Jump to content
  • 0

IPCA+


Laurent Martin

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
10 minutes ago, Laurent Martin disse:

Me surgiu uma dúvida sobre o IPCA, quando existe uma deflação no período o que acontece com a rentabilidade do título?
Exemplo: IPCA + 5% e teve um IPCA de 2% negativo no período.

Eu sei que isso raramente acontece, ainda mais no Brasil, mas surgiu a curiosidade...

Isso mesmo, você vai ter um lado da operação negativo. Ou seja, se tem um titulo IPCA + 6%, se o IPCA foi -1%, seu titulo vai render 5%. 

Para títulos eu não sei te dizer, mas FIIs de papel, alguns tem proteção contra deflação, se o lado do IPCA for negativo, ele não tem valor. No exemplo o FII com proteção contra deflação receberia 6%.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Laurent Martin disse:

Entendi @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, neste exemplo que você deu os 6% estão garantidos de qualquer forma então (se esperar o vencimento). 

A dúvida ficou somente para se vale pros títulos do tesouro também ou só para fundo de papel então...

Vamos supor que o seu Tesouro IPCA + seja IPCA+6%. E vamos supor que tivemos deflação de 1%, então seria 6% -1% , seu rendimento no período seria de 5%, ou seja, quando você investe em IPCA + você perde rentabilidade se tem deflação. 

Vale para todo mundo, única informação que eu disse é que eu sei que existe mecanismos de "defesa" para FIIs contra deflação. Para títulos de renda fixa não sei te dizer se existe. E lembrando, não são todos os FIIs de papel que tem essa proteção contra deflação!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/07/2023 at 23:21, Laurent Martin disse:

Me surgiu uma dúvida sobre o IPCA, quando existe uma deflação no período o que acontece com a rentabilidade do título?
Exemplo: IPCA + 5% e teve um IPCA de 2% negativo no período.

Eu sei que isso raramente acontece, ainda mais no Brasil, mas surgiu a curiosidade...

@Laurent Martin como disseram na história recente do Brasil nunca houve IPCA (inflação) anual negativo. O que ocorre é termos eventualmente um mês com o IPCA negativo.

Se temos um título rendendo somente IPCA, no mês em que isso ocorre o seu título renderá negativo. Porém se o seu título é IPCA + uma taxa prefixada, o IPCA negativo vai diminuir a rentabilidade prefixada.

Supondo que em algum momento realmente tenhamos um IPCA negativo nos últimos 12 meses, o título "renderá" negativamente.

Espeto ter ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...