Jump to content

A Subutilização da Comunidade


Recommended Posts

3 minutes ago, Barbara disse:

Olá! Eu super te entendo! Quando comecei eu me sentia assim mesmo. Achava q meus comentários eram super idiotas (no meu caso, a maioria é 😅) e ficava com medo do julgamento. Mas uma vez o @Matheus Paulo Presa me disse que aqui não é o judiciário, e que ninguém estava aqui pra me julgar. E o @Henrique Magalhães me disse que a comunidade é um ambiente acolhedor que abraça todo mundo e todas as opiniões são ouvidas. Desde então eu me sinto em casa, aqui somos livres pra compartilharmos as ideias. 

Só tenho uma obs, precisamos urgentemente da reação merda de volta! Faz tanta falta... adoro dar e receber 😂

Eu tenho certeza que você é a pessoa disparada que mais utiliza, antigamente dava para ver as reações dada e recebidas, acho que tiraram numa atualização

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu venho muito pela baguncinha, eu costumo entrar todos os dias.

Costumo utilizar muito voice chat (Discord), bom ai as vezes tenho preguiça de escrever.

Só não abro um tópico, pois as vezes acho muito aleatório o assunto kkkkkkk mas gosto de participar de alguns assuntos aleatórios mesmo e as que agregam conhecimento

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, Diogo Milioli Ferreira disse:

Acho que seria interessante que ao término de cada módulo da AUVP houvesse alguma atividade na comunidade. Um tópico aberto pelo time.

Vou dar um exemplo: no módulo de renda fixa poderia haver uma atividade na comunidade sobre como avaliar qual o contrafluxo que faz sentido para o período... ou... no módulo de renda variável alguém do time colocasse um case de uma empresa e incentivasse que cada aluno fizesse sua análise para fins de comparação... no módulo de indicadores fizéssemos o cálculo dos indicadores de determinadas empresas...

Eu curti essa ideia hein, seria legal ter algumas atividades práticas para fazer algum tipo de análise do ponto de vista dos novatos, e para nós que já fizemos o curso seria legal revisar as análises feitas, corrigir/complementar, não sei se é possível ter uma sessão da comunidade focada nisso, mas eu achei interessante...

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

29 minutes ago, Fabiano Gomes disse:

Eu curti essa ideia hein, seria legal ter algumas atividades práticas para fazer algum tipo de análise do ponto de vista dos novatos, e para nós que já fizemos o curso seria legal revisar as análises feitas, corrigir/complementar, não sei se é possível ter uma sessão da comunidade focada nisso, mas eu achei interessante...

Exatamente nesse sentido que eu acho que seria interessante!!!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

50 minutes ago, Fabiano Gomes disse:

Eu curti essa ideia hein, seria legal ter algumas atividades práticas para fazer algum tipo de análise do ponto de vista dos novatos, e para nós que já fizemos o curso seria legal revisar as análises feitas, corrigir/complementar, não sei se é possível ter uma sessão da comunidade focada nisso, mas eu achei interessante...

Fora o fato que aumentaria o engajamento pra galera interagir mais.

 

Eu sou a favor!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Edison Luis Paulini disse:

Fora o fato que aumentaria o engajamento pra galera interagir mais.

Exato, efeitos colaterais positivos:

  • Engajamento na comunidade.
  • Reforço dos aprendizados.
  • Ponto de Partida para aqueles que mesmo após o cvr$0 não sabem bem como iniciar.
  • Mais análises sendo geradas para benefício de todos.
  • Fortalecimento de parcerias e confiança entre os membros aqui do fórum

 

Editado por Fabiano Gomes
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Barbara disse:

Olá! Eu super te entendo! Quando comecei eu me sentia assim mesmo. Achava q meus comentários eram super idiotas (no meu caso, a maioria é 😅) e ficava com medo do julgamento. Mas uma vez o @Matheus Paulo Presa me disse que aqui não é o judiciário, e que ninguém estava aqui pra me julgar. E o @Henrique Magalhães me disse que a comunidade é um ambiente acolhedor que abraça todo mundo e todas as opiniões são ouvidas. Desde então eu me sinto em casa, aqui somos livres pra compartilharmos as ideias. 

Só tenho uma obs, precisamos urgentemente da reação merda de volta! Faz tanta falta... adoro dar e receber 😂

É isso ai, aqui todo mundo é aluno e os únicos que tem a obrigação de responder de forma técnica é o suporte e os moderadores, a gente responde certo se souber, as vezes responde errado achando que tá certo e as vezes só participa do zuera, o que importa é estar presente na comunidade e principalmente manter o respeito e harmonia entes todos (quando possível kkkkkkk) no mais, aqui é lugar para aprender e interagir 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Matheus Paulo Presa disse:

É isso ai, aqui todo mundo é aluno e os únicos que tem a obrigação de responder de forma técnica é o suporte e os moderadores, a gente responde certo se souber, as vezes responde errado achando que tá certo e as vezes só participa do zuera, o que importa é estar presente na comunidade e principalmente manter o respeito e harmonia entes todos (quando possível kkkkkkk) no mais, aqui é lugar para aprender e interagir 

"O melhor jeito de aprender é ensinando".

