Jump to content
  • 0

Escolha de Títulos


Rafael Do Nascimento

Pergunta

Oi, gente! Tudo bem?

Fiz uma pergunta parecida há um tempo, mas confesso que minha dúvida persiste.

Vou tentar ser mais sucinto na esperança de passar a melhor a mensagem.

 

Toda vez que chega o momento de escolher um título, fico muito em dúvida.
Acho que parte disso é não ter tanta experiência pra saber o que é uma rentabilidade boa.

Nesse momento de taxa cai mais não cai (hoje caiu de novo, mas tem o juro americano que ainda tá subindo, etc), tenho dificuldade de identificar as melhores oportunidades no momento.

Pra mim, parece que não vale a pena se prender num título a longo prazo; Não encontro nada que justifique o dinheiro preso por anos.

Pra fins de clareza, as rentabilidades que acho que não são bacanas a longo prazo:

- mais ou menos 10% no pré-fixado
- ipca +6% (quando eu acho um de 8%, eu pego logo, mas tb nunca é a longo prazo. é menos de 1 ano sempre)
- cdi 110% (já achei 125%, mas era a muito longo prazo e pro banco master, que parece estar em decadência e, por isso, fico bolado de botar dinheiro por mto tempo)

Dito isso, acabo pegando LCIs e LCAs de curtíssimo prazo (sempre uns 90 dias), mas com rentabilidade muito boa. Isso pra que eu tenha mais liquidez pra pegar um título quando tiver numa época melhor de tentar um contrafluxo.


Bom.. Claramente falhei na parte de ser sucinto, mas espero que tenha ficado claro.

 

Grande abraço a todos!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Rafael Do Nascimento disse:

Oi, gente! Tudo bem?

Fiz uma pergunta parecida há um tempo, mas confesso que minha dúvida persiste.

Vou tentar ser mais sucinto na esperança de passar a melhor a mensagem.

 

Toda vez que chega o momento de escolher um título, fico muito em dúvida.
Acho que parte disso é não ter tanta experiência pra saber o que é uma rentabilidade boa.

Nesse momento de taxa cai mais não cai (hoje caiu de novo, mas tem o juro americano que ainda tá subindo, etc), tenho dificuldade de identificar as melhores oportunidades no momento.

Pra mim, parece que não vale a pena se prender num título a longo prazo; Não encontro nada que justifique o dinheiro preso por anos.

Pra fins de clareza, as rentabilidades que acho que não são bacanas a longo prazo:

- mais ou menos 10% no pré-fixado
- ipca +6% (quando eu acho um de 8%, eu pego logo, mas tb nunca é a longo prazo. é menos de 1 ano sempre)
- cdi 110% (já achei 125%, mas era a muito longo prazo e pro banco master, que parece estar em decadência e, por isso, fico bolado de botar dinheiro por mto tempo)

Dito isso, acabo pegando LCIs e LCAs de curtíssimo prazo (sempre uns 90 dias), mas com rentabilidade muito boa. Isso pra que eu tenha mais liquidez pra pegar um título quando tiver numa época melhor de tentar um contrafluxo.


Bom.. Claramente falhei na parte de ser sucinto, mas espero que tenha ficado claro.

 

Grande abraço a todos!

Cara, isso é difícil mesmo. Normalmente falam para no dia do aporte vc escolher a opção que está entregando a melhor rentabilidade.

Sobre o vencimento, aí tem que ser a sua leitura sobre o que deve acontecer, se a taxa sobe ou cai. Se for cair, melhor manter a rentabilidade por mais tempo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

é Rafael, a única coisa que consigo dizer no momento é que você não está sozinho nessa 😅
como o Danilo disse, o tal do contrafluxo é lindo na teoria mas ainda estou tentando me adaptar na pratica.

acho que só o tempo e alguns erros e acertos vão nos deixar mais confiantes nessa jornada mesmo.

Boa sorte aí amigo. Vamo q vamo

Editado por Rodolfo Bueno
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Mto obrigado, gente!

obrigado mesmo!

não sei se fui claro na minha fala, mas eu sequer tenho a pretensão de pegar os melhores momentos pq acho que isso seria "punhetação mental" desnecessária.

