Jump to content
  • 0

COE "tipo" renda fixa (eu sei o tópico é de renda variável, mas...)


Andre Gomes

Pergunta

Esses dias recebi mais uma ligação do assessor da corretora. Agora a proposta é de um COE, "com exposição internacional" que investe em bonds da Braskem no exterior e promete pagar uma taxa pré-fixada de 14,66%, que na verdade é uma promessa de DI 1F33, ou seja DI futuro mais 3,0%.   Na projeção desse mês daria em torno de 14%.

Não consegui achar a pegadinha nessa.  Mas questionei:

Onde está a internacionalização se a promessa é DI+3%.  A primeira resposta é que eu estava investindo em bonds da Braskem.

Argumentei:  Mas eu estou emprestando dinheiro a vcs para comprarem os Bonds e vcs não me pagam a exposição ao câmbio - Respota: é na verdade não tem exposição ao câmbio, mas vc investindo na Braskem.

Mas como, se eu estou comprando um COE aqui?   Ah, mas a corretora te paga o DI mais os juros dos Bonds....

Enfim, o assessor não arreda pé.   Mas ele conseguiu me deixar confuso quanto à taxa pré-fixada.  

A discussão então seria:

Existe mesmo COE "pré-fixado"??

Onde está a pegadinha?

PS: Já pedi o prospecto, ele só me manda a avaliação da Braskem, que, claro, no momento não é positiva.....

Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Pois é @Waleska Barros, eu só tenho essas informações pq resolvi cutucar o cara com perguntas. COE não são algo atrativo pra mim, mas até essa semana não tinha visto um COE "pré-fixado".  Então resolvi trazer o assunto aqui.

Esse COE deve estar pagando uma ótima comissão. Veja que tb te ofereceram e deve ter mais uma montão de gente aqui qeu usa a mesma corretora e deve estar recebendo essa oferta.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
27 minutes ago, Andre Gomes disse:

Não consegui achar a pegadinha nessa. 

Seno COE, eu nem ouviria, pegando a lendo toda lamina provavelmente vai achar o problema... 

 

28 minutes ago, Andre Gomes disse:

assessor da corretora.

tem um video no Youtube do Raul, e inclusive a ultima live ele comentou sobre Assessores, vale a pena ver, Assessor vai gerar conflito de interesses (os deles vao prevalecer sobre o seu)

 

29 minutes ago, Andre Gomes disse:

Enfim, o assessor não arreda pé.   Mas ele conseguiu me deixar confuso quanto à taxa pré-fixada.  

A discussão então seria:

Existe mesmo COE "pré-fixado"??

Onde está a pegadinha?

PS: Já pedi o prospecto, ele só me manda a avaliação da Braskem, que, claro, no momento não é positiva.....

Li 3 vezes estre trecho.

ele te deixou confuso, o contrtario do que deveria ser, so se investe naquilo que temos clareza, sabemos avaliar e vamos dormir tranquilos com este investimento

eu simplesmente bloquearia o whats do assessor e pararia de ouvir estes dicas, vai te levar a fazer cagada ja ja..., nas aulas temos tudo o que precisamos para analisar, ler, procurar e montar nossa estrategia.... fora da caverna sempre

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Andre Gomes disse:

Esses dias recebi mais uma ligação do assessor da corretora. Agora a proposta é de um COE, "com exposição internacional" que investe em bonds da Braskem no exterior e promete pagar uma taxa pré-fixada de 14,66%, que na verdade é uma promessa de DI 1F33, ou seja DI futuro mais 3,0%.   Na projeção desse mês daria em torno de 14%.

Não consegui achar a pegadinha nessa.  Mas questionei:

Onde está a internacionalização se a promessa é DI+3%.  A primeira resposta é que eu estava investindo em bonds da Braskem.

Argumentei:  Mas eu estou emprestando dinheiro a vcs para comprarem os Bonds e vcs não me pagam a exposição ao câmbio - Respota: é na verdade não tem exposição ao câmbio, mas vc investindo na Braskem.

Mas como, se eu estou comprando um COE aqui?   Ah, mas a corretora te paga o DI mais os juros dos Bonds....