Mesmo que a gente responda algo errado, dê uma bola fora vez ou outra (obviamente nunca por maldade) somos corrigidos depois e aprendemos juntamente.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 27/07/2023 at 11:34, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Acho que o povo tem preguiça de interagir mesmo, o que você pode ver que mostra real o numero de pessoas, foi quantas visualizações teve o post, esse mesmo da enquete, teve muito mais gente que visualizou do que votou. Mas concordo contigo, quem comenta é sempre os mesmos gatos pingados, acho que hoje deve ter o que? Os 30/40 pessoas "bem" ativas, só não sei dizer quantas pessoas que estão aqui apenas para ler os comentários.

 vou nessa também, principalmente galera da casa dos 20 anos. Tem se tornado muito comum a visualização no lugar da interação. É uma observação muito pessoal (empírica) mesmo. Até mesmo uma certa "economia" na comunicação. Talvez uma grande abreviação da interação rsrsrs Daí jogo no caldo a atribulação da ocupação e o que fazemos tempo livre (do trabalho)... No meu círculo de convivência cotidiana, por exemplo, o uso das tecnologias é tão grande que quando passamos ao tempo livre tudo o que desejamos é nos desligar das telas... Parece contraditório que quanto mais conectado o mundo, maior o desejo de desconectar? 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Camila Souza disse:

Parece contraditório que quanto mais conectado o mundo, maior o desejo de desconectar? 

Com certeza. Eu não gosto de usar celular (desde sempre). Mas uso, claro...

Vou aos lugares e dificilmente tiro o celular do bolso (apesar de que fiz isso esses dias). Gosto de aproveitar o momento.

Rolês onde não permitem o uso do celular são muito bons, mais proveitosos.

Em relação ao desejo de se desconectar, acredito que acontece até mesmo pela falta de privacidade. Eu me exponho muito pouco e já me incomodo com algumas coisas. Nem imagino quem se expõem todos os dias, o dia inteiro. Essa pessoa deve se incomodar também, mas às vezes quem sem perceber o por quê.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Rai Nunes disse:

Parece contraditório que quanto mais conectado o mundo, maior o desejo de desconectar? 

Eu passo o dia inteiro no computador, quando dá o horário de saída do trabalho eu já estou praticamente sem paciência para continuar fazendo qualquer outra coisa no computador ou celular...

Redes sociais, sou mto pouco adepto delas, geralmente não posto nada, e qdo uso depois de 15 minutos rolando o feed do Instagram meio que ja deu minha cota...

3 horas atrás, Rai Nunes disse:

Rolês onde não permitem o uso do celular são muito bons, mais proveitosos.

Imagino que esse seja um tipo de evento raro, até hoje, eu mesmo, só vi um único evento onde não foi permitido o uso de celulares, e imagino que tenha sido uma experiência mto interessante... Afinal de contas as pessoas precisaram interagir entre elas como antigamente rsrsrsrs

Engraçado pensar que nenhuma outra geração vai sequer ter ideia de como era o mundo antes dos celulares e das redes sociais...

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 semanas depois...
22 minutes ago, Waleska Barros disse:

😅

Estou cheia de dúvidas e muito relutante em ficar criando tópicos e olha que já criei vários. Sempre procuro para ver se já foi dito antes, mas nem sempre foi discutido...  

Não levem a mal...

A gente não leva a mal. Só pedimos que não leve a mal quando ao invés de respondermos, direcionamos link de outros tópicos.

Isso é algo natural, ninguém deve levar a mal, para os dois lados.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 27/07/2023 at 02:00, Raí Nunes disse:

Embora a comunidade seja projetada para promover a troca de conhecimentos e a resolução colaborativa de dúvidas, ela acaba sendo pouco utilizada (levando em consideração a quantidade de alunos).

Será que isso tem relação com uma mentalidade tradicional de aprendizagem individual? Ou seria o receio dos alunos em compartilhar ideias e dúvidas por medo do julgamento, "bullying"?

Sinto que estamos todos perdendo oportunidades, já que a participação na comunidade pode enriquecer as informações, exibindo diferentes pontos de vista do mesmo conteúdo, ou até mesmo outras interpretações.

Quantas pessoas utilizam ativamente a comunidade?

Estando aqui há algum tempo, vejo mais ou menos as mesmas pessoas das "antigas". Vejo que em toda turma surge uma pessoa ativa e mais 2 ou 3 que passam por aqui vez em quando.

Os conteúdos, ricos ou não, engraçados ou não, recebem poucas reações, dificultando a entender a aprovação do que foi compartilhado. Os posts mais engajados, recebem pouco mais de 10 reações (mas isso é um pico). Passa até a sensação que temos cerca de 20 alunos que são ativos.

Mas daí surgem algumas raríssimas exceções:

image.png.9966ae0155c550be73144d43fd3be9af.png

 

Apesar de ser alguém do time AUVP, recebendo mais reações até mesmo que o Raul costuma receber. Temos tudo isso de usuário ativo mesmo? Será que reagiram porque o post libera aulas novas (de graça) e é disso que o "polvo" gosta?

Quantas reações teriam os conteúdos em geral, se todo usuário desse seu feedback?

O que acham?

Verdade, se entramos nos posts vemos as mesmas pessoas interagindo na maioria das vezes, não sei se é pelo fato do aprendizado individualizado ou bullying, ou se apenas não gostam de participar da comunidade. Com a quantidade de alunos da AUVP dava pra movimentar muito mais...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...