Jump to content
  • 0

Como funciona o PM de Ações e ETFs para efeito de imposto de renda?


William Redig

Pergunta

Oi S@ardinhas,

Eu comecei a investir diretamente nos EEUU há pouco tempo.  Não estou sabendo a forma isso funciona para efeito de imposto de renda.  Vamos supor o seguinte cenário imaginário:

  1. Eu transferi R$ 5000,00 para a corretora americana pela câmbio de 5,00 que deu $1000 na gringa;
  2. Com os $1000 eu comprei 10 ETF-A por $50 cada = $500 e 20 ETF-B por $25 cada = $500;
  3. Alguns dias depois eu transferi mais $1000, dessa vez ao câmbio de 5,50 que custou R$ 5500;
  4. Com esse segundo lote de aportes, eu comprei mais 10 ETF-A por $48 cada, que deu $480 e mais 20 ETF-B por $26 cada, que deu $520.

Em dólares, o PM do ETF-A é de $49.00 e do ETF-B é de $25.50 - essa conta é fácil, mas...

Como é feita essa conta para efeitos de imposto de renda?  Como se calcula o PM em Reais dos ativos que eu compro ao longo do tempo, lá fora, com várias remessas de câmbio diferentes?

Alguém sabe me explicar essa matemática?

Agradeço antecipadamente!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Boa tarde @William Redig. Na aula de IR para ativos internacionais, o Raul mostra que o preço medio colocado na descrição de bens e direitos, é colocado em dolares mesmo.

20 cotas do ETF A adquiridas por U$980

Na parte "situação em 31/12/2023" voce somara a conversão dos U$50 dolares na data de liquidação + a conversão dos U$48 na data da liquidação. Lembrando que deve ser usado o dolar PTAX do dia.

Geralmente as corretoras que atendem brasileiros oferecem estes dados no relatorio para IR

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Adriano Luiz Odahara Umemura,

Muito obrigado!  Eu não sabia qual era a taxa de câmbio usada.  Uma das folhas da minha planilha de controle de investimentos já faz essas contas todas, eu só não sabia qual era a taxa de câmbio a considerar.  Já vi que vou ter que usar duas taxas:  A PTAX para efeito de conversão para REAL do valor investido em dólares e outra do câmbio real que usi para a remssa, sendo a PTAX para efeitos do cálculo do leão e a do câmbio real para saber o real custo dos ativos que comprei.  Mais uma etapa na complexidade da coisa.

Vivendo e aprendendo.  Bom poder contar com o seu conhecimento aqui na comundiade, obrigado, mais uma vez!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...