Jump to content
  • 0

Duvidas sobre o IR no TD


Mariana Silva

Pergunta

Boa noite!

Estou fazendo o modulo 3 de renda fixa e estou vendo quais são as melhores opções para colocar uma parte da reserva de emergência e um pedaço dos aportes, porem estou com uma dúvida relacionada ao IR.. fiz uma simulação no site do próprio tesouro e coloquei que faria um investimento inicial de 2,5k e todo mês iria colocando 500 reais,  minha dúvida fica com relação a alíquota do IR, pois esse tesouro, seria num prazo de 6 anos, então entraria na alíquota de 15%, porem se estou colocando dinheiro mensalmente, os últimos 2 anos de aportes entram uma alíquota menor o rendimento ou por receber no vencimento por exemplo, é considerado do montante total?

Tentando exemplificar... dos 6 anos de aportes - 4 anos de rendimento entram na alíquota de 15% e os outros 2 anos finais entram nas outras alíquotas o que foi aportado entre 361 e 720 dias antes do resgate é cobrado 17,5% e etc até os últimos 6 aportes serem cobrados com 22,5%?

image.png.7839363d5df9ffc717d7e05a7dbb6869.png

Editado por Mariana Silva
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 minutes ago, Mariana Silva disse:

Boa noite!

Estou fazendo o modulo 3 de renda fixa e estou vendo quais são as melhores opções para colocar uma parte da reserva de emergência e um pedaço dos aportes, porem estou com uma dúvida relacionada ao IR.. fiz uma simulação no site do próprio tesouro e coloquei que faria um investimento inicial de 2,5k e todo mês iria colocando 500 reais,  minha dúvida fica com relação a alíquota do IR, pois esse tesouro, seria num prazo de 6 anos, então entraria na alíquota de 15%, porem se estou colocando dinheiro mensalmente, os últimos 2 anos de aportes entram uma alíquota menor o rendimento ou por receber no vencimento por exemplo, é considerado do montante total?

Tentando exemplificar... dos 6 anos de aportes - 4 anos de rendimento entram na alíquota de 15% e os outros 2 anos finais entram nas outras alíquotas o que foi aportado entre 361 e 720 dias antes do resgate é cobrado 17,5% e etc até os últimos 6 aportes serem cobrados com 22,5%?

image.png.7839363d5df9ffc717d7e05a7dbb6869.png

@Mariana Silva cada aporte tem o seu prazo para cálculo da alíquota de IR, portanto os últimos aportes terão as alíquotas maiores, conforme você coloca no parágrafo final.

  • Triste demais irmão 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, Mariana Silva disse:

Boa noite!

Estou fazendo o modulo 3 de renda fixa e estou vendo quais são as melhores opções para colocar uma parte da reserva de emergência e um pedaço dos aportes, porem estou com uma dúvida relacionada ao IR.. fiz uma simulação no site do próprio tesouro e coloquei que faria um investimento inicial de 2,5k e todo mês iria colocando 500 reais,  minha dúvida fica com relação a alíquota do IR, pois esse tesouro, seria num prazo de 6 anos, então entraria na alíquota de 15%, porem se estou colocando dinheiro mensalmente, os últimos 2 anos de aportes entram uma alíquota menor o rendimento ou por receber no vencimento por exemplo, é considerado do montante total?

Tentando exemplificar... dos 6 anos de aportes - 4 anos de rendimento entram na alíquota de 15% e os outros 2 anos finais entram nas outras alíquotas o que foi aportado entre 361 e 720 dias antes do resgate é cobrado 17,5% e etc até os últimos 6 aportes serem cobrados com 22,5%?

image.png.7839363d5df9ffc717d7e05a7dbb6869.png

Quando chegar em 2027, já não seria interessante você aportar no título 2029, quando ele está perto do vencimento. Pois ele já rendeu o que tinha que render, melhor escolher outro título.

Seguindo essa lógica, você não.precisa fazer todos os aportes nesse mesmo título, veja as opções disponíveis, es vai escolhendo de acordo com a sua análise (conforme aprendido no curso)

 

E.para estar na menor alíquota, escolha com vencimento superior a dois anos, a partir da data atual, se comprar hoje um titulo que vence em 2025, e não se atentar para o mes (por exemplo, vence em abril de 2025) você não vai ter a menor alíquota.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

Quando chegar em 2027, já não seria interessante você aportar no título 2029, quando ele está perto do vencimento. Pois ele já rendeu o que tinha que render, melhor escolher outro título.

Seguindo essa lógica, você não.precisa fazer todos os aportes nesse mesmo título, veja as opções disponíveis, es vai escolhendo de acordo com a sua análise (conforme aprendido no curso)

 

E.para estar na menor alíquota, escolha com vencimento superior a dois anos, a partir da data atual, se comprar hoje um titulo que vence em 2025, e não se atentar para o mes (por exemplo, vence em abril de 2025) você não vai ter a menor alíquota.

Foi exatamente o que eu pensei rsrsrs 

Fiquei na dúvida sobre a incidência do IR nos últimos aportes, quando o Flavio respondeu que o IR considera a data do aporte e não do titulo, fiz uma nova conta considerando as datas de aportes até chegar no ultimo mês dentro da alíquota de 15% e fiz as contas do valor que "deixaria" de aportar nele. E pensei em por exemplo, aportar em outro titulo com um prazo maior (ou até mesmo usar esse valor em títulos que são de prazos menores sem IR).

Ainda estou finalizando o modulo 3 e sei que tem chão rsrs até porque, ainda não tenho minha reserva de emergência certinha.. vou continuar olhando os títulos e fazendo as aulas antes de realmente alocar algo :)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/08/2023 at 22:41, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Mariana Silva. Geralmente ocorre uma reciclagem dos titulos a medida que eles vão chegando proximos ao seu vencimento. Em varios casos o titulo para de ser negociado faltando 2 anos para vencer, de modo que as aplicações fiquem na aliquota minima.

Boa
, .  imposto e o último por exemplo ainda está numa alíquota de 22 por cento . Se eu retirar parte Desse dinheiro qual será  o imposto incidido ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Corrigindo a pergunta porque foi incompleta…

 

A minha dúvida é a mesma que a dela, se eu fizer aportes mensais e por exemplo. relativo o primeiro aporte seria cobrado 15% de imposto de relativo ao último aporte seria cobrado 22 por cento .  No entanto se eu for retirar apenas parte desse dinheiro qual será o imposto incidido? O tesouro cobrará Primeiro o dinheiro que  Está há mais tempo ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Letícia Freitas disse:

Corrigindo a pergunta porque foi incompleta…

 

A minha dúvida é a mesma que a dela, se eu fizer aportes mensais e por exemplo. relativo o primeiro aporte seria cobrado 15% de imposto de relativo ao último aporte seria cobrado 22 por cento .  No entanto se eu for retirar apenas parte desse dinheiro qual será o imposto incidido? O tesouro cobrará Primeiro o dinheiro que  Está há mais tempo ?

Veja no print abaixo que cada compra que voce efetua no mesmo vencimento, o titulo registra individualmente. Nesta area logada do tesouro é mostrada diversas informações, como a taxa contratada, a taxa real, anualizada e tambem em qual aliquota cada compra se encontra

 

 

Captura de Tela 2023-12-10 às 07.52.56.png

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...