Jump to content
  • 0

Momento dos Produtos da Rendinha Fixa?


Leonardo Azevedo Gonçalves

Pergunta

Pessoal, boa tarde.

Deixo aqui uma opinião para que possamos gerar uma discussão sobre o assunto. É impressão minha ou estamos num momento de inversão dos indicadores e não estão mais aparecendo produtos com indicadores tão extremos. Me parece que o mercado está num momento de inversão do "produto da vez" então todos os produtos estão com taxas meio "na média". Me explico:

A alguns anos atrás, antes do início da subida da SELIC tínhamos o claro produto do contrafluxo: atrelados ao CDI. Encontrava 150%, 140%, 130% do CDI. Com prazo longo, FGC, contando com a subida da selic (que ocorreu).

Alguns meses atrás, SELIC explodida, tínhamos o claro produto: pré-fixados. 16%, 15%, 14%. Com prazo longo, FGC, contando com a queda da SELIC (que ainda estamos pra ver).

Agora com a inflação controlada, tivemos até deflação, deveríamos estar vendo os produtos IPCA+ pela lógica. Mas tem sido tão raro ver os bons produtos IPCA+10%, 9% no longo prazo (3anos+) com FGC. Cadê esses safados? Estão escondidos aonde?


Pelo que meu cérebro de macaco consegue pensar é que estamos num momento de transição, e como as coisas ainda não são certas, fica tudo meio "morno", "andando de lado", não tem nada ali no contrafluxo extremo como os exemplos acima. Faz sentido? O que acham?

Ou tô errado e ainda está no momento dos pré-fixados? Não vale préfixado de 6 meses/1 ano, não acredito nestes produtos diante do ritmo que se *espera/pressupõe/acha* que ocorra a queda da SELIC.

 

Bora bater esse papo?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Grande Adriano, tá em todas! Obrigado pela contribuição!

Aí uma coisa que eu não tinha pensado direito então, obg pela explicação. Se de qualquer forma todos os produtos estão sendo limados pela expectativa dessa queda, então vai ser complicado achar rentabilidades mais altas até a queda ocorrer e principalmente se ela for drástica, mas pelo boletim focus não parece que teremos variações tão radicais quanto foram as desta última subida.

Então aparentemente é um momento de apenas proteger mesmo, os movimentos mais audaciosos da parte de renda fixa já fiz pra marcação a mercado no tesouro. Tenho tbm alguns produtos razoáveis atrelados ao CDI (115%, 120%) que ainda não venceram, mas estão chegando no fim (até que no momento ideal). Minha preocupação é justamente em encontrar bons substitutos, só tenho visto coisa medíocre.

 

Talvez seja um prelúdio do que é uma fase de baixa da SELIC? Comecei a investir tem pouco tempo, surfei esta onda da SELIC bem feliz rs

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Agora é hora do IBOVESP subir. Já já começa o êxodo pra renda variável. Essa Selic desce não desce não ajuda a gente. Fica tudo mais ou menos.

Melhor comprar uns Tesouros IPCA e Pré-fixado. Se a Selic cair bastante vai dar pra fazer uma boa marcação a mercado e se não ter você tá protegido. 🙃

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Agora é hora do IBOVESP subir. Já já começa o êxodo pra renda variável. Essa Selic desce não desce não ajuda a gente. Fica tudo mais ou menos.

Melhor comprar uns Tesouros IPCA e Pré-fixado. Se a Selic cair bastante vai dar pra fazer uma boa marcação a mercado e se não ter você tá protegido. 🙃

Mas até a marcação já tá mais ou menos. O grande momento de se posicionar pra marcar, ao que tudo indica, já passou, não acha? Aliás, só ver a queda das taxas nos títulos nos últimos 90 dias. A não ser que a SELIC caia mais que o esperado, se fatores políticos se sobrepujarem as expectativas do mercado... mas pelo boletim focus, pelas taxas de hoje, a marcação está ficando morna tbm.

 

Expectativa SELIC 2025 e 2026 em destaque:

image.png.2609fbc63708ed52b9d78d90901007c1.png

 

E um título mais longo:image.png.4e60538ce6a84f483d90c0b0986ceb7f.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obs: eu não quero entrar no assunto do IBOVESPA ainda pq eu ainda me julgo meio analfabeto em renda variável. Eu sentei em cima de renda fixa por 3 anos, consigo conversar, mas renda variável sou patinho demais pra falar. Adquirir este conhecimento foi um dos motivos pelos quais juntei por 6 meses pra fazer AUVP.

