Jump to content
  • 0

O dilema das quantidade bateu aqui


Edison Luis Paulini

Pergunta

Bom dia, sardinhas!

 

Enfim chegou a minha vez de trazer um ponto de reflexão sobre a quantidade de ações e queria ouvir/ler a opinião de vocês também. Sei que não existe o número mágico, cada investidor tem sua quantidade ideal de papéis.

Atualmente, falando especificamente de ações, possuo 18 em carteira sendo que 2 não recebem aportes devido a nota negativa no diagrama do cerrado (cag@das do passado pra variar  😅).

Sendo assim, considero 16 papéis que mais acompanho e estou bem tranquilo com as posições que são as seguintes:

Financeiro e Outros: 62,16% (sendo 9 ativos no total mas são 8 que recebem aportes);

Utilidade Pública: 28,23% (5 ativos);

Materiais Básicos: 4,66% (2 ativos);

Bens Industriais: 3,20% (1 ativo);

Consumo não Cíclico: 1,75% (1 ativo que também não recebe aportes).

 

Porém penso em quando eu estudar um novo ativo e ele poder entrar na minha carteira. Por exemplo, para diversificar um pouco no setor de bens industriais que atualmente tem um único papel. Ao pensar em diversificar este setor, automaticamente penso que minha carteira estará subindo para 17 ativos que receberão aportes.

Aí que vem a coisa... 

Não sei se estou complicando as coisas, se estou no final das contas procurando pelo em ovo, se devo ignorar isso e seguir diversificando um pouco mais realmente independente da quantidade total... entendem?

 

Por isso gostaria de ver opiniões sobre para que eu possa seguir aqui em minha reflexão.

 

Obrigado, turma!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
41 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, sardinhas!

 

Enfim chegou a minha vez de trazer um ponto de reflexão sobre a quantidade de ações e queria ouvir/ler a opinião de vocês também. Sei que não existe o número mágico, cada investidor tem sua quantidade ideal de papéis.

Atualmente, falando especificamente de ações, possuo 18 em carteira sendo que 2 não recebem aportes devido a nota negativa no diagrama do cerrado (cag@das do passado pra variar  😅).

Sendo assim, considero 16 papéis que mais acompanho e estou bem tranquilo com as posições que são as seguintes:

Financeiro e Outros: 62,16% (sendo 9 ativos no total mas são 8 que recebem aportes);

Utilidade Pública: 28,23% (5 ativos);

Materiais Básicos: 4,66% (2 ativos);

Bens Industriais: 3,20% (1 ativo);

Consumo não Cíclico: 1,75% (1 ativo que também não recebe aportes).

 

Porém penso em quando eu estudar um novo ativo e ele poder entrar na minha carteira. Por exemplo, para diversificar um pouco no setor de bens industriais que atualmente tem um único papel. Ao pensar em diversificar este setor, automaticamente penso que minha carteira estará subindo para 17 ativos que receberão aportes.

Aí que vem a coisa... 

Não sei se estou complicando as coisas, se estou no final das contas procurando pelo em ovo, se devo ignorar isso e seguir diversificando um pouco mais realmente independente da quantidade total... entendem?

 

Por isso gostaria de ver opiniões sobre para que eu possa seguir aqui em minha reflexão.

 

Obrigado, turma!

Cara, eu vou comprando toda ação que considero que está em uma oportunidade. Contanto que eu já tenha feito análise dela e seja uma elegível para minha carteira.

Hoje tenho 14 e penso em ter mais duas. Agora quando eu começar a refazer as análises vou entender o que realmente consigo acompanhar e se consigo ter mais ou se precisaria ter menos.

Editado por Rai Nunes
  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, sardinhas!

 

Enfim chegou a minha vez de trazer um ponto de reflexão sobre a quantidade de ações e queria ouvir/ler a opinião de vocês também. Sei que não existe o número mágico, cada investidor tem sua quantidade ideal de papéis.

Atualmente, falando especificamente de ações, possuo 18 em carteira sendo que 2 não recebem aportes devido a nota negativa no diagrama do cerrado (cag@das do passado pra variar  😅).

Sendo assim, considero 16 papéis que mais acompanho e estou bem tranquilo com as posições que são as seguintes:

Financeiro e Outros: 62,16% (sendo 9 ativos no total mas são 8 que recebem aportes);

Utilidade Pública: 28,23% (5 ativos);

Materiais Básicos: 4,66% (2 ativos);

Bens Industriais: 3,20% (1 ativo);

Consumo não Cíclico: 1,75% (1 ativo que também não recebe aportes).

 

Porém penso em quando eu estudar um novo ativo e ele poder entrar na minha carteira. Por exemplo, para diversificar um pouco no setor de bens industriais que atualmente tem um único papel. Ao pensar em diversificar este setor, automaticamente penso que minha carteira estará subindo para 17 ativos que receberão aportes.

Aí que vem a coisa... 

Não sei se estou complicando as coisas, se estou no final das contas procurando pelo em ovo, se devo ignorar isso e seguir diversificando um pouco mais realmente independente da quantidade total... entendem?

 

Por isso gostaria de ver opiniões sobre para que eu possa seguir aqui em minha reflexão.

