Jump to content
  • 0

Função do prazo de vencimento no Tesouro Selic


Bruno Moraes Mata

Pergunta

Após a aula de Tesouro Selic, fiquei em dúvida sobre a utilidade da “data de vencimento” do título na prática.

O Raul comentou que a rentabilidade do Tesouro Selic é diária e que podemos retirar o dinheiro a qualquer momento, embora a rentabilidade seja afeta pela incidência de IOF e Imposto de renda.
 

Então, se o Tesouro Selic rende 100% da Taxa Selic, que é imprevisível, não garantindo ganhos fixos, fiquei em dúvida de qual é função prática.


Batendo um papo com o ChatGPT sobre isso ficou mais claro que a data de vencimento do Tesouro Selic, quando vamos comprar um investimento, não me impede de resgatá-lo quando eu quiser e também não impacta a rentabilidade, uma vez que as condições de ganho variam.

 

Apenas afetaria em casos de ágio ou deságio, pois significaria que aquela condição de rentabilidade tem prazo para acabar. Gostaria de compartilhar aqui só para fins de educação mesmo, esse diálogo completou muito bem a aula.

 

Também perguntei sobre o que acontece com o dinheiro quando o prazo do Tesouro Selic acaba, em um exemplo que em que comprei com deságio.

 

Gostariam de compartilhar comigo mais alguma observação sobre Tesouro Selic?
 

 

IMG_6603.png

IMG_6604.png

IMG_6605.png

IMG_6606.png

IMG_6607.png

IMG_6608.png

IMG_6609.png

IMG_6610.png

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Bruno Moraes Mata. Em relação a sua duvida, o tesouro selic sofre tambem de marcação a mercado, mas de uma forma bem insignificante comparado com os titulos prefixados e indexados ao IPCA. Sendo assim a data de vencimento seria o ponto onde o investidor realmente recebe o capital investido + o juros contratado. O resgate antecipado vai obedecer um preço de venda com agio ou desagio devido a marçação. Segue abaixo 2 graficos, um mostrando a marcação a mercado dos titulos indexados a selic e outro dos titulos prefixados. Coloquei tambem um print que mostra o preço de compra e venda do tesouro selic, mostrando a pequena variação que existe.

Na data de vencimento voce recebera o valor aplicado + a variação da selic + juros adicionais contratados descontado o valor do IR, na conta da sua corretora.

Em relação ao chatgpt eu não recomendaria realizar questionamentos a respeito de investimentos. Veja que no seu dialogo ele foi mudando a resposta baseado no desenvolvimento do seu proprio raciocinio, ou seja, voce foi induzindo ele dar a resposta que voce queria.

 

Captura de Tela 2023-07-29 às 15.59.48.png

Captura de Tela 2023-07-29 às 16.00.16.png

Captura de Tela 2023-07-29 às 16.01.39.png

Captura de Tela 2023-07-29 às 16.01.53.png

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Excelente, muito obrigado.

Pode explicar mais a marcação a mercado no Tesouro Selic? Ela só aconteceria se você comprou o título com ágio ou deságio?

Me confundo com isso porque associei a marcação a mercado com o fato de “o título tem que valer 1000 na data de vencimento”, o que não teria a ver com a Tesouro Selic.

 

Sobre marcação a mercado de uma forma geral, me parece ser mais jogo pensar nessa estratégia só após 2 anos do dinheiro investido no título, para minimizar as perdas por imposto de IOF e IR. Meu pensamento faz sentido?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
40 minutes ago, Bruno Moraes Mata disse:

Pode explicar mais a marcação a mercado no Tesouro Selic? Ela só aconteceria se você comprou o título com ágio ou deságio?

Os titulos do tesouro selic vem acrescentados a selic uma pequena taxa prefixada. Esta taxa que sofre a marcação. Como a taxa é muito pequena o valor acaba sendo insignificante. Por isso no resgate antecipado não ha perdas que comprometam a rentabilidade do titulo

42 minutes ago, Bruno Moraes Mata disse:

Me confundo com isso porque associei a marcação a mercado com o fato de “o título tem que valer 1000 na data de vencimento”, o que não teria a ver com a Tesouro Selic.

O titulo do tesouro selic tambem vai valer R$1000,00 no vencimento, mas corrigido pela selic. Por isso o valor atual do titulo vale mais do que os R$1000,00

O mesmo acontece com os titulos indexados ao IPCA. O titulo ira valer R$1000,00 no vencimento corrigido pelo IPCA

43 minutes ago, Bruno Moraes Mata disse:

Sobre marcação a mercado de uma forma geral, me parece ser mais jogo pensar nessa estratégia só após 2 anos do dinheiro investido no título, para minimizar as perdas por imposto de IOF e IR. Meu pensamento faz sentido?

Eu tambem costumo deixar o titulo entrar na aliquota minima de IR para avaliar a possibilidade de marcação a mercado. Contudo, podem existir situações que seja vantajosa a liquidação em aliquotas maiores. Tudo vai depender de calcular o retorno na operação para ver se os ganhos compensam.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Bruno Moraes Mata disse:

Após a aula de Tesouro Selic, fiquei em dúvida sobre a utilidade da “data de vencimento” do título na prática.

Títulos de renda fixa possuem algumas características em comum, entre elas data de vencimento, sendo assim, o Tesouro Selic segue a mesma lógica.

 

56 minutes ago, Bruno Moraes Mata disse:

Sobre marcação a mercado de uma forma geral, me parece ser mais jogo pensar nessa estratégia só após 2 anos do dinheiro investido no título, para minimizar as perdas por imposto de IOF e IR. Meu pensamento faz sentido?

Sim, eu sigo sempre a premissa de ficar ao menos 2 anos com o título, justamente para aproveitar a menor alíquota de IR, porém, como disse o Adriano, em algumas situações há uma mudança mais brusca na taxa que acaba valendo a pena fazer o resgate ainda mais antecipado e aproveitar para aportar em outro título/investimento que faça sentido.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Arthur Baquit Reis disse:

A lógica da data do vencimento é você ter a garantia de que, naquela data, o seu título vai estar valendo 1000 reais. Então, na prática, serve para precificar o título, uma vez que você não tem o livre comércio do título para poder precificar, como é o caso das ações, FIIs, etc

@Arthur Baquit Reis só lembrando que somente o Tesouro Prefixado valerá R$1.000 no vencimento. Os outros títulos do Tesouro valerão nominalmente mais que R$1.000, pois eles têm a correção da Selic ou do IPCA em seu valor.

Com relação ao vencimento, toda dívida precisa ter um prazo de validade, uma data final. Se não houver um vencimento como seria? O investidor nunca iria receber seu dinheiro de volta? Os títulos terem um vencimento não é por acaso, é para ter o investidor saber quando receberá seu investimento de volta. Somente isto rsrsrsrs 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...