Maaaaassss já vejo gente dizendo que o IBOVESPA já se movimentou, já antecipou tbm e já não está mais tão barato, afinal já estamos em 117k, não é mais aquele delicinha de 97k pontos de março:

image.png.3404d3531bbe6f4f52f6e4b8d183c513.png

Editado por Leonardo Azevedo Gonçalves
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Leonardo Azevedo Gonçalves realmente já caiu muito. Melhor época final do ano passado e inicio desse.

Mas se for pensar. Selic vai baixando então a taxa do IPCA e Prefixado vão baixando também fazendo o valor subir. Se a Selic não cair muito dai não rola mesmo.

Uma coisa é certa. Não é hora de comprar títulos indexados ao CDI ou Selic.

Quanto a bolsa. Sempre tem espaço pra crescer mais...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Heberth Jorge Feres disse:

@Leonardo Azevedo Gonçalves realmente já caiu muito. Melhor época final do ano passado e inicio desse.

Mas se for pensar. Selic vai baixando então a taxa do IPCA e Prefixado vão baixando também fazendo o valor subir. Se a Selic não cair muito dai não rola mesmo.

Uma coisa é certa. Não é hora de comprar títulos indexados ao CDI ou Selic.

Quanto a bolsa. Sempre tem espaço pra crescer mais...

Quanto a renda fixa tô alinhado c seus pensamentos, abri o post justamente pq não estou conseguindo ver a "bola da vez" se formando, mas pelo visto não está se formando mesmo!

 

Sobre bolsa, estava vendo um vídeo de um dos poucos caras que ainda sigo além do Raul que falou algo nesse sentido que vc falou: foda vai ser se a bolsa bater 200k e vc ficou c medo dos 117k e parou de aportar, pq sempre dá pra subir mais...

Então to dando uma acelerada aqui no módulo 4 pra tentar acompanhar, por mais que o filé mignon já tenha sido servido lá em Março, acho que ainda tá servindo um contra filé justíssimo. hehehe

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Leonardo Azevedo Gonçalves disse:

Sobre bolsa, estava vendo um vídeo de um dos poucos caras que ainda sigo além do Raul que falou algo nesse sentido que vc falou: foda vai ser se a bolsa bater 200k e vc ficou c medo dos 117k e parou de aportar, pq sempre dá pra subir mais...

Para quem decidir ser buy and hold, não importa o momento pq todo mes vai estar investindo seja o aporte mensal ou os dividendos. A unica diferença é que vai haver uma gestão que ira direcionar o aporte para aquilo que estiver mais barato ou que tenha menos risco.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa pessoal! Mas como falei, quanto a bolsa eu não queria entrar muito não, ainda não fiz as aulas. Mas certamente, o caminho é o buy & hold com o diagrama do cerrado. E imagino que o diagrama vai levar em conta o momento da bolsa em relação as demais oportunidades internacionais ou produtos renda fixa pra aproveitar as melhores oportunidades de aporte daquele momento, ou não?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Leonardo Azevedo Gonçalves disse:

Obs: eu não quero entrar no assunto do IBOVESPA ainda pq eu ainda me julgo meio analfabeto em renda variável. Eu sentei em cima de renda fixa por 3 anos, consigo conversar, mas renda variável sou patinho demais pra falar. Adquirir este conhecimento foi um dos motivos pelos quais juntei por 6 meses pra fazer AUVP.

Maaaaassss já vejo gente dizendo que o IBOVESPA já se movimentou, já antecipou tbm e já não está mais tão barato, afinal já estamos em 117k, não é mais aquele delicinha de 97k pontos de março:

image.png.3404d3531bbe6f4f52f6e4b8d183c513.png

Exatamente isso, a bolsa de valores movimenta pela expectativa de mercado, ou seja, assim que se tem o cenário esperado definido (que nesse momento é o corte da taxa Selic) a bolsa de valores já se posiciona pra isso.

E aí depois ainda tem a variação se o cenário se concretizar ou não, por isso, no meu ponto de vista, pra investidor buy and hold não adianta tentar acertar ponto de entrada, o negócio são os aportes regulares.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Leonardo Azevedo Gonçalves disse:

Boa pessoal! Mas como falei, quanto a bolsa eu não queria entrar muito não, ainda não fiz as aulas. Mas certamente, o caminho é o buy & hold com o diagrama do cerrado. E imagino que o diagrama vai levar em conta o momento da bolsa em relação as demais oportunidades internacionais ou produtos renda fixa pra aproveitar as melhores oportunidades de aporte daquele momento, ou não?

Sim, o diagrama leva em consideração a gestão de risco de cada ativo atraves de suas perguntas, a cotação dos ativos e do dolar e o percentual que vc definiu para cada classe. Feito isso ele vai direcionando os aportes mensais a fim de sempre manter o equilibrio aliado as tendencias do mercado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...