Enfim, o assessor não arreda pé.   Mas ele conseguiu me deixar confuso quanto à taxa pré-fixada.  

A discussão então seria:

Existe mesmo COE "pré-fixado"??

Onde está a pegadinha?

PS: Já pedi o prospecto, ele só me manda a avaliação da Braskem, que, claro, no momento não é positiva.....

Só de ser COE eu economizava meu tempo e nem iria atra.

O duro são os novos COE com outro nome, esses você precisa ler com atenção que é furada, mas quando eles ajudam e já colocam COE no nome nem precisa analisar, certeza que é bucha.

Corre que é fria!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa

19 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

O duro são os novos COE com outro nome

É justamente por isso que queria entender para poder identificar outros. Se esse investimento tivesse qualquer outro nome, eu não o identificaria como COE.

Composição: Contrato futuro do DI DI1F33 + 3,00% a.a. de spread de crédito.

Quem diz qual é o DI1F33 ? Bacen?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

tem um video no Youtube do Raul, e inclusive a ultima live ele comentou sobre Assessores, vale a pena ver, Assessor vai gerar conflito de interesses (os deles vao prevalecer sobre o seu)

Foi por causa de um assessor que tive que vim parar aqui. Ele me abriu os olhos para estudar mais sobre investimento, nunca ofereceu COE. Porém bons assessores não ficam muito tempo, ele logo mudou ou saiu, não sei.  Agora já sei que o que está agora só pensa na sua bonificação. Já não o ouvia mesmo, agora menos ainda. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Só de ser COE eu economizava meu tempo e nem iria atra.

O duro são os novos COE com outro nome, esses você precisa ler com atenção que é furada, mas quando eles ajudam e já colocam COE no nome nem precisa analisar, certeza que é bucha.

Corre que é fria!

É o caso desse. Ele não vende cmo COE.

A dúvida é sincera:  Estão montando COE com taxa pré?

Mas meu interesse aqui é entregar como estão disfarçando ativos enganosos e discutir a questão porque tem um monte de gente que nem sabe o que é um COE ou não saberia identificar esse pelo que foi dito e enviado pelo tal assessor.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Henrique Magalhães disse:

Seno COE, eu nem ouviria, pegando a lendo toda lamina provavelmente vai achar o problema... 

 

tem um video no Youtube do Raul, e inclusive a ultima live ele comentou sobre Assessores, vale a pena ver, Assessor vai gerar conflito de interesses (os deles vao prevalecer sobre o seu)

 

Li 3 vezes estre trecho.

ele te deixou confuso, o contrtario do que deveria ser, so se investe naquilo que temos clareza, sabemos avaliar e vamos dormir tranquilos com este investimento

eu simplesmente bloquearia o whats do assessor e pararia de ouvir estes dicas, vai te levar a fazer cagada ja ja..., nas aulas temos tudo o que precisamos para analisar, ler, procurar e montar nossa estrategia.... fora da caverna sempre

 

Aí é que está a armadilha, ele não vende como COE.  Tem que se interessar pra entender o que é.  E até o final ele insiste em dizer que vc está investindo em Braskem no exterior.

Qd eu vi o que era resolvi perturbar o cara.   Eu já ouvi baboseira de assesor antes, mas já estou vacinado.  Estou até com preconceito.  QQ comunicação de assessoria eu já olho torto. Mas muita gente vai entrar nessa pq o disfarce é bem feito.  E eu que a gente precisa mostrar pra todo mundo a engação que é.

Editado por Andre Gomes
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Finalmente o DIE:  (obrigado a @Waleska Barros que tb ajudou a achar essa pérola)

As pegadinhas estão aí.  A corretora toma o nosso dinheiro investe em bonds da Braskem. Se der ruim a corretora cancela e não paga, ou calcula "o valor a mercado" e "se for positivo".... eles pagam.

Alguns detalhos do DIE abaixo.

Espero que sirva pra todos que verem esse post, que é preciso exigir as informações sobre o que está sendo oferecido.

