Jump to content
  • 0

Carteira iniciante negativa


Convidado Anônimo

Pergunta

Olá sardinhas, venho compartilhar com vcs a experiência que estou vivendo desde que terminei o curso e comecei meus aportes.

Até então sempre soube do foco dos investimentos serem para longo prazo e que oscilações acontecem,  e venho da tranquilidade da renda fixa, mais quando comecei ver nos últimos dias minha carteira ficando negativa descobri um "eu " que desconhecia até o momento, começou a bater um desespero, sensação de estar perdendo o que consegui com muito suor..... aloquei 60% RF, 30% ações, 10% Fiis. E olha que não enfrentei quedas significativas não, já pensei de tudo, em desistir por estar ficando ansioso demais e achar que não é para mim, mais vejo tantos testemunhos de sucesso no longo prazo, no curso mesmo isso é claro desde o inicio. já ouvi um vídeo do Raul falando exatamente sobre isso umas 20x.. mais não consigo enfiar na minha cabeça, tenho ficado muito ansioso.

Gostaria que me ajudassem com suas experiências, se isso é normal no inicio ou realmente tenho aversão a risco e perdas e devo abandonar, não queria desistir e me sentir derrotado e frustrado. me ajudem!!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Convidado Anônimo disse:

Olá sardinhas, venho compartilhar com vcs a experiência que estou vivendo desde que terminei o curso e comecei meus aportes.

Até então sempre soube do foco dos investimentos serem para longo prazo e que oscilações acontecem,  e venho da tranquilidade da renda fixa, mais quando comecei ver nos últimos dias minha carteira ficando negativa descobri um "eu " que desconhecia até o momento, começou a bater um desespero, sensação de estar perdendo o que consegui com muito suor..... aloquei 60% RF, 30% ações, 10% Fiis. E olha que não enfrentei quedas significativas não, já pensei de tudo, em desistir por estar ficando ansioso demais e achar que não é para mim, mais vejo tantos testemunhos de sucesso no longo prazo, no curso mesmo isso é claro desde o inicio. já ouvi um vídeo do Raul falando exatamente sobre isso umas 20x.. mais não consigo enfiar na minha cabeça, tenho ficado muito ansioso.

Gostaria que me ajudassem com suas experiências, se isso é normal no inicio ou realmente tenho aversão a risco e perdas e devo abandonar, não queria desistir e me sentir derrotado e frustrado. me ajudem!!!!

Caro Anônimo, o cemitério é silencioso. Você só ouvirá os vitoriosos fazendo festa e se exibindo.

Há de ponderar que estamos num ciclo de baixa e incertezas. Dólar em baixa, ações em baixa, acho que só fiis de papel estão indo bem. O Ciclo de alta das commodites era para iniciar, mas foi freado pelo baixo ânimo da China. Então, no momento está tudo em promoção e com descontão. Lá pelo final do ano a coisa começa a mudar um pouco.
E lembrando que o objeto é a longo prazo. Se hoje está em baixa não significa nada, desde que seus fundamentos sejam sólidos.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Não sei se proposital, mas você postou como anônimo, só pra avisar caso tenha sido sem querer. 
 

Bom, dificilmente você fará seus primeiros aportes e os ativos subirão já no dia seguinte, portanto, a única certeza que temos é que a renda variável varia mesmo e que algumas oscilações são bem abruptas e “machucam” quem ainda não vivenciou isso. 
 

Esse sentimento de dúvida e ansiedade é bem comum, você precisa conhecer intimamente o seu perfil para poder lidar com esses momentos. Se vc está em dúvida, talvez deveria ter sido mais conservador na definição da % dos ativos, 40% em renda variável já é uma divisão que pode te trazer variações consideráveis nos seus investimentos. 
 

Dificilmente alguém vem para RV pronto para passar por quedas expressivas, vivenciar isso é um processo que gera dúvidas e confusão mental e faz parte do processo para se tornar  investidor. Não tenha pressa, se não está confortável com essa % em RV, vá aos poucos, não tente acelerar o processo e acabar desistindo pela pressão do balanço do mercado. Vá “molhando os pés aos poucos”, isso vai te ajudar a diminuir essa ansiedade e as incertezas nas suas decisões. Pular de cabeça tentando acelerar o processo pode te fazer desistir. 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala Rodrigo, ainda não terminei o curso, e antes de entrar na AUVP eu montei uma carteira totalmente maluca, pegando dicas de vídeos na internet, dicas de conhecidos, enfim, tudo aquilo que não devemos fazer rsrsr.  e essa carteira tenho a sensação de que ela não avança, apesar de eu reinvestir os dividendos mensalmente, então entendo o seu desespero. 

