Jump to content
  • 0

Dúvida Cálculo de Taxa dos Títulos


Fabiano Gomes

Pergunta

Boa tarde pessoal,

Eu estou quebrando a cabeça desde ontem montando uma planilha pessoal de Renda Fixa, a coisa deveria ser bem simples, mas já me fez quebrar a cabeça por horas e resolvi então recorrer a todas as mentes brilhantes que temos aqui para me ajudarem a localizar onde estou errando nos meus cálculos.

Basicamente eu peguei o mesmo CDB (ontem e hoje) e na nova plataforma da AUVP Investimentos e exatamente o mesmo título na plataforma antiga, já nessa simples comparação os valores entre as duas são diferentes e eu não tenho idea do porquê, então fica aqui minha primeira dúvida.

Título de Hoje:

image.png.001764b33bb6571d4e403ea7e4258152.png

Título de Ontem:

image.png.0bd9007a5de4f7f377bbb58a277612b3.png

 

Percebam que o valor no vencimento entre a plataforma nova e a velha são diferentes, embora os dados de entrada sejam exatamente os mesmos. (125% do CDI, Dt Compra, Prazo e Venc, Valor mínimo, Rentabilidade ao ano), logo por que a diferença de valores?

Talvez a resposta da pergunta acima responda o que de fato vem queimando meus miolos:

Vocês podem ver nas imagens que a "Rentabilidade ao Ano" entre as duas plataformas é exatamente a mesma (inclusive houve um período do dia ontem que estavam sendo apresentados valores diferentes entre uma plataforma e outra), mas bem agora nesse exemplo aqui são iguais.

O problema é que se vc considerar 125% do CDI tendo como base 12,65% isso resulta em uma taxa Bruta de 15,81% o que é diferente da rentabilidade mostrada em ambas as plataformas, se você utiliza então o Valor Mínimo como valor presente e o Valor do Vencimento, considerando o período (seja em dias ou anos) você também não chega na mesma taxa apresentada por ambas as plataformas... 😥

No próprio campo tem um indicador de que algumas regras se aplicam:

image.png.8c358312eb2d8fafe7791ee3e7338ae8.png

image.png.f7f1641031c6ac879eafd61c62525813.png

Entendo que apenas o ítem 2a se aplica que é referente ao DI1:

image.png.1626d431837777e28ada8cb1e99faae7.png

Com base em todas essas informações montei a planilha com os cálculos de cada coisa:

image.png.46dd679789f571964e663c853bb92b19.png

Na imagem acima basicamente:

1 - As colunas em azul claro são os valores dados nas Plataformas da AUVP

2 - Absolutamente nenhum dos valores calculados batem com a coluna "Vl Vencimento" (k)

3 - Se considerar os valores dados pelas plataformas para se calcular a taxa chega-se nos valores demonstrados na coluna "N" que difere do valor de taxa da corretora (Coluna "L")

4 - Se calcular o valor final com base no % do CDI, chega-se nos valores da coluna "R" o que difere dos valores mostrados na plataforma.

Enfim, já quebrei a cabeça de várias formas diferentes para entender onde meus cálculos estão errados, já calculei ao dia, ao mês, ao ano... ja usei base 360 e tbm 252... enfim... tentei de tudo e não consigo fazer os números baterem...

Talvez seja um BUG justamente desses valores? Talvez, porém acredito muito mais que estou fazendo alguma coisa errada ou deixando passar algum detalhe...

Vocês conseguem me ajudar???

image.png

image.png

Editado por Fabiano
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Fabiano disse:

Boa tarde pessoal,

Eu estou quebrando a cabeça desde ontem montando uma planilha pessoal de Renda Fixa, a coisa deveria ser bem simples, mas já me fez quebrar a cabeça por horas e resolvi então recorrer a todas as mentes brilhantes que temos aqui para me ajudarem a localizar onde estou errando nos meus cálculos.

Basicamente eu peguei o mesmo CDB (ontem e hoje) e na nova plataforma da AUVP Investimentos e exatamente o mesmo título na plataforma antiga, já nessa simples comparação os valores entre as duas são diferentes e eu não tenho idea do porquê, então fica aqui minha primeira dúvida.

Título de Hoje:

image.png.001764b33bb6571d4e403ea7e4258152.png

Título de Ontem:

image.png.0bd9007a5de4f7f377bbb58a277612b3.png

 

Percebam que o valor no vencimento entre a plataforma nova e a velha são diferentes, embora os dados de entrada sejam exatamente os mesmos. (125% do CDI, Dt Compra, Prazo e Venc, Valor mínimo, Rentabilidade ao ano), logo por que a diferença de valores?

Talvez a resposta da pergunta acima responda o que de fato vem queimando meus miolos:

Vocês podem ver nas imagens que a "Rentabilidade ao Ano" entre as duas plataformas é exatamente a mesma (inclusive houve um período do dia ontem que estavam sendo apresentados valores diferentes entre uma plataforma e outra), mas bem agora nesse exemplo aqui são iguais.

