Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre compra e venda de tesouro direto


Guilherme Antônio Bohnert

Pergunta

Fala pessoal, tudo certo?

Estou estudando o módulo 3, e tenho alguns questionamentos referente aos valores dos tesouros, rentabilidade e cálculo do juros compostos.

No caso, vou colocar os exemplos que peguei do site do tesouro direto:

image.png.2d66b8038712628713b2f1e7f5bb0c8c.png

Como podemos ver e aprendemos em aula, o valor do tesouro sempre será de R$ 1.000,00 no vencimento. Acima temos exemplos de tesouro prefixado abaixo dos R$1.000,00. Porém nos tesouros SELIC e IPCA eles estão acima dos R$ 1.000,00. 

Suponhamos que comprei 1 tesouro prefixado 10.26% por R$ 786,08. Segurando esse único tesouro até o final, temos o seguinte resultado da simulação:

image.png.3f88dd490bb15e6da981d81c0b62c3bc.png

Ou seja, eu teria ganho R$ 179,22 (22.799%)

Minhas dúvidas referentes a essa operação são:

1) Considerando a marcação a mercado, suponhamos que após 2 meses, esse tesouro aumentou seu valor para 900,00 e a taxa caiu para 9%. Seria correto afirmar que na venda eu teria um rendimento/lucro de R$ 113,92 (14,492%)? Como calculo essa diferença?

2) Como são calculados os juros compostos no tesouro?

3) Nesse período, o valor que investi recebe algum acumulo de juros compostos ou apenas no vencimento? 

4) Seria correto afirmar que no vencimento, eu receberia o valor de R$ 1.000,00 acrescido da taxa com juros compostos?

5) Como eu posso calcular isso?
6) Qual a vantagem de segurar um tesouro até o vencimento?

Espero que eu tenha conseguido me expressar corretamente aqui e minhas dúvidas não sejam tão burras, obrigado desde já pela ajuda!

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Guilherme Antônio Bohnert disse: