Jump to content
  • 0

Compensa aportar mensalmente em LCI/LCA de 90 dias?


Rafael Rodrigues Dos Santos

Pergunta

Olhando títulos de renda fixa pra investir, encontrei algumas LCI/LCA rendendo 15% ao ano, mas com vencimento pra daqui 90 dias, então 1000 reais daqui 3 meses se transformaria em 1026 e uns quebrados. Outros títulos de vencimento mais longo têm rentabilidades menores, entre 12 e 14%.
Pensando numa estratégia de longo prazo, e tendo em vista que LCI/LCA não tem incidência de IR, compensa ficar reinvestindo nesses títulos a cada 3 meses, ou é melhor procurar títulos mais longos e deixar lá por mais tempo?
Penso que esses títulos sejam bons só pra juntar uma graninha a curto prazo, não sei se funcionam pra construir patrimônio...


 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
9 minutes ago, Rafael Rodrigues Dos Santos disse:

Outros títulos de vencimento mais longo têm rentabilidades menores, entre 12 e 14%.

Boa tarde @Rafael Rodrigues Dos Santos. Quando voce fala de outros titulos de vencimento mais longo voce quer dizer titulos bancarios com incidencia de IR como CDBs por exemplo? Caso seja, em termos de rentabilidade uma LCI com taxa prefixada de 15%aa com vencimento para 90 dias seria o equivalente a um CDB com taxa de 19,35% para resgate no mesmo periodo.

Caso seja um CDB com resgate para mais de 2 anos o equivalente a LCI de 15% seria um CDB de 17,64%

Outro fator a ser avaliado alem da rentabilidade seria tambem o risco do emissor e o que voce vislumbra em relação a taxa de juros ate o termino da aplicação.

Mas me diga... aonde voce viu uma LCI prefixada de 15% e qual o emissor?

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
12 minutes ago, Rafael Rodrigues Dos Santos disse:

Ops, perdão, me expressei mal, não era prefixada não, era atrelada ao CDI, aí na conta da rentabilidade que a AUVP faz dava esse valor de 15%.

Só lembre que os titulos indexados ao CDI voce não sabe qual sera a taxa final, ja que o CDI pode variar durante o periodo da aplicação. O valor apresentado na corretora seria uma previsão, mas que pode não ocorrer.

Lembre tambem do contrafluxo. Com a expectativa de queda da selic, pelo contrafluxo o interessnte seria optar pelos prefixados ou os indexados ao IPCA. Como o titulo que voce citou tem um periodo curto provavelmente não teria muita influencia. Mas se atente a isso em casos de titulos com vencimentos mais longos.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ops, perdão, me expressei mal, não era prefixada não, era atrelada ao CDI, aí na conta da rentabilidade que a AUVP faz dava esse valor de 15%.
Eram títulos do banco Voiter (que já olhei a situação, muito arriscado...) e do Banco Master (parece ok).
 

Eu ainda não tenho nada investido, vou começar agora, por isso fiquei com essa dúvida sobre títulos mais curtos, acho que não fazem muito sentido pra agora... mas é bom saber que se eu tiver alguma conta pra pagar daqui 3 meses dá pra ganhar uns troquinhos hehe

obrigado pela contribuição, galera! :) 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...