Acredito que agora estudando e entendendo o que realmente preciso fazer, a carteira tenderá a performar  bem, e como você fez a coisa de forma correta, acredito que é questão de tempo e persistência ate você está nos contando os seus rendimentos. vamos em frente sardinha!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Tiago Roberto Novello disse:

Não sei se proposital, mas você postou como anônimo, só pra avisar caso tenha sido sem querer. 
 

Bom, dificilmente você fará seus primeiros aportes e os ativos subirão já no dia seguinte, portanto, a única certeza que temos é que a renda variável varia mesmo e que algumas oscilações são bem abruptas e “machucam” quem ainda não vivenciou isso. 
 

Esse sentimento de dúvida e ansiedade é bem comum, você precisa conhecer intimamente o seu perfil para poder lidar com esses momentos. Se vc está em dúvida, talvez deveria ter sido mais conservador na definição da % dos ativos, 40% em renda variável já é uma divisão que pode te trazer variações consideráveis nos seus investimentos. 
 

Dificilmente alguém vem para RV pronto para passar por quedas expressivas, vivenciar isso é um processo que gera dúvidas e confusão mental e faz parte do processo para se tornar  investidor. Não tenha pressa, se não está confortável com essa % em RV, vá aos poucos, não tente acelerar o processo e acabar desistindo pela pressão do balanço do mercado. Vá “molhando os pés aos poucos”, isso vai te ajudar a diminuir essa ansiedade e as incertezas nas suas decisões. Pular de cabeça tentando acelerar o processo pode te fazer desistir. 

Obrigado, me ajudou muito.... Sei que tenho q trabalhar e mudar a mentalidade , mais não é fácil, e rever sim a forma que estou iniciando, sobre o post anônimo na propria orientação do confessionário pede para postar anônimo, nO sei se entendi direito, não tenho muita habilidade em redes sociais e similares, abraços 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Olá sardinhas, venho compartilhar com vcs a experiência que estou vivendo desde que terminei o curso e comecei meus aportes.

Até então sempre soube do foco dos investimentos serem para longo prazo e que oscilações acontecem,  e venho da tranquilidade da renda fixa, mais quando comecei ver nos últimos dias minha carteira ficando negativa descobri um "eu " que desconhecia até o momento, começou a bater um desespero, sensação de estar perdendo o que consegui com muito suor..... aloquei 60% RF, 30% ações, 10% Fiis. E olha que não enfrentei quedas significativas não, já pensei de tudo, em desistir por estar ficando ansioso demais e achar que não é para mim, mais vejo tantos testemunhos de sucesso no longo prazo, no curso mesmo isso é claro desde o inicio. já ouvi um vídeo do Raul falando exatamente sobre isso umas 20x.. mais não consigo enfiar na minha cabeça, tenho ficado muito ansioso.

Gostaria que me ajudassem com suas experiências, se isso é normal no inicio ou realmente tenho aversão a risco e perdas e devo abandonar, não queria desistir e me sentir derrotado e frustrado. me ajudem!!!!

Eu acho que por mais que tentemos ficar preparados, quando vem a hora do baque o choque é meio forte.

Mas é uma fase.

Você tem a confiança que adquiriu com o cvrso, então vamos entender que fez bons investimentos. Mas como dito pelo colegas acima, temos um momento de incertezas que talvez bagunce um pouco a rentabilidade da carteira. E isso passa após um período de paciência quando ver as coisas mudarem.

Falando por mim, depois que se vive a coisa melhora. Ou seja, vê uma queda agora mas quando ela passar e voltar a focar no verde, a sensação passa e a certeza de que fez boas escolhas vai fixar mais.

Vai encarar futuramente que períodos de queda com uma boa carteira é sinônimo de oportunidade!

 

Força e foco aí que no final vai dar bom!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...