B1 a taxa anual oferecida

((1+(1*B1))^(1/252)-1)/100

8 minutes ago, Guilherme Antônio Bohnert disse:

3) Nesse período, o valor que investi recebe algum acumulo de juros compostos ou apenas no vencimento? 

Diariamente são calculados os juros compostos para resultar na taxa anual oferecida

9 minutes ago, Guilherme Antônio Bohnert disse:

4) Seria correto afirmar que no vencimento, eu receberia o valor de R$ 1.000,00 acrescido da taxa com juros compostos?

Não. Se vc compra 1 titulo prefixado 2026 no valor de 786,08 com taxa anual de 10,26% e vencimento em 01.01.26 vc tera o valor de 1000,00 a qual tera que ser descontado o IR

Veja que o valor do titulo e a taxa oferecida são proporcionais de tal forma a dar estes 1000,00 no final do periodo.

12 minutes ago, Guilherme Antônio Bohnert disse:

5) Como eu posso calcular isso?

Respondido na questão anterior

13 minutes ago, Guilherme Antônio Bohnert disse:

6) Qual a vantagem de segurar um tesouro até o vencimento?

Vc recebera a taxa prometida no momento da compra

 

13 minutes ago, Guilherme Antônio Bohnert disse:

Espero que eu tenha conseguido me expressar corretamente aqui e minhas dúvidas não sejam tão burras, obrigado desde já pela ajuda!

Nenhuma duvida é burra. Fique a vontade para perguntar caso não tenha entendido

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Não entendi qual calculo da diferença que vc quer fazer?

Seria o calculo de desconto do IR mesmo. Então nesse caso eu descontaria apenas sobre os R$ 113,92 o IR (em 2 meses seria 22,5%), correto?

Então com essa aliquota, eu teria o valor de R$ 88,29 (11.23%) de lucro sobre o investimento. Nesses casos, onde após um período de tempo a marcação a mercado me render um rendimento maior do que o prometido na taxa do tesouro, seria interessante vender e reinvestir em outras opções/tesouros com rentabilidade maior, ou que ofereçam uma taxa mais interessante?

Seria essa a especulação que vejo ser comentada nas aulas?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Guilherme Antônio Bohnert disse:

Seria o calculo de desconto do IR mesmo. Então nesse caso eu descontaria apenas sobre os R$ 113,92 o IR (em 2 meses seria 22,5%), correto?

Correto

4 minutes ago, Guilherme Antônio Bohnert disse:

Então com essa aliquota, eu teria o valor de R$ 88,29 (11.23%) de lucro sobre o investimento. Nesses casos, onde após um período de tempo a marcação a mercado me render um rendimento maior do que o prometido na taxa do tesouro, seria interessante vender e reinvestir em outras opções/tesouros com rentabilidade maior, ou que ofereçam uma taxa mais interessante?

Seria essa a especulação que vejo ser comentada nas aulas?

 

No exemplo que vc deu a taxa conseguida de 11,23% é superior a taxa anualizada prometida de 10,26%, ou seja, vc esta tendo ganhos superiores a taxa prometida. Contudo o que tem que ser avaliado em conjunto é que a taxa acumulada final seria de 22,79% - IR 15% = 19,37%. Essa taxa final nunca sera superada durante o decorrer do periodo.

A decisão seria então, devo vender antecipadamente e conseguir uma taxa de 11,23% aa nestes 2 meses ou esperar ate o final e conseguir 19,37%? Sera que o valor do titulo não ira aumentar mais? E caso eu resgate teria outro investimento para alocar que compensou ter retirado antecipadamente?

Esse processo é o chamado de marcação a mercado, e pode ser considerado o swing trade da renda fixa

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Correto

No exemplo que vc deu a taxa conseguida de 11,23% é superior a taxa anualizada prometida de 10,26%, ou seja, vc esta tendo ganhos superiores a taxa prometida. Contudo o que tem que ser avaliado em conjunto é que a taxa acumulada final seria de 22,79% - IR 15% = 19,37%. Essa taxa final nunca sera superada durante o decorrer do periodo.

A decisão seria então, devo vender antecipadamente e conseguir uma taxa de 11,23% aa nestes 2 meses ou esperar ate o final e conseguir 19,37%? Sera que o valor do titulo não ira aumentar mais? E caso eu resgate teria outro investimento para alocar que compensou ter retirado antecipadamente?

Esse processo é o chamado de marcação a mercado, e pode ser considerado o swing trade da renda fixa

Muito obrigado, sua resposta foi bem esclarecedora. Antes de iniciar o curso, sem querer eu acabei tendo essa visão com 1 tesouro IPCA que tinha comprado pra testar, me gerou um lucro bem legal na venda pois o valor do titulo aumentou bastante.

Agora estou mais seguro na hora de pensar em vender/aportar/realocar/esperar o vencimento de um tesouro utilizando a marcação a mercado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...