Jump to content

É pro meu TCC! (e é serio rs)


Recommended Posts

6 horas atrás, Marta Akico Sato disse:

Olár! 

Eu ando sumida*, eu sei, masss tem a ver com esse TCC também hahahah

Então, vim aqui humildemente pedir que me ajudem respondendo uma pequena "Pesquisa sobre Água" no link logo abaixo. Não leva nem 5 minutos 😁

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0e09VPPL5VV9YxeaJpzRSc1OSrchtaiTtF8E4ibaXrVg4PA/viewform 

 

E se não for pedir muito, quem tiver criança ou adolescente em casa, tenho preferência por esse público, pois já temos muitas respostas do pessoal 25+ 

Aliás, entendo que o ideal mesmo seria coletar essas respostas em um espaço menos privilegiado do que esse, masss também vai nos ajudar a pensar em outras coisinhas aqui, pela possibilidade de atingir o Brasil inteiro! :)

Pela atenção, muito obrigada 🥰

---

*vou até já editar o nome pra Mestre dos Magos, pq eu apareço e sumo assim do nada 😅

---

PS: Estou retomando as aulas aos poucos e assim que estiver devidamente capacitada, vou parar de só aparecer na baguncinha e ajudar a responder as dúvidas rsrs

PS2: @Rai Nunes, não deixa esse post flopar, plisss kkkkkk

feito

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Marta Akico Sato disse:

Olár! 

Eu ando sumida*, eu sei, masss tem a ver com esse TCC também hahahah

Então, vim aqui humildemente pedir que me ajudem respondendo uma pequena "Pesquisa sobre Água" no link logo abaixo. Não leva nem 5 minutos 😁

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0e09VPPL5VV9YxeaJpzRSc1OSrchtaiTtF8E4ibaXrVg4PA/viewform 

 

E se não for pedir muito, quem tiver criança ou adolescente em casa, tenho preferência por esse público, pois já temos muitas respostas do pessoal 25+ 

Aliás, entendo que o ideal mesmo seria coletar essas respostas em um espaço menos privilegiado do que esse, masss também vai nos ajudar a pensar em outras coisinhas aqui, pela possibilidade de atingir o Brasil inteiro! :)

Pela atenção, muito obrigada 🥰

---

*vou até já editar o nome pra Mestre dos Magos, pq eu apareço e sumo assim do nada 😅

---

PS: Estou retomando as aulas aos poucos e assim que estiver devidamente capacitada, vou parar de só aparecer na baguncinha e ajudar a responder as dúvidas rsrs

PS2: @Rai Nunes, não deixa esse post flopar, plisss kkkkkk

Respondi o formulário, estou no grupo abaixo dos 25, espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
11 minutes ago, Marta Akico Sato disse:

Uma curiosidade inútil que lembrei: um ex cunhado tinha mania de ver quantidade de sódio das águas engarrafadas e aí ele só bebia Bonafont (que encerrou suas atividades no Brasil)

Pior que na época que ele me falou isso eu comecei a reparar no rótulo das águas rsrs

Dentro da minha área aprendemos muito sobre degustação.

Inclusive já fiz algumas atividades de degustação de água. Se aprende a entender o sabor e o gosto de sódio, perceber nível de pH e por aí vai.

É doideira mas existe  😅

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Martinha disse:

Uma curiosidade inútil que lembrei: um ex cunhado tinha mania de ver quantidade de sódio das águas engarrafadas e aí ele só bebia Bonafont (que encerrou suas atividades no Brasil)

Pior que na época que ele me falou isso eu comecei a reparar no rótulo das águas rsrs

@Martinha eu olho PH. Preferência que seja acima de 7.

A Bonafont era bem ruim de PH, pelo que me lembro.

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Martinha disse:

Olar!

Eu sei que ninguém pediu, mas pra dar transparência ao processo e agradecer mais uma vez pela participação de vocês, segue compilado das respostas ao questionário :)
O pitch de apresentação do projeto será no dia das bruxas hehehehehelp

E assim, muito em breve, retomarei as aulas (e lives?) 🙏💜

image.png.39277da8dcac741cf284790a51cfb77d.png

O QUE FAZEM

Em relação à ocupação,  1% são do lar, 7% são estudantes e 92% estão trabalhando.

O QUE DIZEM E FAZEM

Pergunta 1) Você tem acesso a água na sua casa?/ ¿Tenés acceso a agua en tu casa/hogar?

100% dos respondentes possuem acesso à água em suas casas.

Pergunta 2) De que forma você obtém água?/ ¿Cómo obtenés el agua en tu casa/hogar?

Em relação à forma de obter água em suas casas, 95% a recebe por meio de redes de distribuição e 5% por meio de poços artesianos.

Pergunta 7) Conhece ou já visitou algum museu da água (presencial ou virtual)? Qual?/ ¿Visitaste o conocés alguno (presencial o virtual)? ¿Cuál?

33% dos respondentes conhecem ou já visitaram algum museu da água e 67%, não. Foram citados os museus ou espaços de conhecimento sobre água como: Museu da Água de Indaiatuba/São Paulo/Brasil, Museu da Água/Centro de Conhecimento da Água e Torre do Castelo em Campinas/São Paulo/Brasil, Museu da Água de Piracicaba/São Paulo/Brasil, Museu do Rio Tietê em São Paulo/Brasil, Museo de las Aguas Corrientes (AySA) na Argentina, La Torre Tanque em Mar del Plata na Argentina, Museu online de Portugal e Museo de las cloacas em Paris e em Marsella na França.

