Após a aula de Tesouro Selic, fiquei em dúvida sobre a utilidade da “data de vencimento” do título na prática.
O Raul comentou que a rentabilidade do Tesouro Selic é diária e que podemos retirar o dinheiro a qualquer momento, embora a rentabilidade seja afeta pela incidência de IOF e Imposto de renda.
Então, se o Tesouro Selic rende 100% da Taxa Selic, que é imprevisível, não garantindo ganhos fixos, fiquei em dúvida de qual é função prática.
Batendo um papo com o ChatGPT sobre isso ficou mais claro que a data de vencimento do Tesouro Selic, quando vamos comprar um investimento, não me impede de resgatá-lo quando eu quiser e também não impacta a rentabilidade, uma vez que as condições de ganho variam.
Apenas afetaria em casos de ágio ou deságio, pois significaria que aquela condição de rentabilidade tem prazo para acabar. Gostaria de compartilhar aqui só para fins de educação mesmo, esse diálogo completou muito bem a aula.
Também perguntei sobre o que acontece com o dinheiro quando o prazo do Tesouro Selic acaba, em um exemplo que em que comprei com deságio.
Gostariam de compartilhar comigo mais alguma observação sobre Tesouro Selic?
Pergunta
Bruno Moraes Mata
Após a aula de Tesouro Selic, fiquei em dúvida sobre a utilidade da “data de vencimento” do título na prática.
O Raul comentou que a rentabilidade do Tesouro Selic é diária e que podemos retirar o dinheiro a qualquer momento, embora a rentabilidade seja afeta pela incidência de IOF e Imposto de renda.
Então, se o Tesouro Selic rende 100% da Taxa Selic, que é imprevisível, não garantindo ganhos fixos, fiquei em dúvida de qual é função prática.
Batendo um papo com o ChatGPT sobre isso ficou mais claro que a data de vencimento do Tesouro Selic, quando vamos comprar um investimento, não me impede de resgatá-lo quando eu quiser e também não impacta a rentabilidade, uma vez que as condições de ganho variam.
Apenas afetaria em casos de ágio ou deságio, pois significaria que aquela condição de rentabilidade tem prazo para acabar. Gostaria de compartilhar aqui só para fins de educação mesmo, esse diálogo completou muito bem a aula.
Também perguntei sobre o que acontece com o dinheiro quando o prazo do Tesouro Selic acaba, em um exemplo que em que comprei com deságio.
Gostariam de compartilhar comigo mais alguma observação sobre Tesouro Selic?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
1
1
DIAS POPULARES
29/Jul
5
30/Jul
2
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 2 posts
Bruno Moraes Mata 2 posts
Arthur Baquit Reis 1 post
Tiago Roberto Novello 1 post
DIAS POPULARES
29/Jul 2023
5 posts
30/Jul 2023
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Boa tarde @Bruno Moraes Mata. Em relação a sua duvida, o tesouro selic sofre tambem de marcação a mercado, mas de uma forma bem insignificante comparado com os titulos prefixados e indexados ao IPCA.
Flavio Prado
@Arthur Baquit Reis só lembrando que somente o Tesouro Prefixado valerá R$1.000 no vencimento. Os outros títulos do Tesouro valerão nominalmente mais que R$1.000, pois eles têm a correção da Selic ou
Adriano Umemura
Os titulos do tesouro selic vem acrescentados a selic uma pequena taxa prefixada. Esta taxa que sofre a marcação. Como a taxa é muito pequena o valor acaba sendo insignificante. Por isso no resgate an
Posted Images
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts