Jump to content
  • 0

Imposto de Renda - Renda Variável


Otavio Cremonez Eufrazio

Pergunta

Terminei o modulod e Imposto de Renda e me surgiu uma dúvida.

 

Quando você vende ações, independente se vc é trader ou é apenas no momento de aposentar, você deve recolher a DARF para lucros acima de 20 mil. No momento da aposentadoria, como o Raul explica, você poderia dar pequenas saídas de 19 mil por mês para evitar pagar a DARF. Aí vem uma dúvida. 

Caso eu seja um buy and hold, eu poderia adotar a estratégia de vender minhas ações que estão com lucro, mas abaixo dos 20 mil e recompra-las no mesmo dia ou no dia seguinte pelo mesmo valor se possível. Assim consolido meu lucro, tenho ganhos abaixo dos 20 mil e não teria que recolher o imposto. Fazendo isso de tempos em tempos, quando eu me aposentar, eu poderia vender sem ter que recolher o imposto.

Isso faz sentido? Seria possível?

Editado por Otavio Cremonez Eufrazio
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
18 horas atrás, Otavio Cremonez Eufrazio disse:

Terminei o modulod e Imposto de Renda e me surgiu uma dúvida.

 

Quando você vende ações, independente se vc é trader ou é apenas no momento de aposentar, você deve recolher a DARF para lucros acima de 20 mil. No momento da aposentadoria, como o Raul explica, você poderia dar pequenas saídas de 19 mil por mês para evitar pagar a DARF. Aí vem uma dúvida. 

Caso eu seja um buy and hold, eu poderia adotar a estratégia de vender minhas ações que estão com lucro, mas abaixo dos 20 mil e recompra-las no mesmo dia ou no dia seguinte pelo mesmo valor se possível. Assim consolido meu lucro, tenho ganhos abaixo dos 20 mil e não teria que recolher o imposto. Fazendo isso de tempos em tempos, quando eu me aposentar, eu poderia vender sem ter que recolher o imposto.

Isso faz sentido? Seria possível?

@Otavio Cremonez Eufrazio então vamos lá.

Corrigindo apenas uma informação no seu post. Você fala "tenho ganhos abaixo dos 20 mil e não teria que recolher o imposto." Na verdade são R$20mil em vendas durante o mês, independente de quantas ordens de venda sejam e independente de quais tickers sejam. É a somatória de todas as vendas dentro do mesmo mês que não devem superar os R$20mil e não superar R$20mil de lucro dentro do mesmo mês. Beleza?

Quanto a sua dúvida: sim, é possível fazer a manobra que você descreve, porém quais os pontos envolvidos?

- Se vender e comprar no mesmo dia será day trade e se tiver lucro terá que pagar DARF sobre lucro;

- Se vender e comprar em dias diferentes corre o risco da cotação baixar ou subir. Se subir, você estará comprando por um preço maior e portanto estará desembolsando um valor maior do que recebeu na venda.

- Nas ordens de venda e de compra incidem taxas da B3 e portanto para pelo menos zerar a diferença entre o valor líquido recebido na venda com o valor desembolsado para compra, a cotação vai precisar estar menor que a cotação de venda.

- Se vender antes da DATA-COM distribuição de dividendos/JCP/bonificação e a compra acontecer depois dela, você perde o recebimento dos dividendos/JCP/bonificação da empresa.

- Preço médio vai aumentar, o que não seria um problema, pois no longo prazo, se escolhermos boas empresas, a cotação sempre será maior que o preço médio.

- Teremos um lucro provisionado para uso futuro, que pode ser usado daqui 20 anos, 30 anos e para usar este provisionamento obrigatoriamente ele deve ser lançado em todas as declarações anuais de IR até o ano que ele será usado. Não é um problema, porém é algo que não pode falhar ao longo dos 20-30 anos ou mais.

 

Como disse anteriormente, possível é, porém são mais pontos negativos do que pontos positivos, que na realidade seria somente o provisionamento de um lucro para uso futuro. Eu acho uma movimentação totalmente desnecessária e com um risco bastante alto de dar algo errado nos procedimentos a serem feitos. Fora o trabalho de se atentar aos detalhes para não fazer cagada rsrsrsrs

Espero ter ajudado.