 

Obrigado, turma!

se diversificar mais um pouco vira um ETF kkk brincadeira, acho que sua carteira esta boa, pode ir adicionando ativos, que pelos riscos outros vão ficar sem aportes, vai chegar um ponto em que alguns vão ficar congelados e apenas os de menor risco do momento vão receber aportes.

acho que a exposição estaria mais pela proporção (percentual) que pelo numero de ativos, mas ai o aporte depende do risco avaliado, então tem que ter um pequeno percentual de risco (a pimentinha) em algum lado para uma carteira em crescimento.

você tem: utilidade publica, 28,23%/5 (número de ativos) = media de 5,6% por ativo, maior que os outros ativos, o que isso quer dizer... nada.

 

existe sim um numero mágico

037d0676bd5f2e11255a73bd53014efb63f61001437323b5fa2a2f9d539cd41d_1.jpg

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Tiago Roberto Novello disse:

Outro ponto que eu me atento é a linha tênue entre diversificar e pulverizar, só que isso, na minha opinião, é diretamente proporcional ao seu capital investido. Exemplo: em questão de valor alocado, ter 20 ações distintas num capital investido de 20mil pra mim já seria pulverizar demais, já ter as mesmas ações num capital de 200mil ainda entendo como diversificação. Não sei se consegui explicar bem o meu raciocínio…

Aqui eu partilho de uma mesma ideia que você. Pouco patrimônio e muito ativo pra mim é bagunça.

Essa minha quantidade eu julgo como de acordo para meu atual patrimônio.

Mas mesmo assim ainda cogito de entrar futuramente algo mais como, por exemplo, um setor com um único ativo como comentei antes. Claro que outras variáveis podem surgir no decorrer do tempo também.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

eu mesmo entendo que sera comum querermos incluir novos ativos da carteira (e estes por estarem no comecinho e a depender da nota vão ser favorecido nos aportes seguintes ate se gerar um equilibrio novamente na carteira)... 

É bem nessa linha que surgiu meu questionamento, Henrique.

Incluir novos ativos que observamos como oportunidade e até mesmo aumentar alguma exposição em algum setor. Ao menos é o que eu penso.

Mas quando parei pra ver mesmo a quantidade já de ativos que veio a coisa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Rai Nunes disse:

Cara, eu vou comprando toda ação que considero que está em uma oportunidade. Contanto que eu já tenha feito análise dela e seja uma elegível para minha carteira.

Hoje tenho 14 e penso em ter mais duas. Agora quando eu começar a refazer as análises vou entender o que realmente consigo acompanhar e se consigo ter mais ou se precisaria ter menos.

Raí, no caso de ter menos que você comenta, seria avaliar algum papel e deixar ele lá no limbo com nota negativa e não receber mais aportes?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

se diversificar mais um pouco vira um ETF kkk brincadeira

Baguncinha Shares Paulini ETF

 

3 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

acho que sua carteira esta boa, pode ir adicionando ativos, que pelos riscos outros vão ficar sem aportes, vai chegar um ponto em que alguns vão ficar congelados e apenas os de menor risco do momento vão receber aportes.

Entendi. Não tinha pensado nesse ponto e acho que foi isso que o @Rai Nunes quis dizer com alguns ativos não receberem aportes?

 

3 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

existe sim um numero mágico

O cara não perde uma  😂😂😂😂 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Raí, no caso de ter menos que você comenta, seria avaliar algum papel e deixar ele lá no limbo com nota negativa e não receber mais aportes?

Sim, isto mesmo. Mas ainda assim eu faria analises, em intervalo de tempo maior. Se achar que perdeu fundamentos, eu vendo.

Editado por Rai Nunes
  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde!

Ainda estou na construção da reserva de emergência, mas das empresas que já tinha em carteira e estou estudando pretendo manter.

Duas setor financeiro , duas no setor de energia e duas no setor de seguro, pretendo colocar mais duas com receitas dolarizadas em setores que não possuo ainda. Mas confesso que pretendo primeiro aumentar posição nas que já possuo em carteira e de acordo com as oportunidades e respeitando o piar irei acrescentando, meu valor de aporte é muito baixo e desanima comprar cinco seis ações somente de uma empresa, parece que o efeito bola de neve demora ,pelo menos é a sensação que tenho 

Editado por Laercia Do Amor Divino Lima
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, Laercia Do Amor Divino Lima disse:

Boa tarde!

Ainda estou na construção da reserva de emergência, mas das empresas que já tinha em carteira e estou estudando pretendo manter.

Duas setor financeiro , duas no setor de energia e duas no setor de seguro, pretendo colocar mais duas com receitas dolarizadas em setores que não possuo ainda. Mas confesso que pretendo primeiro aumentar posição nas que já possuo em carteira e de acordo com as oportunidades e respeitando o piar irei acrescentando, meu valor de aporte é muito baixo e desanima comprar cinco seis ações somente de uma empresa, parece que o efeito bola de neve demora ,pelo menos é a sensação que tenho 

precisa ver se as empresas do setor seguro não estão muito correlacionadas com as duas do setor financeiro.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...