Jump to content
  • 0

Grupo Casas Bahia - Follow-on - CRI - rebaixamento da nota - opção de vencimento antecipada


Rodrigo Ubirajara Bettini

Pergunta

Galera, bom dia.    Nao invisto em varejo, muito menos na antiga VIA3 mas, essa situação me deixou preocupado e se alguem puder analisar melhor.........

Via3 fez um follow on e o resultado nao foi o esperado....  esperavam captar 1 bi, mas conseguiram 600 milhoes, sendo que 300 seria para "integrar capital social" e os outros 300 para utilização da empresa.

 

O que nao vejo ninguem falando é, que no mesmo período, a S&P rebaixou a nota da VIA3 em "2 degraus".  Os CRIs emitidos pela VIA3 possuem clausula que diz que em caso do rebaixamento de nota de credito, da forma como ocorrida, os credores podem solicitar o vencimento antecipado dos CRIs..........   Pelo que li, a Assembleia sera dia 03/10.     o problema ai seria que em os credores solicitando o vencimento antecipado, a VIA3 deveria desembolsar um valor maior do que o captado no follow on..........

 

Grupo Casas Bahia esta indo para um final trágico???

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, Rodrigo Ubirajara Bettini disse:

Galera, bom dia.    Nao invisto em varejo, muito menos na antiga VIA3 mas, essa situação me deixou preocupado e se alguem puder analisar melhor.........

Via3 fez um follow on e o resultado nao foi o esperado....  esperavam captar 1 bi, mas conseguiram 600 milhoes, sendo que 300 seria para "integrar capital social" e os outros 300 para utilização da empresa.

 

O que nao vejo ninguem falando é, que no mesmo período, a S&P rebaixou a nota da VIA3 em "2 degraus".  Os CRIs emitidos pela VIA3 possuem clausula que diz que em caso do rebaixamento de nota de credito, da forma como ocorrida, os credores podem solicitar o vencimento antecipado dos CRIs..........   Pelo que li, a Assembleia sera dia 03/10.     o problema ai seria que em os credores solicitando o vencimento antecipado, a VIA3 deveria desembolsar um valor maior do que o captado no follow on..........

 

Grupo Casas Bahia esta indo para um final trágico???

 

Eu acredito que não esta nada fácil, eu tenho um pouco em carteira, desde a epoca que era VVAR3 ainda, fica lá de lembrança, hoje eu vejo que lá na epoca quando estava 17 reais eu deveria ter vendido, mas agora representa tão pouco na carteira que se for a zero foi, não irei nem vender nem comprar mais.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Rodrigo Ubirajara Bettini disse:

Galera, bom dia.    Nao invisto em varejo, muito menos na antiga VIA3 mas, essa situação me deixou preocupado e se alguem puder analisar melhor.........

Via3 fez um follow on e o resultado nao foi o esperado....  esperavam captar 1 bi, mas conseguiram 600 milhoes, sendo que 300 seria para "integrar capital social" e os outros 300 para utilização da empresa.

 

O que nao vejo ninguem falando é, que no mesmo período, a S&P rebaixou a nota da VIA3 em "2 degraus".  Os CRIs emitidos pela VIA3 possuem clausula que diz que em caso do rebaixamento de nota de credito, da forma como ocorrida, os credores podem solicitar o vencimento antecipado dos CRIs..........   Pelo que li, a Assembleia sera dia 03/10.     o problema ai seria que em os credores solicitando o vencimento antecipado, a VIA3 deveria desembolsar um valor maior do que o captado no follow on..........

 

Grupo Casas Bahia esta indo para um final trágico???

 

Boa tarde, Rodrigo!

Infelizmente acho que veremos em breve mais uma grande varejista quebrar assim como já aconteceu com outras.

Minha atual preocupação esse quesito confesso que seriam com relação aos trabalhadores da empresa. Sinceramente não sei como funciona exatamente quando uma empresa quebra mas o que me preocupo seriam os trabalhadores saírem lesados por isso.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Edison Paulini disse:

Minha atual preocupação esse quesito confesso que seriam com relação aos trabalhadores da empresa. Sinceramente não sei como funciona exatamente quando uma empresa quebra mas o que me preocupo seriam os trabalhadores saírem lesados por isso

Se acontecer, deve entrar em recuperação judicial igual a AMER3 e ir sendo desmontada aos poucos (beeem aos poucos) igual a OI.

Com alguma sorte, a mão de obra vai sendo absorvida pelo mercado nesse período.

 

6 horas atrás, Rodrigo Ubirajara Bettini disse:

Grupo Casas Bahia esta indo para um final trágico???

No mínimo desafiador, hein?

O setor é realmente complexo e tem sofrido bastante com os juros altos. O próprio rebaixamento da  nota já deve ser um sinal de preocupação com a solvência e a qualidade de crédito da empresa, e acho que já implica na capacidade de conseguir financiamento a custos razoáveis.

Se os credores irão antecipar ou não o vencimento, depende muito das condições desses CRIs e de como a empresa vai convencer o mercado de que não tá  tão mal das pernas.

E realmente, o pagamento antecipado pode representar uma despesa enorme para a empresa, mas acho que depende muito do vencimento deles! Fui checar aqui, 45% da dívida da empresa já vence em até 1 ano (então, se forem esses, adiantar talvez não mude tanto assim a situação)! Talvez até por isso tenham tentado levantar mais capital. Pra fins de curiosidade, o restante das dívidas: 34% vence entre 1 e 3 anos; 13% entre 3 e 5 anos e só 8% em mais de 5 anos. Agora, com a dívida em 4,6x o EBITDA, fica pesado 😅. Infelizmente um situação que já tem vindo dos últimos anos, torrando caixa e se endividando:

898211000_Capturadetela2023-09-20164022.png.b2cabfcc1f29709901a34c9b4a567514.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
43 minutes ago, Edison Paulini disse:

Minha atual preocupação esse quesito confesso que seriam com relação aos trabalhadores da empresa. Sinceramente não sei como funciona exatamente quando uma empresa quebra mas o que me preocupo seriam os trabalhadores saírem lesados por isso.

Vão acabar sendo realocado onde a demanda for.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...