Jump to content
  • 0

Aporte de 40% da empresa que trabalho


Leonardo Meinerz Ramos

Pergunta

Estou repostando aqui na comunidade de renda variável para ganhar mais visibilidade. (moderadores, se quiserem, posso apagar o post antigo)

---

Eu trabalho na SAP SE, onde temos um beneficio em que podemos aportar até 10% do salário bruto em ações da empresa na bolsa alemã (Xetra). A partir deste valor, a empresa aporta mais 40% "de brinde".

Então em uma simulação simples, fica algo como o seguinte:

- Salario bruto: R$ 10.000,00
- Aporte escolhido: 10% = R$ 1.000,00
- Contrapartida da empresa: 40% = R$ 400,00

- Salario liquido:
   + bruto - 10.000,00
   - IR - 1.623,87
   - INSS - 876,97
   - 10% - 1.000,00 (lembrando que o IR e INSS são sempre calculados antes de retirar os 10%, então é 10% do bruto, mas descontado do liquido)
total = R$ 6.499,16

O que me deixa em duvida é como o funcionam as regras de taxas e impostos internacionais e como eu deveria usar esse dinheiro. Existe bi-tributação entre Brasil e Alemanha? Vale mais a pena deixar o dinheiro rendendo ou vender mês a mês? E em relação a diversificação, é muito ruim manter esse dinheiro em uma empresa só, não é? 

NOTA: Ainda não terminei os módulos de renda variável nem o de impostos, então me desculpem se estou "colocando a carroça na frente dos bois" :)

Pergunta adicional: SAP é uma empresa que tem bons números? pretendo começar o modulo de renda variável esta semana e acho que essa será uma das primeiras empresas que farei a análise. Então seria legal ver a opinião de vocês que tem mais experiência para comparar e ver se entendi o módulo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 2
2 horas atrás, Leonardo Meinerz Ramos disse:

Estou repostando aqui na comunidade de renda variável para ganhar mais visibilidade. (moderadores, se quiserem, posso apagar o post antigo)

---

Eu trabalho na SAP SE, onde temos um beneficio em que podemos aportar até 10% do salário bruto em ações da empresa na bolsa alemã (Xetra). A partir deste valor, a empresa aporta mais 40% "de brinde".

Então em uma simulação simples, fica algo como o seguinte:

- Salario bruto: R$ 10.000,00
- Aporte escolhido: 10% = R$ 1.000,00
- Contrapartida da empresa: 40% = R$ 400,00

- Salario liquido:
   + bruto - 10.000,00
   - IR - 1.623,87
   - INSS - 876,97
   - 10% - 1.000,00 (lembrando que o IR e INSS são sempre calculados antes de retirar os 10%, então é 10% do bruto, mas descontado do liquido)
total = R$ 6.499,16

O que me deixa em duvida é como o funcionam as regras de taxas e impostos internacionais e como eu deveria usar esse dinheiro. Existe bi-tributação entre Brasil e Alemanha? Vale mais a pena deixar o dinheiro rendendo ou vender mês a mês? E em relação a diversificação, é muito ruim manter esse dinheiro em uma empresa só, não é? 

NOTA: Ainda não terminei os módulos de renda variável nem o de impostos, então me desculpem se estou "colocando a carroça na frente dos bois" :)

Pergunta adicional: SAP é uma empresa que tem bons números? pretendo começar o modulo de renda variável esta semana e acho que essa será uma das primeiras empresas que farei a análise. Então seria legal ver a opinião de vocês que tem mais experiência para comparar e ver se entendi o módulo.

 

  • com certeza é bom analisar a empresa assim que terminar os módulos.
  • o rendimento é bom, 40%
  • o que precisa saber são as condi coes do aporte, se você pode vender a qualquer momento ou tem algum período de carência
  • também precisa saber se a empresa monitora os trabalhadores e o que fazem com as acoes, eles podem achar ruim você não investir na própria empresa e usar isso como base para promover empregados para outros cargos ou benefícios
  • Se o valor do aporte, não atrapalha seu orçamento domestico e seus aportes, pode continuar aportando com o bônus.
  • O único porem é usa exposição ao risco da empresa, que pode ser alto em relação a outros ativos, mas isso vai ver melhor quando entrar no diagrama do cerrado, ali tal vez tenha que diminuir aportes, em lugar de 10%, tal vez 5% seja o ideal para sua carteira (mas os 40% serão um rendimento de peso na avaliação)
  • e sobre como gastar, quando chegar a hora, tem que avaliar o spread, impostos, mas pode transferir para uma conta fora do Brasil e gastar no Brasil o em viagens fora sem precisar converter eles em real (o que teria um IOF a pagar)
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...