Jump to content
  • 2

Casas de Análise/Research


Daniel De Barros Di Giácomo

Pergunta

Boa noite, pessoal!

Vocês possuem alguma assinatura de casas de análise/reasearch para acompanhar carteiras e relatórios?

Se a resposta for positiva, por que vocês escolheram essa casa em questão? Costumam utilizar a mesma casa de análise para diferentes ativos, como ações focadas em dividendos e small caps? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 minutes ago, Daniel De Barros Di Giácomo disse:

Boa noite, pessoal!

Vocês possuem alguma assinatura de casas de análise/reasearch para acompanhar carteiras e relatórios?

Se a resposta for positiva, por que vocês escolheram essa casa em questão? Costumam utilizar a mesma casa de análise para diferentes ativos, como ações focadas em dividendos e small caps? 

Boa noite, Daniel!

Conheço pessoas que utilizam para ganhar tempo e otimizar a visualização de alguns relatórios e informes. É interessante.

Mas eu particularmente não gosto pois prefiro eu mesmo observar os relatórios e correr atrás das informações que eu almejo.

Não sei se acontece e posso estar viajando, mas eu tenho um certo de receio de repente essas análises virem enviezadas. Por isso eu prefiro eu mesmo  dedicar um tempinho para olhar as coisas com minha visão e meus conhecimentos dentro de RI das empresas especialmente.

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Daniel,

Particularmente não gosto de seguir recomendações de casas de análise, justamente por isso entrei na AUVP, para poder analisar uma empresa e seu números. Não sei, na minha opinião acredito que pesam muitos interesses conflitantes nessas recomendações, não me sinto seguro colocando meu $$$ em carteiras recomendadas, sinto que são enviesadas.

Como disse o @Edison Luis Paulini, gosto de analisar os números, ler os relatórios e sinto confiança conseguindo fazer isso por mim mesmo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, Daniel!

Conheço pessoas que utilizam para ganhar tempo e otimizar a visualização de alguns relatórios e informes. É interessante.

Mas eu particularmente não gosto pois prefiro eu mesmo observar os relatórios e correr atrás das informações que eu almejo.

Não sei se acontece e posso estar viajando, mas eu tenho um certo de receio de repente essas análises virem enviezadas. Por isso eu prefiro eu mesmo  dedicar um tempinho para olhar as coisas com minha visão e meus conhecimentos dentro de RI das empresas especialmente.

Entendo, 

Eu não tenho conhecimento suficiente sobre diversos setores. Então, mesmo se eu conseguisse analisar um pouco os números de determinadas empresas, não sei dizer se são adequados para o setor. Ainda, certos aspectos da governança e planos da empresa são difíceis de acompanhar por conta própria. 

Eu tenho ido nessa linha de utilizar a Suno para terceirizar uma análise preliminar de quais ativos são bons dentro das suas respectivas classes e depois fazer o "stock picking" dentro desse universo. Tem parecido um bom caminho para mim. 

Mas também fico com receio de pegar recomendações enviesadas, por isso queria ver se alguém que respondeu o tópico aqui assina a carteira de small caps do Ricardo Schweitzer, que supostamente é mais independente. A carteira de Small da Suno (ainda não tive acesso, mas sei que é forte em SOJA3) parece listar ativos que a Suno Asset tem alguma relação. Por exemplo, fico com o pé atrás de seguir uma recomendação da Suno de investir em SOJA3 sendo que é a empresa que sustenta o Fiagro deles. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Tiago Roberto Novello disse:

Daniel,

Particularmente não gosto de seguir recomendações de casas de análise, justamente por isso entrei na AUVP, para poder analisar uma empresa e seu números. Não sei, na minha opinião acredito que pesam muitos interesses conflitantes nessas recomendações, não me sinto seguro colocando meu $$$ em carteiras recomendadas, sinto que são enviesadas.

Como disse o @Edison Luis Paulini, gosto de analisar os números, ler os relatórios e sinto confiança conseguindo fazer isso por mim mesmo.

