Jump to content

O que você faria com 6 meses livre?


Recommended Posts

1 hour ago, Mario Do Amaral Gonçalves disse:

Bom dia pessoal

Eu sou programador, e to saindo do meu emprego atual, tenho uma boa reserva + o dinheiro de fgts e afins, programei pra poder ficar 6 meses sem voltar a procurar emprego. Quero usar esse tempo pra descansar, e tentar fazer alguma coisa, empreender, montar alguma coisa pequena, sei lá ainda.

Se você estivesse nessa situação o que faria? tem alguma coisas que você gostaria de fazer mas te falta tempo?

Bom dia Mario, tudo bem?

Eu no seu lugar referente a parte de abrir qual negócio qualquer que seja, iniciaria estudos de viabilidade, demanda, concorrência, público-alvo, etc... tentando aprofundar o máximo possível para que ao final tenha um bom plano de negócios construído que possa oferecer algum tipo de norte a se guiar, também seria interessante buscar algum tipo de conhecimento sobre empreendedorismo e gestão de negócios, você pode encontrar bons conteúdos sendo oferecidos pelo SEBRAE...

E é claro, se possível tente esvaziar um pouco a cabeça e incluir hábitos saudáveis dentro desse período sabático... 

Boa sorte!!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Mario Do Amaral Gonçalves disse:

Bom dia pessoal

Eu sou programador, e to saindo do meu emprego atual, tenho uma boa reserva + o dinheiro de fgts e afins, programei pra poder ficar 6 meses sem voltar a procurar emprego. Quero usar esse tempo pra descansar, e tentar fazer alguma coisa, empreender, montar alguma coisa pequena, sei lá ainda.

Se você estivesse nessa situação o que faria? tem alguma coisas que você gostaria de fazer mas te falta tempo?

Eu acho que não conseguiria, principalmente por não sentir que abriria um negocio, não sei se é muito a minha praia. Claro que eu já tive ideias de alguns, mas como nunca tive certeza que ia dar certo, nunca investi tempo e recurso.

Agora se você já tem ideia do que quer/pode fazer, as vezes compensa arriscar sim, pode ser difícil no começo, mas pode ser uma grande virada de vida.

E como o Raul comentou, acho arriscado "queimar" toda a reserva de emergencia parado, mas se desde o começo você já estiver focado nesse novo empreendimento, pode ser um bom investimento no futuro.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Mario Do Amaral Gonçalves disse:

Bom dia pessoal

Eu sou programador, e to saindo do meu emprego atual, tenho uma boa reserva + o dinheiro de fgts e afins, programei pra poder ficar 6 meses sem voltar a procurar emprego. Quero usar esse tempo pra descansar, e tentar fazer alguma coisa, empreender, montar alguma coisa pequena, sei lá ainda.

Se você estivesse nessa situação o que faria? tem alguma coisas que você gostaria de fazer mas te falta tempo?

@Mario Do Amaral Gonçalves voce ja atuava ha muito tempo como programador? se sim, não vê possibilidade de atuar na mesma area mas como PJ (talvez ate em menor escala de horas) para elaborar e avaliar a ideia de abrir algo? (pelo que entendi vc ainda não sabe o que quer abrir, e isso por si só ja seria um problema e te tomaria um tempo e esforço sem um sentido)

Eu tive uma situação semelhante na pandemia, que me levou a trabalhar onde estou hoje , mas o que me ajudou foi ter uma reserva de emergência que me manteria apenas estudando (e não aceitando qq outro emprego ruim ou salario baixo - me ofereceram alguns pessimos na epoca), enfim mantive a calma, e acabei conseguindo algo muito melhor do que imaginava.

Sobre fazer coisas que te falta tempo (isso não precisa ser apenas num periodo  sabático)

Entendo que o principal é vc ter suporte (reserva que te sustente neste periodo), saber o que vc quer, senao vc vai comecar pegar N caminhos sem chegar a nenhum lugar

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde @Mario Do Amaral Gonçalves, espero que esteja bem. 
Você já tinha pensado antes em empreender em alguma coisa? Já tem um ponto de partida? 
Digo isso pois, quando você mergulha de cabeça em algo o tempo passa demasiadamente rápido ainda mais se falando de estudar, organizar, empreender etc. 

