Jump to content
  • 0

Estudo de Fiagros para colocar na carteira


Marcelo R

Pergunta

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 25/07/2023 at 23:57, Marcelo Ribeiro disse:

Ola pessoal,

Estou iniciando o estudo de alguns Fiagros que pretendo colocar na minha carteira...

São eles, VGIA11 - CPTR11 - FGAA11

Vocês tem mais nomes para que possamos dar uma olhada juntos ? ou comentários / pontos de atenção sobre estes 3 ?

image.png.e06194c070298ff6f2d45dd9982c61f1.png

 

Olá, Marcelo!

Em Fiagro tenho na carteira os seguintes:  KNCA11, SNAG11 e XPCA11.

 

Confesso que ainda preciso estudar mais sobre eles pois quando os inclui em carteira meus critérios foram eu diria absurdos. Trago como exemplo o XPCA: meus critérios foram pelo ativo ser da XP (sim, não tem sentido mas foi o que pensei na época) e é baratinho. Acreditei ser um MXRF do fiagro.

Olha a ideia...

 

Vou optar por estudar também fundos que indicou, Marcelo. Nunca os tinha visto até então e acho interessante avaliar mais opções e entender um pouquinho melhor como estes ativos se comportam.

Todo exemplo é válido e espero quão breve possível contribuir com algo a mais aqui!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Olá, Marcelo!

Em Fiagro tenho na carteira os seguintes:  KNCA11, SNAG11 e XPCA11.

 

Confesso que ainda preciso estudar mais sobre eles pois quando os inclui em carteira meus critérios foram eu diria absurdos. Trago como exemplo o XPCA: meus critérios foram pelo ativo ser da XP (sim, não tem sentido mas foi o que pensei na época) e é baratinho. Acreditei ser um MXRF do fiagro.

Olha a ideia...

 

Vou optar por estudar também fundos que indicou, Marcelo. Nunca os tinha visto até então e acho interessante avaliar mais opções e entender um pouquinho melhor como estes ativos se comportam.

Todo exemplo é válido e espero quão breve possível contribuir com algo a mais aqui!

Show Edilson !

Quem nunca usou critérios estranhos kkkkk mas vamos evoluindo e aprimorando as coisas ! essa é a ideia inclusive de bater um papo !

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá, na minha carteira tenho KNCA11, XPCA11 e RZAG11

KNCA11 - 63,3% CDI +5.27% e 25,3% IPCA + 6.85% e o resto em LCI 99% ou em Caixa

XPCA11 - 88% CDI + 4,76% e 12% IPCA + 8,76%

RZAG11 - 100% CDI + 5,25%

Tal como o Edilson comentou, meus critérios de escolha para o XPCA e KNCA foram simplesmente por gostar da XP e KINEA!! (Obviamente já os tinha na carteira antes da AUVP)

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Sou agricultor e conheço um pouco sobre mercado do agro e por isso resolvi compartilhar minha visão sobre este fundo.

Eu dei uma estudada no SNAG11, na minha analise cheguei a conclusão que o fundo é baseado em financiar operação da Boa Safra, esta é uma produtora de sementes de soja que opera grande escala de produção, são razoavelmente eficientes em sua operação, mas a competição nos mercados de sementes é bastante grande e baseada na eficiência produtiva, porém a eficiência não depende apenas da eficiência de processamento de grãos, mas basicamente da qualidade dos grãos que vem do campo, o que é difícil de garantir, ja que os campos de semente estão sujeitos ao clima. 

A mecânica do CRA Boa Safra é basicamente vender semente a prazo em um mercado que opera em maioria no a Vista, este tipo de diferencial é uma importante vantagem competitiva, mas quando existe o repasse de juros mais altos, geralmente o perfil do cliente traz mais riscos. Uma estratégia que vejo como positiva é a pulverização da base de clientes, reduzindo o risco de inadimplência. 