Amigo, fazendo esse acompanhamento das empresas por conta própria, quantos ativos você consegue ter na carteira? E com qual periodicidade busca reanalisar os fundamentos e indicadores das empresas? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
37 minutes ago, Daniel De Barros Di Giácomo disse:

Entendo, 

Eu não tenho conhecimento suficiente sobre diversos setores. Então, mesmo se eu conseguisse analisar um pouco os números de determinadas empresas, não sei dizer se são adequados para o setor. Ainda, certos aspectos da governança e planos da empresa são difíceis de acompanhar por conta própria. 

Eu tenho ido nessa linha de utilizar a Suno para terceirizar uma análise preliminar de quais ativos são bons dentro das suas respectivas classes e depois fazer o "stock picking" dentro desse universo. Tem parecido um bom caminho para mim. 

Mas também fico com receio de pegar recomendações enviesadas, por isso queria ver se alguém que respondeu o tópico aqui assina a carteira de small caps do Ricardo Schweitzer, que supostamente é mais independente. A carteira de Small da Suno (ainda não tive acesso, mas sei que é forte em SOJA3) parece listar ativos que a Suno Asset tem alguma relação. Por exemplo, fico com o pé atrás de seguir uma recomendação da Suno de investir em SOJA3 sendo que é a empresa que sustenta o Fiagro deles. 

Bom dia!

Um outro detalhe que o acompanhamento de carteiras dessa forma tem que não gosto e que não bate com a metodologia que aprendemos aqui na AUVP é a rotação dessas carteiras. Elas mudam com certa frequência o que acaba fazendo com que seja necessário executar não somente compras mas também vendas. 

A parte de vendas é preocupante pois as vezes se vende um ativo que não está performando como desejado e após um tempo, o ativo se valoriza e a carteira volta a ter este ativo. Você perde dinheiro por estar comprando ele na alta por assim dizer.

Fora o fato que vendas não fazem parte da nossa estratégia de buy and hold.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
51 minutes ago, Daniel De Barros Di Giácomo disse:

Amigo, fazendo esse acompanhamento das empresas por conta própria, quantos ativos você consegue ter na carteira? E com qual periodicidade busca reanalisar os fundamentos e indicadores das empresas? 

Daniel,

Hoje tenho 12 ações diferentes e 12 FIIs diferentes. Busco acompanhar os relatórios trimestrais para checar os números reportados e no Diagrama coloquei o prazo de reavaliar a pontuação a cada 6 meses, o que acaba sendo bem rápido de fazer. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Daniel De Barros Di Giácomo disse:

Boa noite, pessoal!

Vocês possuem alguma assinatura de casas de análise/reasearch para acompanhar carteiras e relatórios?

Se a resposta for positiva, por que vocês escolheram essa casa em questão? Costumam utilizar a mesma casa de análise para diferentes ativos, como ações focadas em dividendos e small caps? 

Sou assinante de duas casas de analises. Uma eu assinei no primeiro ano que comecei a investir, porque acha complicado escolher FIIs, tinha muitas opções e variáveis que não gostava de olhar, mas como no plano que assinei também vinha ações também olhava a carteira recomendada deles e lia os relatórios. Eu não sigo a carteira de nenhum das duas casas de analises, eu utilizo para economizar meu tempo. Utilizo a carteira recomendada deles para estudar os ativos que eles indicam, aqueles que eu acho que faz sentido na minha estratégia, pode ser que venho a colocar na minha carteira. 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/09/2023 at 08:25, Edison Paulini disse:

Bom dia!

Um outro detalhe que o acompanhamento de carteiras dessa forma tem que não gosto e que não bate com a metodologia que aprendemos aqui na AUVP é a rotação dessas carteiras. Elas mudam com certa frequência o que acaba fazendo com que seja necessário executar não somente compras mas também vendas. 

A parte de vendas é preocupante pois as vezes se vende um ativo que não está performando como desejado e após um tempo, o ativo se valoriza e a carteira volta a ter este ativo. Você perde dinheiro por estar comprando ele na alta por assim dizer.

Fora o fato que vendas não fazem parte da nossa estratégia de buy and hold.

Esse é realmente um bom ponto. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde.