Na minha opinião eu usaria os primeiros dias, semanas, pra descansar e apenas pensar em coisas que eu pudesse empreender dentro do que gosto de fazer. Ficaria num lugar bem bonito e que me ajudasse a pensar com calma.
Os outros meses, caso já tivesse um ponto de partida, iria para a parte prática e testando as ideias do meu negócio/empreendimento, pois creio que os primeiros meses de um novo negócio, são os mais trabalhosos. 
 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Raul Sena disse:

Sua reserva dura quanto tempo? É que deixar para procurar na última hora pode ser perigoso. Se você pretende montar um negócio comece estudando!

Fora os 6 meses que eu planejei tenho reserva pra mais uns 2 anos, to bem tranquilo nessa parte.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado a todas as respostas, eu to bem tranquilo do ponto de vista de dinheiro, planejei 6 meses além minha reserva, que é de mais 1 nao, isso fora o que vou receber pela saída da empresa. 

To realmente pretendendo ficar um mês de molho só fazendo um detox, e nesse período testar a viabilidade de algumas idéias, estudar coisas novas e ir olhando pro mercado, vai que surge a chance de me juntar com alguém pra começar um novo projeto. 

Acho que essa situação é o  momento mas confortável que já tive pra poder parar a bola e repensar. Sem pressão financeira, sem pressa no curto prazo. Se nesse cenário eu não me motivar a empreeender, acho que nunca mais 😄

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Mario Do Amaral Gonçalves disse:

Bom dia pessoal

Eu sou programador, e to saindo do meu emprego atual, tenho uma boa reserva + o dinheiro de fgts e afins, programei pra poder ficar 6 meses sem voltar a procurar emprego. Quero usar esse tempo pra descansar, e tentar fazer alguma coisa, empreender, montar alguma coisa pequena, sei lá ainda.

Se você estivesse nessa situação o que faria? tem alguma coisas que você gostaria de fazer mas te falta tempo?

Uma cara me disse um vez que o mais importante é levar os olhos para passear.

Se eu tivesse 6 meses, eu começaria viajando para lugares de destaque na área que eu quero atuar, um mês viajando e pensando o que fazer. Nada de correria e loucura, da para descansar não perdendo tempo. Após a viagem iria focar em estudar o que fazer.

Uma coisa importante é ter check point no processo, para ao final do período ter um plano executável, seja ele arrumar outro emprego, começar uma empresa ou fazer os dois.

Uma vigem legal, para lugares que tem haver com aquilo que a gente quer fazer traz muitos resultados, sempre aprende-se muito.

Locais que eu iria:

  • Hub`s de inovação.
  • Regiões de amplo crescimento, não necessariamente na minha área direta de atuação.
  • Locais de cultura empreendedora.

Não precisa ser fora do pais, tem muita coisa bacana no Brasil mesmo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

27 minutes ago, Mario Do Amaral Gonçalves disse:

Obrigado a todas as respostas, eu to bem tranquilo do ponto de vista de dinheiro, planejei 6 meses além minha reserva, que é de mais 1 nao, isso fora o que vou receber pela saída da empresa. 

To realmente pretendendo ficar um mês de molho só fazendo um detox, e nesse período testar a viabilidade de algumas idéias, estudar coisas novas e ir olhando pro mercado, vai que surge a chance de me juntar com alguém pra começar um novo projeto. 

Acho que essa situação é o  momento mas confortável que já tive pra poder parar a bola e repensar. Sem pressão financeira, sem pressa no curto prazo. Se nesse cenário eu não me motivar a empreeender, acho que nunca mais 😄

Esse momento de paz é ótimo, Mario!

Não tem como negar que ajuda muito a pensar nas coisas de cabeça mais vazia. Como comentei que eu era do TI, eu acabei saindo por ter sido desligado (algo que eu queria) e foi o momento que eu consegui encaixar muita coisa.
Ainda acredito que o maior trunfo é o tempo de estudos que se abrem.