Financiar produtores rurais a taxas mais altas que juros bancários, IPCA+8%, não me parece algo que se sustente a longo prazo, a empresa na minha visão é solida, sua velocidade de crescimento é um ponto de atenção, ja vi muitas sementeiras quebrarem por crescimento acelerado.

Em resumo, o fundo me parece bem montado, baseado em uma empresa bacana, que passa por um crescimento muito rápido.

Ainda é pequeno os valores para os padrões do agro, financiando cerca de 800 mil sacas de semente, seria relativo ao volume de uma sementeira pequena, tem mercado de credito para isso o que vai tracionar as novas emissões de cotas. Com a queda dos juros o DY vai reduzir, porque isso é a lógica. Mas um ponto de atenção é o Dollar, este caindo a semente vai acompanhar e para manter o mesmo volume de negócios, o fundo vai ter que ter capacidade de realizar mais operações, mesmo com um DY menor. 

Posso ter escrito trocentas bobagens, não levem muito a serio e se puderem criticar os pontos de vista, agradeço. Assim apreendo algo novo.

 

 

 

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/07/2023 at 23:57, Marcelo Ribeiro disse:

Ola pessoal,

Estou iniciando o estudo de alguns Fiagros que pretendo colocar na minha carteira...

São eles, VGIA11 - CPTR11 - FGAA11

Vocês tem mais nomes para que possamos dar uma olhada juntos ? ou comentários / pontos de atenção sobre estes 3 ?

image.png.e06194c070298ff6f2d45dd9982c61f1.png

 

Ei @Marcelo Ribeiro, tudo bem?

Então, ainda não invisto em fiagros por conta da estratégia que adoto na minha carteira, porém invisto em um fii do agronegócio, e acho interessante dar uma olhada nele.

Ressalto que é um fii que comecei a investir antes da AUVP, exatamente por que me interessei pelos fiagros mas gosto mais dos fiis então busquei algo que ficasse entre os dois. Além disso, tenho pouco percentual desse fii na carteira pois ele tem um pouco mais de 2 anos (salvo melhor juízo), dentre outros fatores. Como disse o colega @Marcio Andre Blomker Boes, é apimentado pro meu formato de investir hahaha.

Ainda assim, acredito que vale a pena dar uma olhada. O fii é o RZTR11, é um fii de arrendamento, compra e venda de propriedades agrícolas. 

Espero ter ajudado de alguma forma! Bons invesitmentos!

Editado por Fernanda De Battisti
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Fernanda De Battisti disse:

Ei @Marcelo Ribeiro, tudo bem?

Então, ainda não invisto em fiagros por conta da estratégia que adoto na minha carteira, porém invisto em um fii do agronegócio, e acho interessante dar uma olhada nele.

Ressalto que é um fii que comecei a investir antes da AUVP, exatamente por que me interessei pelos fiagros mas gosto mais dos fiis então busquei algo que ficasse entre os dois. Além disso, tenho pouco percentual desse fii na carteira pois ele tem um pouco mais de 2 anos (salvo melhor juízo), dentre outros fatores. Como disse o colega @Marcio Andre Blomker Boes, é apimentado pro meu formato de investir hahaha.

Ainda assim, acredito que vale a pena dar uma olhada. O fii é o RZTR11, é um fii de arrendamento, compra e venda de propriedades agrícolas. 

Espero ter ajudado de alguma forma! Bons invesitmentos!

Interessante esse FII, Fernanda.

O objetivo dele é unicamente operar con terras ou ele também opera com CRAs?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Interessante esse FII, Fernanda.

O objetivo dele é unicamente operar con terras ou ele também opera com CRAs?

O RZTR11 é um fundo do tipo híbrido, porém no portifolio atualmente possui somente fazendas/terras. Acredito que futuramente possam expantir o portifolio e acrescentar algumas letras de crédito ou CRAs, masé uma mera expeculação por conta da natureza do fii.

Uma coisa que gosto deles é que eles não adquirem imóveis que necessitam de desmatar para realizar a exploração, e que os imóveis estão em lugares estratégicos, com MT e BA. Hoje o P/VP dele hoje está em 0,99, por isso acredito que vale a pena dar uma olhada.

