Jump to content
  • 0

Cheguei no PIAR! É Bruxaria.

Cézar Busato

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 23/09/2023 at 19:34, Cézar Busato disse:

@Raul Sena

Boa noite, não sei se por aqui é a melhor forma de falar com você, Mas então vamo lá!

Primeiramente gostaria de dizer que gostei muito do curso, não é o primeiro curso de investimentos que eu faço, mas foi com certeza o que mais fez sentido, acredito que abordar dês da educação financeira ate imposto de renda, fez total sentido e de fato vai me ajudar imensamente.

De tudo que vi no curso o PIAR foi o que mais me impressionou. O meu relatório, diz que a agressividade, apetite ao risco e resiliência teórica, podem me levar ao fracasso nos investimentos. Concordo 100% e por isso busquei o curso. 

Por ser filho de um agricultor migrante para o cerrado, fui criado em um ambiente de negócios de altíssimo risco, comprávamos fazendas a prazo, alavancávamos o custeio e literalmente enterrávamos o dinheiro, nosso e do banco no chão, por anos a fio para podermos crescer as áreas, o prazo de maturação de um investimento na época era de no mínimo 10 anos. Era ALL-In full sempre. Mas os tempos mudaram e com a escala este modelo doido, não faz mais sentido a alguns anos, por isso mudamos o perfil do negocio, mas ficou o gosto pela aventura

Talvez isso tenha criado em mim o apetite ao risco e amor pelo longo prazo. Como dinheiro é coisa seria e não aceita desaforo, não quero sair queimando dinheiro e acabar desanimando com os investimentos, acredito que no futuro devido ao aumento do valor de terras no Brasil eles possam representar uma importante parcela dos meus rendimentos. 

Já estou iniciando os aportes na carteira internacional somente mandando dólar, ate pensar em que aportar, estou estudando FIIs e aumentando renda fixa. Vou fazer tudo com calma, para ganhar experiencia e depois aumentar o volume de aportes. Respeitando o método de diversificação já vou melhorar no quesito risco.  O duro vai ser não catar as galinhas mortas, mas vou trabalhar com foco nisto.

Obrigado mais uma vez, e parabéns a você e toda a equipe.

Isso ai. Já vi um comentário falando que o empresario que já tem muito risco na sua atividade principal, quando vai para bolsa ele acaba optando por ativos de mais riscos, o que não é legal, esta duplamente com ativos de risco. Assim como o funcionario publico, que tem um pouco mais de estabilidade, prefere uma carteira mais conservadora, o que também não é o ideal, já que ele pode aproveitar uma segurança um pouco maior na sua principal fonte de renda e arriscar no mercado de capitais. 

E sobre o agronegócio, todo grande que eu conheço, ele só é grande porque sempre esta pensando em comprar mais terra ou de arrendar mais terras para plantar mais, aquele que todo ano vende um pedaço da propriedade cada vez esta mais "pobre".

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 25/09/2023 at 11:59, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Isso ai. Já vi um comentário falando que o empresario que já tem muito risco na sua atividade principal, quando vai para bolsa ele acaba optando por ativos de mais riscos, o que não é legal, esta duplamente com ativos de risco. Assim como o funcionario publico, que tem um pouco mais de estabilidade, prefere uma carteira mais conservadora, o que também não é o ideal, já que ele pode aproveitar uma segurança um pouco maior na sua principal fonte de renda e arriscar no mercado de capitais. 

E sobre o agronegócio, todo grande que eu conheço, ele só é grande porque sempre esta pensando em comprar mais terra ou de arrendar mais terras para plantar mais, aquele que todo ano vende um pedaço da propriedade cada vez esta mais "pobre".

Agricultor é Buy & Hold por essência, só vende se quebrar ou puder comprar o dobro.

Está semana eu fiz um estudo de avaliação de ativo agrícola nos últimos 10 anos, ficou bacana de ver a evolução dos valores.

Mas é difícil domar o espírito na bolsa.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...