A minha dúvida era mais em relação ao que é bom ou não. Como disse, acho que me falta experiência mesmo; histórico.

Mas talvez só de ter essa preocupação já seja too much.
Pelo que entendi de vcs, é pegar o que está melhor no momento que vc vai comprar.

O negócio é que SEMPRE tem uns LCI e LCA mto bons (mais que 14% de rentabilidade relativa, por ser isento de IR) a curto prazo lá na Plataforma AUVP. E eu sinceramente nao vejo pq não pega-los ao inves de pegar as outras possibilidades com a oferta que têm aparecido hoje.

 

Editado por Rafael Do Nascimento
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

Mto obrigado, gente!

obrigado mesmo!

não sei se fui claro na minha fala, mas eu sequer tenho a pretensão de pegar os melhores momentos, pq acho que isso seria "punhetação mental" desnecessária.

A minha dúvida era mais em relação ao que é bom ou não. Como disse, acho que me falta experiência mesmo, histórico.

Mas talvez só de ter essa preocupação já seja too much.
Pelo que entendi de vcs, é pegar o que está melhor no momento que vc vai comprar.

O negócio é que SEMPRE tem uns LCI e LCA mto bons a curto prazo lá na Plataforma AUVP. E eu sinceramente nao vejo pq não pega-los ao inves de pegar as outras possibilidades com a oferta que têm aparecido hoje 

E ai @Rafael Do Nascimento,boa tarde. Em relação a estes titulos de curto prazo, o que temos que avaliar, seria quais as expectativas em relação ao mercado na epoca de vencimento do titulo. Por exemplo, hoje voce tem uma LCI prefixada com vencimento de um ano e um CDB prefixado com uma taxa um pouco menor com vencimento para 3 anos. Contudo, se no resgate da LCI as taxa oferecidas forem mais baixas do que quando voce adquiriu e com tendencia a diminuirem mais, as vezes poderia ter compensado voce ter adquirido o CDB com vencimento mais longo para segurar uma taxa mais alta por mais tempo.

No fim, como o objetivo não é acertar o c* da mosca, voce pode optar por ter os 2 titulos, tendo ganhos nas 2 situações.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

opa @Adriano Umemura
mto obrigado pela resposta!

é mais ou menos essa avaliação que eu faço.
talvez foram os dias que olhei, mas a diferença é sempre uns 3% (ou um pouco mais que isso) de rendimento. 

e como não vejo os de mais longo prazo com uma rentabilidade que justifique travar o dinheiro pelo tempo, acabo optando pela de curto prazo mesmo.

Como disse, a única de longo prazo que vi esses dias e faria sentido eu pegar seria o 125% do CDI pq era bastante tempo ( uns 6-7 anos) e acredito que a selic desceria e subiria durante esse período, me oferecendo uma boa rentabilidade nos tempos de selic mais alta.

o problema é que era o banco master e, segundo o banco data, o lucro tem caído consistentemente e o resultado operacional tá horrível.

Ainda estou coberto pelo FGC, mas sei lá né? não sei se o risco valeria a pena

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Adriano Umemura disse:

E ai @Rafael Do Nascimento,boa tarde. Em relação a estes titulos de curto prazo, o que temos que avaliar, seria quais as expectativas em relação ao mercado na epoca de vencimento do titulo. Por exemplo, hoje voce tem uma LCI prefixada com vencimento de um ano e um CDB prefixado com uma taxa um pouco menor com vencimento para 3 anos. Contudo, se no resgate da LCI as taxa oferecidas forem mais baixas do que quando voce adquiriu e com tendencia a diminuirem mais, as vezes poderia ter compensado voce ter adquirido o CDB com vencimento mais longo para segurar uma taxa mais alta por mais tempo.

No fim, como o objetivo não é acertar o c* da mosca, voce pode optar por ter os 2 titulos, tendo ganhos nas 2 situações.

Eu fiz exatamente isso. Metade em um CDB do Banco Master 125% CDI e a outra metade num CDB Selic + 6,85% do banco Fibra, ambos com vencimento acima de 4 anos. Assim eu acredito que poderei equilibrar possivel ganhos/perdas no futuros.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...