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Otavio Cremonez Eufrazio disse:

Terminei o modulod e Imposto de Renda e me surgiu uma dúvida.

 

Quando você vende ações, independente se vc é trader ou é apenas no momento de aposentar, você deve recolher a DARF para lucros acima de 20 mil. No momento da aposentadoria, como o Raul explica, você poderia dar pequenas saídas de 19 mil por mês para evitar pagar a DARF. Aí vem uma dúvida. 

Caso eu seja um buy and hold, eu poderia adotar a estratégia de vender minhas ações que estão com lucro, mas abaixo dos 20 mil e recompra-las no mesmo dia ou no dia seguinte pelo mesmo valor se possível. Assim consolido meu lucro, tenho ganhos abaixo dos 20 mil e não teria que recolher o imposto. Fazendo isso de tempos em tempos, quando eu me aposentar, eu poderia vender sem ter que recolher o imposto.

Isso faz sentido? Seria possível?

 

  • Se comprar e vender no mesmo dia, você e day trader (longe de ser buy and hold)
  • Se for day trade, tem imposto, independente do valor
  • Você não tem como saber se vai conseguir comprar num "preço melhor"

 

sobre a ideia de vender as empresas que estão dando lucro e comprar outras:

  • se esta valorizando, quer dizer que a "empresa" esta indo bem, porque você deixaria de ser sócio?
  • se falar que é para comprar alguma outra que esta barata e esperar valorizar, ta mais errado ainda
  • repetir esse processo varias vezes é a receita para perder dinheiro no longo prazo
  • você tem uma plantação de milho, alguns crescem muito e outros crescem pouco, então você, muito esperto, decide aproveitar os que cresceram mais, cortar eles, e usar para adubar os que cresceram menos, ótima ideia?
  • você esta castigando que cresce e premiando que não cresce, na hora da colheita você na vai ter "bons ativos"
  • calma que o detalhe você vai aprender nas aulas, paciência e controle sua ansiedade.
  • ninguém quer proibir você de pensar, apenas espere a ter as ferramentas para enxergar melhor antes de querer entrar no mato
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Ricardo Entendo o que você comentou e concordo contigo, mas não foi isso que quis dizer.

A minha ideia é ser buy and hold, continuar sendo sócio. Não estou falando de vender o que mais valorizou ou fazer day trade, a minha ideia é não ficar recolhendo imposto.

Quando falo que vendo uma ação e compro no dia seguinte estou apenas consolidando o meu lucro para evitar recolher o imposto. Entendo que há variações e que isso pode acarretar em ganhos ou perdas, mas a questão é apenas no sentido de evitar o recolhimento do imposto. Mas a venda e compra são das mesmas ações e não vender uma mais "valorizada" para comprar uma menos "valorizada".

E para deixar claro, não faço isso, é apenas uma dúvida que surgiu se seria uma manobra possível e faria sentido. Curiosidade mesmo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Otavio Cremonez Eufrazio disse:

@Ricardo Entendo o que você comentou e concordo contigo, mas não foi isso que quis dizer.

A minha ideia é ser buy and hold, continuar sendo sócio. Não estou falando de vender o que mais valorizou ou fazer day trade, a minha ideia é não ficar recolhendo imposto.

Quando falo que vendo uma ação e compro no dia seguinte estou apenas consolidando o meu lucro para evitar recolher o imposto. Entendo que há variações e que isso pode acarretar em ganhos ou perdas, mas a questão é apenas no sentido de evitar o recolhimento do imposto. Mas a venda e compra são das mesmas ações e não vender uma mais "valorizada" para comprar uma menos "valorizada".

E para deixar claro, não faço isso, é apenas uma dúvida que surgiu se seria uma manobra possível e faria sentido. Curiosidade mesmo. 

Bom dia!

Otávio, acredito que entendi o que vc propôs, no entanto, se vc vender em um dia e comprar no outro vc não vai estar consolidando o seu lucro, já que o valor das ações vai estar praticamente o mesmo, na verdade vc só vai gastar com taxa de corretagem e voltar a se expor praticamente na mesma posição. Agora caso vc compre outra ação que está em baixa para tentar explorar novo lucro, vc cai no que o Ricardo citou acima.