E sua ideia sobre fazer um breve período sabático para curtir é maravilhoso! Super apoio!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Imagino que se você está deixando esse trabalho e busca descanço ou "desintoxicação" porque a coisa não estava bem lá (estou só imaginando, por experiência prórpia). Uma coisa a considerar é refletir e concluir se o "mal' disso era o trabalho em si, aquilo o qual você é habilidoso e tem conhecimento para fazer ou se o problema era a dinâmica desse trabalho, como, ambiente, pessoas, regras da empresa e outros fatores não controláveis por você durante a realização de sua atividade profissional. No meu caso, e experimentando já áreas diferentes de atuação, minha conclusão foi que o problema não o tipo de trabalho, a ocupação profissional que é o problema. O problema pra mim sempre foi o "sistema viciado". Aquela coisa, sabe, não se já passou por isso: "é urgente!"; Tem um novo projeto pra daqui 4 anos, mas você fica 3 anos ocupado com o retrabalho do projeto anterior que foi mal implementado pq foi mal executado quando deveria, e o ciclo recomeça com esse projeto pra ser realizado em 4 anos e ficou urgente pq agora tem de ser realizado em 1 anoç "ah, o acionista é que manda"; "Ah, a empresa precisa cortar despesas (nada contra isso, sou contra fazer isso de forma mediocre)... e por aí vai.

Então, meu amigo, eu diria que você poderia utilizar essas longas férias para definir, inicialmente, essa questão. Se você está cansado de sua profissão, aquilo que você estudou para se tornar, é experiente; ou, se, essencialmente, você sim gosta de sua ocupação profissional, mas, pra isso valer a pena, você precisa se colocar em um ambiente em que seus valores e o do negócios se ecaixem bem. Não há mundo perfeito, infelizmente. Mas sem dúvida há formas de se conduzir a vida profissional com alegria e satisfação na maior parte do tempo.

Definindo isso, as possibilidades são diversas. Ambas com pros e contras. Você deve avaliar e balancear aquilo que mais vai lhe proporcionar valor e sentir-se motivado no dia a dia.

Abraço

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 semanas depois...
On 25/09/2023 at 10:03, Mario Do Amaral Gonçalves disse:

Bom dia pessoal

Eu sou programador, e to saindo do meu emprego atual, tenho uma boa reserva + o dinheiro de fgts e afins, programei pra poder ficar 6 meses sem voltar a procurar emprego. Quero usar esse tempo pra descansar, e tentar fazer alguma coisa, empreender, montar alguma coisa pequena, sei lá ainda.

Se você estivesse nessa situação o que faria? tem alguma coisas que você gostaria de fazer mas te falta tempo?

Bom dia amigo!

Ótima decisão a sua, também estou partindo pra isso ano que vem, vejo que o principal como terá muito tempo sobrando é organizar o tempo de forma que possa pesquisar, estudar, se dedicar a outras coisas, expandir seus horizontes, porque se não tiver esta organização o tempo passa e é perigoso ficar com aquela sensação de que não fez nada de proveitoso.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/09/2023 at 16:56, Mario Do Amaral Gonçalves disse:

Obrigado a todas as respostas, eu to bem tranquilo do ponto de vista de dinheiro, planejei 6 meses além minha reserva, que é de mais 1 nao, isso fora o que vou receber pela saída da empresa. 

To realmente pretendendo ficar um mês de molho só fazendo um detox, e nesse período testar a viabilidade de algumas idéias, estudar coisas novas e ir olhando pro mercado, vai que surge a chance de me juntar com alguém pra começar um novo projeto. 

Acho que essa situação é o  momento mas confortável que já tive pra poder parar a bola e repensar. Sem pressão financeira, sem pressa no curto prazo. Se nesse cenário eu não me motivar a empreeender, acho que nunca mais 😄

Parabéns pela constância de ter chegado até esse ponto, uma baita preparação, bora que vai dar certo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...