Jump to content
  • 0

Barsi critica ITAUSA


Wesley Santos

Pergunta

Pessoal, assisti recentemente o Luiz Barsi em um podcast onde ele fala que a base acionária da ITAUSA são tantos milhões de opções, isso sendo um fator negativo para investir na empresa.

 

Nesse momento surgiram algumas dúvidas:

1- O que seria essa base acionária de opções e onde vejo isso?

2- Qual é o lado negativo de uma empresa ter muitas opções? Pensando no resultado da empresa, que é o que importa para o investidor, não vejo isso influenciando. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Fala Wesley,

Assim como você pode comprar e vender ações na bolsa de valores, existem também as opções. Elas são investimentos que dão ao seu titular o direito de comprar ou vender ativos em uma data futura por um preço determinado. Se você for na sua corretora, provavelmente quanto estiver buscando uma Petrobras (PETR4), vai começar a trazer alguns tickers mais "estranhos" como "PETRB17", "PETRA23", etc.

Muita gente usa opções para alavancar os ganhos no mercado financeiro, apostando que uma ação vai cair ou vai subir, e você poderá comprar algo mais barato do que efetivamente está ou vender por mais caro do que o papel está naquele momento, entretanto é um mercado extremamente arriscado e que pode te quebrar do dia para noite! Por isso, muito cuidado!

O fato da Itaúsa ter muita opção no mercado, faz com que muita gente esteja apostando que o papel vai cair ou subir, fazendo com que ele oscile mais do que outros papeis. Ao meu ver, não é um problema pois o que importa para mim é o plano da Itaúsa no longo prazo, mas talvez o Barsi tenha alguma outra preocupação.

 

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Wesley Santos disse:

Pessoal, assisti recentemente o Luiz Barsi em um podcast onde ele fala que a base acionária da ITAUSA são tantos milhões de opções, isso sendo um fator negativo para investir na empresa.

 

Nesse momento surgiram algumas dúvidas:

1- O que seria essa base acionária de opções e onde vejo isso?

2- Qual é o lado negativo de uma empresa ter muitas opções? Pensando no resultado da empresa, que é o que importa para o investidor, não vejo isso influenciando. 

@Wesley Santos antes de tudo, cuidado em fazer análises e chegar a conclusões com base em outras pessoas que têm uma realidade diferente da nossa. 

Para nós que somos Buy and Hold não vai afetar em nada. O Mercado é irracional no curto prazo, porém se você analisou os fundamentos da empresa, se ela se encaixa na sua estratégia, não fará dieferença. No curto prazo pode haver uma oscilação maior no preço, tanto para cima como para baixo, porém sempre vai se corrigir com o tempo.

As informações da base acionária da empresa você encontra no RI da empresa, e o volume de opções negociadas não afeta o resultado da empresa, afinal o resultado dela tem origem no negócio dela e não nas negociações feitas na Bolsa.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Wesley Santos disse:

Pessoal, assisti recentemente o Luiz Barsi em um podcast onde ele fala que a base acionária da ITAUSA são tantos milhões de opções, isso sendo um fator negativo para investir na empresa.

 

Nesse momento surgiram algumas dúvidas:

1- O que seria essa base acionária de opções e onde vejo isso?

2- Qual é o lado negativo de uma empresa ter muitas opções? Pensando no resultado da empresa, que é o que importa para o investidor, não vejo isso influenciando. 

Boa tarde @Wesley Santos, apenas complementando as respostas dos colegas, eu assisti a esse podcast, e acredito que o Barsi quis dizer é que há muitos papeis da itausa no mercado, isso acaba diluindo muito o retorno por ação. Ele comenta que a Itausa teria que ter lucros bilionários para poder distribuir valores considerados por ação. E isso é um ponto que para ele pesa bastante. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde!

 

Gostaria de fazer mais um complemento sobre o tema.

Na minha visão o Barsi leva em consideração alguns pontos que faz sentido na estratégia dele que vejo como diferente da nossa.

No buy and hold como nós, a ideia é adquirir um papel depois de uma rigorosa análise no intuito de não nos desfazermos deste papel.

Já o Barsi considera alguns fatores que o fazem se desfazer de alguns papéis de sua carteira como foi o último caso que me recordo o qual ele comentou ter vendido ações do Itaú e Bradesco.

Logo, concluo que levar a risca o que ele faz e pensa sobre as empresas não bate muito com nossa estratégia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/08/2023 at 16:24, Wesley Santos disse:

Pessoal, assisti recentemente o Luiz Barsi em um podcast onde ele fala que a base acionária da ITAUSA são tantos milhões de opções, isso sendo um fator negativo para investir na empresa.

 

Nesse momento surgiram algumas dúvidas:

1- O que seria essa base acionária de opções e onde vejo isso?

2- Qual é o lado negativo de uma empresa ter muitas opções? Pensando no resultado da empresa, que é o que importa para o investidor, não vejo isso influenciando. 

Você ainda tem muita aula para asistir, depois que aprender um pouco mais vai entender melhor a posição e preferências da estratégia do Barsi

Mas ele tem uma visão diferente, não se pode ficar copiando a carteira dele, ele está em outro patamar, ele pode comprar uma empresa e ela cair 20% em um mês e ele.ficar tranquilo porque a análise que ele fez é diferente. Você não vai enteder o que está acontecendo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/08/2023 at 16:24, Wesley Santos disse:

1- O que seria essa base acionária de opções e onde vejo isso?

2- Qual é o lado negativo de uma empresa ter muitas opções? Pensando no resultado da empresa, que é o que importa para o investidor, não vejo isso influenciando. 

1 - Consegue ver no próprio site da b3, posiçãoes em aberto, os dados saem a cada pregão.

https://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/mercado-a-vista/opcoes/posicoes-em-aberto/

2 - A precificação da ação pode ser afetada, pois a relação oferta e demanda é afetada. Barsi é um crítico do sistema de alguel de ações, já que podem apresentar uma valorização ou desvalorização artificial do ativo através dos derivativos.
Posições demasiadas grandes quando são executadas ou alguns stops causam até circuit breaker. Mas no Brasil um caso famoso é da squadra operando short perto de 911 mil lotes da IRB, antes do relatório, já lá fora o movimento mais brusco dos últimos tempos que eu me lembre é o caso da gamestop (gama squeeze).

 

A forma mais comum que operadores de buy and hold utilizam esses mecanizamos eu acredito que seja através do financimento sintético. Importante lembrar que eu ainda não assisti ao curso, então posso estar enganado quanto ao mecanismo do derivativo mais utilizado por buy and hold.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...