Jump to content
  • 0

Alguem desenvolveu algum padrão de sucesso sobre data de aportes (apesar de claramente na auvp dizer que nao importa no longo prazo) ?


Wilton Lazaro Ferreira Filho

Pergunta

Fala pessoal, meu questionamento é o seguinte. 

Meu custo pessoal mensal É MUITO BAIXO, entao partindo deste principio tenho algumas questões sobre a data do aporte.

No modulo 4, claramente o raul fala que nao importa no longo prazo a data do aporte, mas... pensando que devido ao meu custo baixissimo:

-Posso fazer o aporte em qualquer data do mês.

-Sempre que tiver a oportunidade de comprar melhor para descer o PM, no longo prazo esses pequenos centavos podem fazer uma leve diferença no montante final.

-Tenho duas açoes que partem do principio do raul de valorizaçao, pois as mesmas nao distribuem dividendos.

Alguem tem uma boa estrategia, ou comportamento de mercado sobre a data dos aportes ? Mandinga ? teoria da conspiraçao ? Teoria enviezada ? qualquer coisa que possamos ter uma ideia melhor da estrategia um do outro que possa somar ?

Poderia tambem postar esse topico na aba de fundos imobiliarios, mas só poderia uma opçao.

Basicamente é uma estrategia de migalhas no PM, a longo prazo, que de grão em grão pode ser significativo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Wilton Lazaro Ferreira Filho disse:

Fala pessoal, meu questionamento é o seguinte. 

Meu custo pessoal mensal É MUITO BAIXO, entao partindo deste principio tenho algumas questões sobre a data do aporte.

No modulo 4, claramente o raul fala que nao importa no longo prazo a data do aporte, mas... pensando que devido ao meu custo baixissimo:

-Posso fazer o aporte em qualquer data do mês.

-Sempre que tiver a oportunidade de comprar melhor para descer o PM, no longo prazo esses pequenos centavos podem fazer uma leve diferença no montante final.

-Tenho duas açoes que partem do principio do raul de valorizaçao, pois as mesmas nao distribuem dividendos.

Alguem tem uma boa estrategia, ou comportamento de mercado sobre a data dos aportes ? Mandinga ? teoria da conspiraçao ? Teoria enviezada ? qualquer coisa que possamos ter uma ideia melhor da estrategia um do outro que possa somar ?

Poderia tambem postar esse topico na aba de fundos imobiliarios, mas só poderia uma opçao.

Basicamente é uma estrategia de migalhas no PM, a longo prazo, que de grão em grão pode ser significativo.

Boa noite, Wilton!

Minha constância veio de quando eu era CLT. O dia que o pagamento caia eu fazia meu aporte que no caso era meados do dia 5 (as vezes antes pois a empresa costumava adiantar).

Eu sinceramente não vejo diferença da compra em "momentos certos" no longuíssimo prazo. A valorização que os papéis que temos em carteira tende a ser muito superior do que um acumulo de momentos certos para se comprar até porque eu acho difícil achar esse momento.

Desde então, sempre em meados dessa data eu faço meus aportes e tem funcionado muito bem.

 

Bons investimentos!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

acho importante lembrar que o maior retorno da carteira no longo prazo vem do tempo, do retorno do juros sobre juros e não do preço médio. 

eu sempre aporto no dia que recebo a maior parte dos dividendos de FIIs e no dia que cai o meu salário. 

Ocorre que quando se usa uma estratégia de rebalanceamento como no diagrama do cerrado, vc sempre vai estar aportando no que está "mais desvalorizado" na sua carteira. Resolvendo de forma sistêmica essa questão de tentar acertar o menor preço. 

Para exemplificar a pequena diferença que hipoteticamente ocorreria se vc acertasse o menor PM:

Uma pessoa que investe 2500 por mês à tx de 8% aa, terá em 20 anos:

  • aportado R$ 600.000,00
  • ganhado com juros R$ 822.497,67
  • patrimônio total de R$ 1.422.497,67

Se vc por algum motivo aleatório acertasse o c* da mosca em cada aporte, vms supor que vc tem um bônus de 25 reais no mês pq acertou o menor Preço dos ativos. No final o resultado será o seguinte:

  • aportado R$ 606.000,00
  • juros: R$ 830.722,65
  • patrimônio: 1.436.722,65

à primeira vista parece até ser algo interessante, já que vc conseguiu investir 6 mil a mais nesses 20 anos e teve uma rentabilidade final de 14 mil a mais. O negócio é que esse trem de dia exato não existe hehe e 14 mil é menos do que sua carteira de 1.5m vai variar em um dia . Então o próprio esforço de achar esse dia milagroso que não existe vai custar mais caro, pois vc vai estar perdendo tempo hehe

e além disso lembrar de escolher bons ativos né.. pq conseguir comprar cocô com desconto , pode até parar de feder, mas vai continuar sendo cocô no futuro hehe 

Editado por Gustavo Dantas
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Para mim aporte tem dia certo pra ser feito, o mais cedo possivel, mas a alocação em ação não.