É uma operação com bonds de Braskem NetherlandsModalidade: Investimento com Valor Nominal em Risco

Condição de Vencimento Antecipado: Caso, a qualquer momento entre a Data de Início e a Data de Vencimento, pelo menos um dos Eventos do Ativo Subjacente ocorram.

Eventos do Ativo Subjacente: Os pagamentos dos Cupons Condicionais em cada uma das Datas de Pagamento Intermediárias ou na Data de Vencimento Final estão sujeitos à não ocorrência, até a respectiva Data de Pagamento Intermediária ou até a Data de Vencimento Final, conforme o caso, de qualquer um dos eventos abaixo:

(i) Ausência ou falha de pagamento por parte do emissor do Ativo Subjacente ao emissor do COE. Em caso de ausência ou falha de pagamento, os pagamentos em cada uma das Datas de Pagamento Intermediárias dos respectivos Cupons Condicionais e/ou Valor Nominal deste COE ficarão suspensos por até 10 dias. Caso não haja a verificação do pagamento dentro deste prazo, a ausência de pagamento será confirmada.

(ii) Caso o emissor do Ativo Subjacente exerça qualquer direito de repactuação ou mudança do fluxo de caixa previsto do Ativo Subjacente, seja por aprovação em assembleia ou por exercício de opção ou direito previstos no documento original de emissão do Ativo Subjacente.

(iii) Caso o emissor do Ativo Subjacente realize a recompra ou o resgate antecipado do Ativo Subjacente por qualquer motivo.

(iv) Caso o emissor do Ativo Subjacente declare o não pagamento de qualquer uma das obrigações do Ativo Subjacente. (v) Caso ocorra qualquer outro evento de inadimplemento adicional, mencionados nos documentos originais da emissão do Ativo Subjacente.

(vi) Caso a Barreira de Vencimento Antecipada seja atingida em qualquer momento entre a Data de Início e a Data de Vencimento deste COE.  

Barreira de Vencimento Antecipado: Caso o preço de fechamento do Ativo Subjacente em qualquer data entre a Data de Início e a Data de Vencimento Final seja menor ou igual do que 50% do Preço Inicial, na Moeda de Cotação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
54 minutes ago, Adriano Umemura disse:

@Andre Gomes. Provavelmente é alguma operação com debentures, por isso eles dizem que é renda fixa.

Mas se não querem nem enviar o prospecto ja da pra deduzir que boa coisa não é.

COEs são os produtos que mais geram comissão para os AIs. Ja ouvi falar de 3% de comissão

É uma operação com Bonds de Braskem.

O problema é que o AI não oferece como COE e sim como "operação de renda fixa atrelada a títulos internacioanais...

Mandei aí alguns detalhes do DIE.  É praticamente uma tranferência de riscos para o investidor, com uma promessa de Di futuro+3%.  Se der ruim com a Braskem Netherlands,  o investidor aqui se ferra. Se der muito certo, ele recebe o que foi prometido pela corretora e só.  Pra quem quer investir em bonds de Braskem é melhor investir direto com uma corretora internacional.

 

Editado por Andre Gomes
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Andre Gomes disse:

É uma operação com Bonds de Braskem.

O problema é que o AI não oferece como COE e sim como "operação de renda fixa atrelada a títulos internacioanais...

Mandei aí alguns detalhes do DIE.  É praticamente uma tranferência de riscos para o investidor, com uma promessa de Di futuro+3%.  Se der ruim com a Braskem Ntherlands,  o investidor aqui se ferra. Se der muito certo, ele recebe o que foi prometido pela corretora e só.  Pra quem quer investir em bonds de Braskem é melhor investir direto com uma corretora internavional.

 

Bonds emitidos por empresas são basicamente debentures, ou seja, emprestimos que voce faz para a mesma, com os riscos que ja aprendemos nas aulas.

É normal em debentures ser oferecido uma taxa prefixada definida pela curva Pré x DI de uma determinada data, neste caso em questão da DI1F33+3%

Mas voce mesmo ja chegou a conclusão, se for fazer um investimento internacional que faça diretamente, convertendo para dolar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...