Quanto a vender fracionadamente durante meses para evitar de pagar imposto, sim, é possível.

Caso você movimente até 20 mil reais durante um mesmo mês, com ou sem lucro, vc terá de declarar no IR essa movimentação, e mesmo que tenha lucro, não terá de pagar imposto sobre esse. Lembrando que isso não vale para ETFs, FIIs e BDRs.

Resumindo, sim: você poderia ir vendendo suas ações em frações de 20 mil reais por mês, e ir zerando suas posições.

Por fim, aponto que isso não seria interessante, mesmo em um cenário de aposentadoria.

 

Editado por Pedro Henrique Ostti
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, tudo bem? Acredito que você diz, pela questão de vender e recomprar por estar elevando o preço médio de sua carteira... e queria saber se é uma estratégia boa, certo?

Se você manter os aportes  e o preço das ações subir, aos poucos você vai acabar subindo o preço médio de qualquer forma, porém é uma movimentação muito trabalhosa, e você poderia perder dinheiro no caso de um queda abrupta. 

Lembrando que operações no mesmo dia é necessário pagar qualquer valor de lucro uma vez que é considerada day trade.

A política do Buy and Hold, é comprar e manter, até mesmo por que, os próprios dividendos vão acumulando no valor dos ativos, e em caso de venda antes de seu pagamento, e poderia te prejudicar se a venda e recompra fora posterior a Data Ex.

Conforme mencionado pelo colega @Pedro Henrique Osttivocê pode ir desfazendo de sua posições posteriormente de forma mensal e tudo certo... seria um trabalho imenso por anos, com um risco muito alto, para criar uma oportunidade muito baixa, pois se continuar aportando e preço subindo, o valor médio também irá subir.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Otavio Cremonez Eufrazio então vamos lá.

Corrigindo apenas uma informação no seu post. Você fala "tenho ganhos abaixo dos 20 mil e não teria que recolher o imposto." Na verdade são R$20mil em vendas durante o mês, independente de quantas ordens de venda sejam e independente de quais tickers sejam. É a somatória de todas as vendas dentro do mesmo mês que não devem superar os R$20mil e não superar R$20mil de lucro dentro do mesmo mês. Beleza?

Quanto a sua dúvida: sim, é possível fazer a manobra que você descreve, porém quais os pontos envolvidos?

- Se vender e comprar no mesmo dia será day trade e se tiver lucro terá que pagar DARF sobre lucro;

- Se vender e comprar em dias diferentes corre o risco da cotação baixar ou subir. Se subir, você estará comprando por um preço maior e portanto estará desembolsando um valor maior do que recebeu na venda.

- Nas ordens de venda e de compra incidem taxas da B3 e portanto para pelo menos zerar a diferença entre o valor líquido recebido na venda com o valor desembolsado para compra, a cotação vai precisar estar menor que a cotação de venda.

- Se vender antes da DATA-COM distribuição de dividendos/JCP/bonificação e a compra acontecer depois dela, você perde o recebimento dos dividendos/JCP/bonificação da empresa.

- Preço médio vai aumentar, o que não seria um problema, pois no longo prazo, se escolhermos boas empresas, a cotação sempre será maior que o preço médio.

- Teremos um lucro provisionado para uso futuro, que pode ser usado daqui 20 anos, 30 anos e para usar este provisionamento obrigatoriamente ele deve ser lançado em todas as declarações anuais de IR até o ano que ele será usado. Não é um problema, porém é algo que não pode falhar ao longo dos 20-30 anos ou mais.

 

Como disse anteriormente, possível é, porém são mais pontos negativos do que pontos positivos, que na realidade seria somente o provisionamento de um lucro para uso futuro. Eu acho uma movimentação totalmente desnecessária e com um risco bastante alto de dar algo errado nos procedimentos a serem feitos. Fora o trabalho de se atentar aos detalhes para não fazer cagada rsrsrsrs

Espero ter ajudado.

Obrigado @Flavio Prado, era exatamente essa a minha dúvida. Eu sabia que havia riscos, mas não tantos assim. Realmente me parece uma manobra não tão boa para evitar o imposto. Concordo que é muito trabalho pra pouco retorno. Obrigado pela aula!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...