Já assinei a carteira da Suno, VG e Dica de Hoje, a ultima achei a com maior independência e funcionou bem por um tempo.

Decidi fazer o curso da AUVP para reavaliar essa linha de ação na minha carteira de investimentos.

Começar a analisar meus investimentos a partir da minha própria análise.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/09/2023 at 21:06, Daniel De Barros Di Giácomo disse:

Boa noite, pessoal!

Vocês possuem alguma assinatura de casas de análise/reasearch para acompanhar carteiras e relatórios?

Se a resposta for positiva, por que vocês escolheram essa casa em questão? Costumam utilizar a mesma casa de análise para diferentes ativos, como ações focadas em dividendos e small caps? 

Eu ja gastei muita grana com casa de analise, as duas que eu mais gostei foi Suno e Nord.

mas depois eu descobri que o relatrorio ajuda a indicar empresas para a minha propria analise e comecei a fazer eu mesmo a pesquisa, hoje a minha pesquisa esta muito mais baseada no setor e no modelo de negocios da empresa, como no Brasil a bolsa tem poucos ativos e eu gosto de banco e de eletrica, fica facill pesquisar sobre as empresas.

Ai parei de assinar as casas de analise. 

Quando se faz a conta de quanto elas comem a rentabilidade da carteira eu assustei, estava investindo para pagar casas de analise, mas valeu muito a pena no inicio, tambem a carteira eh pequena, ai por isso eu parei de assinar. 

 

Editado por Cézar Busato
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/09/2023 at 18:51, Jairo Laurindo Dos Anjos disse:

Boa tarde.

Já assinei a carteira da Suno, VG e Dica de Hoje, a ultima achei a com maior independência e funcionou bem por um tempo.

Decidi fazer o curso da AUVP para reavaliar essa linha de ação na minha carteira de investimentos.

Começar a analisar meus investimentos a partir da minha própria análise.

Estamos praticamente no mesmo barco então. 

Eu valorizo o trabalho dos analistas, especialmente como uma análise preliminar para saber que a empresa não é um lixo, mas também quero conseguir analisar por conta própria para fazer um stock picking dentro das recomendações e com o viés de buy and hold, evitando fazer giro na carteira porque a empresa saiu da carteira de determinada casa de análise. 

Bons estudos para nós, colega! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/09/2023 at 08:06, Cézar Busato disse:

Eu ja gastei muita grana com casa de analise, as duas que eu mais gostei foi Suno e Nord.

mas depois eu descobri que o relatrorio ajuda a indicar empresas para a minha propria analise e comecei a fazer eu mesmo a pesquisa, hoje a minha pesquisa esta muito mais baseada no setor e no modelo de negocios da empresa, como no Brasil a bolsa tem poucos ativos e eu gosto de banco e de eletrica, fica facill pesquisar sobre as empresas.

Ai parei de assinar as casas de analise. 

Quando se faz a conta de quanto elas comem a rentabilidade da carteira eu assustei, estava investindo para pagar casas de analise, mas valeu muito a pena no inicio, tambem a carteira eh pequena, ai por isso eu parei de assinar. 

 

Ótimo ponto. Também estava comentando isso com a minha namorada. 

Precisamos tomar muito cuidado para não cair nessa de investir para comprar produtos de investimentos. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/09/2023 at 21:06, Daniel De Barros Di Giácomo disse:

Boa noite, pessoal!

Vocês possuem alguma assinatura de casas de análise/reasearch para acompanhar carteiras e relatórios?

Se a resposta for positiva, por que vocês escolheram essa casa em questão? Costumam utilizar a mesma casa de análise para diferentes ativos, como ações focadas em dividendos e small caps? 