O QUE VEEM E ESCUTAM 

Pergunta 4) Você sabe como é o tratamento de água na sua cidade? Tem estação de tratamento de água? Conhece ou já visitou alguma?

22% dos respondentes não conhecem ou não sabem sobre tratamento de água nas cidades onde vivem e 78% possuem algum conhecimento sobre este tema.

Pergunta 6) Existe algum museu da água na sua cidade?

43% disseram que sim, 30% disseram que não e 27% não sabem da existência de um museu de água na cidade onde moram.

O QUE PENSAM E SENTEM

Pergunta 3) Quais dos assuntos sobre água você teria interesse em saber mais?

Del análisis de las respuestas obtenidas surge que los mayores porcentajes corresponden a intereses relacionados con el reuso de agua (69,5%), huella hídrica (58,5 %), consejos para economizar (52,4 %) y disponibilidad de agua (52,4%). Esta observación sugiere que las personas que participaron de la encuesta (independientemente de su edad, género, ocupación y nivel educativo alcanzado), se preocupan por el cuidado del agua y son conscientes de que es un recurso finito que hay que preservar. Esto también resulta consistente con el porcentaje correspondiente a contaminación (51,2%).

Pergunta 5) Você já teve alguma experiência negativa em relação à água? Por exemplo: inundação, falta de água, contaminação, doença, etc. Descreva brevemente o que aconteceu

58% não tiveram nenhuma experiência negativa em relação à água, e 42% passaram pelo menos por um transtorno como: falta de água (49%), seca severa (8%), inundações e alagamentos (28%), racionamento de água (3%), água suja na torneira (3%), contaminação da água (5%) e doenças relacionadas à água (5%).

Pergunta 8) Se não (relacionada à pergunta 7), selecione pelo menos um motivo

Daqueles que não conhecem ou não visitaram um museu de água, 39% não tem interesse pelo assunto, 18% não foram por dificuldade de acesso ou mobilidade reduzida, 35% não sabiam da existência de um museu de água e 8% não foram por não ter um na cidade onde moram.

Pergunta 9) Onde você buscaria informações sobre a água?

93% das pessoas buscariam informações sobre a água em sites e vídeos (76 menções), 33% em livros e revistas (27 menções), 20% em redes sociais (16 menções), 10% na TV (8 menções) e 6% na escola (5 menções). Outras fontes seriam: eventos como congressos e seminários, palestras, cursos e oficinas, revistas científicas e sites específicos das empresas do setor.

Comentários: “Sou incansavelmente comprometida com o fortalecimento da educação ambiental crítica e emancipatória. Assim como, trazer luz a sua importância, tira-la da subjetividade, para que seja considerada no arcabouço tecnológico de programas e projetos. Cabendo a concepção de seu caráter enquanto tecnologia social.”; “Água é um bem primordial, que deveria ser melhor estudado, cuidado e disponibilizado para a população como o ar que respiramos.”; “Agua e um bem escasso e precisa ser preservado com uso racional.; “Sucesso !!!”; “Espero sea de utilidad para el proyecto que desarrollan”; “Yo creo que no se logra que el agua tenga un rol prioritario en el país, hay que darle mayor importancia al tema y educar más, para que se tome conciencia.”, “Parabens pela pesquisa, boa sorte no TCC!”; “Eu gosto muito do site https://conhecimentocientifico.com/ lá tem noticias sobre aguas”; “Muy buena iniciativa”;  “Gracias por esta iniciativa, sobre un recurso tan preciado; “Beba água!!”; “Que puedan seguir haciendo investigaciones”; “Me interesso pelo pH da água que bebo. Mas bebo independente do pH.”; “Es muy importante preservar los humedales.”

E olha só, não fui o único que tem poço em casa, achamos mais 3 pessoas kkkkk

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Martinha disse:

Uma curiosidade inútil que lembrei: um ex cunhado tinha mania de ver quantidade de sódio das águas engarrafadas e aí ele só bebia Bonafont (que encerrou suas atividades no Brasil)

Pior que na época que ele me falou isso eu comecei a reparar no rótulo das águas rsrs

Eu queria ser assim, mas geralmente não tem muitas opções, e quando tem, escolho pelo preço 🙃🙃

 

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu queria ser assim, mas geralmente não tem muitas opções, e quando tem, escolho pelo preço 🙃🙃

Mano você me lembrou qdo fui para os EUA fzr extensão do MBA, chegamos lá primeiro dia e fomos no mercado e vimos um fardo de pacote de água por alguns miseros centavos e comentamos, nossa água ta barata vamos comprar esse fardo pq falam que a água de torneira dos EUA eh podre... E assim compramos o fardo...

Passou-se a semana (eu havia ido antes com um amigo para podermos conhecer a Califórnia antes de começar os estudos), e os outros brazucas que fariam o curso começaram a chegar e fomos em um bar encontrá-los, quando saímos do bar demos carona para 3 que estavam no mesmo hotel que nós e no caminho paramos em uma loja de conveniência e um dos colegas resolveu comprar água... Só que, tinha la as garrafinhas de $ 0,30 cents e o cara estava olhando umas garrafas de $ 5 fucking dólares... quando perguntamos o pq ele estava pegando uma água tão cara ele respondeu que aquelas baratinhas não são minerais que passam por um processo de purificação e como nos EUA o solo eh mto ruim então por isso aquelas eram tão baratas e as outras tão caras... E nós no hotel com meio fardo ainda das garrafinhas de algum centavos... 🤷🏻‍♂️

 

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...