Jump to content
  • 0

Bancos qual investir?


Leandro Cabral

Pergunta

Nas aulas o Raul, ele fala para não entrar em empresas com Governança do Nível 1, procurar do Nível 2, Nível 3 e Novo Mercado.

Criei algumas regras para mim:

  1. Nada de empresas do Nível 1;
  2. Tag Along só 100 %;
  3. Estatal somente 2 na carteira; (Banco do Brasil e Sanepar)

O único que se enquadra é o Banco do Brasil, mas é estatal. Estou de boa com isso.

Mas como escolher outro bancão?

 

image.png.22911e4ef6289dae7f1aac472a8cd395.png

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
10 minutes ago, Leandro Cabral disse:

Nas aulas o Raul, ele fala para não entrar em empresas com Governança do Nível 1, procurar do Nível 2, Nível 3 e Novo Mercado.

Criei algumas regras para mim:

  1. Nada de empresas do Nível 1;
  2. Tag Along só 100 %;
  3. Estatal somente 2 na carteira; (Banco do Brasil e Sanepar)

O único que se enquadra é o Banco do Brasil, mas é estatal. Estou de boa com isso.

Mas como escolher outro bancão?

 

image.png.22911e4ef6289dae7f1aac472a8cd395.png

Bom dia, Lenadro!

Na minha opinião, mesmo uma empresa que esteja em um nível de governança não muito desejado como o tradicional e o Nível 1, as empresas podem estar operando de forma coesa.

Por exemplo: uma empresa de governança de nível 1 é opcional a demonstração de resultados. Mas mesmo assim existem empresas dentro deste nível de governança demonstram seus resultados religiosamente e temos fácil acesso a visualizar os mesmos dentro de seus respectivos RIs.

Eu vejo que desde que a empresa seja coesa como mencionei um exemplo anteriormente e se enquadra em fatores eliminatórios de tag along e lucros, acho válido selecionar a empresa para estudos.

 

Lembrando que estes critérios tem caráter mais particular. Eu mesmo tenho empresas as quais o tag along é de 80% e estou tranquilo com isso.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Leandro Cabral acredito que voce pode usar estas características para pontuar as empresas, e no final estudando cada uma voce seleciona a que se saiu melhor (pontuou melhor)

No caso de Bancos e algumas empresas Perenes, não estão (ou ainda não estão) com Governança "Novo Mercado" e se utilizarmos isso como critério pra excluir ela da analise, podemos acabar excluindo boas empresas.

No meu caso eu pontuei cada característica sabendo do risco , mas também sabendo que são empresas com longo historico de balanços, indicadores etc que voce pode consultar , principalmente no RI destas. 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, no caso de Bancos, não teria problema o TAG ALONG de 80%, porém ao analisar banco, é importante também ver o Índice de Basiléia, pois ele mede a Saúde Financeira dos bancos comparando seu Capital próprio com o de terceiros, eu o colocaria na comparação com um peso bom também... por se tratar de banco, alguns indicadores vão ser diferentes mesmo...

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
36 minutes ago, Eduardo Catalano Goncalves disse:

Bom dia, no caso de Bancos, não teria problema o TAG ALONG de 80%, porém ao analisar banco, é importante também ver o Índice de Basiléia, pois ele mede a Saúde Financeira dos bancos comparando seu Capital próprio com o de terceiros, eu o colocaria na comparação com um peso bom também... por se tratar de banco, alguns indicadores vão ser diferentes mesmo...

Eu utilizo o Índice de Basiléia como uma grande pergunta para investir em banco... hehehe

A saúde financeira de um banco é super importante saber para poder investir nele.. vide que eles existem a anos.. (não os digitais) heuehuehe

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Leandro Cabral disse:

Nas aulas o Raul, ele fala para não entrar em empresas com Governança do Nível 1, procurar do Nível 2, Nível 3 e Novo Mercado.

Criei algumas regras para mim:

  1. Nada de empresas do Nível 1;
  2. Tag Along só 100 %;
  3. Estatal somente 2 na carteira; (Banco do Brasil e Sanepar)

O único que se enquadra é o Banco do Brasil, mas é estatal. Estou de boa com isso.

Mas como escolher outro bancão?

 

image.png.22911e4ef6289dae7f1aac472a8cd395.png

A principal vantagem do novo mercado para pequenos investidores é o TAG along.

Itaú com 80% tá de boa

Bradesco e Santander tem 100% de TAG along, o que mais você precisa (do novo mercado)

Novo mercado é bom,.mas.nao garante nada (amer3 está no novo mercado por exemplo)

 

Novo mercado é bom sim, mas eu não usaria como critério de exclusão ou diminuir nota.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Leandro Cabral disse:

Nas aulas o Raul, ele fala para não entrar em empresas com Governança do Nível 1, procurar do Nível 2, Nível 3 e Novo Mercado.

Criei algumas regras para mim:

  1. Nada de empresas do Nível 1;
  2. Tag Along só 100 %;
  3. Estatal somente 2 na carteira; (Banco do Brasil e Sanepar)

O único que se enquadra é o Banco do Brasil, mas é estatal. Estou de boa com isso.

Mas como escolher outro bancão?

 

image.png.22911e4ef6289dae7f1aac472a8cd395.png

 

Segue aqui algumas empresas listadas no nível de governança NM:

  • AMER3
  • EMBR
  • JBSS
  • MGLU

informação extraída do site: https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/empresas-listadas.htm

 

Tem mais info sobre NM neste post;

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...