Utilizo sim, gosto bastante da Suno, a utilizo por confiar bastante tanto em Tiago Reis, quanto em Baroni, eles têm uma filosofia um pouco diferente da de Raul, são mais focados no Value Investing. Também não replico a carteira deles integralmente, ms acho interessante principalmente pra saber se estou ou não pagando um preço muito alto por uma ação (quase como uma forma de saber o que é melhor comprar no momento). Já de FIIs que tenho menos conhecimento, acabo que utilizo bem mais.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/09/2023 at 07:45, Daniel De Barros Di Giácomo disse:

Entendo, 

Eu não tenho conhecimento suficiente sobre diversos setores. Então, mesmo se eu conseguisse analisar um pouco os números de determinadas empresas, não sei dizer se são adequados para o setor. Ainda, certos aspectos da governança e planos da empresa são difíceis de acompanhar por conta própria. 

Eu tenho ido nessa linha de utilizar a Suno para terceirizar uma análise preliminar de quais ativos são bons dentro das suas respectivas classes e depois fazer o "stock picking" dentro desse universo. Tem parecido um bom caminho para mim. 

Mas também fico com receio de pegar recomendações enviesadas, por isso queria ver se alguém que respondeu o tópico aqui assina a carteira de small caps do Ricardo Schweitzer, que supostamente é mais independente. A carteira de Small da Suno (ainda não tive acesso, mas sei que é forte em SOJA3) parece listar ativos que a Suno Asset tem alguma relação. Por exemplo, fico com o pé atrás de seguir uma recomendação da Suno de investir em SOJA3 sendo que é a empresa que sustenta o Fiagro deles. 

Também utilizo a SUNO e só a utilizo porque realmente confio na ideoneidade dos principais membros da equipe, quanto a questão que você pontuou sobre a SOJA3, entendo sua preocupação, mas é válido ressaltar que a recomendação nessa empresa é muito anterior em relação a participação dela no FIAGRO deles, isso me deixa mais confortável com a situação. Inclusive, em outras carteiras deles há indicações para empresas agro que não a SOJA3, sendo muito bem avaliadas por sinal.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Luis Eugênio Gomes Freitas disse:

Também utilizo a SUNO e só a utilizo porque realmente confio na ideoneidade dos principais membros da equipe, quanto a questão que você pontuou sobre a SOJA3, entendo sua preocupação, mas é válido ressaltar que a recomendação nessa empresa é muito anterior em relação a participação dela no FIAGRO deles, isso me deixa mais confortável com a situação. Inclusive, em outras carteiras deles há indicações para empresas agro que não a SOJA3, sendo muito bem avaliadas por sinal.

Eu fiz o curso do Tiago Reis, muito bom por sinal, se eu tivesse feito hoje, depois de 3 anos a mais investindo, sinto que teria aproveitado muito mais, naquele momento me ajudou muito, ótima didática, mas o método é bastante complexo e no final das contas eu que tinha que atribuir um numero para o crescimento da empresa, o que deixava muito subjetivo e passivo do meu erro de avaliação, mas de qualquer forma me deu um bom embasamento do que comprar, a carteira refletiu muito o investimento no curso. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Luis Eugênio Gomes Freitas disse:

Utilizo sim, gosto bastante da Suno, a utilizo por confiar bastante tanto em Tiago Reis, quanto em Baroni, eles têm uma filosofia um pouco diferente da de Raul, são mais focados no Value Investing. Também não replico a carteira deles integralmente, ms acho interessante principalmente pra saber se estou ou não pagando um preço muito alto por uma ação (quase como uma forma de saber o que é melhor comprar no momento). Já de FIIs que tenho menos conhecimento, acabo que utilizo bem mais.

Só um FII da minha carteira não é indicação do Baroni ou não começa com SN__11, e é meu único FII que tenho "medo". Dos que eles recomendaram, o unico que ficou "puto" é o RBRP11, o motivo é que ele ficou muito tempo em primeiro na lista, hoje eu entendo que a culpa foi minha, até por isso eu vejo mais como um norte do meu estudo, não compro nenhum ativo sem fazer uma analises se faz sentido ter ele em carteira

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Luis Eugênio Gomes Freitas disse:

O mesmo pra mim, tmb tive rbrp mas bem pouco 

O que me quebrou, era que RBRP11 foi por um bom tempo a minha maior posição na carteira de FIIs, mesmo hoje com as quedas e os aportes nos outros FIIs, ele é a 5 maior posição, representando um pouco menos de 8% da carteira.

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...