Eu deixo ordem pré programada no banco inter, sei que a grande diferença vem do tempo, mas no mes 10 centavos na ação não é raro de economizar. 

Pego um preço minimo base da semana anterior do aporte e ja programo as ordens com 15 dias de validade, se mordeu otimo, se não eu aporto ate o dia 20 do mes. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/09/2023 at 18:41, Wilton Lazaro Ferreira Filho disse:

Fala pessoal, meu questionamento é o seguinte. 

Meu custo pessoal mensal É MUITO BAIXO, entao partindo deste principio tenho algumas questões sobre a data do aporte.

No modulo 4, claramente o raul fala que nao importa no longo prazo a data do aporte, mas... pensando que devido ao meu custo baixissimo:

-Posso fazer o aporte em qualquer data do mês.

-Sempre que tiver a oportunidade de comprar melhor para descer o PM, no longo prazo esses pequenos centavos podem fazer uma leve diferença no montante final.

-Tenho duas açoes que partem do principio do raul de valorizaçao, pois as mesmas nao distribuem dividendos.

Alguem tem uma boa estrategia, ou comportamento de mercado sobre a data dos aportes ? Mandinga ? teoria da conspiraçao ? Teoria enviezada ? qualquer coisa que possamos ter uma ideia melhor da estrategia um do outro que possa somar ?

Poderia tambem postar esse topico na aba de fundos imobiliarios, mas só poderia uma opçao.

Basicamente é uma estrategia de migalhas no PM, a longo prazo, que de grão em grão pode ser significativo.

Quando eu recebia no começo do mês todo primeiro dia útil eu fazia meu aporte, agora que não tem data certo, mas geralmente é dia 15 eu invisto esse dia. Como tenho investido apenas em renda fixa, tiro dinheiro da PJ e mando para física e aplico no CDB com resgate automático. 

Única estratégia diferente é para FIIs, eu tenho FIIs com data com dia 15 e outros com data com no ultimo dia do mês, sempre reinvisto os proventos nos FIIs que estão mais próximo da data com.

Ou seja, recebo dia 15 dos FIIs com data com no final do mês e aplico nos FIIs com data com no dia 15. E os que recebo até o final do mês, aplico nos FIIs com data com no final do mês, aumentando um pouco minha bola de neve.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/09/2023 at 19:41, Wilton Lazaro Ferreira Filho disse:

Fala pessoal, meu questionamento é o seguinte. 

Meu custo pessoal mensal É MUITO BAIXO, entao partindo deste principio tenho algumas questões sobre a data do aporte.

No modulo 4, claramente o raul fala que nao importa no longo prazo a data do aporte, mas... pensando que devido ao meu custo baixissimo:

-Posso fazer o aporte em qualquer data do mês.

-Sempre que tiver a oportunidade de comprar melhor para descer o PM, no longo prazo esses pequenos centavos podem fazer uma leve diferença no montante final.

-Tenho duas açoes que partem do principio do raul de valorizaçao, pois as mesmas nao distribuem dividendos.

Alguem tem uma boa estrategia, ou comportamento de mercado sobre a data dos aportes ? Mandinga ? teoria da conspiraçao ? Teoria enviezada ? qualquer coisa que possamos ter uma ideia melhor da estrategia um do outro que possa somar ?

Poderia tambem postar esse topico na aba de fundos imobiliarios, mas só poderia uma opçao.

Basicamente é uma estrategia de migalhas no PM, a longo prazo, que de grão em grão pode ser significativo.

Nesse longo prazo, as vezes você vai aumentar seu preço meio e as vezes ele vai cair.

Justamente como teu custo fixo é baixo, teu aporte maior, aí que importa menos ainda, porque percentualmente vai significar menos ainda.

Você esta caminhando na rua indo numa reunião de negócios, e percebe que caíram dez reais do seu bolso, você pode voltar duas quadras e procurar e se atrasar para sua reunião, ou esquecer e chegar a tempo numa reunião de negócios.

Se fosse o Raul, e cair 100 reais ele provavelmente não iria volta, então depende de cada um e de seu momento, quanto alguns centavos vão significar.

 

Mas já que você é o ansioso e iluminado filho do Wilton, e quer "otimizar" os seus aportes, vamos para a "mandinga", sabe que se tiver 100k para aportar, não deve aportar tudo de uma vez, deve diluir em algumas vezes, para melhorar o PM, certo? se acredita nisso, então para melhorar seu PM, em lugar de fazer um aporte mensal, dilua em aportes semanais (e compare seu PM, se tivesse feito o aporte uma unica vez no mês) apos alguns meses fazendo isso, volte e nos conte, quanto isso melhorou seu PM. De preferencia aporte as sextas-feiras, entre 12:24 e 13:36.

Editado por Ricardo
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...