Inclusive no site do fundo consta algumas informações interessantes sobre o setor agro para quem não tem muito contato no dia a dia, sobre as safras, como está o mercado de milho, soja, etc.

Espero ter ajudado!

Editado por Fernanda De Battisti
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Fernanda De Battisti disse:

O RZTR11 é um fundo do tipo híbrido, porém no portifolio atualmente possui somente fazendas/terras. Acredito que futuramente possam expantir o portifolio e acrescentar algumas letras de crédito ou CRAs, masé uma mera expeculação por conta da natureza do fii.

Uma coisa que gosto deles é que eles não adquirem imóveis que necessitam de desmatar para realizar a exploração, e que os imóveis estão em lugares estratégicos, com MT e BA. Hoje o P/VP dele hoje está em 0,99, por isso acredito que vale a pena dar uma olhada.

Inclusive no site do fundo consta algumas informações interessantes sobre o setor agro para quem não tem muito contato no dia a dia, sobre as safras, como está o mercado de milho, soja, etc.

Espero ter ajudado!

Com certeza ajudou! Obrigado, Fernanda!

Achei interessante e vou avaliar mais a fundo o ativo. Entrou pra a lista de estudos pois acho interessante como forma de diversificação. Só ver agora se ele termina de passar nos meus critérios  (me senti um chatão falando isso agora  Huahuahaua).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Com certeza ajudou! Obrigado, Fernanda!

Achei interessante e vou avaliar mais a fundo o ativo. Entrou pra a lista de estudos pois acho interessante como forma de diversificação. Só ver agora se ele termina de passar nos meus critérios  (me senti um chatão falando isso agora  Huahuahaua).

Hahahahaha sou chatonaaa e tem um tempão que não aporto nele para não desbalancear a carteira de fiis que tenho.

Hoje ele ocupa 2,3% da minha carteira por que valorizou desde que comprei.

Enfim, avalia com calma pq ele é arriscado por N fatores. Acho a ideia do fii legal mas temos que considerar os riscos.

Sucesso e depois me conta se aportou nele!

Edit.: alterei o percentual por que vi aqui agora que como aportei recentemente ele ocupa uma posição menor.

Editado por Fernanda De Battisti
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Fernanda De Battisti disse:

Hahahahaha sou chatonaaa e tem um tempão que não aporto nele para não desbalancear a carteira de fiis que tenho.

Hoje ele ocupa 5% da minha carteira por que valorizou desde que comprei.

Enfim, avalia com calma pq ele é arriscado por N fatores. Acho a ideia do fii legal mas temos que considerar os riscos.

Sucesso e depois me conta se aportou nele!

Huhuahuah com certeza!
Estou considerando como uma possível pimentinha da carteira!

Em um futuro próximo dou um feedback   😉

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/07/2023 at 22:09, Edison Luis Paulini disse:

Olá, Marcelo!

Em Fiagro tenho na carteira os seguintes:  KNCA11, SNAG11 e XPCA11.

 

Confesso que ainda preciso estudar mais sobre eles pois quando os inclui em carteira meus critérios foram eu diria absurdos. Trago como exemplo o XPCA: meus critérios foram pelo ativo ser da XP (sim, não tem sentido mas foi o que pensei na época) e é baratinho. Acreditei ser um MXRF do fiagro.

Olha a ideia...

 

Vou optar por estudar também fundos que indicou, Marcelo. Nunca os tinha visto até então e acho interessante avaliar mais opções e entender um pouquinho melhor como estes ativos se comportam.

Todo exemplo é válido e espero quão breve possível contribuir com algo a mais aqui!

kkkkk fiz a mesma coisa, olhei XP...hum...deve ser bom, + agro, já gosto de investir nesse setor (LCA me pega) kkkkk, cotinha por R$9,35, opa, vamos comprar !!! ficou 3 meses com rentabilidade baixa, agora tá ficando normalzinho.

 

Pretende se desfazer desse FII ?

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...