O problema é que se vc considerar 125% do CDI tendo como base 12,65% isso resulta em uma taxa Bruta de 15,81% o que é diferente da rentabilidade mostrada em ambas as plataformas, se você utiliza então o Valor Mínimo como valor presente e o Valor do Vencimento, considerando o período (seja em dias ou anos) você também não chega na mesma taxa apresentada por ambas as plataformas... 😥

No próprio campo tem um indicador de que algumas regras se aplicam:

image.png.8c358312eb2d8fafe7791ee3e7338ae8.png

image.png.f7f1641031c6ac879eafd61c62525813.png

Entendo que apenas o ítem 2a se aplica que é referente ao DI1:

image.png.1626d431837777e28ada8cb1e99faae7.png

Com base em todas essas informações montei a planilha com os cálculos de cada coisa:

image.png.46dd679789f571964e663c853bb92b19.png

Na imagem acima basicamente:

1 - As colunas em azul claro são os valores dados nas Plataformas da AUVP

2 - Absolutamente nenhum dos valores calculados batem com a coluna "Vl Vencimento" (k)

3 - Se considerar os valores dados pelas plataformas para se calcular a taxa chega-se nos valores demonstrados na coluna "N" que difere do valor de taxa da corretora (Coluna "L")

4 - Se calcular o valor final com base no % do CDI, chega-se nos valores da coluna "R" o que difere dos valores mostrados na plataforma.

Enfim, já quebrei a cabeça de várias formas diferentes para entender onde meus cálculos estão errados, já calculei ao dia, ao mês, ao ano... ja usei base 360 e tbm 252... enfim... tentei de tudo e não consigo fazer os números baterem...

Talvez seja um BUG justamente desses valores? Talvez, porém acredito muito mais que estou fazendo alguma coisa errada ou deixando passar algum detalhe...

Vocês conseguem me ajudar???

image.png

image.png

como o CDI tende a cair, são feitas estimativas de rendimentos (pode ser os valores futuros, que mudam de tempos em tempos)

mas não pode se prever

pois não são prefixadas

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Ricardo disse:

como o CDI tende a cair, são feitas estimativas de rendimentos (pode ser os valores futuros, que mudam de tempos em tempos)

mas não pode se prever

pois não são prefixadas

 

10 minutes ago, Ricardo disse:

 

boletim-focus-250072023.webp.ebfdf38431e027771c06673783aa4aec.webp

 

relatorio-focus-05092022.webp

Pode até ser que seja isso, mas isso não explica o porquê da divergência dos valores do mesmo título entre as duas plataformas (nova e antiga) conforme os primeiros prints...

Embora eu acredite que tenha algo errado nos meus cálculos, essa divergência me faz pensar que algo nesses números não estão alinhados...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Fabiano disse:

 

Pode até ser que seja isso, mas isso não explica o porquê da divergência dos valores do mesmo título entre as duas plataformas (nova e antiga) conforme os primeiros prints...

Embora eu acredite que tenha algo errado nos meus cálculos, essa divergência me faz pensar que algo nesses números não estão alinhados...

Fabiano, não seria o caso de entrar em contato com o pessoal do suporte para avaliar?

Pois pensando em divergência nas duas plataformas, acho que valeria a pena.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Edison Paulini disse:

Fabiano, não seria o caso de entrar em contato com o pessoal do suporte para avaliar?

Pois pensando em divergência nas duas plataformas, acho que valeria a pena.

Antes de escrever a dúvida aqui na comunidade eu estava dividido entre fazer contato com o Suporte para verificar um "Possível" Bug ou abrir a dúvida aqui e ter ajuda de vocês para reverem os cálculos que fiz e provavelmente apontar algo do tipo: "Hey, você esqueceu de considerar "X" ou de calcular "Y"... ou então algo do tipo: "É... os cálculos fazem sentido e realmente tem algo estranho ae", nesse último caso acho que seria factível ter a opinião de alguém do suporte para ajudar a verificar...

E a propósito, alguém sabe dizer se a galera do suporte tem acesso a visualizar a comunidade? Isso me pouparia o tempo de toda a explicação da situação e eles poderiam conferir aqui no próprio tópico, não que precisem responder por aqui...

@Flavio Prado e @Adriano Umemura, talvez vcs possam responder à pergunta do parágrafo acima ou até quem sabe o próprio tópico 😁

A propósito estou pedindo para vcs revisarem os cálculos mas esqueci de postar a planilha propriamente dita, fazendo isso agora.

RendaFixa.xlsx

Editado por Fabiano
Complementando informação
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/10/2023 at 00:48, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu tinha um site do valor econômico que fazia isso, mas recentemente ele passou a ser exclusivo dos assinantes, não cheguei a procurar um substituto.

Na AUVP investimento eu não sei, mas na IsaEx eles compraram a rentabilidade, a única coisa ruim, é que eles fazem uma estimativa de como vai estar o mercado. Exemplo, você pega um pos fixado pagando 100% do CDI por 2 anos, no calculo de estimativa deles, eles não fazem o calculo para 12,65% por 2 anos, eles colocam já a expectativa de mercado que essa taxa ira cair, pode ser que seja a maneira correta de fazer, se você for usar é saber que é assim que eles fazem o calculo, não vejo problema.

Outra opção que da um pouco de trabalho, é você mesmo fazer esse calculo no excel, não é tão simples como jogar numa formula pronta na internet, mas é uma opção.

Só para você colocar como resposta da sua pergunta @Fabiano hahahahahahah

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Só para você colocar como resposta da sua pergunta @Fabiano hahahahahahah

A informação do @Ricardo aliada com sua resposta agora fez sentido na minha cabeça  e demonstra que não posso utilizar o valor de taxa exibido na plataforma como referência para meus cálculos...

Está correta essa afirmação?

Editado por Fabiano
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...